Ir para conteúdo

Pescaria no Rio Juma - amazônia


Posts Recomendados

Caros companheiros,

acabei de me registrar no forum e gostaria de algumas dicas dos mais experientes... estou indo em outubro deste ano para o Rio Juma em busca dos grandes Tucunas. Nunca estive na Amazônia, pesco tucunaré na represa de Três Marias - MG e quera algumas dicas de iscas artificiais para esta pescaria na Amazônia...

Obrigado,

Marcus Vinícius

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, já pesquei umas 5x no Juma, eu considero o segundo melhor lugar dos açus perdendo só para o Médio Rio negro. O unico defeito é que lá os peixes são menos agressivos, e dificilmente comem em iscas de superficie grandes. Leve uma caixa variada com isacs de 9 a 12cm, linha 50lbs é suficiente, iscas principalmente meia agua e twich bait e jigs. Na superficie vale tentar zaras como jumping minnow osso. Gdes poppers e gdes helices pode até levar, mas dificil usar, diferente do Rio negro. Eu acho que tem haver com o tipo de estrutura, pois não existem praias e pedrais, e o ppal as lagoas são relativamente fundas.

Mas é um lugar bom de peixe e relativamente perto de manus.

Abs

Boa pescaria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigo, já pesquei umas 5x no Juma, eu considero o segundo melhor lugar dos açus perdendo só para o Médio Rio negro. O unico defeito é que lá os peixes são menos agressivos, e dificilmente comem em iscas de superficie grandes. Leve uma caixa variada com isacs de 9 a 12cm, linha 50lbs é suficiente, iscas principalmente meia agua e twich bait e jigs. Na superficie vale tentar zaras como jumping minnow osso. Gdes poppers e gdes helices pode até levar, mas dificil usar, diferente do Rio negro. Eu acho que tem haver com o tipo de estrutura, pois não existem praias e pedrais, e o ppal as lagoas são relativamente fundas.

Mas é um lugar bom de peixe e relativamente perto de manus.

Abs

Boa pescaria

gostaria de conhecer la agora em fevereiro tem alguma dica relevante quanto a lugar e se nesse periodo teria sucesso?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

O Juma é muito bom de peixe mesmo como disse o Carlos Dini, só não gosto muito porque não é o estilo de pesca de açú que prefiro. A emoção de uma batida de helice é marcante e lá a pesca é mais de meia água, mas pode entrar peixe grande na superficie também, só não é tão comum. Outro ponto que vale destacar, é que o período de pesca no Juma, é muito curto. Se não tomar cuidado com a data, ou pega o rio seco d+, ou cheio d+.

Abraços e boa pescaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fala Marquinho, blz?

Até que enfim encontrei um companheiro de pesca no forum.

Aqui é o Ricardo de Brasília (estou junto com vcs nesta empreitada no Rio Juma)...

Tambem andei pesquisando sobre o Rio Juma e a pescaria que é feita lá. Segue abaixo algumas considerações que encontrei.

"Logo, peço a ajuda dos participantes que já foram, ou que conheçam o local, com dicas e informações como:

- Nesta época do ano como está o nível da água? Qual a diferença para a pescaria se o nível da água estiver alto ou baixo?

R: Nesta época do ano para o final do ano ela abaixa, mas nosso clima está tão maluco, né?![/b][/b]

- Quais são os melhores pontos / estruturas que devo procurar? Fundo de grotas, ilhas submersas, pontas de ilhas, raseirão??

R: Todas amigo, explore o máximo de pontos e principalmente jogando perto das galhadas ou no meio da galhadas e margens... As pontas de ilha é excelente tbm, não arremesse a isca de frente para a ponta mais sim lateralmente trabalhando a isca para fazar de frente...

- Quais as melhores cores?

R: Na minha opnião, Osso, Osso com cabeça vermelha, prata mas vale lembrar que o TRABALHO DA ISCA É TUDO!

- Quais as iscas TOP 5, tanto superfície quanto meia água?

R: Rebel - Jumping Minnow T20 (SUPERFÍCIE) e meia agua

Zagaia - PRIMA (espetacular, tem um nado errático)

Traião - (SUPERFICIE)

Saruna - 125 (meia agua) e outras também funcionam muito bem.

High Roller - Helice ou pode ser da KV.

- Estou levando varas de 17lbs, 20lbs e 25lbs. É suficiente?

R: Usaria apenas as de 25lbs e se for necessário as de 20lbs. A de 17lbs não levaria pra lá.

- Linha multi (Triumph) de 40lbs aguenta?

R: Aguenta sim amigo, porém não esqueça do Leader pelo menos de 65lbs.

- Garatéia 4X?

R: Perfeito.

- Snap Capela está bom?

R: Sim

- Algum outro ponto relevante que devo ficar atento (algum item imprescindível para levar, vacinas, etc)?

R: Precisa tomar a vacina de febre amarela, a que me lembro."

Bom Marquinho, acho que já ajuda.

Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RIcarvalho,

Concordo em parte nas suas considerações. Mas vamos lá:

Quanto ao Nível das águas por lá: Pelas conversas anteriores, vocês vão em Outubro, e nesse mês costuma ser bom, mas em 2010 a seca chegou mais cedo e complicou muita gente. Nessa região o ciclo de pesca é bem curto, e se pescar no final do ciclo do rio as chances de pegar belos tucunas é quase zero, porque quando está muito seco a região fica puro barro, e sem chances de pesca. E se estiver cheio d+, pior ainda, porque como em qualquer lugar os tucunas estão no mato. Portanto tente acompanhar o nível do Rio Madeira, porque tem quande interferência onde vocês vão. Setembro costuma ser bom também, mas o ideal é acompanhar o nível do rio mês a mês para fechar a data. E se possível feche a data de 2 a 3 semanas antes da pescaria.

Quais são os melhores pontos / estruturas que devo procurar?: Por lá não existem praias como no médio rio Negro, portanto a pesca será nos lagos. Os arremessos deverão ser para todos os lados, tanto na margem quanto no centro das lagoas.

Quais as melhores cores?: As melhores são as que estão dando resultado, leve várias cores, e procure sempre arremessar um tipo de isca e seu parceiro outro, para definir qual será a estratégia.

Quais as iscas TOP 5, tanto superfície quanto meia água? Quanto as iscas, as top mesmo são de meia água, por lá os peixes não são tão agressivos quanto no médio rio negro, dificilmente entram nas helices/popper. Os mellhores resultados são de meia água, tipo perversas e sticks, mas uma Rebel - Jumping Minnow também vale a pena arriscar mas os sticks sempre dão resultados por lá.

Varas: Devem ser de 20 a 25 lb.

Linhas Multi: Levar linhas de 40lb deve funcionar, mas eu levaria de 65lb. Porque você está na amazônia, e tudo pode acontecer, você pode pegar somente peixes pequenos que é o que a região costuma proporcionar, mas vai que entrar um tucunão verdade, com uma linha de 40lb o peixe vai estourar só na porrada. Porque arriscar, é melhor garantir e não dar chance ao peixão.

Garatéia 4X?: Tudo bem, mas cuidado para não colocar garateias maiores do a isca suporta, pois o trabalho ficara comprometido. reforcar as iscas ok, mas cuidado.

Snap: Sempre reforçado.

No mais boa sorte a vocês. E espero ter ajudado.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...