Ir para conteúdo

Equipamentos de Pesca


Carlos ToaToa

Posts Recomendados

Quem está atrás!

A freqüência dos tópicos sobre iscas, varas, carretilhas e linhas chega a ser assustador e acho que algumas coisas devem ser melhor colocadas e, entre elas, a experiência do pescador. Já está ficando aborrecido muitos depoimentos de ''uns mestres, professores, pesquisadores e &" :gorfei: diabo:: . Acho que vale muito a experiência vivida por cada um em suas pescarias, muito mais que certas afirmações sobre a vara X, a carretilha Y, a linha Z. e as iscas W. Como tem coisas consagradas em cada tipo de pescaria para cada um destes elementos, então, o que interessa é como o equipamento especificamente e o conjunto destes se comportaram em determinada pescaria. A pescaria é o grande laboratório! joia::: Dessa forma, está na hora de parar o mechandise, ou a propaganda subliminar disto ou daquilo, metendo o pau em outros materiais! Acho que pescarias altamente produtivas, utilizando-se o mesmo conjunto de equipamentos são as bases para informações, principalmente, se foram obtidos resultados semelhantes em outras ocasiões. Agora, experiências de pouquíssimas vezes não transformam ninguém em PHD, Professor ou Mestre. Neste ponto, muitos estão completos de razões. Anos e mais anos de pescarias é que fazem seu conhecimento! Vejamos as diferenças-Pescaria de robalos com uma meia dúzia de tricks em Bertioga ou em Paranaguá, uns tucuninhos em Epitácio ou uns outros em SM ou ainda uns tricks de dourados em SF ou em Esquina tem muita diferença ao se pegar vc pegar uns flechas em São Francisco, no Nordeste ou na Costa Rica, os grandes açus na Amazonia, ou mesmo uns douradões no próprio SF ou em Paso de la Patria. O pescador é o melhor equipamento! ::tudo::

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Carlos,

Nâo sei se consegui entender integralmente o seu tópico !

Desculpe-me ( já de forma antecipada ) se tiver uma interpretação divergente da que postou !

Não vejo esse tipo de exposição de nossos usuários ( alguns mais e outros menos experientes ) como algo crítico dentro do Fórum, entendo até como algo interessante de ser avaliado por todos que aqui frequentam...

Em outras palavras, e como você bem sabe, uma das coisas que fazemos questão aqui no FTB, é de que o perfil dos Moderadores e filosofia de trabalho de condução do Fórum, não se permita "contaminar" com qualquer tipo de posicionamento, principalmente se este for comercial ! Há vezes inclusive que mesmo que a opinião pessoal de um dos Moderadores não é a do FTB, mas enquanto agindo como "Moderador", esse aspecto fica salvaguardado !

Da mesma forma, e agora já enfocando o seu tópico, existem aqueles que postam suas experiências, e se destacam pela forma com que fazem isso, e outros que as postam com intúito evidentemente outro que não o de compartilhar um eventual ensinamento !

arrow:: Isso é mais que visível, e não acontece apenas em questões de "compartilhamento de experiência", mas em diversas outras ações, desde os "classificados" ao quantitativo de postagens realizado...

arrow:: Todas essas coisas "fazem parte" de um espaço como o nosso, em que preservamos sempre o direito de participação das pessoas, inclusive com suas formas de fazer isso...

O diferencial entre elas, ainda dentro do que enfocou no seu tópico, é algo que será percebido ao longo do tempo, inclusive ( e principalmente ) no que se referem a opiniões e conselhos postados !

arrow:: Concordo que existem algumas postagens "carentes" de um embasamento de maior profundidade, mas isso aqui é um local onde a "Busca maior" é por alegria e participação !

arrow:: Temos espaços e/ou seções onde assuntos mais sérios podem ser tratados, e - INFELIZMENTE - são as que apresentam baixíssimos níveis de participação...

Por fim, e tentando apresentar meu ponto de vista desses aspectos que postou, antecipo-lhe que existem tópicos que sequer abro ( como Kid M) e outros tantos que como Moderador, tenho que ver, mesmo sem que venha me manifestar...

arrow:: Muitos de nós aqui no FTB, também tem um processo parecido, até pela quantidade de postagens que vem sendo feitas, preferindo avaliar / participar daquelas em que se sentem mais a vontade... Com o aprendizado das questões ( e de quem as posta ) os usuários vão fazendo suas próprias seleções de prioridade e leitura... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeitas as suas colocações Mestre Kid, e é isso justamente o que diferencia um dos mestres do FTB dos demais usuários, a capacidade de ponderar e analisar, de forma serena e objetiva, os diversos pontos de cada questão, seja ela relativa a equipamentos ou técnicas de pesca ou seja relativa à simples diversidade de opiniões entre os membros do fórum.

Parabéns grande Kid, certamente estamos muito bem servidos em termos de moderadores ::tudo::

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Menas, menas...

Um dos motivos que o Fabrício "arca" com minha remuneração como Moderador é porque ele ( e o Xandego )sabem das minhas tentativas de querer enganá-los com frases de efeito... ( nem sempre dão certo ) !

Apenas para finalizar meus comentários sobre essa interessante abordagem ( ou provocação, como prefiro encarar... ), acredito que exatamente nessa "diversidade" de posicionamento e também conhecimento é que reside a grande alavanca de sucesso de nosso Fórum !

arrow:: Em linguagem mais popular, TEM PARA TODOS OS GOSTOS... :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Kid

Queria começar com cores de letras a quem, merecidamente, é depositário de minhas melhores considerações e estima. Você, de forma muito inteligente, compreendeu ao máximo minhas considerações, senão vejamos algumas coisas (pontos de vistas meus, pessoais):

- não tenho, absolutamente, nada contra quem dentro do FTB represente e ou venda algum produto, até pq há tópico específico para isto, o que é muito legal, até. Mas, dentro dos tópicos gerais temos grandes companheiros que sabemos envolvidos com artigos de pesca, mas mantêm uma conduta extremamente elegante, sem conversas fiadas, e são extremamente elegantes sem serem puxa-sacos.

- não tenho, da mesma forma, nada contra nossos grandes companheiros que relatam suas experiências com seus equipamentos de pesca, ora os aprovando, ora desaprovando. Essas experiências são mais que sadias, sem jogarem conversa fora nem, muito menos, se mostram mais sabidos que as partes.

- mas, tenho certeza que vc e muitos, tem observado a demonstração sem sentido de provas de qualidade que não as experiências ao vitro, ao invés da in vivo, e que se mostram sem maiores comprovações por provas científicas. São, como dizemos de alguns em medicina, "verdadeiros Chicos Ciência, os Reis do Potássio". Aqueles que repetem o que ouviram falar porque aprenderam por Osmose". São as afirmações que não tem seu valores superando a experiência prática.

Então, resumindo, acho que o forum será muito mais eficiente se muitos postarem coisas mais objetivas e práticas pois, como disse no tema do tópico o importante, atrás dos equipamentos, é que estaremos nós, pescadores, experientes ou não :gorfei:

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Carlos......eu procuro só dar algum pitaco quando conheço e tenho alguma experiência sobre o assunto.

Quando não conheço não dou palpite só por que gosto ou não gosto de determinado equipamento.

Como disse o Gusso: O equipamento é GOSTO PESSOAL de cada um.

Por exemplo: pesco dourados há mais de 30 anos...já experimentei uma infinidade de iscas, molinetes, carretilhas, varas e o diabo a quatro. Hoje tenho um equipamento que satisfaz meu gosto pessoal pera esse tipo de pesca....... Depois de muita experiência.

Então acho que dá prá passar algumas dicas do que já testei.

Acho que é essa a sua intenção não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grandes Companheiros

Pelo que me parece, muitos já estão enxergando minhas observações. Não se trata de querer ser mais de coisa alguma ou menos de muita coisa danca:: . A verdade, como vemos, muitos companheiros extremamente experientes deixam de postar seus conhecimentos para não terem de ler um monte de baboseiras que muitos escreverão encima, o que é uma pena. É verdade, também, que no FTB, sendo um lugar dos mais democráticos, escrevem-se o que quiserem. Aqui, pelo que sabemos, não somos candidatos a coisa alguma, mas muitos parecem fazer força para aparecerem. Então, parodiando o que o tal de Hugo Chaves escutou, como temos de teclar, pergunto porque alguns não engessam os dedos? :gorfei: rindo3::

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que as palavras do parceiro Carlos não representem qualquer forma de censura, àqueles que de alguma maneira buscam conhecimento neste espaço democrático, onde cada qual deve manifestar-se de acordo com sua consciência e dentro das normas estabelecidas pelo fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Bravel

Vc está pleno de razões. Jamais deverá existir qualquer manifestação de censura, mas exposição de conhecimentos sensatos e verdadeiros. A experiência prática de cada um de nós é que é de grande valia. Fui pescar, deu certo assim, conto; se não deu conto, conto também. Deu certo ontem e hoje não, idem. Este é o espirito de um forum maravilhoso como o FTB.

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr. Carlos,

Talvez seu pensamento esteja correto! Talvez, não. Concordo que pescadores mais rodados tenham maior conhecimento e seus depoimentos sejam muito valiosos e, de certa forma, confiáveis. Outros que não tenham tantas pescarias nas costas, principalmente nos maravilhosos locais em que citou, incluo-me nesse grupo, talvez falem coisas sem o real conhecimento de causa. Mas como o sr mesmo disse, aqui no FTB é dos locias mais democráticos, em que pescadores experientes ou não trocam idéias, teclam sobre assuntos do mundo da pesca, que é o elo entre todos os usuários aqui cadastrados.

Muitos aqui não pescam o tanto que gostariam, mas vêm no fórum um momento de curtir o seu hobby, interagem com semelhantes (outros pescadores) e tentam se distanciar da rotina e correria do dia-a-dia. E, novamente, eu me incluo nesse grupo.

Cadastrei-me no FTB a pouco tempo e notei que existiam vários pescadores daqui de Brasília e região Aprendi muito coisa nos posts e comments e sei que passei um pouco do meu modesto conhecimento. Eu não desmereço, tampouco venero, usuário algum por conta da data de registro ou número de msgs. E foi assim que conheci várias pessoas virtualmente e que nos tornaríamos amigos de verdade na sequência. Aqui no FTB reencontrei um amigo pescador e longa data que havia perdido o contato. Minhas últimas pescarias foram realizadas com amigos até então virtuais, e TODOS aqui do FTB!!! Conheci pessoas fantásticas e fiz amigos de verdade e sou muito feliz por tudo isso!

Enfim, se o FTB fosse um local onde apenas os experts (experientes e esperientes) fossem ouvidos e os pescadores incipientes fossem omissos, eu não seria o pescador que sou hoje: mais esperiente (e não experiente!) e teria menos amigos (de verdade).

Eduardo Hideki Sone

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr. Carlos,

Talvez seu pensamento esteja correto! Talvez, não. Concordo que pescadores mais rodados tenham maior conhecimento e seus depoimentos sejam muito valiosos e, de certa forma, confiáveis. Outros que não tenham tantas pescarias nas costas, principalmente nos maravilhosos locais em que citou, incluo-me nesse grupo, talvez falem coisas sem o real conhecimento de causa. Mas como o sr mesmo disse, aqui no FTB é dos locias mais democráticos, em que pescadores experientes ou não trocam idéias, teclam sobre assuntos do mundo da pesca, que é o elo entre todos os usuários aqui cadastrados.

Muitos aqui não pescam o tanto que gostariam, mas vêm no fórum um momento de curtir o seu hobby, interagem com semelhantes (outros pescadores) e tentam se distanciar da rotina e correria do dia-a-dia. E, novamente, eu me incluo nesse grupo.

Cadastrei-me no FTB a pouco tempo e notei que existiam vários pescadores daqui de Brasília e região Aprendi muito coisa nos posts e comments e sei que passei um pouco do meu modesto conhecimento. Eu não desmereço, tampouco venero, usuário algum por conta da data de registro ou número de msgs. E foi assim que conheci várias pessoas virtualmente e que nos tornaríamos amigos de verdade na sequência. Aqui no FTB reencontrei um amigo pescador e longa data que havia perdido o contato. Minhas últimas pescarias foram realizadas com amigos até então virtuais, e TODOS aqui do FTB!!! Conheci pessoas fantásticas e fiz amigos de verdade e sou muito feliz por tudo isso!

Enfim, se o FTB fosse um local onde apenas os experts (experientes e esperientes) fossem ouvidos e os pescadores incipientes fossem omissos, eu não seria o pescador que sou hoje: mais esperiente (e não experiente!) e teria menos amigos (de verdade).

Eduardo Hideki Sone

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grandes Companheiros

Pelo que me parece, muitos já estão enxergando minhas observações. Não se trata de querer ser mais de coisa alguma ou menos de muita coisa danca:: . A verdade, como vemos, muitos companheiros extremamente experientes deixam de postar seus conhecimentos para não terem de ler um monte de baboseiras que muitos escreverão encima, o que é uma pena. É verdade, também, que no FTB, sendo um lugar dos mais democráticos, escrevem-se o que quiserem. Aqui, pelo que sabemos, não somos candidatos a coisa alguma, mas muitos parecem fazer força para aparecerem. Então, parodiando o que o tal de Hugo Chaves escutou, como temos de teclar, pergunto porque alguns não engessam os dedos? :gorfei: rindo3::

:amigo:

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oq faz o pescador não é seu equipamento ou o lugar que este já teve a oportunidade de pescar... mas sim o "tempo de estrada", a capacidade de observação e aprendizado e a paixão pelo esporte e pela natureza...

O FTB, como todos os outros fóruns~, é um meio de fazer estes diversos pescadores (com inúmeras opiniões diferentes) se encontrar e conversar mais facilmente.

T +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, assunto bacana...

Carlão, acho que eu entendi o que tú quis, falar, caso ao final esteja errado, me corrija...

Por vezes temos alguns conhecimentos de causa que nos fazem perder a paciência com um ou outro colega de fórum que "bate o pé" na idéia, com pouquíssima ou nenhuma experiência.

Vamos a um caso fictício, mas baseado em fatos reais (rsrsrsss):

Acredito que hoje nosso fórum tem o melhor conteúdo de pesca de tucunaré açu do Brasil. Por que? Porque nosso cumpadre Fabrício Biguá, depois de muito tempo de estudo e muitas pescarias naquela região resolveu expor seu conhecimento aqui e naturalmente este material se tornou interessante para atrair pescadores com currículo invejável nesta pescaria, por muitas vezes um currículo muito maior até mesmo que o o dele. Pode-se contar por alto aqui alguns pescadores com 20, 30 ou mais semanas de Rio.

Aí repentinamente me aparace um cabra, empolga com o fórum, estuda e merecidamente pega um açu de 8, 9 ou mesmo os sonhados 10Kg, volta ao fórum, faz um baita relato e no outro dia já opina sobre Rio Negro como o verdadeiro PAPA raivinha:: , o cara que vai quebrar o récorde na próxima temporada mau:: . Porém, este cabra foi lá por uma ou duas vezes apenas. Pescar uma ou duas vezes num mesmo local é muito pouca bagagem pra arrotar a verdade.

E sempre que entramos em algum post técnico temos a expectativa de absorver um conhecimento novo. Nesta busca, ao nos depararmos com a distante realidade entre os "dinossauros" e os "bebês" terminamos por nos decepcionar e dependendo do ânimo, até mesmo nos irritar com os inexperientes.

Porém meu amigo, há muito aprendi a relevar. Por quantas vezes eu já vi neguinho quebrando a cara numa Serra da Mesa e falando que a represa morreu. O grande pescador sempre sabe que algo está errado naquele dia, e geralmente se expôe como culpado, o pequeno acha mais fácil condenar o local, pois já é experiente demais pra não pegar peixe onde outros já pegaram, hehehehe...

O mesmo acontece com a compra de materiais e serviços. Como é comum na gratuidade dos fóruns se descer a lenha em um material ou serviço. Sendo que na maioria das vezes os cabras nem mesmo tentaram resolver o problema.Esquecem que pode haver um profissional de verdade do outro lado.

Veja só, tudo que expus acima são ERROS, os ACERTOS acontecem com muito mais frequência em todos os exemplos de casos acima citados. Porém Carlão, como bem disse o Gusso, com o tempo aprendemos a "selecionar" as opiniões.

Temos que levar em considerção também meu amigo a falta de capacidade de comunicação da escrita. Por quantas vezes a pessoa que escreve não consegue se expressar como queria ou mesmo o leitor lê com o "humor X" do momento. Veja inclusive que o Kid não discorda de ti, mas coloca um texto com uma sutileza ímpar que chega quase a explicar o teu ponto de vista de forma mais suave. São opiniões muito parecidas, mas com enfoques diferentes e "tons" diferentes. Concorda?

Portanto Carlão, o que concluo é:

A GRATUIDADE E A ABSOLUTA DEMOCRACIA DOS FÓRUNS SE PAGA COM A PACIÊNCIA DE LER E ACEITAR IDÉIAS RICAS E IDÉIAS POBRES.

arrow:: Este é um dos charmes deste espaço. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas

Sendo relativamente novo (no fórum) e tendo pouca experiência na pesca dos tucunas, limito meus pitacos aos materias que uso (que não são os tops) e a minhas experiências. Às vezes defendendo esses materiais quando acredito que irão atender às necessidades dos demandantes da "ajuda".

Creio que um ponto importante nesta questão é que muitas vezes os mais experientes NÃO TEM TEMPO/PACIÊNCIA para abrir os inúmeros posts de usuários recém cadastrados que nem fazem sua apresentação e já estão pedindo sugestões muito vagas ou básicas, às vezes nem informando o quê ou onde pretendem pescar. SE os novos usuários (claro que não dá para generalizar, né?) tivessem o cuidado de primeiro fazer uma BUSCA nos tópicos já discutidos ou pelo menos passar numa loja antes de esclarecer, aí sim, uma dúvida específica, ou uma sugestão entre equipamentos (que não tenha sido discutido em outro post) os experts teriam mais disposição para responder.

Vejo alguns posts "desses" que ficam dias sem resposta e aconteceu de já responder algum de forma meio irônica (me desculpem se ofendí alguém) pois num momento fala que já pescou aqui ou acolá e pergunta "o que devo levar para pescar"... ora, linha, anzol e chumbada não deve faltar!!! Imagine se os colegas mais experientes vai usar seu tempo para essa resposta?

Daí "abrem-se as portas" para os ''mestres, professores, pesquisadores e &" :gorfei: diabo::

Primeira sugestão (que já venho adotando): não repetir respostas e quando possível responder postando o link do local com a resposta que o usuário está solicitando.

Segunda sugestão (mais radical e que foge ao "espírito" do FTB): não responder aos usuários que não tenham feito sua apresentação (e não estou falando em "Oi, meu nome é José e moro em São Tomé.") ou que não seja específico no que pergunta.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Xandego

Acho que estamos muito próximos da mesma linguagem. Não direi que concordamos em gênero, número e grau porque vem um aqui ( o Gusso por exemplo e que tomo a liberdade de aqui citar pela minha profunda amizade, bem masculina alegre:: ) que dirá que toda unanimidade é burra :gorfei: e terei de concordar. Mas, vamos lá, essa maravilha que é o FTB proporciona a todos os elementos necessários para, sejam aos velhos quanto aos novos, descobrirem refinamentos técnicos para praticarem suas pescaria com qualidade (são os QUE ESTÃO ATRÁS). Uns pescam melhor, outros tem mais sorte num determinado momento e dá de cara com um troféu, mas não ser arvoram os donos da verdade. Vejo o FTB como o local onde todos (serão todos?) participam em trocas de conhecimento, ensinando ou aprendendo e, também, de forma gostosa, tirando sarro com os companheiros. Entretanto, infelizmente, vejo, em algumas ocasiões, o ar professoral sem sentido, exposições inúteis de temas de menor importância. Que importa se um produto é made in CHINA, US, BRAZIL (olhem, com Z rindo3:: ) ou no fundo de garagem de um de nossos abnegados customizadores brasileiros? Respondendo: - o que importa é funcione bem em nossas pescarias. Muitas das nossas tralhas funcionam em mãos de alguns e de outros não diabo:: Querem exemplos? Pois bem, vou citar o Gusso por ser emérito conhecedor de material e técnicas de pescarias: estávamos em Sta. Isabel e ele me disse: toma estas linhas pq não me servem. Não uso lider e sem lider, nas minhas mão elas vão mal. Pois muito bem, passei a usar o presente do amigo e agora não quero outra linha, pois me adaptei muitíssimo com elas. Pois muito bem, mais uma vez: o Gusso nunca falou que a tal linha é uma porcaria. Ele usa uma que suja tudo com sua tinta, mas não diz, por outro lado que é a melhor do mundo palmas:: Quer outro exemplo: a peça de plástico das Zillion que se quebra. Mais uma vez o Gusso descobriu o problema e sua solução, mas não condenou a excelente carretilha. Isto são coisas positivas. joia::: Concluindo, entretanto, numa enormidade de vezes, vemos afirmações de falsos especialistas ditando normas, indicando condutas, enfim, numa logoreia absurda como grandes mestres de coisa alguma. O FTB é o local onde trocamos nossas confidências (principalmente de pescarias, aprendendo mais que ensinando) e consolidando a coisa mais importante que é AMIZADE ::tudo::

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda bem que tem mais gente na conversa além de nós dois Carlão. Pois eu vou concordar em gênero, número e grau contigo, e com a presença de outros fico sem medo de criar uma unanimidade burra... rsrsrsrsrsss

Lembro ainda que há alguns anos atrás, logo no início do FTB este tema de equipamentos, custo x benefício, fidelidade radical a tais marcas, etc... Foi muito discutido aqui. E eu mesmo sou um cabra que defende muito mais a capacidade de se fazer uma pescaria de verdade com equipamentos simples, baratos e às vezes até contestados, do que ter o suprassumo pra ir a pesque pagues ou mesmo pescar uma única vez no ano. Acho que comunguei da mesma idéia tua mais uma vez.

Xande joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlão, você ainda não me respondeu qual é a tinta?....

Bom, eu entendí perfeitamente o que o Carlos quis dizer. Quando a gente não sabe o que fala entra no modo "achismo".

Vou citar o que aconteceu comigo....tempos atrás uma figura que se achava a mais bela de todas entrou no Forum e falou um monte de besteiras. Na cabecinha daquela fofura a razão estava derramando, claro, para o lado dela, a fofura. Eu, mais sábio ainda, sapequei um post de meia página detonando o cara, com direito a tiro de misericórdia e tudo. Eu, também me achava o rei da cocada preta e não tinha postagem melhor que a minha...rsrs, na minha cabecinha de dinossauro.

No outro dia, eu cheio de curiosidade, entrei no Forum e...surpresa.... os moderadores tinham apagado minhas considerações, de tão feia que a coisa ficou. Eu, ainda cheio de razões cobrei do Fabrício Biguá uma explicação...Ele todo solícito só disse: pai, você está doido?

Fiquei puto da vida mas entendí a lição. Agora sei que nem sempre o que eu escrevo vai agradar a todos. Opinião técnica eu só digo sobre a isca Pop Queen. É a que eu sei usar.

Moral da história? Só opine sobre aquilo que você sabe e conhece, o resto é "Achismo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Xandego

Acho que estamos muito próximos da mesma linguagem. Não direi que concordamos em gênero, número e grau porque vem um aqui ( o Gusso por exemplo e que tomo a liberdade de aqui citar pela minha profunda amizade, bem masculina alegre:: ) que dirá que toda unanimidade é burra :gorfei: e terei de concordar. Mas, vamos lá, essa maravilha que é o FTB proporciona a todos os elementos necessários para, sejam aos velhos quanto aos novos, descobrirem refinamentos técnicos para praticarem suas pescaria com qualidade (são os QUE ESTÃO ATRÁS). Uns pescam melhor, outros tem mais sorte num determinado momento e dá de cara com um troféu, mas não ser arvoram os donos da verdade. Vejo o FTB como o local onde todos (serão todos?) participam em trocas de conhecimento, ensinando ou aprendendo e, também, de forma gostosa, tirando sarro com os companheiros. Entretanto, infelizmente, vejo, em algumas ocasiões, o ar professoral sem sentido, exposições inúteis de temas de menor importância. Que importa se um produto é made in CHINA, US, BRAZIL (olhem, com Z rindo3:: ) ou no fundo de garagem de um de nossos abnegados customizadores brasileiros? Respondendo: - o que importa é funcione bem em nossas pescarias. Muitas das nossas tralhas funcionam em mãos de alguns e de outros não diabo:: Querem exemplos? Pois bem, vou citar o Gusso por ser emérito conhecedor de material e técnicas de pescarias: estávamos em Sta. Isabel e ele me disse: toma estas linhas pq não me servem. Não uso lider e sem lider, nas minhas mão elas vão mal. Pois muito bem, passei a usar o presente do amigo e agora não quero outra linha, pois me adaptei muitíssimo com elas. Pois muito bem, mais uma vez: o Gusso nunca falou que a tal linha é o uma porcaria. Ele usa uma que suja tudo com sua tinta, mas não diz, por outro lado que é a melhor do mindo palmas:: Quer outro exemplo: a peça de plástico das Zillion que se quebra. Mais uma vez o Gusso descobriu o problema e sua solução, mas não condenou a excelente carretilha. Isto são coisas positivas. joia::: Concluindo, entretanto, numa enormidade de vezes, vemos afirmações de falsos especialistas ditando normas, indicando condutas, enfim, numa logoreia absurda como grandes mestres de coisa alguma. O FTB é o local onde trocamos nossas confidências (principalmente de pescarias, aprendendo mais que ensinando) e consolidando a coisa mais importante que é AMIZADE ::tudo::

:amigo:

Ainda bem que tem mais gente na conversa além de nós dois Carlão. Pois eu vou concordar em gênero, número e grau contigo, e com a presença de outros fico sem medo de criar uma unanimidade burra... rsrsrsrsrsss

Lembro ainda que há alguns anos atrás, logo no início do FTB este tema de equipamentos, custo x benefício, fidelidade radical a tais marcas, etc... Foi muito discutido aqui. E eu mesmo sou um cabra que defende muito mais a capacidade de se fazer uma pescaria de verdade com equipamentos simples, baratos e às vezes até contestados, do que ter o suprassumo pra ir a pesque pagues ou mesmo pescar uma única vez no ano. Acho que comunguei da mesma idéia tua mais uma vez.

Xande joia:::

Viixxx.Eh namoro ou amizade ?? :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Falando serio,a unanimidade entre todos eh que nao existem formulas prontas,cada um tem seu estilo de pescar.O que serve p um pescador pode ser pessimo p outro,por inumeras razoes.

Todos tem o direito,e devem, dar o seu ''pitaco'',sendo experiente ou nao.Uma opiniao errada,quase sempre vem com uma resposta corrigindo a informacao.E isso eh muito valido,engrandece a discussao.

Temo que esse tipo de discussao reprima as opinioes de alguns participantes do FTB,por medo de gafes e etc..Portanto galera,nada disso,vamos postar !!! joia::: joia:::

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Celso (e demais amigos), penso como vc, e para mim o post do grande Kid foi exemplar, mas, confesso não sei se entendi bem o que o post inicial desse tópico pretendia, pois as respostas por vezes me pareceram contraditórias.

Porém, este é um espaço aberto, essa é a grande vantagem de um fórum como o FTB, todos têm o seu espaço e podem expor suas opiniões, sem´censura. Pretender que somente pescadores experientes (e afinal, o que é um pescador experiente? é quem já pescou 100 vezes? 200 vezes? 1000 vezes? É quem já pescou na amazônia 10 vezes? Para mim esse parâmetro é impossivel de ser fixado) possam expor suas opiniões seria censurar e tirar, assim, um dos maiores atrativos desse espaço aberto e democrático.

Acho que se as opinões de alguns são para mim "aborrecidas", é muito fácil deixar de lê-las, se surgirem muitos tópicos que para mim sejam desnecessários, posso muito bem deixar de visitá-los, o que importa é que o que para mim é desnecessário ou descartável, pode ser interessante e educativo para outro colega.

Se passarmos a censurar o que o pessoal tem a dizer, só querendo que sejam postadas as opiniões dos verdadeiros "experientes" (segundo um critério que é pessoal e mutável) vamos acabar fortalecendo as idéias do tipo das expostas na Revista Pesca e Companhia do mês passado, na qual um articulista escreveu que os fóruns são "perigosos" porque há indicações de equipamentos errados e podem levar os usuários a ter prejuízos. Ora essa, nós bem sabemos que todo e qualquer equipamento indicado na referida revista decorre do patrocínio dos pescadores/articulistas ou de propagandas pagas na revista... Como alguns colegas já apontaram, os "experientes" pescadores da revista já postaram dicas totalmente erradas acerca da pesca no Rio Negro...

Por essas e outras prefiro ficar com os "mestres" do FTB e suas (na imensa maioria das vezes) precisas indicações, fazendo a ressalva que nem todo mundo que frequenta fóruns de pesca merece esse "título", certamente temos muitos pescadores que foram uma ou duas vezes na amazonia e já se acham no direito de dizer que tal coisa é uma "porcaria" ou que tal equipamento "não presta", sem sequer esclarecer os motivos para tal afimação, o que é, a meu ver, totalmente errado. Mas temos alguns colegas (e nem preciso citá-los, os assíduos do FTB já os reconhecerão) que pela qualidade das suas opiniões e pela maneira educativa e cortês de expô-las, certamente merecem um tratamento como esse, pois, se não fizeram mestrado ou PHD em universidades, são pessoas que têm a mente aberta e procuram sempre obter informações, seja pela experiência, seja pelos testes, com o objetivo louvável de repassá-las aos demais usuários.

Mas, repito, até mesmo os inexperientes (entre os quais me incluo) têm o direito de expor suas opiniões, quem não gostar delas pode manifestar-se, em contraponto, ou simplesmente deixar de ler a manifestação.

Abs a todos ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luzardo

O FTB é uma democracia, onde os princípios básicos são a liberdade de expressão, de opinião e de ir e vir. Mas vejamos: será que muitos expressam uma experiência vivida? Será que expressam opiniões de valor? Quanto a liberdade de ir ou vir, graças a Deus, podemos ir e vir (voltar) ao tópicos que nos transmitam conhecimento e expressem a mais pura sinceridade. joia:::

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente com os pontos de vista do Carlos, Gusso, Xande e cia... :amigo:

Acredito que o FTB seja hoje uma referência nacional no assunto pesca e uma unanimidade quando a busca é pelos gigantes açús...

Também compartilho da opinião de que devemos dar "pitacos" e/ou sugestões sobre técnicas, equipamentos, etc de algo que vivemos e/ou que já tenhamos experimentado...todos sabemos que o que serve para um, talvez não sirva para outro e vice-versa...essa é a beleza da diversidade, da adaptação e porque não falarmos do companheirismo, que expressa e muito o nosso fórum...aqui não vi ninguém "escondendo o ouro" sobre um ou outro assunto, sei que algumas informações sobre por exemplo: pontos de pesca, etc não serão expostos livremente, devido a problemas que poderão causar, mas vejo uma liberdade de expressão sem igual aqui...

Aqui sinto me em casa, para falar o que penso e passar o pouco conhecimento que tenho da minha vida de "pescador", assim como aprendi e muito com o que foi compartilhado por todos vcs!

Abraços e vamos pescar minha gente... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou impressionado !

É "limonada" demais de um mesmo limão !

Acho sensacional quando uma "provocação" ( como a feita ) possa fazer com que existam posicionamentos divergentes, convergentes, e até mesmo hilários dentro de um mesmo contexto !

Claro que há de se respeitar todos os enfoques postados, independente de quem os tiver feito, mas me parece que o tema central abordado já "ficou lá para trás"... ( há muito ) !

arrow:: Não há qualquer desdém nisso, até porque as abordagens feitas nos tópicos postados retratam realidades completamente distintas !

Não vou "polemizar" algo que deve ser óbvio para todos que aqui frequentam, já que nosso FTB incentiva a participação dos usuários, até para haver essa mescla de pontos de vista, MAS há de se convir, respeitados todos os usuários, que a depender do tema abordado, a leitura passa a ser de conveniência de quem a faz, e não de quem a posta !

arrow:: Em outras palavras e "parafraseando" alguém conhecido de todos, embora como uma metáfora...

"O peixe está lá, misturado na água. Cabe ao bom pescador separar os dois"...

arrow:: Precisa falar mais alguma coisa ?? :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...