Ir para conteúdo

Prá quem testou a Rapala Shift e conhece AM....


Edu_Nakiri

Posts Recomendados

Edu, eu tenho a Rapala Shift 25 lbs, como já pesquei em Barcelos e em SIRN, posso te dar a minha opinião: Não use a varinha de 17 lbs em AM, leve uma de 25 lbs, embora a de 17 lbs seja uma ótima vara (com exceção do cabo, ao qual eu não me adaptei na minha 25 lbs, tanto que já mandei modificá-lo), possuindo um blank muito bom, eu acho que é muito leve para pescarias de açus em AM. Acho que vc correria grande chance de danificar a vara e perder um bom troféu. Os açus e pacas, mesmo os não tão grandes, de 6 a 7 kgs, têm muita força, se vc for segurá-los para não deixar que se metam nas estruturas, vai precisar de uma vara mais forte que uma de 17 lbs.

Na minha primeira viagem, em Barcelos, peguei um açu de 8 kgs numa Fleming Equinox 17 lbs, mas hoje eu não usaria ela de novo, naquela mesma situação. Na ocasião dei muita sorte, o açu foi pego mais pro meio do lago e não correu para a pauleira na margem, mas, se tivesse corrido, eu certamente o teria perdido.

Deixe a 17 lbs para SM, Lago do Peixe, Tocantins em geral, em AM eu acho que é mais seguro ir de 20 lbs pra cima, mas a 25 lbs lhe dará muito mais segurança.

Abs. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Edu,

O João Lusardo falou tudo. Esta uma caracteristica da tralha amazonica, não é só vara, linha, isca, snap, lider e de certa forma, até carretilha. Vc fica namorando a tralha o ano todo, e aumentando o estoque suici::

PS. Esqueça varas de 17 e 20lbs, serão apenas peso na bagagem legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João, Lamana, valeu. Por acaso vcs já experimentaram a de 17lb ? É que eu não pesquei com a 20 e 25 prá saber a diferença pra 17lb... Mas acontece que eu não vi nenhuma vara de 17lb mais "toco" do que a Shift, por isso nem gosto de comparar com outras marcas. Uma vara que eu adoro é a Crucial 17lb que eu achava que era um toco, mas depois que eu comprei a Shift eu fiquei besta com a diferença.

Por isso que eu fico pensando se a shift 17 não equivale à uma 20lb de uma outra marca... E se pelo menos ela não serviria...

Mas... vamos ver no que dá... De repente eu compro uma mais simples (e 25lb) e levo prá me socorrer... rs

Gusso, eu sei que ela deve ser mais usada prá hélices, certo ? Mas acho que dá prá usar também com sticks, não ?

Prá twichs eu posso usar uma menos rápida... hehehe Valeu !

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu, eu não pesquei com a Shift 17 lbs, mas a manuseei na loja Sucuri em manaus, é uma varinha muito leve, bem rápida, mas não confunda ação rápida com força ou "Power". Que me socorram os especialistas, como os amigos rodbuilders que frequentam esse FTB, mas eu acho que uma varinha de 12 lbs pode ser "toco", ou seja, ser de ação bem rápida, mas jamais terá a força, "power" ou capacidade de resistir a uma tensão sobre ela aplicada, equivalente às varas de 25 lbs. A ação dela certamente te permite trabalhar as hélices menores, como a Rip Roller 5,5", mas eu acho temerário tentar segurar um açu ou um paca de 6 ou 7 kgs com uma varinha dessas.

Lembro que há algum tempo atrás vc relatou que foi usar uma Megabass Kasumi GoGo no Lego do Peixe e ela apanhou pros azuis de lá, vc perdeu peixes por não conseguir segurá-los. Pois bem, guardadas as devidas proporções, eu penso que o mesmo pode acontecer com essa Shift 17 lbs em Barcelos. Eu não duvido da ação rápida da vara, a minha Fleming Equinox tbém é bem rápida, tanto que o açu que te relatei eu peguei numa Rip Roller 5,5, perfeitamente trablahada pela Equinox, eu até acho que a especificação da Fleming é errada, pq ela é uma vara que parece ter a força de uma 20 lbs, eu tenho varas de 20 lbs quem parecem ter menos força que ela, até pq ela tem um blank pesado e forte (ela pesa 140 gramas). Comparando a minha fleming com a Shift 17 lbs que vi em Manaus, eu diria que ela (fleming) tem mais força ou "power" que a Rapala 17 lbs, mas, ainda assim, eu não a usaria novamente em Barcelos. É que na primeira vez eu era mais "inocente", agora já fiquei mais manhoso, graças ao convívio com os mestres do FTB e à pouca experiência que adquiri.

Mas, como diz o ditado, cada um tem a sua verdade, se vc quiser levá-la, irá tirar muitos peixes de porte menor com ela, sem problema, o risco é entrar um bruto dos brabos e a vara não aguentar e vc perder o troféu, nunca se sabe quando o monstro vai entrar, há relatos de peixes de 22 lbs encharutando pequenas Rapala Subwalk 09.

O risco é seu rindo3::

Abs. ::tudo::

PS: Olhe esse pequeno texto que explica bem essa questão de action e power:

Características especiais

Para fazer a melhor escolha ao comprar uma vara nova existem algumas coisas que você deve saber. Ao fazer sua escolha, três fatores principais determinarão como a vara trabalhará durante sua utilização.

Action - Ação

Power - Força

Sensibility - Sensibilidade

A AÇÃO

consiste em onde ou quanto a vara se curva. Com um peso igual, uma vara de ação rápida começará curvar mais para a ponta enquanto uma vara de ação lenta tenderia a se curvar sobre o comprimento inteiro do eixo. Uma vara de ação média começaria dobrar-se no meio. A ação tem relação inversa com o taper (afunilamento) da vara. Um taper rápido proporciona uma ação mais lenta e um taper lento faz uma vara de ação mais rápida.

Para um melhor entendimento do que representa isto, imagine o movimento aplicado na vara no momento da fisgada do peixe, quando você dá o puxão. Este movimento se transmite pela linha até o anzol e conseqüentemente ao peixe de forma rápida ou lenta, de acordo com o tipo de ação da vara. Existem peixes que para sua fisgada precisam de uma vara de ação rápida, pois é preciso força para que o anzol penetre na sua mandíbula. Outros, possuem mandíbulas tão frágeis, que precisam de varas de ação lenta para que na hora da fisgada não as tenham rasgadas. É preciso tomar cuidado com as informações que são fornecidas pelos fabricantes e alguns pescadores. Há grande confusão entre ação e força das varas. As varas tem ação lenta, média ou rápida. Se você ver alguma tabela informando ação leve, média ou pesada, estará sendo informado a respeito da Força.

POWER - A Força

ou resistência refere-se a quantidade de força necessária para curvar a vara. A espessura e o tipo de material do blank determinarão isto. Como já dissemos, muitos fabricantes e pescadores confundem força com a ação. As varas são classificadas quanto a sua força em numerações que vão de 1 a 7, correspondendo a denominação de ultra-leve até extra-pesada. A melhor maneira de saber qual a força de uma vara é verificar as linhas e iscas recomendadas a cada uma delas, como podemos ver na tabela a seguir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Edu e demais colegas,

esse texto abaixo, com imagens, me pareceu bem explicativo acerca dessa questão de força e ação:

Para decidir corretamente, conheça os aspectos mais importantes desses itens fundamentais de sua tralha.

Duas características das varas de pesca constantemente são citadas nas reportagens de pesca. Às vezes, somente uma delas parece. Por exemplo, quando se fala de varas rápidas, está se falando na AÇÃO desses equipamentos.

Elas podem ser extra-rápidas, rápidas, moderadas e lentas. Esse comportamento está diretamente ligado á sua flexibilidade. Quanto mais lentas, mais flexíveis são.

Isso porque a alta flexibilidade faz com que a reação na ponta ( e, conseqüentemente, na linha e no anzol ou na isca artificial) seja extremamente atrasada em relação à ação do pescador – mais especificamente, as fisgadas.

Também pode ser conceituada como a velocidade na capacidade das varas em retornar à posição original. Quanto mais rígidas, mais rapidamente elas retornam a postura ereta. As varas mais rápidas também facilitam os arremessos, mas isso não quer dizer que todos devem procurar somente as extra-rápidas ou rápidas.

Os pesos das iscas que você deseja lançar precisam ser levados em conta. Imagine comprar um vara dura para usar na pesca de dourados, arremessando iscas com 5 g. A isca vai cair em seus pés e, mesmo que você empreenda muito esforço, só vai conseguir um arremesso curto. Uma vara mole – mais indicada para trutas-, também não serve para iscas de 15 cm de comprimento e 30 g de peso, como as usadas na pesca de anchovas. Isso pode criar um problema traumático, como quebrar uma de suas preciosidades.

No jargão dos pescadores, o ato de flexionar a vara para o arremesso chama-se “carregar”.

Essas ações estão intimamente conectadas à gama de peso a lançar, conforme as recomendações dos fabricantes. Normalmente, essa faixa vem marcada junto às hastes em onças ou oz (1 onça = 28,34 g).

Isso porque quando do projeto, esse produto já foi especificado para os tipos de pesca que devia servir, o quanto pode arremessar e o limite de esforço que suporta.

Potência

No aspecto de esforço, as varas de pesca recebem outra classificação: ultraleves, leves, médias-leves, médias, medias-pesadas, pesadas e ultrapesadas. Essa característica se chama potência ( em inglês: power).

Na prática, isso significa o quanto de esforço físico elas imprimem para cansar e retirar os peixes da água. Ai estão os limites de resistência que elas foram projetadas para resistir. Evidentemente, quanto maior ou mais brigador for o peixe, maior a resistência – ou potência – exigida.

Portanto, se você for atrás de Piraíbas, jamais leve uma vara leve ou mesmo média. As indicadas nesses casos são as pesadas e ultrapesadas. Para trutas, opte pelas varas leves ou médias-leves e, para lambaris, use somente ultraleves.

Tudo isso explica porque um mesmo fabricante faz grandes variedades de varas de pesca e o que você deve considerar para escolher a vara certa. Essas dúvidas, muitas vezes presentes em rodas de pescadores, uma vez respondidas facilitam na escolha da tralha. A primeira atitude antes de fazer isso, portanto, é definir com precisão que espécie e que faixa de tamanhos de peixes você vai procurar.

Imagem Postada

Caracteristicas

Resistência: A resistência de um caniço é medida internacionalmente em libras. Estas resistência é uma forma utilizada para medir e expressar a dureza de uma determinada ação.

Ação: Indica o ponto em que a vara começa a vergar sob uma dada força. Desta forma podemos definir se o equipamento é de ação rápida, moderada ou lenta. Assim sendo caniços com a mesma resistência podem ter diferentes ações.

Imagem Postada

Poder ou força: Essa referência determina a capacidade de forçada linha em que as varas suportam trabalhar os pesos de arremessos.

Capacidade de peso e resistência de linhas: Essa referência determina a capacidade mínima e máxima da linha com que pode trabalhar. A mínima especifica qual a linha mais fraca que pode ser utilizada sem o risco de quebrar a vara. Por exemplo, em varas médias (medium), para linhas de 10 a 14 libras, não se deve colocar na carretilha ou molinete linhas abaixo de 10 libras (4,05kg). Isso corresponde aproximadamente às linhas de 0,30mm a 0,35mm.

As variações entre as medidas dos diâmetros (em frações de milímetros) e a libragem (em libras) se devem a produtos com a mesma espessura, mas resistências diferentes. Linhas mais resistentes que o máximo indicado na vara podem partir caso um peixe grande for fisgado. Para efeito de cálculos, uma libra (1libra) = 453,59 gramas. Para o exemplo acima, multiplica-se 14lbs x 0,45359kg = 6,3kg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala João !

Não me entenda mal... rs Toda essa literatura técnica eu conheço muito bem, mas a verdade é que em muitas varas a libragem pouco tem a ver com a potência da vara. Acho que poucas mesmo tem a ver realmente. Em muitas, a libragem está relacionada à resitencia de uma linha de monofilamento...

Por exemplo: eu tenho uma Crucial que está escrito: mono - 30lb, multi - 60lb... Ou seja, nada a ver com a potência dela...

Se você pegou uma na mão e achou que não daria, confio muito mais na sua opinião do que nesse monte de texto... hehehehe

Anyway, a teoria tb é boa ! rs

Abraço e valeu !

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu, é que eu ainda acho essa questão de ação e força meio confusa, parece até que muitos fabricantes ainda trocam as bolas nessas especificações doeu:: Eu mesmo vejo muitas varas ditas de ação moderada (moderate) que, pra mim, parecem mais rápidas que outras chamadas de fast. Mas, saindo das questões técnicas, eu te diria, pelo que vi da vara, (mas é claro que vc que tem uma, pode julgá-la melhor) que ela não aguentaria o tranco com um bruto de AM. Eu estou indo de novo pra Barcelos agora em fevereiro e pretendo levar somente varas de 20 e 25 lbs, não vou dar chance pro azar rindo3:: rindo3::

Olha a foto do açu de 8 kgs pego na Equinox 17 lbs em Barcelos, mas eu admito que nesse caso tive mais sorte que juízo rindo3::

Imagem Postada

Abs. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tucunas de respeito !

Eu tenho certeza que uma vara de 17 lb sofreria ou simplesmente não tiraria estes peixes... Mas a duvida é se realmente TEM este tamanho de peixe onde vou pescar.... Porque Balbina por exemplo tb é AM! Mas as chances de achar um destes é quase impossível. Lá na Cuiuni não sei se tb não é difícil de encontrar peixes que precisam de varas 25lb...

Mas vou levar um maior prá garatir.... Tava pensando em levar uma Shift, mas talvez eu veja uma vara com o Alemão, que eu sei que fez varias varas pro pessoal daqui e gostaram bastante. O Okada sugeriu uma, vamos ver no que dá... heheh

Abraço

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já passei por situações como essas e não te indicaria uma varinha 17 lbs. Fiz um teste em 2009 com uma MG50 e uma Rapala Platinum 17lbs e vou te falar. SOfreu

Duas situações:

Se pegar peixe gde e der o azar de ele ir para tronqueira esquece. Só o piloteiro mergulando para tirar.

Agora se ele jogar limpo e ir para o meio do lago é outra história.

Ambos com varinha 17 lbs. Meu pai e irmão. Mesmo conjunto ( Mg50 + Platinum 17 )

Correu para o meio do lago. Jogou limpo

Imagem Postada

Correu para tranqueira.Resultado:

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Aguentar , aguenta. Mas não é o recomendável Conselho dado joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe...vc nem comentou que havia mais um ítem para garantir a emoção da captura deste peixe que foi pra galhada...por acaso é uma Trairão Imakatsu na boca dele?... :gorfei: a vara e a carretilha então eram os pontos fortes do conjunto... rindo3:: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tucunas de respeito !

Eu tenho certeza que uma vara de 17 lb sofreria ou simplesmente não tiraria estes peixes... Mas a duvida é se realmente TEM este tamanho de peixe onde vou pescar.... Porque Balbina por exemplo tb é AM! Mas as chances de achar um destes é quase impossível. Lá na Cuiuni não sei se tb não é difícil de encontrar peixes que precisam de varas 25lb...

Mas vou levar um maior prá garatir.... Tava pensando em levar uma Shift, mas talvez eu veja uma vara com o Alemão, que eu sei que fez varias varas pro pessoal daqui e gostaram bastante. O Okada sugeriu uma, vamos ver no que dá... heheh

Abraço

Edu Nakiri

Amigo Edu não arrisque vai de varas com 25lb e no mínimo 20lb........da qual utilizo para zaras, com respeito aos peixes do Rio Cuiuní...........iiiiii o Cuiuní é um Rio muito bom de peixe grande........vê aí para baixo um deles

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe...vc nem comentou que havia mais um ítem para garantir a emoção da captura deste peixe que foi pra galhada...por acaso é uma Trairão Imakatsu na boca dele?... :gorfei: a vara e a carretilha então eram os pontos fortes do conjunto... rindo3:: .

AHuHAUhAUA era uma trairao ORIGINAL(nada reforçado), esse conjunto era um fracasso para a região. :gorfei: :gorfei:

Esse é aquele conjunto que quando vc usa, vc perde o trofeu e fala: ESSE ERA BRUTO !! MEU DEUS rindo3:: rindo3:: rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe...vc nem comentou que havia mais um ítem para garantir a emoção da captura deste peixe que foi pra galhada...por acaso é uma Trairão Imakatsu na boca dele?... :gorfei: a vara e a carretilha então eram os pontos fortes do conjunto... rindo3:: .

AHuHAUhAUA era uma trairao ORIGINAL(nada reforçado), esse conjunto era um fracasso para a região. :gorfei: :gorfei:

Esse é aquele conjunto que quando vc usa, vc perde o trofeu e fala: ESSE ERA BRUTO !! MEU DEUS rindo3:: rindo3:: rindo3::

:gorfei: eu e meu pareciro reforçamos duas trairões e fomos para o combate...resultado? 2X0 pros bocudos... doeu:: uma pena, pq a isca tem potencial...mas eita bundinha caída... rindo2:: suici::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem peguei na mão uma rapala gold do modelo novo... pesei na loja: 110g (5'6 25 lb). Aí pergunto, sem querer desvirtuar o tópico do Xará: essa nova Gold é melhor que a antiga? achei muito rápida, talvez nao tanto quanto á shift equivalente, mas muito rápida e com um cabo muito melhor... alguem tem notícias ou pode dar comprarações entre as duas para a AM?

obs. já fui desaconselhado a deixar a minha shift 17lb em casa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como assim, foi desaconselhado a deixá-la em casa ?

Então é prá levar, é isso ?

Tô vendo as opções de 25lb, mas se eu puder leva-la tb.... Heheh

Deve tá é doido por causa da ansiedade.. :gorfei: :gorfei:

Eu vou levar carretilha leve para lá, mas não irei levar nenhuma vara de 17 Lb...kkkkk

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

huauahuhuah....

tem razao Nilton e Edu... fui desaconselhado levar... ou aconselhado a deixar em casa.... kkkkk tenho certeza que voces entenderam mau:: mau:: mau:: :gorfei:

de todos os conselhos que recebi, vi que tem dois grupos:

os que vao a Barcelos aconselham a levar material mais leve... os que vao a SIRN nao aconselham 17 lb.... como vou a SIRN, vou deixar a varinha 17 em casa.

e a nova Gold, alguma opinião?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Ô Teimoso:

Deixe a 17 lbs em casa e ponto final. No Cuiuni tem muitos tucunas de respeito: é um dos melhores rios para peixes grandes. Em nov/2010 peguei um de 10,5 kg e outro de 9,5 kg.

Tchau, boa pescaria e não se fala mais em 17 lbs. Combinado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...