Ir para conteúdo

ISCAS VIVAS


SanCarvalho

Posts Recomendados

O que vcs acham de pesca com isca viva, aqui na região, aqui na região nos que pescamos praticamente a semana toda utilizamos, porta isca viva, pois logo apos são inseridas de volta ao habitat, mas temos reclamações, pois as autoridades são omissas aos desperdicios que causam certos pescadores, pois coletas muitas iscas de deixam jogam por ai, e gostaria de saber o que vcs acham ok. Abraços e fiquem com Deus.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente eu não gosto de utilizar iscas vivas quando estou pescando esportivamente, principalmente na pesca de tucunaré (para mim, pesca esportiva é só com artificial). Entretanto, utilizo iscas vivas quando estou pescando peixes de couro ou quando pesco em rios como o araguaia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depois que conheci as artificiais ... adeus iscas vivas ...

só uso quando pesco peixes de couro ...

existem inumeras desvantagens em usar iscas vivas no lugar das artificiais quando se faz uma pescaria esportiva de tucunare , trairão , cachorra , dourado etc ....... a unica vantagem que consigo ter em mente é a produtividade ...

abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

iscas vivas na minha região é de grande importancia, alguns não gostam mais particularmente ontem estava trabalhando rsss ( pescando ), e não entrou nada nas artificiais, de meia agua, superficie, porfundidade e quando coloquei piaba começou a entrar tucunas de 1 e 1/2 e piranhas de kg foi uma pescadinha show rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depois que conheci as artificiais ... adeus iscas vivas ...

só uso quando pesco peixes de couro ...

existem inumeras desvantagens em usar iscas vivas no lugar das artificiais quando se faz uma pescaria esportiva de tucunare , trairão , cachorra , dourado etc ....... a unica vantagem que consigo ter em mente é a produtividade ...

abrax

Falou tudo EduBacha! aplauso::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que vcs acham de pesca com isca viva, aqui na região, aqui na região nos que pescamos praticamente a semana toda utilizamos, porta isca viva, pois logo apos são inseridas de volta ao habitat, mas temos reclamações, pois as autoridades são omissas aos desperdicios que causam certos pescadores, pois coletas muitas iscas de deixam jogam por ai, e gostaria de saber o que vcs acham ok. Abraços e fiquem com Deus.

Pescador,

Sugiro que troque suas iscas vivas,por iscas tais como:

arrow:: Coração de boi

arrow:: Figado

arrow:: Tripas

Pois,se pesca com iscas vivas,certamente são predadores os que pescam.Além de ter consciência ecológica,poderá usar de fato um isca que também atrai o peixe sem colocar outro peixe a disposição.Claro,iscas vivas que deixe o peixe capturá-las em seu próprio nicho.Não quero dizer que não deva pescar com iscas vivas,penso que,em casos pode usar,desde que coma o peixe capturado com iscas vivas.Imagine você na ponta do anzol? mau:: mau:: mau::

Vá na esportividade,vá de iscas artificiais!Além de legal pra caramba,é certa a captura!

Abraço! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou pescador há muitos anos, e qdo já gostava muito de pescar as iscas naturais sempre "mandavam". diabo:: diabo::

As iscas vivas são excelentes atrativos para os predadores, mas acho que sua extração é prejudicial não somente à espécie extraída, mas também aos que dela dependem na cadeia alimentar. Por isso e também pela esportividade, prefiro as artificiais fome:: fome::

No entanto o "buraco é mais embaixo". Qdo levo algum pescador que não tem experiência com artificiais às vezes levo iscas naturais.

Hoje em dia, existem alguns locais que vendem iscas produzidas em cativeiro com nota fiscal! Procure se informar a respeito...

É preciso implementar a medida de se comprar iscas com "nota"... assim incentivamos uma atividade mais moderna, que não depreda o meio ambiente. caveira:: caveira::

E o mais importante de tudo: Pesque, fotografe e solte os peixes que capturar com elas. praia:: praia::

Abrassaum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou pescador há muitos anos, e qdo já gostava muito de pescar as iscas naturais sempre "mandavam". diabo:: diabo::

As iscas vivas são excelentes atrativos para os predadores, mas acho que sua extração é prejudicial não somente à espécie extraída, mas também aos que dela dependem na cadeia alimentar. Por isso e também pela esportividade, prefiro as artificiais fome:: fome::

No entanto o "buraco é mais embaixo". Qdo levo algum pescador que não tem experiência com artificiais às vezes levo iscas naturais.

Hoje em dia, existem alguns locais que vendem iscas produzidas em cativeiro com nota fiscal! Procure se informar a respeito...

É preciso implementar a medida de se comprar iscas com "nota"... assim incentivamos uma atividade mais moderna, que não depreda o meio ambiente. caveira:: caveira::

E o mais importante de tudo: Pesque, fotografe e solte os peixes que capturar com elas. praia:: praia::

Abrassaum

ÓTIMA OPÇÃO! palmas:: palmas:: palmas::

Produção em cativeiro,aprovo!Com nota fiscal então!Fantástico!

Além do quê,adoro(nunca comi :gorfei: :gorfei: :gorfei: )carne de Jacaré,de cativeiro,certamente!Capivara(já comi ::tudo:: )então,beleza pura!Sendo de cativeiro,suas iscas naturais tem o meu apoio.Não é frescuragem não amigo,concordo com você e muito ajudará o amigo do tópico.Há dois caminhos:

Preservação ou os álbuns de fotografia.Não para recordar da pescaria tal...,mas para lembrar amargamente de inúmeras espécies ambiciosamente colocadas a prova em sua maioria,por desconhecimento,vaidade e ou falta de bom senso ambiental ::nada:: ::nada:: .Enfim,caso o amigo do tópico queira usar iscas naturais,use o bom-senso,parta(ótimo rendimento ::tudo:: )para as artificiais ou compre em cativeiros iscas reprocriadas e vendidas legalmente. alegre:: alegre:: alegre::

Abraço! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas como "ponto de vista" ;

Na natureza a cadeia alimentar é feita de presas e predadores !

Uma das características de "ser presa" ( via de regra ) é a abundancia de sua oferta nos locais por onde rondam os predadores ! O equilíbrio existente é em função disso...

Quando falamos de "pesca esportiva", na verdade estamos falando de algo ligado ao "prazer", e como tal precisa ser encarado ! Simular o nado de um peixe ( presa ) em fuga e/ou dificuldades, é parte desse prazer ! A pesca com iscas artificiais torna esse "ingrediente" de desafio algo que aumenta o valor do troféu capturado, não importa qual venha a ser...

Voltando a questão das "iscas vivas", a questão mais importante - SEMPRE - é a questão do desperdício ! Usá-las não fará muita diferença dentro do contexto, pois grande parte delas existe exatamente para fazer funcionar a cadeia alimentar, mas é preciso termos consciência de que todas essas ações precisam de um mínimo de preservação, senão muito em breve estaremos em busca de matrizes dessas espécies...

O fator de equilíbrio é algo absolutamente essencial em qualquer eco-sistema ! Uma coisa sempre está interligada a outra ! Não será pela ausência de predadores que passará haver excesso de oferta de presas, e vice versa, mas pela observação de respeito aos períodos de reprodução e de devolução das matrizes ao seu habitat !

Quem de nós pescadores, já não pescou lambaris ( piabas ) com minhoca ? Mas nem por isso, as minhocas desapareceram... Mas não desapareceram pelo fato de termos usado apenas a quantidade necessária para aquela pescaria realizada...

Continuo cada vez mais convicto, que o melhor "aliado" do pescador esportivo é o bom senso, fundamental também para a vida do cidadão ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Uso e sempre usarei iscas naturais, pois tem peixes que são muito raros ou praticamente impossíveis de se pescar com artificiais.

O local da pescaria condições do tempo e transparência das águas tb influem na utilização de ambas. Por exemplo, ano passado (outubro) fui fazer uma pescaria no Rio Paraná (MS) e minha intenção eram os dourados, já que não pude ir pra Argentina e fiquei coçando com as dicas do Mestre Junos... tentei por 2 dias a pescaria com iscas artificiais, que devido a extrema transparência das águas, foi infrutífera... do 3° e último dia resolvi usar tuvira pois queria garantir meu dourado ! Afinal, pra quem pesca uma vez ao ano é lamentável voltar pra casa com o dedo atolado. Para mim o resultado foi positivo, para os que insistiram até o último momento na artificial, o fato de eu linguiçar foi "apelativo", porém esse foi o único dourado da pescaria.

Sem dúvida é imcomparável a emoção do ataque de um peixe na artificial, porém em minha atual situação, não posso me dar o luxo de deixar passar minha única oportunidade do ano só para ter esse prazer. Alguns amigos meus de pescaria são irredutíveis nesse fato, para eles o mais importante é a preparação das tralhas, a pescaria em si, o trabalho das iscas, o prazer de pinchar, etc. para mim o mais importante é a barra de ouro saltando fora d'agua, a tomada de linha e a foto, óbvio em se tratando de Rio Paraná X dourado, a soltura do peixe.

Sobre o desperdício, como citou o Kid M, se as iscas forem de criação, acredito que não haja problema algum em devolvê-las (sobras) à água, já que podem voltar a fazer parte da alimentação dos predadores naturais do rio. Quando pesco com tuvira (dourado), carangueijo e caramujo (piapara, pacu e piauçu) e até mesmo o minhocuçu (que não é natural do rio), costumo jogar sempre as sobras na água no final da pescaria. Em se tratando de iscas que não são de criação, como os camarões vivos e pitus usados na pesca de robalo, tb os jogo de volta, acredito eu que essa atitude não venha a prejudicar o meio ambiente.

O problema pode ocorrer na devolução de espécies não nativas, como tilápias, carpas, camarão da Malásia, etc. em um ambiente que ainda não estejam contaminados por tais espécies. Mas aí já entra algo muito técnico que só um entendido a fundo no assunto pode explicar.

Em outros casos, como na pesca de tucunaré, pelo pouco que conheço, devido a grande voracidade e ambiente em que vive, a utilização de isca natural é de similar eficácia na produtividade, porém essa pode ser mais difícil conseguir, matê-las vivas e evitar que peixes indesejáveis (piranhas) venham em grande quantidade ao local (cheiro de sangue na água).

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...