Ir para conteúdo

Pesca profissional em Barcelos


Posts Recomendados

Infelizmente meus medos se tornaram realidade, em recente viagem agora em fevereiro de 2011, encontrei em três lagos distintos e distantes um dos outros, os famosos geladores. Em um destes lagos eu contei 12 redes cruzando o lago. Um dos colegas de turma encostou para conversar com estes pescadores, e viu 2 grandes tucunares no gelo de mais de 10kg. ::nada::

Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonado pelo Rio Negro, e vejo com grande medo o futuro deste ambiente tão fantastico. Em 8 anos de pescaria em Barcelos(2 a 3 x por temporada) é a primeira vez que encontro redes nesta quantidade chorei:: .

Espero que este trecho do rio Negro não termine, como a região abaixo de barcelos que é muito mais predada.

Abs

Carlos Dini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 74
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

O que era "um temor" começa a se retratar como REALIDADE !

E o pior que essas ações vão se tornar cada vez mais frequentes, e todo o processo de reprodução, alevinagem, crescimento e atingimento de peixes dentro de um padrão adequado a se transformarem em matrizes, vai ser dizimado...

arrow:: Peixes de dois dígitos serão cada vez mais difíceis de chegarem a esse tamanho, pois serão abatidos antes disso... Vai virar um "Novo Pantanal"...

Depois do "dano" é que as ações serão realizadas... diabo::

...igualzinho a fazer seguro APÓS o fato consumado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será KId M???

Será que a região de Barcelos está com os dias contados?? Já sentiremos os efeitos logo na próxima temporada??

Parece que sim, Kid M, acompanhe meu raciocínio e me diga se estou errado: Primeiro vão dizimar a área em torno de Barcelos e após concluído o serviço, partirão para os afluentes próximos seguindo com o extermínio. E assim sucessivamente indo cada vez mais longe...

Quer dizer que teremos de ir mais e mais longe pra tentar pegar um troféu! É isso mesmo?

abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Alexandre,

Acho que as coisas serão um pouco mais complicadas que isso...

Veja meu ponto de vista ;

arrow:: Barcelos é um enorme berçário de várias espécies, algumas das quais de peixes ornamentais, conhecidos mundialmente, que servem também como uma das presas do "nosso tucunaré açu" !

arrow:: Diz-se inclusive que o peixe "cardinal" é um dos principais responsáveis pela forragem dos tucunas ! Esses peixes se reproduzem aos milhões e existem em grande abundância nessa região do médio Negro, apesar das capturas e exportações da expécies acontecerem em muitos milhares... ( constitue-se de importante fonte de renda dos pescadores da região ).

arrow:: O Tucunaré precisa de tempo para se desenvolver, e um exemplar de 10 quilos leva - seguramente - mais de 15 anos para atingir a esse porte !

arrow:: Outro aspecto importante a ser considerado, é que esses exemplares ( de dois dígitos ), representam um percentual bastante pequeno da população dos alevinos, até por conta do próprio processo seletivo da vida que acontece ao longo de toda sua vida ! A luta pela vida é algo muito disputado, e apenas os de melhor constituição e sagacidade logram chegar a essa plenitude !

Se vamos ter um incremento de pesca na região, com grande retirada de peixe em diversos tamanhos ( e fases de vida ), é de se esperar uma diminuição das matrizes, e com isso, um desequilíbrio entre presa e predadores...

Esse desbalanceamento - ao contrário que possa parecer - favorável as presas não levará qualquer vantagem, já que haverá a substituição natural de "Novos predadores" que ocuparão o lugar dos tucunas ( piranhas, saicangas, traíras, etc... ).

arrow:: Por outro lado, os tucunas se distanciarão da sua fonte alimentar abundante, fruto da perseguição que lhe será imposta pelas armadilhas e pesca profissional com redes, e com isso reduzirão sua capacidade de alimentação adequada e crescimento dentro dos prazos que hoje conhecemos...

arrow:: Se encontrar um tucuna com 15 anos de vida é uma tarefa cada vez mais difícil, image quando existirem apenas os remanescentes desse tempo...

arrow:: Não deixará de haver o troféu, disso eu tenho certeza, MAS ouviremos cada vez menos sobre suas capturas, e certamente, em locais onde o acesso é difícil e remoto !

arrow:: Apenas a título de "provocação", já observou que em determinados rios, os tucunas existentes não conseguem crescer mais que 6 ou 7 quilos, por maior que sejam as condições de forragem exitentes ? Tucunas açús de dois dígitos são peixes especiais e demandam uma situação de equilíbrio ecológico e forragem alimentar bastante especial !

arrow:: Claro que não se trata algo exclusivo de Barcelos e/ou cercanias, mas COM CERTEZA, a abundancia dessas condições nessa região do rio Negro, é evidente... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho nem o que falar, o cara ta cobrando para preservar , mais ta e liberando a pesca profissional!!!!!

Não da para entender uma ação como esta, em vez de preservar e levar mais turismo para região o cara ta acabando com tudo por ali.

Olha ai a materia do ABC da Amazonia

http://video.globo.com/Videos/Player/No ... OS,00.html

so achei interesante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

A coisa é mais preocupante do que se imagina. Na quinta feira entramos em um lago do Aracá. e vimos inumeras ações de peixes grandes caçando e dfendendo seus filhotes. Nenhum deles atacou nossas iscas que foram insistentes arremesassadas sobre eles. Fiquei tão impressionado com a quantidade destas ações que convidei mais 04 colegas, ou seja mais dois barcos e para voltarmos la na sexta feira e tentar capturar algum daqueles peixes garndes que vimos. Quando chegamos a boca do lago ja estava la um barco de pescadores profissionais estendendo suas redes. Esse lago tem uma largura maxima aproximada de uns 150 mts e um comprimento de uns 500 mts. Nesse momento posso assegurar que la só tem os forrageiros, se tiver.

luizao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou acompanhando isso e me preocupa muito... ::nada:: ::nada:: ::nada::

Sei que minha pescaria ficará pra depois de Julho... e a data ainda não foi marcada, então... do jeito que as coisas estão andando... irei pra conhecer somente a paisagem... porque os peixes... esses vão acabar com a ação desses barcos geleiros!!! caveira:: caveira:: caveira::

O "Sr Prefeito" da taxa... suici:: suici:: suici:: que queria ganhar dinheiro com a preservação mau:: não vai fazer nada pra impedir... levando em consideração que muitos pagaram para ter o ambiente preservado... e não vão ter retorno nenhum Naonao:: Naonao:: Naonao:: , tendo em vista que a prefeitura local recolheu a taxa sem apresentar bem-feitoria alguma!!! mau:: mau:: mau::

Cade a galera que pagou? Hora de fazer valer o direito de quem contribuiu... bang:: bang:: bang::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o próprio Dini disse, só viu isso esse ano, e mesmo assim depois que a taxa de preservação foi extinta, contra o gosto da prefeitura.

Me parece que a liberação dos geleiros (algo que era proibido na região de Barcelos) foi mera e simplesmente uma retaliação à liminar conseguida por um barco hotel da região.

Acho que o ideal para nós seria um meio termo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Quando me coloquei favorável à tal taxa, era justamente para evitar que esse tipo de situação acontecesse. A tal balsa, controlando o acesso aos afluentes acima de Barcelos, se não impedisse, ao menos dificultaria que os geladores subissem.

A verdade é que estamos órfãos! O Governo Federal solta incentivo atrás de incentivo à pesca profissional; o Estadual não se importa, pois o controle da pesca profissional tiraria os lucros desses criminosos e aumentaria o preço do pescado, duas medidas pra lá de impopulares; e o Municipal, vendo secar sua mina de água pura, dinheiro limpinho que iria entrar em seus cofres, toma uma medida judicial na cara, impedindo as tais cobranças...

Não se iludam! No Brasil só tem um jeito: negociar! Não dá para impor nada, não dá para ir pra Justiça tentar resolver nada! O melhor é sentar e negociar. Os prefeitos têm como arrebentar com a vida dos operadores e, por consequência, com as nossas.

Só algumas informações que talvez poucos saibam aqui:

A grande maioria dos barcos de turismo não são registrados em Barcelos ou Santa Isabel, seus principais destinos. Portanto, o imposto sobre serviços, o ISS, de competência dos municípios, se pago fosse (eu duvido que seja!), seria pago na origem do barco (mesmo que a legislação diga o contrário).

Quase todos fazem suas compras em Manaus. Isso significa que eles não compram quase nada em Barcelos ou Santa Isabel, não deixando assim quase nada em seus destinos.

A tripulação dos barcos, muitas vezes, é de Manaus ou redondezas, onde é mais fácil encontrar gente qualificada para prestar serviços com esmero, que é o que esperamos ao pagar até R$ 7.000 por uma semana de pesca.

Os piloteiros, esses sim, são locais. Aí vem a pergunta: quanto ganha um piloteiro? R$ 200, ou R$ 250 por semana? Mais a gorgeta, daria uns R$ 500? Quantas semanas ele trabalha em um ano, na média? Não estou falando dos TOP, que saem toda semana da temporada, estou falando na média? É só ir multiplicando (renda média por semana x média das semanas de trabalho X quantidade barcos x quantidade de piloteiros por barco)... É muito pouco para um município com dimensões continentais!!!

Por isso eu falo: é mais fácil controlar um político para que ele aplique bem as verbas que arrecada, que tentar controlar centenas de contraventores que contam com a simpata dos poderosos!

Taxa já!!! Eu sou 100% pela taxa!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita País de mda !!!povinho ignorante,governantes picaretas diabo:: fomos agraciagos com tanta abundancia de florestas,Rios,Manguezais e vão destruir tudo. bang:: suici:: .

sobre a taxa nunca fui contra,apesar de duvidar da real finalidade dela mas a extinção dela com certeza vai ser pior ,pois isso é vingança diabo:: sentimento muito comum nesse tipo de gente,não sei expressar minha raiva e decepção com essa raça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei a escrever uma resposta ao Gustavo Martins, ai virou um tópico,

viewtopic.php?f=2&t=15707&p=169592#p169592

Gustavo, a sua resposta foi a manifestação mais sensata que eu li até hoje sobre assa taxa, por isso criei coragem e postei aqui no Biguá.

Pessoal,

Quando me coloquei favorável à tal taxa, era justamente para evitar que esse tipo de situação acontecesse. A tal balsa, controlando o acesso aos afluentes acima de Barcelos, se não impedisse, ao menos dificultaria que os geladores subissem.

A verdade é que estamos órfãos! O Governo Federal solta incentivo atrás de incentivo à pesca profissional; o Estadual não se importa, pois o controle da pesca profissional tiraria os lucros desses criminosos e aumentaria o preço do pescado, duas medidas pra lá de impopulares; e o Municipal, vendo secar sua mina de água pura, dinheiro limpinho que iria entrar em seus cofres, toma uma medida judicial na cara, impedindo as tais cobranças...

Não se iludam! No Brasil só tem um jeito: negociar! Não dá para impor nada, não dá para ir pra Justiça tentar resolver nada! O melhor é sentar e negociar. Os prefeitos têm como arrebentar com a vida dos operadores e, por consequência, com as nossas.

Só algumas informações que talvez poucos saibam aqui:

A grande maioria dos barcos de turismo não são registrados em Barcelos ou Santa Isabel, seus principais destinos. Portanto, o imposto sobre serviços, o ISS, de competência dos municípios, se pago fosse (eu duvido que seja!), seria pago na origem do barco (mesmo que a legislação diga o contrário).

Quase todos fazem suas compras em Manaus. Isso significa que eles não compram quase nada em Barcelos ou Santa Isabel, não deixando assim quase nada em seus destinos.

A tripulação dos barcos, muitas vezes, é de Manaus ou redondezas, onde é mais fácil encontrar gente qualificada para prestar serviços com esmero, que é o que esperamos ao pagar até R$ 7.000 por uma semana de pesca.

Os piloteiros, esses sim, são locais. Aí vem a pergunta: quanto ganha um piloteiro? R$ 200, ou R$ 250 por semana? Mais a gorgeta, daria uns R$ 500? Quantas semanas ele trabalha em um ano, na média? Não estou falando dos TOP, que saem toda semana da temporada, estou falando na média? É só ir multiplicando (renda média por semana x média das semanas de trabalho X quantidade barcos x quantidade de piloteiros por barco)... É muito pouco para um município com dimensões continentais!!!

Por isso eu falo: é mais fácil controlar um político para que ele aplique bem as verbas que arrecada, que tentar controlar centenas de contraventores que contam com a simpata dos poderosos!

Taxa já!!! Eu sou 100% pela taxa!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pessoal... a verdade é que nós poderiamos ficar aqui.... discutindo a vida toda... sobre essa taxa... e nesse tempo nossa floresta Amazônica... principalmente nosso açús... estará extinto logo..logo.

Acredito que todos tem um fundamento, que se essa taxa tivesse um plano de restruturação para pesca esportiva, preservação ao meio ambiente... todos nós pagariamos numa boa.... o duro que ocorreu foi que quanto teve essa taxa!!!! ficou sem controle de fiscalização como deveria ter???? Sabemos que agora sem a taxa piorou na parte dos geleiros, redes etc... suici:: suici:: suici:: ou seja da pesca predatoria diabo:: , ....cabe agora analisar para a região de Barcelos, principalmente Senhor Prefeito... que Proibe essa pesca predatoria... no seu Municipio... se é que ele pensa em preservar ?????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pessoal... a verdade é que nós poderiamos ficar aqui.... discutindo a vida toda... sobre essa taxa... e nesse tempo nossa floresta Amazônica... principalmente nosso açús... estará extinto logo..logo.

Acredito que todos tem um fundamento, que se essa taxa tivesse um plano de restruturação para pesca esportiva, preservação ao meio ambiente... todos nós pagariamos numa boa.... o duro que ocorreu foi que quanto teve essa taxa!!!! ficou sem controle de fiscalização como deveria ter???? Sabemos que agora sem a taxa piorou na parte dos geleiros, redes etc... suici:: suici:: suici:: ou seja da pesca predatoria diabo:: , ....cabe agora analisar para a região de Barcelos, principalmente Senhor Prefeito... que Proibe essa pesca predatoria... no seu Municipio... se é que ele pensa em preservar ?????

Junior,

Certamente ele não pensa em preservar nada. Ele, como todos os políticos, pensa em ter votos. Essa é única premissa válida para analisar a política em qualquer esfera.

Como ele faz para ter mais votos? Agradando a maior parte de seus eleitores. É isso! Como pouca, pouquíssima gente, em Barcelos se beneficia da pesca esportiva, essa bandeira não dá votos. O povo lá precisa de comida. Não tem rede de esgoto em Barcelos. Não tem hospital. Só tem uma quadra poli-esportiva e um campo de futebol. Não tem teatro, cinema, nada. Ah... tem as igrejas e a zona. As necessidades da maior parte do povo de lá se resumem a comer e procriar (ou treinar...). Não dá para ter conciência ambiental passando fome ou morrendo de malária.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É gustavo, mais um vez o que vc disse é pura verdade... Concordo Plenamente.......Agora sinceramente o que vc acha que vai acontecer???? pizza!!!! em Santa Isabel nào tem tanto geleiro, redes... como Barcelos Tem???? tem... só conheço Barcelos, sobre a politica assino, tudo que vc descreveu tanto é que, se nào me engano o prefeito de Barcelos-Am é casado com a mulher que é prefeita em Santa Isabel???? é isso??? teve um épisodio que ela que mandava no rio.....

Resumindo acho que único lugar que vai dar para pescar futuramente vai ser na Pousada Itapará.... pq será né...

o que vc acha????...

Forte Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É gustavo, mais um vez o que vc disse é pura verdade... Concordo Plenamente.......Agora sinceramente o que vc acha que vai acontecer???? pizza!!!! em Santa Isabel nào tem tanto geleiro, redes... como Barcelos Tem???? tem... só conheço Barcelos, sobre a politica assino, tudo que vc descreveu tanto é que, se nào me engano o prefeito de Barcelos-Am é casado com a mulher que é prefeita em Santa Isabel???? é isso??? teve um épisodio que ela que mandava no rio.....

Resumindo acho que único lugar que vai dar para pescar futuramente vai ser na Pousada Itapará.... pq será né...

o que vc acha????...

Forte Abraço.

Grande Junior,

É isso mesmo! Eles são marido e mulher.

A resposta para não termos tantos geladores em SIRN é econômica: é muito longe! Com os preços atuais do pescado (baixos) e do diesel (altos), pescar longe não compensa! Além disso, Barcelos tem mais rios de água clara, o que quer dizer maior quantidade de peixes (menores, é verdade, mas em maior número). Só por isso! Se o preço do pescado sobe e o do diesel cai, se segura! Vai ter gelador em SIRN até não caber mais!

Não sei como acaba isso... Os operadores precisam se unir em um associação legítima e séria, assim como nós, pescadores esportivos.

O POVO, por meio de abaixo assinado com mais de 1.000.000 de asisnaturas, pessionou o Congresso a aprovar a Lei da Ficha Limpa, não foi? Muitos deputados votaram favoravelmente "goela abaixo", com medo da repercussão de um voto contrário. Pode estar aí a saída!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É gustavo, mais um vez o que vc disse é pura verdade... Concordo Plenamente.......Agora sinceramente o que vc acha que vai acontecer???? pizza!!!! em Santa Isabel nào tem tanto geleiro, redes... como Barcelos Tem???? tem... só conheço Barcelos, sobre a politica assino, tudo que vc descreveu tanto é que, se nào me engano o prefeito de Barcelos-Am é casado com a mulher que é prefeita em Santa Isabel???? é isso??? teve um épisodio que ela que mandava no rio.....

Resumindo acho que único lugar que vai dar para pescar futuramente vai ser na Pousada Itapará.... pq será né...

o que vc acha????...

Forte Abraço.

Grande Junior,

É isso mesmo! Eles são marido e mulher.

A resposta para não termos tantos geladores em SIRN é econômica: é muito longe! Com os preços atuais do pescado (baixos) e do diesel (altos), pescar longe não compensa! Além disso, Barcelos tem mais rios de água clara, o que quer dizer maior quantidade de peixes (menores, é verdade, mas em maior número). Só por isso! Se o preço do pescado sobe e o do diesel cai, se segura! Vai ter gelador em SIRN até não caber mais!

Não sei como acaba isso... Os operadores precisam se unir em um associação legítima e séria, assim como nós, pescadores esportivos.

O POVO, por meio de abaixo assinado com mais de 1.000.000 de asisnaturas, pessionou o Congresso a aprovar a Lei da Ficha Limpa, não foi? Muitos deputados votaram favoravelmente "goela abaixo", com medo da repercussão de um voto contrário. Pode estar aí a saída!

Abraços!

É isso ai meu amigo Gustavo..... Vamos ver o que Acontece!!!!!

forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Não tem nada que possamos fazer?

Quem tem mais acesso aos operadores de pesca, propor algo para agilizar uma associação deles, efetivar os barcos em Barcelos? Gerar valores para o município para que eles possam colher isso depois?

ENQUANTO OS BOLSOS DOS OPERADORES DE BARCELOS ESTIVEREM CHEIOS, NADA VÃO FAZER.

QUANDO O TUCUNARE AÇÚ ESTIVER QUASE EXTINTO DAQUELA REGIÃO, AÍ VÃO PENSAR EM ALGO, DUVIDO QUE QUE TERA TURISTA NAQUELA REGIÃO SEM TUCUNA AÇÚ..

NO MAIS É buaa::  chorei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falou tudo Odirlei! Operador com agenda lotada por 2 anos não tá nem aí.

Aí a desculpa é repiquete, peixe manhoso, lua, pressão atmosférica, isso e aquilo...

A coisa lá tá que chega a dar dó! Quando acabar daí eles pensam em alguma coisa, só que vai levar anos pra recuperar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...