Ir para conteúdo

Tucunarés em Furnas... Pescaria em Família!!!


Posts Recomendados

Tucunarés em Furnas... Pescaria em Família!!!

Por: Rômulo Nelson Jr.

Local: Rio Grande - Represa de Peixotos

Cidade: Delfinópolis-MG

Dias de pesca: 30 e 31/10/2010

Unir o útil ao agradável...

Ha um tempo sem ver meu pai e a pelo menos 2 meses sem pescar, resolvi que iria fazer uma visita a ele no feriado de finados e, além do mais, minha mãe que passava uns dias aqui em BH por motivos médicos e também já estava meio inquieta com a situação, resolveu que iria comigo, nem que por apenas 3 dias, afinal, o pouco tempo que sobra temos que aproveitar.

Então, restando apenas 5 dias para a viagem, vamos aos preparativos finais.

Por ironia do destino, meu pai tinha vendido o motor de popa em Abril desse ano e literalmente remo não foi feito para barco pesado, resolvi comprar um motor elétrico (MS Phanton 44Lbs) mesmo que não seja o ideal, melhor que remo era, com certeza. Motor reservado em uma loja de amigos que por coincidencia ficava na cidade de Formiga que é cortada pela MG050, estrada que vai para a casa dos meus pais e agora era so aguardar o dia da viagem.

Outra compra feita para essa ocasião, foram os novos frogs da MS, pois em conversas com os amigos do CHAT MP, me disseram que eles se sobressaem muito bem para captura das traíras em locais com muita vegetação, que é o caso do local onde estava indo.

Chega o dia, trabalho normalmente até as 19:00 de sexta-feira(29/10) e saio, seguindo pela rodovia MG050 rumo a cidade de Delfinópolis-MG. Chegando ao destino final às 00:20, descarregamos as bagagens, minha esposa(Déborah) preocupada com fazer nossa filha(Julia) dormir, minha mãe(Olivia) preocupada em limpar a casa(00:30 :?: ), meu pai(Rômulo) preocupado se já tinhamos jantado e eu, esse que vos escreve, advinhem... Fui montar equipamentos!!!

Imagem Postada

free image uploader

Imagem Postada

image host

Imagem Postada

image upload

Sábado, 30/10/2010

Logo cedo, as 06:00, já vejo a situação da represa, muito baixa e com muita vegetação.

Imagem Postada

image host

Coloquei o motor elétrico no barco e antes mesmo de sair com ele resolvi dar os primeiros pinchos por ali mesmo, de barranco e já entra um tucuna azul.

Imagem Postada

image hosting

Imagem Postada

free image uploader

Imagem Postada

free image hosting

Imagem Postada

free image upload

Ao retirar esse da água, percebi que tinha outros próximos, então rapidamente retirei, fotografei, soltei e parti novamente para outro arremesso e pego mais um...

Imagem Postada

free image hosting

e outro...

Imagem Postada

image host

Nesse dia, foram aproximadamente umas 8 capturas na parte da manhã e varias ações...

http://s3.postimage.org/ykomvmtsl/image.jpg

image hosting service

http://s3.postimage.org/9rf4iina7/image.jpg

upload image

http://s3.postimage.org/gun1lo57j/image.jpg

free image host

Minha filha Julia, de apenas 1 ano e 4 meses, em seu primeiro contato direto com peixes, estava numa "farra" total, queria pegar em todos os peixes, onde eu ia ela estava atrás... (futura pescadora)

http://s3.postimage.org/rhgwempun/image.jpg

image uploader

http://s3.postimage.org/67tbrbm21/image.jpg

upload image

http://s3.postimage.org/67tf2eb1l/image.jpg

adult image hosting

Por volta das 11:00 as ações ficaram poucas, o sol estava castigando, então resolvi parar para tomar uma cerveja com meu pai, pois ainda mal tinha conversado com o velho. Conversa vai, cerveja vem e vejo um pássaro pousar praticamente ao meu lado na varanda e quando vejo...

http://s3.postimage.org/gun9vcvop/image.jpg

upload image

http://s3.postimage.org/rhh4obgbt/image.jpg

image uploading

http://s3.postimage.org/ykp1rgy95/image.jpg

hosting images

...esses dois filhotinhos dentro do ninho. Detalhe que os pais nao ligam pra exatamente nada, som alto, churrasco, chuva, vento.. e eles lá, firme e forte cuidando para garantir o futuro da espécie, mostrando assim, que o lugar tem muitos atrativos que vão além da pescaria.

Lugar de natureza sem igual:

http://s3.postimage.org/67tlojp0z/image.jpg

free image hosting

http://s3.postimage.org/gunghi9o3/image.jpg

image uploading

Após cervejas, churrasco e o almoço, não pode faltar aquele cochilo... Ao acordar, parecia que estava em outro lugar, muita chuva e muito vento e com isso já percebi o que enfrentaria pela frente.

http://s3.postimage.org/nxvdknrlf/image.jpg

hosting images

http://s3.postimage.org/ykp8dmc8j/image.jpg

upload images

Quase 2 horas depois, a chuva deu uma trégua e fomos novamente atrás dos tucunas.

Foram quase 1 hora para a primeira ação após o "mundo d´agua" que acabará de cair, eis que minha mãe engata um belo tucunaré amarelo...

http://s3.postimage.org/67tsap30d/image.jpg

free image host

http://s3.postimage.org/db1pdukxp/image.jpg

hosting images

...e na seqüência eu peguei alguns tricks que nem foto tirei.

Esse tricks de la são bem atrevidos, logo verão fotos de alguns.

E após alguns minutos, mais chuva que ficava indo e voltando e a gente insistindo entre esses intervalos.

Em uma dessas "brechas" dadas por São Pedro(hehehe), minha mãe novamente entra em cena e engata mais outro amarelo, esse era de respeito...

http://s3.postimage.org/nxvk6t5kt/image.jpg

image hosting

Ao ver esse alvoroço todo, minha esposa animou com a ideia de pescar e pediu um conjunto pra ela tentar também. Quando ouvi isso, podem acreditar... fiquei sem ação, meio que sem entender, logo quem me criticava tanto me pedindo isso, parecia um sonho! Mas prontamente passei-lhe um conjuntinho que julguei ser mais fácil para alguém que nunca tinha pegado em mãos uma carretilha e a entreguei.

Logo no primeiro arremesso(sem cabeleira), vem recolhendo e a uns 5 metros do barranco, um trick vai na isca dela e ela o tráz até a beira, mas ele escapa. Mas novamente insiste e faz sua primeira captura... (peixe pouco maior que a isca)

http://s3.postimage.org/ykpgnb2pp/image.jpg

adult image hosting

http://s3.postimage.org/67u0kdthj/image.jpg

upload images

Mas soltou o peixe e já foi logo arremessando novamente e na seqüência, mais peixes...

http://s3.postimage.org/db1zb2nwn/image.jpg

image host

http://s3.postimage.org/ke9we85tz/image.jpg

upload images

http://s3.postimage.org/rhhthdnrb/image.jpg

free image uploader

Foram 4 no total que ela capturou, mas..."eu só soltei por que eram pequenos, senão eu iria comer".

Esta bom, já deu o primeiro passo que era tentar(e gostou). Sobre soltar, isso ai eu vou mudar com o tempo.

Já com o dia quase "se indo-se", ainda deu tempo de mais um...

http://s3.postimage.org/v13suq2yv/image.jpg

image host

http://s3.postimage.org/67uahlwgh/image.jpg

upload images

http://s3.postimage.org/db27kredt/image.jpg

image upload

http://s3.postimage.org/kea4nwwb5/image.jpg

free image upload

http://s3.postimage.org/nxw419bip/image.jpg

image hosting service

...encerrando assim, esse primeiro dia de pesca.

Acabou que nesse dia nem sai com o barco, pois a boa produtividade no barranco, na "porta de casa" pela parte da manhã e a chuva e vento a tarde não permitiram.

Domingo, 31/10/2010

Manhã de domingo, acordo cedo e vou fazer alguns arremessos próximo a uma cerca, local bem promissor sempre que vou lá. Após alguns arremessos entra um bom peixe e começa a tomar linha, muita linha, coisa que até o momento era novidade para mim se tratando de peixes do local. Após uns 2 minutos, não saltou nem nada, chegando próximo do barranco a linha arrebenta no leader próximo ao snap e não consegui sequer, ver a cara do peixe que levou minha MS Big Game 85. Penso eu ter sido uma traíra que possa ter cortado o leader. Após isso voltei para casa e fui tomar café, pois logo sairiamos para cumprir o nosso dever como cidadãos.

Fomos até a cidade de São João Batista do Glória para, no meu caso justificar e no caso da minha esposa e pais, votarem. Ela seguiu para a casa dos pais dela que residem na cidade de Passos e voltei com meus pais para o segundo e ultimo dia de pesca.

Mal chegamos lá, mãos nos equipamentos, eu para um canto e minha mãe para o outro(sim, a veia é viciada também)... :lol:

Sem sucesso imediato, peguei o barco fui estreiar o motor elétrico. Infinitamente melhor que remar, mas não foi foi 100% das minhas espectativas, não sei se pela falta de ação nos pontos mais distantes da casa ou se pelo simples fato das inúmeras capturas no barranco próximo à casa. Após umas três horas com o barco na água e apenas 1 ação sem captura, resolvi voltar para o barranco mesmo, mas antes, sairam algumas fotos:

http://s3.postimage.org/v1414etg1/image.jpg

image upload

http://s3.postimage.org/67uiramxn/image.jpg

image host

http://s3.postimage.org/9rgi4n257/image.jpg

image hosting service

http://s3.postimage.org/guof7sk2j/image.jpg

upload image

http://s3.postimage.org/keael4za3/image.jpg

free image upload

http://s3.postimage.org/rhiboah7f/image.jpg

image hosting service

Já nesse dia, caiu consideravelmente o número de ações, pois estava ventando muito, chovia com frequencia e a água sujou bastante após a noite toda de chuva e, para levar ao pé da letra o trecho "se der uma chuva de xúxa no meu cólo cai pelé", a câmera deu defeito...

http://s3.postimage.org/ykq8rfz4r/image.jpg

upload image

e para quem não acredita( ou só acredita vendo) que em Furnas tem Jacaré, ai vai...

http://s3.postimage.org/67usoipwl/image.jpg

free image host

Esse ai, carinhosamente chamado de joãozinho pelos meus pais, passa o dia todo por cima dessa moita a uns 50m da casa e só sai para se alimentar.

Nesse dia, pesquei somente até as 16:00, sairam poucos peixes e separei o resto do dia para ficar com meu pai, esse não é muito fã de pescaria, contrariando o motivo maior que o fez mudar para la, pois após morar próximo a represa, passou a não gostar tanto de pescaria.

Na segunda feira, 01/11/2010 fui para a casa do meu sogro, pois nesses casos que os pais, tanto meus, quanto os da minha esposa, moram longe, temos que saber dividir o tempo para ambos, ainda mais pela neta deles.

Voltamos para Belo Horizonte na segunda feira, saimos de Passos as 17:30 e parei para tirar algumas fotos e mostrar aos amigos o quanto é bela a região de Furnas-MG, paraiso esse que era 95% destino das minhas viagens desde criança, pois meus avós(maternos e paternos) moravam lá, hoje infelizmente... todos já descansaram.

Volto a bater na tecla sobre a depredação que Furnas sofre diariamente com predadores de todo tipo, seja na água ou fora dela, e ver que ninguém(ou muito pouco) fazem algo para conter isso.

http://s3.postimage.org/guonhhajp/image.jpg

image hosting service

http://s3.postimage.org/rhiiafv6t/image.jpg

free image hosting

http://s3.postimage.org/ykqfdld45/image.jpg

free image host

http://s3.postimage.org/67uzao3vz/image.jpg

image hosting service

Bom, a Déborah já esta me cobrando outra pescaria, isso é um bom sinal. Creio que a maioria aqui , como eu antes, gostariam que sua esposa/namoradas/etc... os acompanhassem nesse tipo de lazer, mas acredito que nem todas, como a minha era antes, gostam da ideia. Então vos digo, insistam que uma hora elas cedem e ai terão parceiras também para as pescarias.

Iscas matadeiras :

Big Game 85 , Taty Jump e Inna 90

(sorte que tinha duas BIG GAME 85 iguais, pois perdi uma e foi a que salvou a pescaria)

Conjuntos :

Sumax Fenix 17Lbs + Daiwa MegaFroce

PB milenium Impacto 21Lbs + contender 10.000SS(que minha esposa usou)

Fleming Apache III + Lubina By Jhonny Holfmann

Agradecimentos:

À Deus em primeiro lugar, por me proporcionar momentos tão prazeirosos junto com minha família e a todos amigos que estão sempre, na medida do possível, me ajudando com minhas dúvidas intermináveis(hehehehehehe). Léo pela indicação da compra do Motor elétrico, galera do CHAT DO MP(abração) pelas dicas de iscas e os Frogs, mesmo eles não tendo funcionado... hahahahahah.

Abraços à todos vocês!!!

é isso ai, amigos...

até a próxima!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belas imagens Romulo, pescaria em família é uma das melhores coisas a se fazer, parabéns!

Comprovei isso mesmo, TiWillian, vou tentar fazer isso mais vezes.

Obrigado ai...

Abraços!

Que lugar bacana parceiro...

Parabéns pelo relato

De fato, Joelson... la é muito bacana, tranquilidade toral... muito bom.

Obrigado

Pescaria em familia é algo único, tudo é alegria tudo e motivo de comemoração e pelo visto a turma pescou bons bocudoss parabéns para todos da família.

Abraçoss...

Realmente, algo único. Tudo era alegria nesse dia, até pra mim que ja pescava mais tempo la, fiquei muito satisfeito, tanto com o numero de capturas(dificil para o local), quanto pela festa em si da minha filha, esposa, mãe... e por ai vai.

Valeu ai, João

Abração !

Essa pescaria foi boa mesmo mano!!!

Pescar nesse lugar e conseguir peixe é como tirar água de pedra!!! hehe

Pescaria campeã... Literalmente!!! ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

LIteralmente.. kkkkkkkkk

Valeu ai, camarada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa pescaria!

Dexa us tucuna se cria pra na proxima vez pega um gigante

Se não cairam em redes, estão todos la. Vamos ver se na proxima me saio bem novamente.

valeu ai, Gabriel.

Parabéns Romulo.. pescar em família é tudo de bom... Parabéns...

Realmente, é muito bom mesmo, Cabral.

Valeu ai,

abração!

Bonitos tucunas Romulo ... Furnas mostrando seus tucunas !! Bom demais ver isso

De fato, Felipe... vemos que Furnas ainda respira, mas continuar nas proporções atuais, temo logo não ter peixe mais la. Triste.

Mas, valeu pelo comentario ai.

Abração !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 anos depois...
  • 2 semanas depois...

Rômulo, que pescaria TOP palmas:: Sei tão bem quanto você a depredação que o Rio Grande sofre por aqui, mas para quem dedica ainda há bons peixes! Meus parabéns, gostei de ver os tucunas joia::: Abraço :amigo:

 

Valeu, Pedro.

 

Temos que marcar uma pescada ai qualquer dia desses...

 

Abraços!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...