Ir para conteúdo

Verniz bi-componente - ajuda


EduBacha

Posts Recomendados

eai pessoal , ó:

comprei hoje um verniz bi componente PU automotivo da marca brasilux ... ( na lata esta escrito : VERNIZ 5x1 Bi Componente PU ( poliuretano))

junto com ele , veio um tal de catalisador doeu::

é um frasco não muito pequeno , contendo 150 ml .

então surgiram algumas duvidas :

1º - o verniz é esse mesmo que se usa ? ( bi componente PU automotivo 5x1 )

2º - o que é esse catalisador ?

3º - esse catalisador tem alguma utilidade no acabamento da isca ( vou precisar usar ? kk )

é esse verniz que comprei :

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTKc9e-qFL7u0dcmB3Piy2MA55fLH8xLy5bFe8PGJbaTKc4WicaSw

e veio com esse catalisador :

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRG54tcbVGvFI8TFBGUO-viZDTOCu1sBTVyI1qwKAh_p8S7pi6jdQ

Vlw , abrax ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu,

Vi em outro site o pessoal falar do verniz bicomponente para iscas artificiais e creio que seja 5 partes do verniz para 1 parte do catalizador. Com a reação química o catalizador é que vai endurecer e secar o verniz. Eu não uso o verniz e sim, usar a resina epoxi cristal da Siquiplas, sendo que 50% de resina para 50% de catalizador. Em algumas horas está seca, porém para curar e não ficar marcas de dedo no isca demora um pouco mais.

Comecei há pouco tempo a pintar iscas e por enquanto estou contente com o resultado.

Logo terá mais gente com experiência para te dar mais dicas.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu,

Vi em outro site o pessoal falar do verniz bicomponente para iscas artificiais e creio que seja 5 partes do verniz para 1 parte do catalizador. Com a reação química o catalizador é que vai endurecer e secar o verniz. Eu não uso o verniz e sim, usar a resina epoxi cristal da Siquiplas, sendo que 50% de resina para 50% de catalizador. Em algumas horas está seca, porém para curar e não ficar marcas de dedo no isca demora um pouco mais.

Comecei há pouco tempo a pintar iscas e por enquanto estou contente com o resultado.

Logo terá mais gente com experiência para te dar mais dicas.

Abraço

joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu,

Vi em outro site o pessoal falar do verniz bicomponente para iscas artificiais e creio que seja 5 partes do verniz para 1 parte do catalizador. Com a reação química o catalizador é que vai endurecer e secar o verniz. Eu não uso o verniz e sim, usar a resina epoxi cristal da Siquiplas, sendo que 50% de resina para 50% de catalizador. Em algumas horas está seca, porém para curar e não ficar marcas de dedo no isca demora um pouco mais.

Comecei há pouco tempo a pintar iscas e por enquanto estou contente com o resultado.

Logo terá mais gente com experiência para te dar mais dicas.

Abraço

Xará,

é bem isso que o Irinei reportou... o problema das bi-componentes é o gasto, pois terás que ter um bom lote de iscas para evitar disperdício... se acabar antes de terminar a isca, terás que parar e medir tudo novamente.

Nas minhas poucas iscas tenho usado o monocomponente PU e o acabamento é muito bom. Sem dúvidas, o melhor acabamento que se consegue é com resina epoxi (a NHP30 é top mas é importada e difícil de achar), mas como resides no COeste, para a cura da pintura no período das águas é aconselhável um secador/estufa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu,

O bicomponente é verniz (1° componente) + catalizador (2° componente). tens que preparar antes.

Um exemplo: se para dar acabamento á uma isca o volume total que necessite for 24 mL de verniz 5:1, entao vais usar 20 mL verniz e 4 mL do catalizador (relação 5:1). Leia o rótulo da embalagem antes da mistura, pois muitas vezes precisa de um tempo para reagir e depois o quanto de tempo tens para realizar a aplicação. Veja qual a melhor técnica de aplicação recomendada: com pincel nao vai bem, nao ficará homogênea, mas se usar, procura um bem largo para dar menos piceladas possíveis, num único sentido e nunca vai-e-vem (sic); 2) podes aplicar por imersão, mas gastará muita mistura (verniz e catalizador) - o que nao usar vai pro lixo. Entao, se nao me engano, bicomponente só com pistola. Daí tens que observar qual a pressão do ar recomendada pelo fabricante, se é ar direto ou não e qual a agulha da pistola ( 0,4 mm ou 0,8mm).

Por uma série de motivos, optei pelo monocomponente (PU Lazzudur mono é muito bom).

Já perdi muito mateiral e $ com esta brincadeira diabo:: , mas viver é aprender, uma pena que custa dinheiro... doeu:: kkk

Então, boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa... escrevi muito e nao respondi á pergunta...kkk

para fazer a medida, pode usar seringas... uma para o verniz e outra para o catalizador, cada uma à sua hora.. e podes usá-las novamente, desde que sempre a mesma seja usada com o mesmo produto (não inverta as seringas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu eduardo :amigo:

vou ver o que consigo aki ... como ainda esta fechadinho , não quis abrir antes de saber alguma coisa a respeito , vo até a loja ver se eles trocam por um mono joia:::

eu não estou muito preocupado com o desperdicio , estou preoucupado com o acabamento da isca rindo3::

o acabamento do verniz mono fica melhor ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu - Em lugar do pincel, para verniz, use uma boneca

Boneca - pegue um pedaço de pano de algodão, coloque um chumaço de algodão(estes de farmacia) e faça uma bolinha. O pano serve para segurar o chumaço de algodão. Este metodo é muito usado em carpintaria. Fica um otimo acabamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xará,

é o seguinte: se for mergulhar, vai gastar absurdos mais da bi...rsrssr

o que eu já fiz foi usar um vidro destes de azeitonas pequeno (dá uns 250-300mL), pois é estreito e alongado, enchi de verniz e mergulhei a isca, retirei devagar, cuidei para nao dar bolhas, deixei escorrer o excesso e pendurei para secar a isca e parti para outro mergulho de outra isca... repiti isto até a última isca do lote...isto com o monocomponente... o que sobrou, fechei o vidro para usar mais adiante. Nao fica o mesmo acabamento de pistola.Com a bi componente, teria que jpgar fora o restante, entao, se no vidro cabem 250 mL e gastará 10 mL por isca, entao teu disperdício será considerável, além do tempo ser limitante por causa da reação.

Hoje uso a pistola com monocomponente. A bi fica até melhor, mas se o mono for aplicado com pistola, a qualidade fica ótima, quase sem diferença. Como descrevi antes, a NHP 30 é a melhor resina para acabamento, mas difícil de encontrar.

Veja quais sao tuas condições de secagem, tempo úmido forma bolhas na pintura e verniz... se deixar a isca parada após a aplicação, o verniz escorre.. vc mora no Centro Oeste, entao esta umidade da estação é ruim para pintura/acabamento: vais precisar de uma estufa giratória para finalizar as iscas.

Sugiro ir devagar e quebrar bastante a cabeça.. é tentativa e erro mesmo.... rsrs com o tempo e um tanto de $ gasto a toa, chega-se ao que se espera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, palpite é bom e custa pouco...kkk, mas só use verniz se for trabalhar em quantidades maiores, para poucas iscas a resina dá um resultado melhor, e mais economico, se a opção for mesmo o verniz procure por bons vernizes, marcas, o melhor que encontrei foi o da Lazzidur, Verniz auto solidos, com diluição 2x1, o verniz é otimo, mas esta muito sujeito ao equipamento, e a secagem, senão fica imperfeito.

Se pretende fazer poucas peças uma alternativa é o Verniz Vitral, vendido em lojas de artesanato e pintura, aplica-se com pinceis bem finos, desses de pelo de marta e não pode pegar vento, mas o acabamento é muito bom, pouco duravel, mas impecavel na aparencia.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...