Ir para conteúdo

Protetores Solares Reprovados em Teste


Posts Recomendados

::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Imagem Postada

Independente do verão, o protetor solar é um item essencial para todos os dias, especialmente em um país como o nosso. O problema é quando não funciona! O que? Isso mesmo! Pasmem!

A Pro-Teste Associação de Consumidores (Pro Teste) avaliou vários protetores (fator 30) e chegou a uma triste conclusão: oito das dez marcas avaliadas falham na eficácia. De maneira geral, os protetores L’Oréal Solar Expertise e o Cenoura & Bronze foram os que se saíram melhor na avaliação de eficiência do filtro solar.

Perdeu seu efeito protetor quando exposto ao calor. As marcas reprovadas foram consideradas fotoinstáveis e não mantiveram 80% da proteção inicial após uma hora de uso a uma temperatura de 40º (marcas reprovadas: Avon, Hélioblock, Nivea, Banana Boat e Sundown). A marca Coppertone tinha a informação que era fator de proteção 30 quando o teste mediu 25.

Não acusou o fator de proteção UVA. De acordo com a pesquisa, somente as marcas: L’Oréal Solar Expertise, Cenoura & Bronze e Natura tinham o fator de proteção UVA. O problema é que em todos os rótulos indicavam que havia esse tipo de proteção. No Brasil, a legislação não exige que tenha substâncias bloqueadoras dos raios UVA, mas a Pro Teste faz um apelo a partir dessa pesquisa para que a ANVISA passe a exigir isso. Você achou que acabou? Não!

Possuíam em sua composição benzophenone-3 – substância potencialmente cancerígena. Essa substância já é proibida em vários outros países. Três marcas não continham substância – L’Oréal Solar Expertise, Cenoura & Bronze e o Hélioblock da La Roche-Posay.

A pesquisa avaliou os seguintes aspectos: análise de rotulagem, composição, irritabilidade, hidratação, proteção, resistência a exposição solar e teste em uso. Como vocês podem ver, o teste foi bastante completo. Veja o quadro do teste (extraído da Folha de São Paulo).

Gente, protetor solar precisa funcionar de forma eficaz! O legal desse teste é ter considerado situações reais de uso, revelou que nem sempre o mais caro é o melhor e que as empresas de cosméticos precisam levar a sério os seus consumidores. Com certeza, esse teste vai provocar uma reviravolta nas vendas dos protetores solares no verão de 2010. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e situações como essa fazem se descarte as marcas que não se adéquam ao seu bem estar. Hello! Proteção solar é essencial! Os riscos de câncer e o envelhecimento precoce estão aí!

As empresas precisam acordar e pensar no “business” como uma troca – elas lucram e os clientes ganham em qualidade!

Fonte dos dados da pesquisa:

* Pro Teste

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, primeiro gostaria de deixar claro que não tenho nenhum conflito de interesses com nenhuma empresa fabricante de Filtro Solar, porém como Médico Dermatologista gostaria de lhes repassar a posição da Sociedade Brasileira de Dermatologia sobre esta pesquisa (Pro Teste):

"Comunicado da SBD:

Em relação aos principais dados apresentados, a Sociedade Brasileira de Dermatologia apresenta sua posição abaixo:

Quanto à composição

- O Benzofenona-3 é permitido em concentrações de até 10%, em conformidade com o disposto na RDC 47/06 da Anvisa. O ingrediente é largamente utilizado como filtro UVA em diferentes produtos há muitos anos no Brasil. Sendo também permitido em países da União Européia e Estados Unidos.

A COLIPA (“European Cosmetic, Toiletry and Perfumary Association”), através do Comitê Científico para Produtos de Consumo (SCCP) emitiu parecer em 2008, onde conclui que o uso da Benzofenona-3 como filtro UV em fotoprotetores não oferece riscos à saúde da população, conclusão essa baseada em estudos toxicológicos realizados.

Desta forma, a SBD entende que, à luz do conhecimento atual, não há justificativas para recomendar a proibição da Benzofenona-3 em protetores solares.

Quanto à Proteção UVB (FPS) e Resistência a água

- A SBD entende que para aferir o FPS e a resistência a água deve ser utilizado o teste in vivo com voluntários humanos, seguindo normas do FDA (Food and Drug Administration) e COLIPA (“European Cosmetic, Toiletry and Perfumary Association”) que são as recomendadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O Pro Teste se utilizou da técnica in vitro baseada em leitura espectrofotométrica e com baixa correlação para o estudo in vivo.

Quanto à Proteção UVA

- O Pro Teste realizou o teste de PPD in vitro, publicado pela COLIPA (“European Cosmetic, Toiletry and Perfumary Association”) como alternativa ao PPD in vivo. Porém, ainda não existe um consenso internacional sobre o melhor método para a avaliação da proteção UVA. Os países que compõem o MERCOSUL estão revendo os critérios e regras para o nível de proteção UVA, além das metodologias a serem empregadas. Assim, a quantificação do UVA depende da metodologia empregada.

Quanto à Fotoestabilidade

A descrição do método no ofício para determinação da fotoestabilidade apresentada no estudo realizado pela PRO TESTE é bastante vaga, dificultando a interpretação dos resultados pela SBD. Como não existe ainda método referência para avaliação de fotoestabilidade, a SBD entende que, sem a melhor descrição do método, não há condições para sua avaliação.

A importância da proteção solar

Por fim, a SBD frisa a importância da população se proteger do sol, através do uso de bonés, roupas e filtros solares. O uso adequado de filtro solar continua sendo recomendado para a prevenção do dano solar agudo e crônico, particularmente na prevenção do câncer cutâneo.

Fonte: Comunicado da SBD aos associados (04/12/2009)."

Assim, o importante é você usar adequadamente seu Filtro Solar seguindo algumas regras básicas:

1. O fator de proteção solar (FPS) mínimo deve ser o 15, no nosso caso(pescadores), o ideal são filtros com proteção 30 ou mais e que também tenham proteção UVA;

2. Aplique o filtro solar 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol;

3. Espalhe o filtro solar de maneira uniforme e abundante por toda a superfície corporal que vai ser exposta ao sol. Economia é sinônimo de proteção inadequada;

Imagem Postada

4. Não se esqueça de proteger as orelhas, mãos, pés e os lábios(existem protetores labiais com fator de proteção 30)

5. Filtro solar em spray também precisa ser espalhado com as mãos, senão a aplicação não fica uniforme;

6. Reaplique o filtro solar a cada 2 horas e após mergulhar ou transpiração excessiva. Filtros à prova d'água também precisam ser reaplicados após o mergulho, eles resistem melhor, mas acabam saindo;

8. O uso do filtro solar não significa que você está imune aos efeitos do sol. Cuidado com a exposição excessiva no horário entre 10 e 16 horas. Por ser o melhor horário para pegar os grandes peixes, use sempre chapéus, bonés, viseiras e camisetas, que já são encontrados nas versões com filtro solar. Nós temos usado muito as camisetas da marca UVline (http://www.uvline.com.br) e também as camisas Columbia, como fotos abaixo.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

É isso aí galera.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Eu já tive um cancer de pele antes dos 30 anos. E como sou muito branco, muito provavelmente ainda terei outro na vida... O próprio Dr. Rafael acima quem retirou e após isso fiquei muito assustado. Passei a tomar muito mais cuidado. Ultimamente, seguindo essas dicas que ele coloca acima e sem abrir mão do meu conforto enquanto estou pescando, não tenho tido problemas de queimaduras solares e volto das pescaria da mesma cor que eu fui (o que para mim, é bom sinal...).

Sigo as recomendações acima à risca! Uso sempre muito filtro solar, me lambuzo mesmo... Podem ver nas fotos que eu estou sempre meio "ensebado" :gorfei: ... Como passo muito protetor e cubro a cebeça com boné e bandana, suo muito, o que me obriga a passar ainda mais filtro...

Cubro o que dá com roupas e todas as minhas peças possuem filtro solar. Passo filtro até no pé, mesmo pescado de Croc ou sandália e nas pernas, além do rosto, pescoço, nuca, orelhas e braços. Tento usar luvas o máximo que dá, ou aplicar protetor no dorso das mãos. Reaplico o filtro a cada duas ou três horas ou após os banhos de rio. É um saco, tenho que confessar, mas não quero ter que arrancar mais um pedaço de couro por causa dessa doença maldita...

Ah... e já usei quase todos os filtros citados aí na pesquisa, menos o Natura, o Copertone e o Avon. Tem um La Roche Posay FPS 60 fluido que é muito bom pro rosto (fácil de espalhar) e aquele L'Oreal também é muito bom. Além deles, usei também um Episol gel que gostei muito (vantagens de ser genro e cunhado de dermatologistas...). O Cenoura & Bronze, Sundown e Banana Boat eu usava muito quando era mais novo e gostava, mas faz tempo que eu não os uso. Agora chega, senão isso aqui vai ficar parecendo blog de boiola!!! :gorfei: rindo2:: rindo3:: Daqui a pouco alguém manda um post aí: "Pescar não é abrir mão do estilo!", com dicas de combinação de roupas... rindo3:: danca:: :gorfei:

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi amigos...

a mais ou menos uns 8 meses atras recebi estas informações por e-mail.

mais do que de pressa troquei de protetor solar. passei a usar o cenoura e bronze 30.

uma coisa que me trouxe bastente supresa era que ele saia da pele muito rapido pela transpiração o que fazia com que tivesse que reaplica-lo a casa 20 ou 30min. tendo situações em que cheguei a me queimar (de ficar ardido) por nao aplica-lo com tanta frequencia (em um dia nublado).

Uma coisa que me chamou a atenção é que sempre usei o protetor da Avon 30 nunca havia chegado ardido em casa. Aprova real foi um pescaria em alto mar que realizei. Saimos as 5h e voltamos as 20h. fazia a aplicação do protetor a cada 2h e ate 3h. para minha supresa, nao estava nem umm pouquinho ardido, e olha que o dia nao tinha nenhuma nuvem, um sol de rachar o sertao!!! foi deste dia em diante que voltei a usar o protetor da Avon 30 e nao o abandonei mais.

com o tempo descobri que havia muitos erros por tras destes resultados que ate se cogitou a hipotese de estrategia de marketing.

esta foi minha experiencia.

valeu pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...