Ir para conteúdo

Talvez você pesque com rede sem saber!!!


Posts Recomendados

Prezados amigos.

Depois de muito tempo apenas observando uma pratica comum da maioria dos pescadores esportivos, conclui de deveria fazer uma explanação sobre isso.

Muitas pessoas cometem erros por acreditar que estão fazendo a melhor coisa possível.

Estudo ciências biológicas (Bacharel), desenvolvo projetos e pesquisas ambientais na área de ecologia de ecossistemas, onde minha ênfase são os ambientes aquáticos e também a recuperação dos mesmos e seus recursos.

Paralelo a isso, desenvolvi um segundo projeto em uma incubadora de empresas aqui da universidade onde estudo, com um projeto de uma fazenda de produção pesqueira de espécies nobres. Esta experiência, montagem de uma empresa, me ensinou muita coisa.

Tive diversas aulas sobre administração, analise de mercado, marketing, contabilidade financeira, entre outras. Isso me trouxe uma visão diferenciada de mercado, oferta, procura, produção.

Somando estas duas áreas em que me envolvi, me vi na obrigação de compartilhar algo com vocês.

Como praticantes da pesca esportiva somos ferrenhos defensores dos recursos ambientais em especial os peixes. Esta nossa filosofia faz com que soltemos os peixes que capturamos, em seu todo ou quase todo. Há, comumente, casos de pessoas que nem comem peixe mas pescam pelo prazer que o esporte oferece. Outros adoram comer peixe, mas soltam tudo que pegam para preservar. E ai esta o inicio de um equivoco.

Tem gente que solta peixe durante a pescaria mas depois vai a algum estabelecimento comercial para comprar pescado. Ate mesmo relatam que encontraram muitos peixes abaixo de medida nas prateleiras dos mesmos.

Todo o pescado comercializado tem que vir de algum lugar, e praticamente tudo vem da pesca industrial ou artesanal, muito pouco da produção controlada sendo esta com poucas espécies e exóticas para piorar...kkk

A pesca comercial é dividida em duas categorias:

Industrial: usam REDES, ESPINHEIS e vara (pouquíssimas espécies: com ênfase para atuns).

Artesanal: REDES e varas e/ou espera.

Salvo os espinhéis e as redes o resto tem um menor (esforço) pesqueiro, praticamente nos igualando a eles, novamente salvo os atuns.

Redes e espinheis tem uma potencialidade pesqueira muito grande, praticamente avassaladora.

Algumas espécies, só podemos desfrutar graças a pesca comercial.

Mas muitas outras podemos nós mesmos pescar sem precisar comprar.

É muito mais interessante que levemos o peixe que iremos consumir a curto prazo do que comprá-lo. Aqui falo de quantidades normais (entende-se: peixes acima da medida e coisa de 2Kg a 3Kg de peixe sujo para uma família de 3 a 4 pessoas) ate porque ninguém come peixe todo dia.

Se não houvesse procura por estas espécies em peixarias ou pouca procura, diminuiria a quantidade de redes em nossas águas. A questão é que todo caiçara sempre consegue vender o peixe que pega e quando pouco usa para seu próprio consumo.

Com isso pessoal a lógica é simples...!

Comprar peixe estimula, incentiva, o uso de REDES!!!

Então de nada adianta cortar redes, fazer campanha, participar de movimentos contra as redes e depois ir na PEIXARIA comprar peixe.

Espero que reflitam sobre o assunto...

E ressalto. Não estou dizendo para matarem todos os peixes que pescam ou trazerem peixe para passar o mês; e sim para não comprarem.

Se esta com vontade de comer peixe, já que é pescador, vá pescar...kkkkk assim mata duas vontades ao mesmo tempo e de quebra ainda tem uma desculpa pra sair de casa...kkkkk

Grande abraço pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só compro peixe nos P&P de minha cidade para comer no máximo no dia seguinte, não compro em peixaria porque não sei da procedencia dos mesmos e não adianta perguntar que os vendedores nunca respondem e sempre que vou pescar só como peixe na beira do rio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente com seu posicionamento.

Não tenho a menor neura com isso. Quando vou ao São Francisco, por exemplo, já fica combinado com meu primo/parceiro de pesca... um peixe na casa dos seus 6kg pra mim, um pra ele e um pro piloteiro (que já é nosso amigo de longa data). O que sair além disso, volta pra água. Exemplares maiores ( o maior que já peguei foi de 10,5kg), todos voltram pra água.

Compro peixe nas seguinte situações:

Salmão (cativeiro Chile), peixes de mar (se o próprio Brasil não usufruir do pescado maritimo em suas águas o resto do mundo vai usufruir), Tilápia de cativeiro (tanques redes na reprea de 3 Marias) e peixes de alguns P&P que conheço e confio na qualidade da água. Se como peixes fora de casa dou preferência para os salmão, o bacalhau ou peixes de água salgada. Apenas uma excessão à regra.... em Varginha tem o Ernesto que faz uma traira sem espinhos que é show!!! Ele fala que as trairas dele são de criatório , mas eu tenho certeza que são de furnas.

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não concordo com a tese!

O fato de gostar de peixe, comprar e consumir peixe não me faz sentir culpado, além do mais eu gosto de pescar

e tudo que cerca uma pescaría (amigos, viagem, natureza, aventura, emoção, lazer etc...), então - como sempre digo - se eu quero um peixe eu vou na peixaría e compro um, e não preciso levar embora o bom e grande exemplar que fisguei pescando, simplesmente o devolvo para que ele volte a vida.

Há meios corretos de se ter pesca de modo sensato e em equilíbrio com a natureza, há meios sustentável de haver pesca comercial e para tudo deve existir leis, cobrança, fiscalização e punição.

O assunto é longo, complexo e até polêmico, mas - em pesca esportiva - não há muita simetria com pesca "matadora", uma coisa é eu me divertir, reter um exemplar adequado para meu consumo e principalmente fotagrafar e soltar o peixe, outra coisa é ver uma pessoa pegando e matando tudo e levando embora para dar até para o vizinho que por educação aceita, mas se bobear vai colocar no freezer de casa e depois de algum tempo vai jogar fóra ao mesmo tempo que faz foto com vários pegos e mortos para dizer que é um "grande pescador" (pra mim tem outro nome; ignorante!)

A pesca esportiva nada tem haver com a pesca predatória e não creio serem a mesma coisa, muito pelo contrário! Sempre me pergunto como nós brasileiros fomos educados para o assunto pesca? O que aprendemos sobre sustento e preservação? ...tínhamos aos montes em nosso país - apenas para dar 1 exemplo de tantos que se pode - muitos e grandes dourados e hoje se voce quiser figar um belo exemplar vai ter que ir à Argentina e lá deixar seus suado dinheiro, ao mesmo tempo que lá eles geram emprego, renda, turismo, consumo...e aqui?

Precisa mais ? Pantanal ! Quando criança morava em um bairro que os pescadores íam para para lá de caminhão, ficavam 15/20 dias e voltavam com vários e vários freezer´s (no caso caixas de alúmínio com isopor e gelo, algumas feitas só para isto!) lotados de peixes!

...e por aí vai.

Sempre que posso tento fazer mais pessoas pensarem como eu, eu não tento convencer ninguém de nada, procuro meios e argumentos sensatos que sózinho a pessoa se convença sózinho, então penso que com tempo, educação e concientização podemos em breve ter mudanças e como prova pergunto; quantos de nós há 15 anos atrás quando começaram os programas de pesca na tv não chamamos o pescador que fisgava e depois soltava o peixe de "bobão"?

Educação é base de um povo e cultura não se compra, logo ainda temos um longo caminho para percorrer e mudarmos muita coisa triste e errada em nosso lindo, porém mal cuidado país, a pesca é só mais uma delas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...