Ir para conteúdo

Santa Isabel 2011


Posts Recomendados

Opa Vanderlei,

tudo certo?So um comentario sobre a perversa:nao desista dela tao facilmente,ela pode salvar o teu almoco. :gorfei:

Nao sei o que acontece,mas tem perversas que nao nadam muito bem,vem muito na superficie,de lado,atrapalhando o trabalho.Se isso acontecer,faz um furo nela que o nado melhora bastante. ::tudo:: ::tudo::

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 87
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Opa Vanderlei,

tudo certo?So um comentario sobre a perversa:nao desista dela tao facilmente,ela pode salvar o teu almoco. :gorfei:

Nao sei o que acontece,mas tem perversas que nao nadam muito bem,vem muito na superficie,de lado,atrapalhando o trabalho.Se isso acontecer,faz um furo nela que o nado melhora bastante. ::tudo:: ::tudo::

Abs.

É Celsão, eu já comentei uma vez isto com o Kid, eu não gosto da perversa, pois ela muitas vezes sobe, eu sou muito mais a Isca prima da zagai, que nunca faz este movimento diabo:: .

Abs

Dini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesco com ambas ( Perversa e Prima ) - são iscas obrigatórias na caixa de pesca !

Imagem PostadaImagem Postada

Com o molinete, o trabalho da Perversa é superior ao da Prima !

Lembro sempre, que cada pescador tem seu modo / forma de tracionar suas iscas, e com isso, a possibilidade de variação das ações e consequentemente, dos resultados ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlao,essa disputa ahi eh dura viu?!

Isso eh muito pessoal,mas tenho a impressao que a perversa,na media, eh mais eficiente com tucunas de melhor porte.A prima eh uma isca sensacional,mas eh bem mais "nervosa" que a perversa,talvez por isso peixes de menor porte tenham mais sucesso no ataque.Ja peguei bons acus com ela tambem,mas quando penso na prima,a primeira coisa que vem a cabeca eh quantidade. danca::

Apesar de ser viciado em helices,se estivesse fazendo um curso de sobrevivencia na selva amazonica e me dessem opcao de levar apenas dois objetos para dentro do mato levaria uma faca e uma perversa(ou prima). ::tudo:: ::tudo::

Como afirmou Mestre Kid.............obrigatorias. ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesco com ambas ( Perversa e Prima ) - são iscas obrigatórias na caixa de pesca !

Imagem PostadaImagem Postada

Com o molinete, o trabalho da Perversa é superior ao da Prima !

Lembro sempre, que cada pescador tem seu modo / forma de tracionar suas iscas, e com isso, a possibilidade de variação das ações e consequentemente, dos resultados ! joia:::

Mestre,

Você já usou a isca "safada" da borboleta, irmã maior da prima? caso tenha usado qual sua impressão sobre?

Sobre a maria pop-queen qual o tamanho que é mais produtivo?

dirijo esta pergunta diretamente a você pois todo mundo sabe que a prima e a pop-queen não faltam na sua tralha. joia::: ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em vez de "mestre" ( que é presunçoso ), prefiro "amigo",

Não usei a "safada" ( ainda ) ! A princípio, me parece ser um pouco grande, mas só depois de vê-la nadando é que poderei fazer um depoimento adequado... Não vejo a hora de fazê-lo ! palmas::

arrow:: Pop Queen para mim é a de 10,5 cm ! Lombo rosa é a preferida...

Além da "Prima", "Perversa", "Pop Queen", "Sub Walk", Skitter Walk, Fish Nose, Dr Spock, Jumping Minnow ( T 20 - osso ), e por aí vai... até porque a tralha vem se acumulando há anos... :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pessoal,

No ano passado quando fui minha primeira vez eu estudei, treinei cheguei até a criar um manual com os principais conhecimentos adquiridos neste forum. Quando cheguei lá me senti impotente diante da realidade, sabe aquele estudante universitário que se forma e quando vai para o mercado de trabalho se sente perdido, pois bem esse era eu no ano passado. Dúvidas, onde arremessar? Insistir num mesmo lugar ou não? será que esta isca grande funciona aqu? Dar paradinha na isca: trabalhar ela mais rápido? qual a melhor cor da isca? lago ou praia? agora sei que tem a opção de ressaca também, insistir na superfície ou eh besteira insistir? partir para meia água e Jig?

Além de todas estas dúvidas algumas coisas jogavam contra como já citei aqui antes. Minha mente funcionava condicionada pela pesca de traíra principalmente (vários anos pescando) a pesca lá exigia outro tipo de observação a que eu nunca tinha treinado, como definir o melhor lugar para pescar? como definir qual isca isar em que situação? seguir religiosamente a diga no meu piloteiro ou me entregar a curiosidade do experimento, tentar técnicas diferentes, iscas diferentes, trabalhos diferentes, etc.

Como resultado no ano passado meu maior peixe foi de 8 KG na meia água, um de 7 kg na hélice (inesquecível), um paca de 5,5 kg no Popper, já no primeiro dia de pesca, inúmeros peixes na zara principalmente na zigzara do Nakamura e peixes pegado no JIG, no STICK ou seja vários peixes em todos os tipos de iscas. Que isso prova? Bom para mim aprendi algumas coisas, não importa o tipo de isca que você vai usar você vai pegar peixe, para mim as que mais funcionaram, zara, Hélice, Popper, meia água não foi muito legal, não gosto muito. Subsuperfície usei mais rapala subwalk não gosto e não sei trabalhar com a perversa da borboleta, mesmo sabendo que é talvez a isca mais produtiva junto com a prima da zagaia e biruta 12. Meu amigo insistia para pegar a perversa e eu até tentava, mas logo mudava para minhas zaras, hélices e poppers. Resumindo leve todos os tipo de isca e insista naquelas que mais tens intimidade para trabalhar. Eu neste ano devo trabalhar basicamente com zaras e hélices e em segundo lugar com poppers e subsupeficie.

Outra coisa que aprendi. Não adianta investir em todo tipo de equipamento se não cuidar do seu próprio corpo. Neste ano estou cuidando disso e vou fazer academia para poder aproveitar melhor a pescaria e principalmente usar o maio tempo possível as grandes iscas de hélice, pois para mim até hoje foram os peixes pegos na hélice que ficaram registrados e a cada vez que penso no ano passado a imagem das batidas nestas iscas é que me fazem suspirar, portanto malhe o ano inteiro para guentar uma semana no rio negro com força total.

Bom mas depois de tudo isso vem o principal que somente agora foi falado neste tópico e que digamos me tirou da ignorância completa dando-me um pouco de sabedoria, “Pescaria é um aprendizado constante” isso sim é verdade, más vai aprender mais rápido quem:

1. Ouvir os mais experientes

2. Garimpar dados

3. Organizar as informações

4. Usar o conhecimento adquirido para planejar a pescaria

5. Ter na caixa de pesca o equipamento certo

6. Chegando na pescaria

7. Nos primeiros dias e talvez anos, siga os conselhos do piloteiro

8. Aos poucos vá tentando encaixar o teu conhecimento adquirido com o estudo com as instruções do piloteiro.

9. Converse o máximo possível com o piloteiro para ver como ele pensa, assim aos poucos você vai perceber que sua linha de pensamento vai ficando mais parecida com a dele.

10. Pelo que conversei com meus colegas, principalmente meu parceiro de pesca, a estratégia dos piloteiros também muda de um para outro, por isso temos que fazer nossas críticas.

11. Após cada pescaria discuta suas dúvidas com seus colegas pescadores, faça a crítica de tudo que te falam e com isso aperfeiçoe seu conhecimento. Estou fazendo isso a primeira vez, más será uma constante nos próximos anos, se conseguir ir a todos.

12. No próximo ano de pescaria você já terá mais conhecimento experiência e poderá dar mais algumas passos nesta ciência que está longe de ser exata.

13. Comece tudo novamete

14. .....

No ano passado a cada dia procurava me entregar a pesca e me integrar com aquela natureza maravilhosa e a cada dia que passava me sentia mais parta daquela maravilha, tanto que estou hoje aqui escrevendo este texto más louco para reviver esta experiência e fazendo isso me sinto como se estivesse lá.

Me sinto muito agradecido aos colegas do fórum que me ajudaram a concluir um ciclo no meu aprendizado e já iniciar outro para este ano, que Deus me dê força e saúde para poder repedir vários e vários anos esta experiência até entender e me sentir completamente integrado a aquele mundo maravilhoso como se fizesse parte dele.

Acho que deve ter ficado claro a todos a paixão que criei por esta prática, por este lugar enfim, por esta magia.

O resumo ainda vai sair, aguardem :>

Parabéns! Acho que este foi um dos posts mais sensatos que já nos foruns de pesca!! Muito bem explanado e de grande humildade!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

No ano passado quando fui minha primeira vez eu estudei, treinei cheguei até a criar um manual com os principais conhecimentos adquiridos neste forum. Quando cheguei lá me senti impotente diante da realidade, sabe aquele estudante universitário que se forma e quando vai para o mercado de trabalho se sente perdido, pois bem esse era eu no ano passado. Dúvidas, onde arremessar? Insistir num mesmo lugar ou não? será que esta isca grande funciona aqu? Dar paradinha na isca: trabalhar ela mais rápido? qual a melhor cor da isca? lago ou praia? agora sei que tem a opção de ressaca também, insistir na superfície ou eh besteira insistir? partir para meia água e Jig?

Além de todas estas dúvidas algumas coisas jogavam contra como já citei aqui antes. Minha mente funcionava condicionada pela pesca de traíra principalmente (vários anos pescando) a pesca lá exigia outro tipo de observação a que eu nunca tinha treinado, como definir o melhor lugar para pescar? como definir qual isca isar em que situação? seguir religiosamente a diga no meu piloteiro ou me entregar a curiosidade do experimento, tentar técnicas diferentes, iscas diferentes, trabalhos diferentes, etc.

Como resultado no ano passado meu maior peixe foi de 8 KG na meia água, um de 7 kg na hélice (inesquecível), um paca de 5,5 kg no Popper, já no primeiro dia de pesca, inúmeros peixes na zara principalmente na zigzara do Nakamura e peixes pegado no JIG, no STICK ou seja vários peixes em todos os tipos de iscas. Que isso prova? Bom para mim aprendi algumas coisas, não importa o tipo de isca que você vai usar você vai pegar peixe, para mim as que mais funcionaram, zara, Hélice, Popper, meia água não foi muito legal, não gosto muito. Subsuperfície usei mais rapala subwalk não gosto e não sei trabalhar com a perversa da borboleta, mesmo sabendo que é talvez a isca mais produtiva junto com a prima da zagaia e biruta 12. Meu amigo insistia para pegar a perversa e eu até tentava, mas logo mudava para minhas zaras, hélices e poppers. Resumindo leve todos os tipo de isca e insista naquelas que mais tens intimidade para trabalhar. Eu neste ano devo trabalhar basicamente com zaras e hélices e em segundo lugar com poppers e subsupeficie.

Outra coisa que aprendi. Não adianta investir em todo tipo de equipamento se não cuidar do seu próprio corpo. Neste ano estou cuidando disso e vou fazer academia para poder aproveitar melhor a pescaria e principalmente usar o maio tempo possível as grandes iscas de hélice, pois para mim até hoje foram os peixes pegos na hélice que ficaram registrados e a cada vez que penso no ano passado a imagem das batidas nestas iscas é que me fazem suspirar, portanto malhe o ano inteiro para guentar uma semana no rio negro com força total.

Bom mas depois de tudo isso vem o principal que somente agora foi falado neste tópico e que digamos me tirou da ignorância completa dando-me um pouco de sabedoria, “Pescaria é um aprendizado constante” isso sim é verdade, más vai aprender mais rápido quem:

1. Ouvir os mais experientes

2. Garimpar dados

3. Organizar as informações

4. Usar o conhecimento adquirido para planejar a pescaria

5. Ter na caixa de pesca o equipamento certo

6. Chegando na pescaria

7. Nos primeiros dias e talvez anos, siga os conselhos do piloteiro

8. Aos poucos vá tentando encaixar o teu conhecimento adquirido com o estudo com as instruções do piloteiro.

9. Converse o máximo possível com o piloteiro para ver como ele pensa, assim aos poucos você vai perceber que sua linha de pensamento vai ficando mais parecida com a dele.

10. Pelo que conversei com meus colegas, principalmente meu parceiro de pesca, a estratégia dos piloteiros também muda de um para outro, por isso temos que fazer nossas críticas.

11. Após cada pescaria discuta suas dúvidas com seus colegas pescadores, faça a crítica de tudo que te falam e com isso aperfeiçoe seu conhecimento. Estou fazendo isso a primeira vez, más será uma constante nos próximos anos, se conseguir ir a todos.

12. No próximo ano de pescaria você já terá mais conhecimento experiência e poderá dar mais algumas passos nesta ciência que está longe de ser exata.

13. Comece tudo novamete

14. .....

No ano passado a cada dia procurava me entregar a pesca e me integrar com aquela natureza maravilhosa e a cada dia que passava me sentia mais parta daquela maravilha, tanto que estou hoje aqui escrevendo este texto más louco para reviver esta experiência e fazendo isso me sinto como se estivesse lá.

Me sinto muito agradecido aos colegas do fórum que me ajudaram a concluir um ciclo no meu aprendizado e já iniciar outro para este ano, que Deus me dê força e saúde para poder repedir vários e vários anos esta experiência até entender e me sentir completamente integrado a aquele mundo maravilhoso como se fizesse parte dele.

Acho que deve ter ficado claro a todos a paixão que criei por esta prática, por este lugar enfim, por esta magia.

O resumo ainda vai sair, aguardem :>

Parabéns! Acho que este foi um dos posts mais sensatos que já nos foruns de pesca!! Muito bem explanado e de grande humildade!

abraço

amigo obrigado pelas suas palavras. Para mim sempre que procuro aprender sobre a pesca na amazonia numa fica tao evidente o significado da frase de socrates que dizia "só sei que nada sei" ou seja meu conhecimento esta limitado a minha ignorância perante tamanha magnituque que é a floresta amazonica e frente a todas as técnicas para ter o melhor rendimento em busca do grante troféu,

Att

Vanderlei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Vanderlei!!! São tópicos como este que une a experiêriencia dos mais vividos na amazônia, com perguntas mais selecionadas. Pra quem já tem mais tempo pescando deve ser muito chato responder sempre as mesmas perguntinhas... E seu tópico atiçou os mestres dos tucunarés-açu, fazendo cada um compartilhar um pouco com seus comentarios!!! Parabens a todos aplauso::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

No ano passado quando fui minha primeira vez eu estudei, treinei cheguei até a criar um manual com os principais conhecimentos adquiridos neste forum. Quando cheguei lá me senti impotente diante da realidade, sabe aquele estudante universitário que se forma e quando vai para o mercado de trabalho se sente perdido, pois bem esse era eu no ano passado. Dúvidas, onde arremessar? Insistir num mesmo lugar ou não? será que esta isca grande funciona aqu? Dar paradinha na isca: trabalhar ela mais rápido? qual a melhor cor da isca? lago ou praia? agora sei que tem a opção de ressaca também, insistir na superfície ou eh besteira insistir? partir para meia água e Jig?

Além de todas estas dúvidas algumas coisas jogavam contra como já citei aqui antes. Minha mente funcionava condicionada pela pesca de traíra principalmente (vários anos pescando) a pesca lá exigia outro tipo de observação a que eu nunca tinha treinado, como definir o melhor lugar para pescar? como definir qual isca isar em que situação? seguir religiosamente a diga no meu piloteiro ou me entregar a curiosidade do experimento, tentar técnicas diferentes, iscas diferentes, trabalhos diferentes, etc.

Como resultado no ano passado meu maior peixe foi de 8 KG na meia água, um de 7 kg na hélice (inesquecível), um paca de 5,5 kg no Popper, já no primeiro dia de pesca, inúmeros peixes na zara principalmente na zigzara do Nakamura e peixes pegado no JIG, no STICK ou seja vários peixes em todos os tipos de iscas. Que isso prova? Bom para mim aprendi algumas coisas, não importa o tipo de isca que você vai usar você vai pegar peixe, para mim as que mais funcionaram, zara, Hélice, Popper, meia água não foi muito legal, não gosto muito. Subsuperfície usei mais rapala subwalk não gosto e não sei trabalhar com a perversa da borboleta, mesmo sabendo que é talvez a isca mais produtiva junto com a prima da zagaia e biruta 12. Meu amigo insistia para pegar a perversa e eu até tentava, mas logo mudava para minhas zaras, hélices e poppers. Resumindo leve todos os tipo de isca e insista naquelas que mais tens intimidade para trabalhar. Eu neste ano devo trabalhar basicamente com zaras e hélices e em segundo lugar com poppers e subsupeficie.

Outra coisa que aprendi. Não adianta investir em todo tipo de equipamento se não cuidar do seu próprio corpo. Neste ano estou cuidando disso e vou fazer academia para poder aproveitar melhor a pescaria e principalmente usar o maio tempo possível as grandes iscas de hélice, pois para mim até hoje foram os peixes pegos na hélice que ficaram registrados e a cada vez que penso no ano passado a imagem das batidas nestas iscas é que me fazem suspirar, portanto malhe o ano inteiro para guentar uma semana no rio negro com força total.

Bom mas depois de tudo isso vem o principal que somente agora foi falado neste tópico e que digamos me tirou da ignorância completa dando-me um pouco de sabedoria, “Pescaria é um aprendizado constante” isso sim é verdade, más vai aprender mais rápido quem:

1. Ouvir os mais experientes

2. Garimpar dados

3. Organizar as informações

4. Usar o conhecimento adquirido para planejar a pescaria

5. Ter na caixa de pesca o equipamento certo

6. Chegando na pescaria

7. Nos primeiros dias e talvez anos, siga os conselhos do piloteiro

8. Aos poucos vá tentando encaixar o teu conhecimento adquirido com o estudo com as instruções do piloteiro.

9. Converse o máximo possível com o piloteiro para ver como ele pensa, assim aos poucos você vai perceber que sua linha de pensamento vai ficando mais parecida com a dele.

10. Pelo que conversei com meus colegas, principalmente meu parceiro de pesca, a estratégia dos piloteiros também muda de um para outro, por isso temos que fazer nossas críticas.

11. Após cada pescaria discuta suas dúvidas com seus colegas pescadores, faça a crítica de tudo que te falam e com isso aperfeiçoe seu conhecimento. Estou fazendo isso a primeira vez, más será uma constante nos próximos anos, se conseguir ir a todos.

12. No próximo ano de pescaria você já terá mais conhecimento experiência e poderá dar mais algumas passos nesta ciência que está longe de ser exata.

13. Comece tudo novamete

14. .....

No ano passado a cada dia procurava me entregar a pesca e me integrar com aquela natureza maravilhosa e a cada dia que passava me sentia mais parta daquela maravilha, tanto que estou hoje aqui escrevendo este texto más louco para reviver esta experiência e fazendo isso me sinto como se estivesse lá.

Me sinto muito agradecido aos colegas do fórum que me ajudaram a concluir um ciclo no meu aprendizado e já iniciar outro para este ano, que Deus me dê força e saúde para poder repedir vários e vários anos esta experiência até entender e me sentir completamente integrado a aquele mundo maravilhoso como se fizesse parte dele.

Acho que deve ter ficado claro a todos a paixão que criei por esta prática, por este lugar enfim, por esta magia.

O resumo ainda vai sair, aguardem :>

Grande Vanderlei!!! O "bicho da hélice" te mordeu!!! Bem vindo ao clube!!! Ano passado, eu tava trabalhando uma Rip Roller num lago em Santa Isabel e de repente um monstro saiu da água, por baixo da isca, na vertical!!! Eu nunca tinha visto um tucunaré atacar uma isca desse jeito!!! Já tinha visto de lado, por trás, na diagonal, mas de baixo pra cima, num ângulo desses, nunca!!! Ele cacetou a isca, que foi arremessada a uns 5 metros de altura, fazendo um "balão" e caindo há uns 10 metros do barco. Para minha sorte, a linha não enrolou e eu continuei, depois de recolher o excesso de linha, trabalhando a Rip Roller, com as pernas totalmente bambas.

Vieram na minha cabeça duas imagens para comparar com aquele ataque: à daqueles foguetes lançados por submarinos e à da baleia orca Shamu naqueles shows onde ela saía da água na vertical!!!

Na primeira trabalhada certa que eu consegui fazer na isca, para minha total surpresa, o peixão veio de novo (suponho que tenha sido o mesmo peixe), só que dessa vez ele acertou!!!! Embarcado, pesado, fotografado e solto, essa criatura de Deus provocou em mim uma sensação inesquecível e que só fez reforçar uma convicção que eu já tinha: a pesca dos grandes tucunarés-açu no Médio Rio Negro tem que ser feita com iscas de hélice. Ponto final! Não tem nada que se equipare a um ataque nelas!

Tá aí o tal... Nem era dos maiores (acho que pesou 18 ou 19 lbs), mas a emoção que provocou foi gigante!!!

Imagem Postada

Abração Vanderlei e obrigado por me fazer recordar esse momento fantástico que eu vivi!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Tá aí o tal... Nem era dos maiores (acho que pesou 18 ou 19 lbs), mas a emoção que provocou foi gigante!!!

Imagem Postada

Abração Vanderlei e obrigado por me fazer recordar esse momento fantástico que eu vivi!!!

Fala Gustavo e Vanderlei,

Kra vc me falou deste ataque na vertical.

lembrei de um que sofri a dois anos atrás no lago de Cana Brava,

Impressionante tava com mais dois parceiros a bordo e ainda bem que

um deles viu pois o outro achou que era exagero,

Era um finzinho de tarde e eu tava trabalhando um magic stick, quando de repente

um tucunaré azul de seus três quilos acertou a isca com a cabeça na vertical e saiu mais

um metro pra fora d'agua.

Pinchei várias vezes de novo mas o bicho não voltou achei que ele estava defendendo

um ninho.

Mas a imagem que me veio a cabeça foi daqueles tubarões na África do Sul que

pegam aquelas focas na superfície de repente igual um burro chucro de tão

ignorante. hehe.

Minhas pernas tremeram alguns minutos também.

Sonho a cada dia em fazer uma bela pescaria no Negro, meu dia está chegando.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Grande tópico Vanderlei.

Cara estou indo pela primeira vez em outubro. Estou na mesma situação que você passou.

Estou compilando todas as informações para tentar chegar lá um pouco menos pior.

Material de primeira também acho fundamental.

Estou me preparando em todos os sentidos.. do físico ao treinamento diário. Nesse final de semana foi todo recolhendo Rip Roller num pesque pague.. todo mundo me olhando e me chamando de doido.

Bom, comecei a um ano com artificiais e venho de uma escola de pesca de mar. Pesca profissional de mar.. peixe grande.

Mas lendo todos teus comentários me identifiquei muito com o que você escreveu. Também sou muito crítico com tudo e principalmente gosto de fazer um boletim dos erros e acertos após cada pescaria.

Saber porque deu certo e porque deu errado é, ao meu ver, a melhor maneira de afinar esse violão.

Sei que marinheiro de primeira viagem é sempre marinheiro de primeira viagem.. então nessa primeira vez, vou tentar fazer o melhor para no próximo ano, já ter superado alguns degraus.

Vamos falando,

Obrigado pelo tópico.

Gelson Petuco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...