Ir para conteúdo

Tucunaré Açu na Isca Viva ??


Posts Recomendados

Antes que me atirem bang:: pedras eu vou explicar o titulo.

Eu, alguns parentes e amigos estaremos indo para Barcelos em FEV, e meu arsenal já está pronto e é composto SOMENTE por Iscas Artificiais. ::tudo::

Eu me apaixonei por esse tipo de pescaria e assim vai ser para o resto da vida. PONTO. ::tudo::

PORÉM....... Comigo vão algumas pessoas e nem todos tem esse gosto ou facilidade para a coisa...

Sei que aqui existem pessoas na qual crucificam esse tipo de pescaria, então peço a essas pessoas que não Naonao:: crucifiquem meu tópico. legal::

Eu gostaria de saber se é possível realizar esse tipo de pescaria em Barcelos? Qual material necessário? Qual Anzol? Os piloteiros sabem lidar com esse tema?

Sei que existe a pescaria dos peixes de couro e ela será praticada com certeza, mas eu gostaria de saber dos tucunarés da região.

Agradeço desde já a atenção de quem estiver disposto a ajudar.

Muito Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vivenciei este problema com parceiros que não sabiam arremessar e outros que não acreditavam em isca artificial....

Com crianças, eu colocava uma piaba com um chumbo pequeno e deixava o guri corricando(no elétrico) enquanto a gente batia hélices nos barrancos. Funciona legal. Pode-se fazer com as saicangas do Negrão.

Pros marmanjos, um pedaço de peixe em anzol 6/0 e um chumbo com peso suficiente para arremessar. Vira um jig com isca natural.

O esquema para a manter a isca viva é que será difícil por lá...

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela ajuda Eloy.

É exatamente isso que precisava.

Para os Açus/Pacas, você acha que o 6/0 tá bom? Recomenda normal mesmo ou é melhor usar um Circle Hook ? Esse mesmo tamanho (6/0) serve para a isca viva?

Agradeço a ajuda. Vou passar a informação para o meu tio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parrilho,

Acho que se você usar um anzol 5/0 wide gap ou mesmo o circle hook estará bem atendido. Creio que deva ser uma pescaria extremamente eficiente. A única coisa que vai ser difícil vai ser arruamr iscas vivas... Os piloteiros lá não tem esse hábito e talvez vocês precisem empreitar ($$) esse serviço para algum tripulante do barco.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Parrilo, blz?

Em 2009 no meu penultimo dia de pescaria, eu e o Ícaro, resolvemos brincar um pouco de pegar açu na saicanga...hehehe, na ocasião, como não tinhamos as tralhas corretas, usamos uma garatéia da imakatsu 2/0 e fisgamos as saicangas pelo queixo... e nessa brincadeira nossa, sairam 4 peixes.. (7 kg, 8 kg, e dois de 9 kgs) em lagos que haviamos batido hélices até a alma....hehehe

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Parrillo

Em primeiro lugar, você não tem que ter medo de ser "crucificado" por abordar o tema.

A pesca esportiva consiste em liberar o peixe em boas condições de sobrevida, mesmo que praticando o live bait.

Em Barcelos já pesquei com colegas que não sabiam pinchar, e eles tiveram ótimos resultados corricando nos lagos com jigs leves e volumosos.

Quando ligavam o motor elétrico para cobrir as margens, liberavam para trás do barco uma isca viva com bóia de molongó e nó bem frouxo (cerca de 1 metro de linha depois da bóia), fazendo com que a mesma se despreendesse após a fisgada. O uso de circle hook evita que o bicho engula o anzol e tenha de ser sacrificado. As melhores iscas são saicangas e jaraquis. Os últimos podem ser capturados com anzol pequeno e miolo de pão nas margens ricas em capim (leve uma varinha telescópica).

Quem me ensinou esta técnicas foi o Irineu, piloteiro de Barcelos. Eu acho que funcionam, porque os clientes dele capturaram mais de 30 peixes por dia.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho vergonha de dizer já passei com bicudas armadas com isca viva pelo meio do lago! kkkkk

Estávamos num repiquete fuderoso... Aí armei uma bicudinha numa boia de molongó e deixei ela solta no fundo do barco, corricando, enquanto iamos pinchando... Não deu muito certo, mas sei que funciona sim!

Dá pra vc pescar sim, com isca viva! Com certeza qualque um piloteiro de lá saberá, pois eles pescam assim na cheia fora da temporada de pesca.

Assista aqueles videos do Lusca no Pesca Alternativa e pegue a técnica e ensine o pessoal a fazer igual. - É só atar o anzol direto ao lider de fluorcabono(não ate direto na multi) e ficar arremessando a isca viva nos pontos promissores...

Anzol, eu recomendo o Owner Mutu Light circle 8/0. Esse é um anzol circle hook "light"... a ponta não é não virada para dentro...Qualquer um pesca com ele tranquilo... A grande vantagem do circle é que uma vez fisgado, pra sempre fisgado... as chances do peixe escapolir são bem menores do que com anzol normal...

Sem falar que evita o peixe encharutar o anzol e ferir a guelrra...

Além daquele esquema do Lusca, eu levaria bóias "paulistinhas" usadas na pesca de robalo. São boias com chocalhos. A pessoa arressa proximo a galhada e fica danto toques de ponta de vara, fazendo barulho... O peixe vai "ver o que é" e encontra a isca...

A montagem é a seguinte: Girador triplo, em uma ponta vc coloca a boia paulisinha usando split ring, na outra vc ata 60cm de fluorcarbono 0,60mm seguido pelo anzol circle hook. A ponta que sobra serve para vc colocar seu snap ou atar a linha principal da carretilha ou molinete.

Lá se consegue isca viva muito fácil... Vc pode encomendar no dia anterior ao piloteiros.(Eles normalmente tem tarrafa que usam para pegar iscas pra peixe de couro)

Ou então pinchar iscas de meia agua pequena em pontos que tenha bicudinhas e saicangas... Rapidinho vc consegue isca...

Para manter isca viva, existe um "cestinho" desmontavel de linha, que serve para vc deixar pindurado no barco do lado de fora em contato com agua... Mantendo as iscas vivas.. O nome é Samburá. Dá uma olhada em: http://www.jet.com.br/juninhopesca/deta ... uto=478336

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parrilo como o Marquinhos falou, é só pegar peixe cachorro, como eles chamam por lá, piau, matrinchã ou jaraqui isca eles pelo beiço ou pelo dorso, solta sem peso mesmo pra trás do barco. Pode ligar o elétrico e ir pescando normalmente com as tuas isca artificiais.

Agora tenho quase certeza que vc vai tomar uma lavada das iscas vivas, detalhe pode botar o peixe inteiro e pode colocar peixe grande tambem, pegamos açus com saicangas de quase um quilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando dá repiquete lá e a coisa fica difíl, a pescaria fica mais produtiva com isca viva (já vi várias matérias falando disto......muito piloteiros recomendam nesta situação).

Não tenho experiência com este tipo de pesca. ok? Só estou repassando o que já li a respeito dos repiquetes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando dá repiquete lá e a coisa fica difíl, a pescaria fica mais produtiva com isca viva (já vi várias matérias falando disto......muito piloteiros recomendam nesta situação).

Não tenho experiência com este tipo de pesca. ok? Só estou repassando o que já li a respeito dos repiquetes.

Concordo com a tese PRD.

Passei uma semana pinchando nas águas barrentas do Pantanal e não peguei nada. Daí sempre levo uns anzóis pra Barcelos, caso encontre água suja não gastarei meu tempo com hélices...

No mais agradeço aos companheiros pela aula sobre o circle hook. Repetindo: feliz é o dia em que se aprende algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parrillo, Eloy e demais amigos, acho que vou incluir na minha tralha de pesca pra AM em fevereiro uns anzóis circle hook e um samburá rindo3:: rindo3:: Em caso de condições muito adversas prefiro apelar pra uma isquinha viva que ficar o dia inteiro molhando iscas artificiais e não pegar nada. Há algum tempo li um artigo na Pescaventura (hoje Ecoaventura) no qual o Rubinho referia que não admitir uma pescaria com iscas vivas, em condições adversas para as artificiais, seria um "purismo besta". De certa forma concordo com ele, afinal gastar os tubos numa viagem pra AM e deixar de brigar com um açuzão só por conta de um apego extremado às artificiais é um pouco de "purismo" exagerado. Se esse for o jeito para salvar uma pescaria, que seja... Como bem disse o Fábio Neves, esportividade é pesque e solte, sendo que usar caniço e carretilha também é ser esportivo, mesmo com iscas vivas. Lógico que em condições boas eu vou de artificiais, afinal a arte de enganar o peixe com um pedaço de plástico tem um sabor especial, mas entre pegar um bruto ou não, em tempos de repiquete, acho que não há mal algum em apelar para a isca viva.

Abs. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parrillo, a semana passada eu vi uma pescaria do Jair Rigotti na Pousada do Itapara com iscas vivas.

O dono da Pousada avisou que estava muito cheio e que iscas artificiais não dariam resultado. Avisou o Rigotti que poderia ser feito a pescaria com iscas vivas.

Ele usou vara normal de artificial com anzol circle hook , e a própria pousada arrumou as iscas para eles.

E olha cada monstro :gorfei: :gorfei: , tudo bem que sem emoção, parecia um toco e o bicho não saltava de jeito nenhum.

O Programa passou nas madrugada no canal 96 da net, mas penso que no site do Rigotti da para ver a pescaria.

Não deixe de levar os anzois circle hook e ele não usou estilo jig não, ele arremessava a isca lá no fim do mundo.

Eu gostei de ver.

Abraço

Bete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Parrillo.

Isca viva funciona e muito!!!So eh meio sem graca e anti-esportivo.Acho que eh uma modalidade para ser usada de vez em quando,so quando a coisa estiver russa mesmo.

Uso o circle hook e carazinho,as bicudas morrem rapido e sao mais dificeis de serem engolidas.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detalhe importante.

Se usar circle hook, não pode fisgar, senão vc arranca o anzol da boca do bicho.

deixa o peixe ir tracionando e vc só segura a vara, o anzol se ajeita bem no canto da boca do peixe!! ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

e segura pois o bicho com a boca fechada não pula, mas faz uma força!!! doeu:: doeu::

Ps: eu não pesco e nunca pescarei com iscas vivas seila:: seila:: seila:: seila:: seila::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

Mesmo sabendo que o pessoal desse fórum é tudo NOTA MIL, não esperava uma receptividade tão grande relacionado a esse assunto.

Muito obrigado mesmo pessoal. Agradeço a todos vocês pela ajuda prestada.

Como disse no tópico, eu vou mesmo de artificiais, só se não tiver jeito ai eu posso usar também o método..

Mas é mais para o meu tio mesmo que não tem experiência em pescar de arremesso e o porte (dele mesmo :gorfei: :gorfei: ) não ajuda também..

Todas as respostas são de muita ajuda e estou realmente agradecido a todos.. ::tudo:: ::tudo::

Vou providenciar os Circle Hook... acho que vai ser melhor pois diminui a chance de machucar o peixe. ::tudo::

E vou me assegurar de não ficar no barco dele, para não passar vontade quando ele tiver pegando mais que eu.. :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Vocês são o máximo!!! :amigo: :amigo: :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Parrilo,

além do que todos já disseram, vou tentar ajduar!

Sobre as iscas, não será problema. Em todo canto tem peixinho lá. No esgoto da cozinha do barco hotel fica cheio de piaus, branquinhas etc. Uma varinha lisa com anzol e chumbo bem pequenos e massa de pão resolve. Pinchar com um sabiki também trará um monte de coisa.

Sobre o anzol, pode ir na fé com o circular, de 5/0 até 8/0 vai servir bem. Cuidado com os de haste muito finas (tipo wide gap, que não é circular) , se travar um tucunão ele abre fácil. Uma dica importante é amarrar o anzol com um nó em que ele fique solto (tipo mirro-lure knot: http://www.mirrolure.com/knot.html ). Um empate pequeno, com o olho um pouco folgado, também serve: o anzol circular precisa girar para ferrar na boca do peixe. Sobre a ferrada, nem esquente: no bote que o tucunaré dá, ele se ferra sozinho, aí bastará uma confirmada.

Ah, e mais do que nunca, nesse caso, " a regra é clara": isca grande seleciona peixe grande.

Depois conte pra gente como foi! Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detalhe importante.

Se usar circle hook, não pode fisgar, senão vc arranca o anzol da boca do bicho.

deixa o peixe ir tracionando e vc só segura a vara, o anzol se ajeita bem no canto da boca do peixe!! ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

e segura pois o bicho com a boca fechada não pula, mas faz uma força!!! doeu:: doeu::

Ps: eu não pesco e nunca pescarei com iscas vivas seila:: seila:: seila:: seila:: seila::

O QUE!!!!!! eita conveLsinha para elefante DRUMI sono:: não é nem para boi, quero vê voce fica lá 5 dias sem pega nem borboleta "como já fiquei" e voce vai usa até filhote de pirosca ou poraque pra pega até no choque sô! ::evil::

:gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

HUMMMMMMMM METIDO!! paia:: paia::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Parrillo.

Isca viva funciona e muito!!!So eh meio sem graca e anti-esportivo.Acho que eh uma modalidade para ser usada de vez em quando,so quando a coisa estiver russa mesmo.

Uso o circle hook e carazinho,as bicudas morrem rapido e sao mais dificeis de serem engolidas.

Abs.

Celsão!!! Tô lembrando daquelas puxadas nas bicudas!!! Aff... se entra, hein??? Saudades, amigo! E não esqueci da sua faca! É que a oficina do cara é looooonge... mas eu vou lá logo!

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...