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Mercury 25hp Sea Pro.


Visitante walter ferreira júnior

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MAS QUANDO TROCA A JUNTA .....SERÁ ACONSELHAVEL TROCAR O HELICE TAMBÉM ....OU PODE FICAR A ORIGINAL ??? lacou:: lacou:: lacou::

PASSO 13 X 9.9 ORIGINAL...PARA 25 HP.

Tem gente que troca, eu mantive a original.

Trocar o hélice não é uma tarefa simples, precisa tem um bom medidor de RPM e testar vários modelos para achar o melhor desempenho no RPM ideal de funcionamento. Senão corre o risco de ter desempenho inferior e até mesmo causar problemas no motor, por rotação excessiva.

Eu fiz algumas contas e o custo de um hélice novo só compensaria a economia de combustível após vários anos de uso e o ganho de velocidade seria mínimo.

Na minha opinião é desnecessário e não compensa.

Mas... tem gente que trocou e está satisfeito.

Agora a manguei tem que trocar, a mangueira original não resiste ao álcool da nossa gasolina.

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  • 8 meses depois...

Meus amigos pescadores, sou bem novato no site, naveguei por muito tempo na net, procurando informações sobre qual motor comprar. Ao me deparar com todos esses relatos e dicas, tive que me cadastrar hehehehe. Nem tenho o dinheiro ainda pra comprar, mas hoje fui na concessionária, pegar o de sea pró nos braços, pra ver o peso, e saber se compraria um de 15 ou de 25. Para minha surpresa, dei conta de levantar o bicho sozinho, então vou ficar com ele, hehehe, ja estou arrumando um dinheiro emprestado, pra comprar ele no máximo semana que vem, para aproveitar o preço. Assim que der um esfrega nele, eu posto aqui todas minhas opiniões contra e a favor. Agradeço a todos que palpitaram. Abração.

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Meus amigos, nesse final de semana, levei o motor pra água. Coloquei ele em uma canoa de um amigo meu, bem pesada, não sei marca e modelo, mas ela tem suporte no meio, com volante, mas não liguei esse sistema. Coloquei um litro de óleo recomendado em 25 lts. de gasolina, para amaciamento. Apanhei muito daquela regulagem do Trim, pois não tenho intimidade com motor. Pelo menos, achei uma posição que fazia com que a canoa rendesse bem. Fui conforme o manual, bem devagar, e as vezes acelerando no ultimo durante um minuto. Não achei o motor agressivo, mas penso que é por conta da junta, que ainda está com a 25, a outra está dentro do saquinho junto com o manual, estou esperando o mecânico chegar pra fazer a troca. Com a junta original, 4 pessoas na faixa de 95 Kg. e uma canoa bem pesada, atingimos 37 km/h. O consumo que me impressionou, rodamos exatos 30 km subindo o rio, e 30 descendo. Gastou 12 litros. Semana que vem, farei a troca da junta, e farei o mesmo percurso, com o mesmo peso, pra ver se compensará a mudança.

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Olá Rogerio

Bem vindo ao FTB

Á alguns meses atrás fiz o mesmo que vc - queria um motor 25 mas não sabia se conseguiria carrega-lo - e não é que dei conta - incrivel ... kkkkkkkkk

Comprei tb o SEA PRO já estou rodando com ele á alguns meses - agora que deu 10 horas de uso vou fazer a 1° revisão e ver se ele está com a tal junta do 30 ou do 25

Uma dica - realmente o motor é bem econômico - más se vc usar até + ou - 2/3 da potencia - quando o seu motor estiver amaciado vc notará que se usar no "talo" ele bebe bem

Outro dia voltei a remo para a chacará (achei que dava - não deu - ai f...) que mico 1 hora remando (eu estava acostumado com um 15 da Yamaha)

Depois dessa tô andando com 5 L em um tanque a parte

Más é um baita motor - parabéns pela escolha

inté

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Rogério,

Como disse o Walther, enquanto estiver com a mistura do óleo rica 25:1 o rendimento será menor mesmo. As 10 primeiras horas são uma tristeza suici::

Agora, este seu barco deve ser mesmo muito pesado, pois tem até comando a distância, procure amaciar em um barco comum de 6m legal::

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Eu ja estava achando esse motor muuuito economico, comparando com um Yamaha de 15. Com esse mesmo percurso, canoa e peso, gastavamos quase 24 litros. Realmente, o barco é bem pesado, pra carregar em 4 pessoas e colocar na agua, é mais fácil fazer uma caminhada com o sea pro nas costas hehehe. Gostei tanto desse motor, que ele ta dormindo na minha cama KKKKKKKKKK.

Abraço a todos.

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  • 7 meses depois...

Olá Biguazada,

Reativando esse excelente tópico, para acrescentar informações e alterar uma coisa que escrevi antes.

Informações relacionadas a: hélice, giro máximo, velocidade, altura do motor, inclinação do motor (trim)

Há alguns meses fiz uma reforma no barco, um Karib 500, instalei plataformas, o peso do barco aumentou e a velocidade diminuiu. Estou usando o hélice original 9 7/8 x 13.

Como levei só o barco o Levi, que fez a reforma (www.levinautica.com.br), não pode alterar a altura do motor, mas me orientou a deixar a placa antiventilação de 1 a 1,5 polegadas acima do fundo do barco, ao contrário do que indicam os manuais.

Ele disse que talvez tivesse que regular novamente a inclinação do motor (trim) para não cavalgar (o que é extremamente simples de se fazer: basta deixar na regulagem o mais alto possível sem que o barco cavalgue/pule). E que provavelmente iria ventilar nas curvas em alta velocidade, mas como a maior parte do tempo navega-se em linha reta ou curvas suaves e não devemos fazer curvas em alta velocidade isso não seria um problema.

Como ele tem mais de 20 anos de experiência com barcos e motor, resolvi testar.

Comprei um tacometro xing-ling no Ebay (que não é pra motor 2 tempos 2 cilindros, mostra o rpm em dobro) e pude testar diferentes configurações medindo velocidade (gps) e RPM.

Depois da reforma o barco não passava dos 43 km/h (eu sozinho = 110kg).

Levantei o motor 1,8 cm, o barco manteve os 43 km/h a 5000 RPM (máximo). Levantei o trim um ponto, a velocidade aumentou para 46 km/h, mas o motor ventilava muito.

Levantei o motor mais um pouco cerca de 2,5 cm acima do fundo do casco. A velocidade pulou para 49 km/h e o giro foi a 5.200 RPM. Levantei o trim e o barco ventilava direto, abaixei o trim e a velocidade diminuiu para 44km/h.

Deixei o motor com a placa anti-ventilação a 1 polegada acima do fundo do barco. Tenho usado assim há uns 2 meses, já reparei que o giro e velocidade variam dependendo do dia, pelo o que li é conforme temperatura do ar, pressão atmosférica, vento, maré, distribuição de peso no barco.

A distribuição do peso no barco muda a velocidade, agora o parceiro vai ao meu lado durante a navegação, em geral aumenta de 3 a 4 km/h a velocidade máxima em relação a ele sentado no meio do barco. Se tiver um pouco de marolas e o barco cavalgar peço pro parceiro ir pro banco do meio do barco, ou diminuo a aceleração.

A velocidade máxima que alcancei até agora foi 51.4 km/h com duas pessoas no barco. E o giro máximo até agora foi 5.350 RPM.

Mas na maior parte do tempo a velocidade máxima fica em 48 km/h e o giro em 5100 RPM.

Reduzindo um pouco a aceleração, para economizar combustível, ando a 43 km/h e o RPM varia de 4.700 a 4.800.

O manual indica RPM máximo de 5.600 a 6.000. E pelo o que pesquisei para cada polegada de passo que se reduz o hélice teoricamente aumenta 200 rpm.

Estou considerando trocar o hélice para um de passo 12. O que teoricamente aumentaria o giro, a velocidade e reduziria o consumo.

O objetivo é navegar mais rápido em cerca de 80% de aceleração. E assim diminuir o consumo sem diminuir muito a velocidade.

Se conseguir economizar 1 litro de combustível por pescaria, considerando que pesco quase todo fim de semana, o custo do hélice novo se pagaria em menos de 1 ano.

Porém ainda tenho uma dúvida: maior RPM não significa maior consumo? Ou a velocidade compensa?

Enfim, daqui um tempo vou testar, mas por questões pessoais, só vou poder testar daqui uns 3 meses.

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Olá Eloy!! Que legal seus testes, eu também estou tentando acertar o melhor posível meu barco e motor, (BigFish 5014 + Mercury 25 Sea-pro, ja passado para 30 hp). Mas o maximo que eu subi, foi até a placa anticavitação ficar paralela ao fundo do casco, e ja cavita muito em curvas, tenho que diminuir a velocidade, e não subi mais por uma razão, tenho medo do motor ficar muito alto e não conseguir puxar agua suficiente para refrigeração, e como não tenho tacometro, não sei se o giro maximo esta sendo ultrapassado. Mas show sua colocação!!! joia::: Parabéns!!!! ::tudo::

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Olá Leonardo,

A altura do motor vai variar conforme o formato do fundo do casco e peso do barco também.

Não esqueça de fixar bem o motor. O meu depois que acertei a altura fixei com parafusos na popa e não apenas com as borboletas.

O bom deste motor é que se o giro ultrapassar muito ele corta o motor. Mas se já está ventilando muito, provavelmente já está no limite.

Ajustou a inclinação do motor? No meu, depois que levantei o motor tive que abaixar um pino a regulagem de altura (trim).

Outra coisa que esqueci de escrever na outra mensagem, quando estou so eu, agora o barco entra em planeio em 5 segundos, em dois plana em 8 segundos. Tá bonzinho né. rs. alegre:: danca::

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Olá Leonardo,

A altura do motor vai variar conforme o formato do fundo do casco e peso do barco também.

Não esqueça de fixar bem o motor. O meu depois que acertei a altura fixei com parafusos na popa e não apenas com as borboletas.

O bom deste motor é que se o giro ultrapassar muito ele corta o motor. Mas se já está ventilando muito, provavelmente já está no limite.

Ajustou a inclinação do motor? No meu, depois que levantei o motor tive que abaixar um pino a regulagem de altura (trim).

Outra coisa que esqueci de escrever na outra mensagem, quando estou so eu, agora o barco entra em planeio em 5 segundos, em dois plana em 8 segundos. Tá bonzinho né. rs. alegre:: danca::

Sim, o meu motor esta parafusado!!! Ficou muito ba beira, da até medo de cair o motor do barco, por isso parafusei!!

No meu caso estou usando no penultimo furo do trim (quase no limite mais alto).

Bem lembrado Eloy!!!! O meu barco melhorou muito no planeio, demorava muito para planar, mas agora é bem mais rapido também!!

Abraço!!!!

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A melhor posição que encontrei na altura do meu motor foi com 1 pol. acima do fundo do casco.

Melhorou muito.

Que interessante Walter!!!! Se não me falhe a memória, seu casco é um BF 5014 console + Mariner 40Hp 3cil completo, com Power trim, correto???

Mas 2,5cm acima não cavita muito em curvas??? Haaaa.... mas voce deve abaixar um pouco o trim para isso!!! Resolvendo o problema, Não????!!! Power trim faz muita falta!!!

Meu barco com duas pessoas e tralha esta atingindo 43, 44km/h (gps Garmin), para um casco pesado, até ta bom, não acha??? Ja consegui um dia, com com o motor todo baixo, (na altura), com um pouco de carneiro, duas pessoas mais tralha, 46 km/h!!! Mas foi somente esta vez!!!

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  • 2 meses depois...

Estou pensando em adquirir um sea pro de 25 ou de 15 HP.

Estou com uma dúvida:

Esse motor (25 HP) caberia em um Uno Mille?

Ou seria melhor optar pelo de 15 HP?

Como vocês carregam esse motor? Com um suporte?

Desde já, agradeço pela atenção e pelo compartilhamento de informações

Edson Kurokawa

ola pessoal sou novo aki

olha comprei um ano 2006 recentemente

é bem grande coube em um corsa sedam na marra

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Maicon,

O motor é bem maior que um 15hp e transportar não é tão simples, mas já que tocou no assunto:

Se levar no porta malas verifique que o motor tem que ser levado em uma posição certa pra não vazar óleo (tem no manual).

Os carros sedans tem porta malas com maior capacidade para bagagens pequenas, mas tem dificuldade de acomodar itens grandes, por causa da pequena abertura da porta. (http://ig.vrum.com.br/app/301,19/2011/1 ... lume.shtml)

Se levou em pé, na área para passageiros, não esqueça de prender o motor com o cinto de segurança, no caso de uma batida o deslocamento do motor pode machucar seriamente os ocupantes.

Carros 4 portas tem portas menores que 2 portas e isso também dificulta para colocar itens grandes dentro do carro.

ola pessoal sou novo aki

olha comprei um ano 2006 recentemente

é bem grande coube em um corsa sedam na marra

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olha acabei de comprar um 25 sea pro 2006 pouco uso,

eu uso muito pra lazer sem

comentario o motor é muito forte

pesquisei muito antes de compra pq tinha muitas duvidas

mas agora que fui umas três vezes com ele no rio paraná

estou muiiiiito satisfeito

testei um 40 hp yamaha barco tapajos 6 metros antes de comprar

olha andou quase junto 40 e 25/30 sea pro

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Aí pessoal.. palmas:: palmas:: buaa:: estou preste a fechar um negocio com Sea Pró 25 ..falei isto com o mecânico , não gostei da resposta dele quando perguntei sobre o Mercury Sea Pró ... olha o que ele falou " É UMA MERDA " estora biela direto, aí perguntei qual devo comprar ..me falou .,. YAMAHA...tó confuso, alguém tem algo a dizer????

ola tenho um 25sea pro 2006 é um foguete e gasta pouco

so tem que trocar a maqueira

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O motor é bom mesmo mas e o transporte? Não se arrependeu? Lembro que voce queria comprar um 15hp justamente por esse motivo.

Compartilha a experiência para ajudar outros a decidirem (eu já tenho o meu. rs)

olha acabei de comprar um 25 sea pro 2006 pouco uso,

eu uso muito pra lazer sem

comentario o motor é muito forte

pesquisei muito antes de compra pq tinha muitas duvidas

mas agora que fui umas três vezes com ele no rio paraná

estou muiiiiito satisfeito

testei um 40 hp yamaha barco tapajos 6 metros antes de comprar

olha andou quase junto 40 e 25/30 sea pro

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Boa tarde a todos, vendi meu motor yamaha 15 seminovo e comprei um 25 sea pro, achei muito economico porem estou apanhando o meu barco e leve 90 kl o motor e manual, quando solto o manche ele tende a virar para esquerda a loja nautica me mandou regular (girar) uma pazinha logo acima da helice até achar o ponto certo, o acelerador esta dando caimbra na mão, quando acelera muito me mandaram apertar um parafuso do acelerador dentro do capu, se alguem souber algumas dicas com relação aos poblemas acima mande para mim.

Agora o motor para quem esta acostumado com um de 15 hp vai estranhar o peso, porque o Mercury Sea Pro é o motor de 25 hp + pesado da categoria epara quem não sabe ele é fabricado pela TOHATSU DO JAPÃO, abraços a todos.

Quero saber se tem como muda-lo para partida eletrica e se compensa, se não compensar a ideia e vende-lo e comprar um partida eletrica.

Abraços a todos - Zé Carlão

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Olá Zé Carlão!!! Este problema do motor puxar para um dos lados, é resolvido com a regulagem que voce falou, um pequeno leme direcionador. Voce terá que levar a chave certa e ir regulando pouco a pouco até equilibrar e não puxar para lado nenhum. A partida eletrica é um pouco cara, o kit em torno de R$2.200,00, acho que não vale a pena!!! Abraço!!!! joia:::

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O motor é bom mesmo mas e o transporte? Não se arrependeu? Lembro que voce queria comprar um 15hp justamente por esse motivo.

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olha acabei de comprar um 25 sea pro 2006 pouco uso,

eu uso muito pra lazer sem

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pesquisei muito antes de compra pq tinha muitas duvidas

mas agora que fui umas três vezes com ele no rio paraná

estou muiiiiito satisfeito

testei um 40 hp yamaha barco tapajos 6 metros antes de comprar

olha andou quase junto 40 e 25/30 sea pro

e ai amigo

estou muito feliz não me arrependo pelo tamanho porque agora levo no proprio barco mas não esta fixo

pra carregar 25 sea pro tem que ser em duas pessoas pra mim que gosto muito le lazer o 25 sea pro é perfeito

mas pra quem gosta só de pescar 15 hp é uma boa

eu tenho um 15hp evinrude que anda muito tambem e é bem leve

quando digo que anda é pq anda pra ser mais preciso meu 15hp da 40hm/h

contando pessoal duvida tive que postar um video no youtube

valeu galera!!!!

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