Ir para conteúdo

Araguaia em setembro! Tá começando a chegar perto...


Posts Recomendados

Olá,

Marquei minhas férias do trabalho para o fim de setembro e estou pensando em ir ao Araguaia. Estive acampado em Luiz Alves há alguns anos durante o mês de julho e é para essa região que gostaria de ir. Dessa vez, não vou poder acampar no mesmo local e, por isso, estou fazendo uma pesquisa do local para ficar. Sei que ainda está longe, mas faz tempo que não pesco e quero organizar tudo com antecedência para não ter problemas. Confesso que não sei nem como estão as condições do meu equipamento, mas adianto que vou comprar um conjunto pesado para os grandes peixes de couro. É a partir daí que levanto algumas questões:

Nível do rio e peixes

- No fim de setembro, o nível do rio deve estar muito baixo. Com isso, devo ter problemas com piranhas? Os peixes que mais me atraem são: pirarara, piraíba e cachara, entre os grandes de couro. Também gostaria de procurar aruanãs, bicudas, cachorras e tucunarés. Nessa época do ano, seria possível procurar esses peixes?

Piloteiros e hospedagem

- Estou fazendo uma pesquisa de piloteiros e já vi algumas opiniões aqui. Alguém gostaria de recomendar algum?

- Eu e minha esposa, que vai me acompanhar, gostamos muito de acampar e daríamos prioridade a isso, se possível, por causa da maior proximidade com o meio ambiente e a questão da grana, já que normalmente fica muito mais barato. Podem me indicar pontos de camping?

- Além de camping, também pensamos em pousadas. Quais seriam as recomendadas por vocês e a ace$$íveis?

Equipamentos

Acredito que o meu equipamento médio esteja bom, mas vou comprar um conjunto pesado.

Molinete – Estou pensando em dúvida entre molinete Aluma 5000, Daiwa Bg 90 Black and Gold e o Marine Sports Gt 5000. A diferença de preços não é tão grande. Qual se encaixaria melhor para o que eu quero?

Vara – Estou meio perdido nessa parte. Aparentemente a Giant Catfish parece a mais recomendada para mim. Estou certo?

Linhas – Uma multi de 80 a 100lb seria superdimensionada?

Sei que o texto está gigante, mas agradeço quem teve paciência de ler!! Heheheheh!! Devo postar essa parte de equipamentos na outra seção do fórum?? Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aluizio,

Planejar uma pescaria já é - de certo modo - um começo de programa...

Já faz tempo que não vou ao Araguaia, embora seja um dos mais belos rios brasileiros, e sobre suas dúvidas, não demora a aprecer alguém mais atualizado para lhe passar algumas dicas...

De qualquer forma, deixa ver como posso dar início nessas opiniões...

arrow:: Final de setembro é época de rio seco !

Tem o lado positivo que seria o acesso as lagoas e pontos para a pesca com iscas artificiais, e o negativo que serão - certamente - as piranhas... ( mas isso você já sabe ) !

Não é a "melhor epoca" para os peixes de couro, que preferem subir o rio com as águas mais altas, mas você haverá de encontrar alguma coisa, principalmente mandubés, cachorras e barbados... Se der sorte, engata uma pirarara ou quem sabe até um filhote !

arrow:: Hospedagem - esquema de acampar é mais barato, mas bem mais desconfortável ! Acredito que possa ficar melhor acomodado ( com sua esposa ) numa das muitas pousadas da região ! Já fiquei numa que fica na foz do Cristalino com o Araguaia ( Asa Branca ) que poderá ser uma opção ! Eles tem site e telefone para passar os detalhes... ( o proprietário é o Carlinhos )

arrow:: Tralha : O BG 90 é uma ótima opção, embora o Aluma 5000 seja mais atual ! Se os preços forem similares, opte por aquele que mais confiança lhe inspire ! Quanto a vara, não acredito que precise de algo tão pesado assim ! Busque uma MS Evolution GT de até 80 lb que estará mais que bem servido, a um custo que irá compensar ! Linha de 80 lb é com o que pesco na Amazônia ! Se não quiser correr risco, use uma dessas ( Power Pro 80 lb ), embora ache que uma de 60 lb com um bom líder ( de uns 5 m ) de monofilamento ( 80/90 lb ) seja o mais recomendado... ( empates 9/0 )

Claro que tudo isso é para pegar os brutos de fundo, pois para iscas artificiais, a conversa é completamente diferente...

arrow:: Varas de até 20 lb, molinete / carretilha compatível ( quanto mais leve melhor ), linha de 30 lb ( multi ) e líder de aço encapado, pois as piranhas irão atacar sempre suas iscas de meia água... ( que são as mais produtivas na região ).

Sucesso na sua viagem e bom desfrute... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid M, obrigado pela presteza e velocidade na resposta! Concordo com você sobre a parte do planejamento: como essa parte vai ser responsável por tudo que vai acontecer quando chegar ao rio, ela já faz parte da pescaria!

Hospedagem

Sobre acampar, sei que é mais desconfortável, mas eu adoro colocar a barraquinha no mato! hehehehe! E, aproveitando que a minha mulher também gosta, ia ser uma boa oportunidade! Para mim, aqueles momentos antes de dormir, na beirada do rio, longe de tudo, não tem preço! Mas estou fazendo contato com algumas pousadas e já entrei em contato com a Asa Branca. Por enquanto, continuo pesquisando. Acredito que tanto ficar em pousada como acampar tem seus pontos positivos e negativos e, no Araguaia, não tem como ser ruim em nenhum dos dois! joia:::

Equipamentos

Essa noite, em casa, conferi como anda minha tralha. Vamos lá:

Conjunto carretilha: Carreta Brisa 5000, com uma vara Althezza de 5'3" e 6-17lb.

Vara para molinete 1: Century Amazon - 1,80m, 30-50lb de fibra de vidro sólida. O maior teste dessa vara foi uma pirarara de uns 20kg em um pesqueiro. Aguentou muito bem a força do peixe.

Molinete: Junto com essa vara, utilizei um molinete bem mais leve: Marurj TR2000. Não conhecia e me surpreendeu. Para ter uma idéia do tamanho, ele comporta 140m de linha 0,25 e é ótimo para brincar. Foi com ele que peguei a tal pirarara citada acima. Vou fazer um teste com ele nos próximos dias, mas acredito que esteja 100%.

Vara para molinete 2: É uma vara antiga e não consegui nem ver a marca, mas é de 6 a 12lb e boazinha para pegar peixes menores.

Preciso então: dois molinetes heavy e uma vara heavy. Acredito que a carretilha e o conjunto formado pelo molinete citado nessa mensagem e a Vara para molinete 2 (de 6 a 12lb)servem bem essa pescaria. Confere ou tá fraco? Lembrando que são os equipamentos para duas pessoas e que, mesmo não sendo a melhor época, devo tentar os gigantes também.

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se estiver mesmo com a ideia de acampar eu indicaria entre a fazenda montaria e a barra do crixas, saindo de luiz alves subindo o rio é a região em luiz alves com mais opções de pesca, não terá problema com local de camping pois pode até utilizar os ranchos remanescentes da época da temporada de julho (eu ja fiz isso muitas vezes) agora prepare-se para os mosquitos os temidos porvinhas pegam nessa época. VC ira levar motor e barco pois se não ai tera q ir pra pousadas msmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Aluizio, estou a disposição por aqui, gerencio um hotel aqui em Luiz Alves, e qualquer coisa pode entrar em contato, e tirarei todas as suas dúvidas no que puder, só discordo do nosso amigo Kid M num item, os melhores meses p os grandões de couro seria de agosto a outubro, não tem melhor período, o rio está seco, e para o piloteiro fica mais fácil achar os poços onde os grandões ficam. Se quiser me adicionar no msn e bater um papo, meu endereço é rai35_vieira@hotmail.com, fone 62 3382 3103 / 9948 7408.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aluizio, não recomendo usar linha multi para os grandes peixes de couro, especialmente a pirarara. Com a abrasão nas galhadas (e possíveis pedras), este tipo linha se rompe com certa facilidade, embora, na briga limpa, tenha maior resistência. Prefira monofilamento de ótimas marcas (gosto da MaxForce), acima de 0.70mm. Leve empates de aço "brutos", anzóis 12/0 e muita linha para possíveis reposições.

Já estive lá três vezes em setembro e penso não ser muito bom para isca artificial. No final de setembro, os tucunarés ficam "chocos" (acasalando) e, geralmente, ignoram iscas de qualquer tipo. Podem sair cachorras e corvinas na meia-água.

Se possível, não economize muito com hospedagem/piloteiro pois isto pode representar um grande diferencial para a produtividade de sua pescaria.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aluizio,

Em setembro dá pra vc fazer pescarias razoáveis de peixes de escama no rio, tais como cachorras facão (eventualmente alguma cachorra larga que no Araguaia dificilmente atinge as proporções de suas irmãs do Xingú, Teles Pires,etc), douradas, corvinas, bicudas. Entram tbm alguns mandubés e barbados (estes pegam muito bem em minhocuçu, mas não sei se está liberada a utilização por lá).

Tucunarés, se os profissionais de Luiz Alves ainda não tiverem limpados os lagos fechados, vc consegue pegar com artificiais. Aruanã com certeza vc acha nos lagos e até nos locais de água bem parada no Rio, não esqueça os óculos polarizados p q dá pra fazer essa pescaria no visual, é show!! ::tudo::

Peixes de couro gdes já são um pouco mais difíceis pois pegam melhor entre final de abril e junho, qdo o Rio está com mais água. Mas dá pra pegar alguns em setembro sim. E os pontos de piraíbas ficam bem definidos mas os peixes ficam mais "preguiçosos" pra pegar. As pirararas na seca ficam muito próximas das galhadas, o equipamento precisa ser bem forte, o piloteiro precisa ser ágil e precisa contar com a sorte!

E problema maior d q piranhas na seca, são os botos! Nas últimas pescarias que fiz em ago/set/out, infernizaram a vida de quem estava pescando.

Caharas e bargadas vc encontrará nas rasuras das praias com areia mais dura e alguma correnteza, mas não saem em gde qtde.

Como o Estêvão falou, pros grandões de couro multifilamento não é o mais indicado.

Mas se optar por usar multi, o Aluma 5000 é excelente. Se for usar mono pros grandes, BG 90 é imbatível, molinete pra deixar pros netos. O MS GT 5000 eu não conheço.

A vara Giant Catfish é pra pescarias de peixes muito gdes. Eu optaria por uma 80 lbs pra pescaria pesada, pode até ser a Evolution mesmo, que já é muito forte.

Pra pirararas e piraíbas, linhas de 80 a 100 lbs vão muito bem, preferencialmente mono.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

Obrigado pelas repostas! Continuo fazendo as pesquisas. Estou morando em Palmas, mas devo ir a Brasília na páscoa e, se já tiver algo definido, aproveito para passar na feira e comprar algumas coisas. Vi vários produtos com preços bons na internet, mas sempre fico receoso de comprar em sites! Tem algum específico que o pessoal daqui recomenda? De qualquer forma, quando for a Brasília, vou levar os preços todos anotados e, se valer a pena comprar lá, já aproveito para pegar os equipamentos.

Linha

Pelo que vocês estão dizendo, vale mais a pena eu comprar uma monofilamento de 80-100lb, certo? Minha questão é a seguinte: por serem mais grossas, não vou acabar ficando com pouca linha no carretel (devo usar o BG 90 ou o Aluma 5000)?

Vara

Evolution GT 40-80lb já é o suficiente para essa pescaria, certo?

Molinete

Estou entre o Aluma 5000 e o BG 90 mesmo. Vou pegar os dois na mão para ver qual me agrada mais.

Outras tralhas

Sobre esses equipamentos que eu já tenho (que citei em outra mensagem), alguém tem algo a dizer? Se for só porcaria, podem criticar! Não tem problema! hehehehehe :gorfei:

Peixes e Cia.

Da outra vez que estive no Araguaia, no mês de julho de uns 4 anos atrás, os botos incomodaram mais que piranhas e mosquitos mesmo! Hehehehehehe!!

Citei alguns peixes que gostaria de pescar, mas claro que não estou restrito a eles. Pescaria é pescaria e me divirto com qualquer coisa que bater na linha! De vez em quando eu entro aqui no fórum e fico babando vendo os relatos de pescaria!!

Hospedagem / piloteiros

Não tenho como levar barco nem motor, afinal eu nem piloto! Por isso preciso organizar isso e contratar um profissional.

Vieira: já te adicionei no MSN! Vamos conversando! Vou aproveitar e te mandar uma mensagem por aqui também. Obrigado pelo contato! joia:::

Pedro Candirú: Ao pesquisar no Google, foi um dos primeiros que apareceu. Alguém conhece/recomenda?

No mais, obrigado de novo e foi mal pelas mil perguntas!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Aluizio,

O Fórum é cheio de pescadores que expõem suas opiniões, de modo que caberá a você tirar suas conclusões... ( como dica, presta atenção no Cleison, que já chama os peixes pelos apelidos nessa região... conhece tudo e mais um pouco... )

Para compras em Brasília, vale uma visita ao Estácio e ao Mauro... ( verifica quem está com as melhores promoções... aliás, fala com o Leo Marrara - aqui do FTB, que ele te dá uma ajuda nisso previamente ! )

arrow:: Linha - Se for de mono, procura uma que o diâmetro seja "menorzinho"... pessoalmente iria de multi com um enorme líder de mono, mas isso é questão de opinião...

arrow:: Vara - ficaria com essa mesmo que mencionou ! Veja apenas a relação de custo x benefício...

arrow:: Molinete - Vai preferir o Aluma... ( pressentimento, embora ambos sejam ótimos ) !

arrow:: Outras tralhas - vamos deixar para depois, embora ache que um conjunto equilibrado é tudo... ( fala com o Marrara que ele tem sempre umas coisas "encalhadas" com bons preços... ) :gorfei:

arrow:: Peixes - O esquema é mesmo o de diversão... acima disso, é lucro puro, inclusive os peixes...

arrow:: Hospedagem - Sem barco / motor, o melhor mesmo é buscar um refúgio adequado para se recuperar do sol e dos mosquitos e seus familiares... O "romantismo" do acampar termina com uma noite mal dormida... Deixa de ser econômico e invista nisso, que o retorno do custo x benefício se paga com folga... Já ví que está em contato com guias da região, o que vai te ajudar muito...

Sucesso na empreitada ! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aluizio

Vamos por etapas:

Nivel dos rios e peixes.

Como todos disseram, o rio vai estar baixo e baixando. Para piraibas pessoalmente acho a melhor época pois já vai ter passado o movimentão de julho, as coisas vão estar mais calmas, o piloteiro vai ter mais chances de achar uma bela piraiba do que com o rio cheio. No entanto, se seu objetivo é pegar uma bitela dessas, esquece a tralha que está pensando e vê se arruma material beeeemmmmm mais pesado ( carretilhas com 200 a 300m de linha 90 é o ideal). Exagero?: Toma uma corrida delas e depois me conta se exagerei.... Além disso, ao contrário de outras pescarias, na de piraiba vc não arremessa a isca. Solta a isca no ponto ideal e vai subindo com o barco por uns 100m e apoita. Só aí já vai mais de 100m de linha. Se for o caso, vê com quem vai ser o piloteiro se tem esse tipo de tralha pra te emprestar que não compensa comprar um material desses para pescar tão poucas vezes. Pirarara corre o ano inteiro, pra mim a melhor época é final de abril começo de maio, mas na seca é bão também.

Para os peixes menores.... se fosse eu ficava mais embaixo no rio, na região do Cristalino. As opções de pesca são maiores pois tem os lagos do Cristalino, o Caracol e o próprio Araguaia para pescar. De Luiz Alves é dificil chegar em lagos para tentar os tucas e aruanãs, e os que tem acesso nessa época já tão mais que batido. Se conseguir alguém que te leve nos lagos de fazendas do lado do Mato Grosso, aí acha peixe, se for lago que qualquer um entra.... já era.

Piloteiros e Hospedagem.- Em Luis Alves o que não falta é opção de hospedagem. Tem desde hoteis mais bem estruturados, com piscina e tudo mais, até dormitórios. Tem um piloteiro que gosto muito ( pra mim é o melhor da região) que tem pousada própria... é o Lindomar (Recanto das Piraiba se não me engano). Ser forem só você e esposa e piloteiro acho complicado o acampamento.... vc sai para pescar e deixa tudo à mercê da sorte.Se contarta alguém para ficar e vigiar o acampamento sai o preço de uma pousada.... sei se vale a pena não!?!?!?!

Outros piloteiros que conheço e recomendo Alonso, Doana, Sandro, Tanquimar, Pedro Candiru. Esse ultimo é pau pra toda obra. Pesquei com ele na região do Javaés....sei que conhece bem aquela região e não tem preguiça. Se quiser acampar ele acha um lugar bacana ( já passei uma noite "acampado" na ilha do Bananal à uns 4 anos atrás.

Lá pra baixo, indico a Asa Branca do Carlinhos. Os piloteiros dele conhecem bem a região.

Equipamento - Pras pirararas o BG90 guenta. Se fosse para indicar, indicaria carretilhas como Abu 10000 que cabem aí uns 100m de linha 90mm ou, no mínimo uma 7500. Pra ficar no limite, linha 0,70mm dá. Neste ponto abro um parenteses para falar de linhas. Quando falamos de mono, sempre citamos a bitola da linha e não a libragem. Já na multi é o contrário, não falamos em bitola e sim em libragem.

Dificilmente um peixe arrebentará uma linha 0,70mm ou uma multi 60lbs na tração, o perigo são as galhadas. Para peixes de couro prefiro as mono pois as multi, principalmente quando usadas em carretilhas, costumam enterrar no carretel com a força enorme que o peixe faz e acaba travando. E outra.... tem muito enrosco. Tem hora que vc precisa arrebentar a linha. Se vc tiver que cortar com faca, na altura que vc alcançar a linha, vai ter que encher o carretel novamente com 3 enroscos. Arrebentar uma linha multi de 100lbs na mão.... quase impossivel. A mono, quando agarra, o piloto consegue estourar a linha na mão. Se der sorte, ela estoura perto do nó e vc economiza um tanto bom de linha.

A linha não pode ser muito fina (no caso das multi) por causa do tanto de pauleira que vc vai encontrar e pescar praticamente dentro delas. A linha tem que ser resistente e a carretilha tem que estar bem travada para diminuir a primeira tomada de linha do animal.... se correr muito......galhada na certa.

Pra piraibas já dei minha opinião de material. Pros peixes menores 17lbs dá tranquilo.

Varas. Na pesca com artificias o peso da vara vai contar muito. Para os grande bagres, vc deixa, quase sempre, a vara no secretário e arremessa poucas vezes no dia. Desta forma, acredito que varas maciças de fibra de vidro funcionam bem. Prefiro varas sem emenda, de 1,80m para arremessos mais longos, de libragem até uns 80lbs. As Evolutions da vida resolvem bem

Acho que dei um apanhado geral. Essa é minha experiência com araguaia... já estive lá umas 12 vezes, e em todas aprendi um pouquinho. Já pesquei com tralha muito mais leve do que recomendado. Peguei umas jumentas e perdi outras. Hoje prefiro errar pra mais. Perdi uma piraiba que estourou meu cabo de aço de 140lbs depois de ter tomado uns 100m de linha 90mm com uma Penn Ocean travada no talo. O aço pocou nas anilhas (provavelmente o aperto das anilhas enfraqueceu os fios de aço). Hoje só uso empate trançado ou rígido. Anzol à partir de 8/0 não abre facil. Uso de 10/0 pra pirararas e 12/0 pras piraibas. Quem manda é o tamanho da isca que tenho que atravessar com eles. Faço os empates com anzol, aço e girador, nada de grampos. Chumbo vai variar com o ponto da pesca, deixa o piloto definir com vc pois ele tem de ser o menor o possivel, mas o suficiente para assentar a linha no fundo.

Abraxx

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

Obrigado pelas respostas! A cada login que faço no site, parece que recebo uma aula de pescaria! Já peguei uma boa noção dos equipamentos que vou precisar comprar. Como recomendado, para os peixes maiores, devo ir de monofilamento, molinete BG90 ou Aluma 5000 e vara Evolution. Acho que deve ser suficiente para a maior parte dos peixes que devo encontrar. Para a pescaria mais leve, vou utilizar o material que já tenho, citado acima, fazendo as adaptações necessárias.

Em relação ao local para me hospedar, ainda não defini e continuo aceitando palpites e sugestões. Atualmente estou morando em Palmas - TO e estou querendo ir para o Goiás (em vez de pescar por aqui) para escapar um pouco desse calorão da região norte! A gente já sofre o ano inteiro com a temperatura, então nas férias é bom ir para um lugar com um clima melhor! Hehehehe!

Agora é ir preparando tudo e aguardar abril, maio, junho, julho, agosto e setembro! Ufaaaa! Quanto mais a gente pensa nisso, mais demora para passar o tempo!

Obrigado a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

Atualmente estou morando em Palmas - TO e estou querendo ir para o Goiás (em vez de pescar por aqui) para escapar um pouco desse calorão da região norte! A gente já sofre o ano inteiro com a temperatura, então nas férias é bom ir para um lugar com um clima melhor! Hehehehe!

Obrigado a todos!!

heehehheheheeh, não vá esperando esse frio todo não viu heheheh

Apesar de Palmas ser quente, o Araguaia fica em uma região de baixa altitude e faz calor nego

eheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá! Fiquei um tempo sem entrar no fórum, mas tô de volta!

Givanni, até Cuiabá tem uma temperatura mais gostosa que Palmas! hehehehehe :gorfei:

James, te mandei uma MP!

Comprei a vara MS Evolution GT 40-80lb (1,98m) e estava quase comprando o molinete Daiwa BG 90 quando me atentei a capacidade de linha: 160m de 0,65! Achei pouco! Tendo em vista que precisaria de um equipamento mais robusto para as piraibas, acho que nessa viagem os maiores peixes que vou procurar vão ser as pirararas. Para elas, esse molinete não comporta pouca linha?

Estive em Brasília e aproveitei para pegar algumas isquinhas artificiais, afinal moro em Palmas, do lado de um lago com tucunarés. Pensando nas que já tinha e em ter maior variedade, comprei de superfície com hélice, de meia-água, colheres e jigs. Todas com tamanho entre 8 e 12cm. Confesso que não sei os nomes, mas vou tirar algumas fotos e posto aqui. Também levei anzóis mais robustos, 10/0 e 12/0. Menores que isso já tenho em diversos tamanhos, mas poucos modelos. Comprei ainda alguns empates trançados bem robustos.

Obrigado pelas dicas de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aluizio,

Em setembro dá pra vc fazer pescarias razoáveis de peixes de escama no rio, tais como cachorras facão (eventualmente alguma cachorra larga que no Araguaia dificilmente atinge as proporções de suas irmãs do Xingú, Teles Pires,etc), douradas, corvinas, bicudas. Entram tbm alguns mandubés e barbados (estes pegam muito bem em minhocuçu, mas não sei se está liberada a utilização por lá).

Tucunarés, se os profissionais de Luiz Alves ainda não tiverem limpados os lagos fechados, vc consegue pegar com artificiais. Aruanã com certeza vc acha nos lagos e até nos locais de água bem parada no Rio, não esqueça os óculos polarizados p q dá pra fazer essa pescaria no visual, é show!! ::tudo::

Peixes de couro gdes já são um pouco mais difíceis pois pegam melhor entre final de abril e junho, qdo o Rio está com mais água. Mas dá pra pegar alguns em setembro sim. E os pontos de piraíbas ficam bem definidos mas os peixes ficam mais "preguiçosos" pra pegar. As pirararas na seca ficam muito próximas das galhadas, o equipamento precisa ser bem forte, o piloteiro precisa ser ágil e precisa contar com a sorte!

E problema maior d q piranhas na seca, são os botos! Nas últimas pescarias que fiz em ago/set/out, infernizaram a vida de quem estava pescando.

Caharas e bargadas vc encontrará nas rasuras das praias com areia mais dura e alguma correnteza, mas não saem em gde qtde.

Como o Estêvão falou, pros grandões de couro multifilamento não é o mais indicado.

Mas se optar por usar multi, o Aluma 5000 é excelente. Se for usar mono pros grandes, BG 90 é imbatível, molinete pra deixar pros netos. O MS GT 5000 eu não conheço.

A vara Giant Catfish é pra pescarias de peixes muito gdes. Eu optaria por uma 80 lbs pra pescaria pesada, pode até ser a Evolution mesmo, que já é muito forte.

Pra pirararas e piraíbas, linhas de 80 a 100 lbs vão muito bem, preferencialmente mono.

Abraço,

Muitíssimo bem explicado Cleison. Concordo em gênero, número e grau.

Acrescento apenas que pelo mês de setembro as proximidades da Faz. Montaria ficam vetadas para pesca, mesmo esportiva, e principalmente para camping, por causa do Projeto Quelônios. Tem que confirmar se esta proibição começa em setembro ou outubro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade começa em agosto.

bração

Muitíssimo bem explicado Cleison. Concordo em gênero, número e grau.

Acrescento apenas que pelo mês de setembro as proximidades da Faz. Montaria ficam vetadas para pesca, mesmo esportiva, e principalmente para camping, por causa do Projeto Quelônios. Tem que confirmar se esta proibição começa em setembro ou outubro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- No fim de setembro, o nível do rio deve estar muito baixo. Com isso, devo ter problemas com piranhas? Os peixes que mais me atraem são: pirarara, piraíba e cachara, entre os grandes de couro. Também gostaria de procurar aruanãs, bicudas, cachorras e tucunarés. Nessa época do ano, seria possível procurar esses peixes

Nao terá problemas com piranhas( mais que o normal ) Peixes menores voce terá que descer o rio em busca de lagos, agora piraibas e pirararas finalzinho de setembro e um exelente mes!

Estou fazendo uma pesquisa de piloteiros e já vi algumas opiniões aqui. Alguém gostaria de recomendar algum?

- Eu e minha esposa, que vai me acompanhar, gostamos muito de acampar e daríamos prioridade a isso, se possível, por causa da maior proximidade com o meio ambiente e a questão da grana, já que normalmente fica muito mais barato. Podem me indicar pontos de camping? ?

Amigo, voce pode ver meu relato de piraibas... eu indico com TOTAL CONFIANCA meu grande amigo Tatinha, exelente guia.. em Relacao a ponto de Camping voce conversa com o piloteiro, ele vai saber melhor informa-lo creio que para baicho de Luiz Alves!

Em Hipótese alguma use Multifilamento para as gigantes piraibas! E na minho opiniao nao use linha menor que 0.85mm essa epoca e SIM uma das melhores epocas do ano para piraiba! As vezes pode nao pegar.. mais vc sabe, pescaria e pescaria... Se quiser o contato do Tatinha ( exelente guia ) pode falar cmg! Abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

diabo:: Meu amigo, estive no Araguaia no início deste mês de maio. Fui a Luiz Alves. O rio estava um pouco alto. Só tinha lambari e milhares de piranhas minúsculas. Também havia mais pescador do que gente no final de semana. Segundo alguns comerciantes locais, o problema da falta de peixe é que os piloteiros armam o anzol, pegam os peixes abaixo da medida na madrugada (antes da fiscalização chegar) e vendem estes peixes aos restaurantes ribeirinhos, que por sua vez, fazem porções e revendem aos turistas. Ouvi dizer que nessa temporada ainda deve ir gente lá devido a novela Araguaia (que a maioria não foi filmada lá).

Depois fui a região de Fio Velasco. A única coisa que mudou foi o tamanho das piranhas. Lá tem umas um pouco maiores. Quanto a Luiz Alves, só tinha pirambeba - aquelas piranhas minúsculas. E MILHARES DELAS!

A vantagem é que o povo local é muito receptivo, os preços não são tão salgados e vc aluga uma canoa com facilidade. Em Luiz Alves aluguei uma excelente canoa por R$25,00 ao dia (só o casco). Quem me alugou foi umtal de Paulinho. O funcionário dele é muito prestativo. O que vc precisar, consegue com ele. Em Fio Velasco, aluguei por R$30,00, na pousada do Paulinho, o mesmo de Luiz Alves. E local pra armar uma barraca é o que menos falta. Mas as pousadas locais mentem muito quanto a peixe. Liguei e enviei e-mails pra muitas e todas mentiram em relação a quantidade/tamanho de peixe - e olha que eu peguntava se havia peixe de 2 a 3 kg! E ainda mencionava o fato de o rio está cheio, mas todas as pousadas/hotéis diziam que estava saindo peixe demais!

Caso vc tenha mais dúvidas, faça contato: historia.fred@ig.com.br (38)91253767

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá a todos!

Fiquei algum tempo sem entrar no fórum porque o trabalho deu uma apertada, mas continuo planejando a pescaria! Tô impressionado com o tanto de coisas que aprendi por aqui nos últimos meses. Obrigado a todos por todas as dicas. São essas coisas, as vezes pequenos detalhes, que fazem toda a diferença na pescaria! ::tudo::

Conforme as dicas do pessoal, comprei um Daiwa BG 90 para procurar as pirararas, que devem ser os meus maiores peixes. Estou em dúvida em qual linha pegar! Quero uma monofilamento de +- 0,80. Não quero pegar muito mais grossa que isso porque não cabe tanta linha assim no carretel do molinete. E onde eu compro essa linha? Como não conheço tantas lojas (mesmo as online), tô com um pouco de dificuldade para encontrar! Se quiserem me indicar uma loja, fiquem a vontade!! (se não for permitido no tópico, pode ser por MP)

Frederico, obrigado pelas informações!! Tô torcendo para a situação melhorar até setembro!

Carocinho, vi um outro tópico que você fala sobre uma pousada a R$ 60,00 a diária em Luiz Alves. Queria o contato dessa pousada! Pode me passar? Acho que, dependendo da grana, vale a pena pegar uma pousada, em vez de acampar e deixar a patroa mais sossegada... :gorfei:

Obrigado a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos!

Estou em dúvida em qual linha pegar! Quero uma monofilamento de +- 0,80. Não quero pegar muito mais grossa que isso porque não cabe tanta linha assim no carretel do molinete. E onde eu compro essa linha? Como não conheço tantas lojas (mesmo as online), tô com um pouco de dificuldade para encontrar! Se quiserem me indicar uma loja, fiquem a vontade!! (se não for permitido no tópico, pode ser por MP)

Na Feira dos Importados vc encontra td o q vc precisa. Como sugestão de linha, o melhor custo/benefício que encontrei até hoje foi com a Max Force.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Cleison,

Obrigado pela dica, mas me mudei de Brasília e agora moro em Palmas - TO e tô bem longe da Feira! rindo3:: Aliás, acabei de perceber que ainda não mudei o perfil, mas vou fazer isso agora. Hoje vou dar uma procurada pela Max Force em sites de venda de materiais de pesca!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Fala Aluizio! Nessa altura do campeonato, vc já deve ter ido, voltado e estar programando a próxima pescaria... E aí, como q foi lá em setembro? Fui pro Araguaia (Luis Alves) em junho... Fraco! 4 pirararas, uma por barco. Eu mesmo fiquei sem o meu trofeu.

De qualquer forma, vou deixar alguma coisa aqui pra quem vier consultar futuramente.

No BG 90 cabem 100m de linha 0.82mm, exatamente a Max Force. Sei que é pouco pras piraíbas, mas, dependendo da sorte, dá pra sair sim... Na 1ª vez que fui a Luis Alves, em setembro de 2009, meu irmão tirou uma piraíba de 1,82m com um BG90, com 100m de linha Max Force 0,82mm. A vara era uma dragons 80lbs, da Albatroz. Vara top, na minha opiniao, por uns R$200,00. Aí depende muito do piloteiro... No caso era o Tonho (irmão do Adair). Ele foi sinistro! A linha chegou no nó, literalmente, a poita do nosso barco agarrou, cortei a corda com a faca, depois a linha com a piraiba agarrou na poita do outro barco, que estava solta pq pegaram uma pirarara... Parece história de pescador... Mas o peixe saiu! A foto tá na minha assinatura.

A outra piraíba da pescaria foi pega por mim. Na época, não tiha nem noção de material pesado e não tinha condição de comprar um. Fui com uma vara Combat Da Marine Sports, de 45lbs e um molinete Okuma com 100m de linha Max Force 0,74mm. Tirei, depois de muita briga, uma piraíba de 1,75m! Se alguem me perguntar hj se esse material tira uma piraiba, acho q ate eu diria q não... hehehehe Sorte!

Taí o vídeo:

Ano que vem pretendo ir em Agosto. É uma boa época? Conversando com alguns guias, eles disseram que seria a melhor por peixões de couro... Agora vou ter um material pesado mais apropriado! Tomara q entre outra piraíba!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...