Ir para conteúdo

iscas de helice com tres garatéias, porque?


Mauro Nakatani

Posts Recomendados

Alguns amigos me pediram iscas com tres garatéias para AM, dai resolvi entender um pouco mais do porque das tres, para aumentar a efeiciencia quando o peixe bate lateralmente? para equilibrar melhor a isca, aumentar as chances, porque?

O que vejo é que aumenta o peso e muda a dinamica da isca, realmente aumenta a chance de captura, porem como preciso diminuir o tamanho das garatéias afeta a resistencia das mesmas, no minimo preciso aumentar o tamanho da isca, para que as garatéias não enrrosquem umas nas outras, iscas acima de 15 cm de area util (só de madeira)

Aos que gostam, uma pergunta, voce acredita numa isca de tres garateias nr 02 reforçadas 4X, tem o mesmo efeito ou melhor do que duas 1/0 4X, melhor ou pior.? Resumindo, vou encarar o desafio de montar algumas iscas de helice de tres garatéias, procuro equilibrar o peso no maximo de 30/35 gramas, usando o material mais resistente que disponho, mas ideias poderiam me ajudar, buscar o que? resistencia, leveza, conforto, é evidente que são considerações, aspirações, e nem sempre possiveis de conseguir, haja visto o consumidor exigente que quer esse tipo de material, fazer iscas de helice para AM, é um grande desafio, pois os modelos consagrados do mercado, como Jenner, High Holler, Lurh Jensen ja estão perfeitas, muito acima do que sequer possa sonhar no momento. E a possibilidade de testar novos modelos e idéias fica resumido a amigos e uma pescaria por ano........ chorei:: chorei:: chorei::

Mas é diversão garantida, pelo menos até a proxima temporada....... rindo3:: rindo3:: rindo3::

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Maurão....

Na verdade eu, numa Rip 6.25, chego a colocar uma 2/0 na traseira e outras duas 1/0 no resto.

Coloco garatéias Gamakatsu q não alteram em nada o peso da isca. São super afiadas e se o bicho bater nela é quase certeza de se dar mau...hehee....caveira::

Com 3 garatéias a isca gira menos, e se gira menos, a linha torce menos, e as garatéias ficam 100% dentro dágua...enquanto q com 2 garatéias pode ocorrer dela ficar rodando ao ponto da garatéia da barriga ficar metade do tempo do trabalho fora da água. Estando fóra da água as chances do peixe acertar a isca e apenas jogá-la pra longe são enormes.

Na minha opinião iscas de hélices com 2 garatéias devem ser pequenas...tipo 150 no máximo...daí pra cima se conseguir colocar 3 garatéias o sucesso é maior... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, uma isca com 3 garatéias fica mto mais estável, a isca gira menos, torce menos a linha. E isso é um diferencial ... mas dai vem o conceito de peso, pois aumentando uma garatéia o peso da isca obviamente ficará superior. Não só pela adição de uma nova garatéia, mas tbm que teremos que aumentar o tamanho da isca ? Certo Maurao ?

E isca gde significa oq ? :gorfei: :gorfei: peixe gde ! Então a galinha ta morta ...

Quem procura uma isca com 3 garatéias quer estabilidade e maior chance de captura ! Lógico que com uma isca de 60gr , o nego vai morrer. Entao vale a pena deixar bem claro: Não existe iscas com 3 gart. leve ! Até por uma questao de estabilidade.

Manda bala Maurão, acredito e ponho fé em vc !! Quero ver os resultados :amigo:

Gde abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com 3 garatéias a isca gira menos, e se gira menos, a linha torce menos, e as garatéias ficam 100% dentro dágua...enquanto q com 2 garatéias pode ocorrer dela ficar rodando ao ponto da garatéia da barriga ficar metade do tempo do trabalho fora da água. Estando fóra da água as chances do peixe acertar a isca e apenas jogá-la pra longe são enormes.

A colocação de um girador sasame nº4 no snap, ou no pitão da isca, não diminuiria a torção da linha não?

O que você acha Fabrício?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com 3 garatéias a isca gira menos, e se gira menos, a linha torce menos, e as garatéias ficam 100% dentro dágua...enquanto q com 2 garatéias pode ocorrer dela ficar rodando ao ponto da garatéia da barriga ficar metade do tempo do trabalho fora da água. Estando fóra da água as chances do peixe acertar a isca e apenas jogá-la pra longe são enormes.

A colocação de um girador sasame nº4 no snap, ou no pitão da isca, não diminuiria a torção da linha não?

O que você acha Fabrício?

Com certeza, Airton.

Eu tenho usado sempre um girador no nariz das Rip...Estou economizando muita troca de linha com isto...hehee.. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja usei girador,parei porque acho que ele desestabiliza um pouco a isca afundando seu nariz com o peso.

Concordo com o Fabricio,isca pequena 2 garateias,grande 3.Uso a Rip Roller 5'5 e a vezes a Tucunarex 170 na hora de dar aquela aliviada,no mais eh 3 garateias.A Tucunarex 170,apesar de ser uma isca grande,tem essa vantagem,dificilmente as garateias estao fora d'gua. joia:::

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já comecei a fazer uns shapes, na madeira com 17 cm consegui 25 gramas, com garatéias 4X 1/0 acredito fechar em 35 grs, um peso que considero razoavel para uma isca deste tamanho, agora é montar e jogar na agua, pena que por aqui no maximo vou assustar os peixes......kkkkkk, quando termina-las posto fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já comecei a fazer uns shapes, na madeira com 17 cm consegui 25 gramas, com garatéias 4X 1/0 acredito fechar em 35 grs, um peso que considero razoavel para uma isca deste tamanho, agora é montar e jogar na agua, pena que por aqui no maximo vou assustar os peixes......kkkkkk, quando termina-las posto fotos.

Se ficarem nos 35, estarão em um peso ótimo !! Eeeee Naka vc nao é fácil nao rsrsrs

Posta as imagens dps ! Aguardaremos

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teve uns caras que com isca de 30g não estava conseguindo acompanhar os arrmessos das 45g... seila::

Em vez de isca mais leve, ví neguinho procurando isca mais pesada... seila::

Garatéia pra Açu, quanto mais melhor! 4,5,6...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

estava buscando este topico para ver quanto tempo demorei, hoje dia 02/07, tres meses, um pouco demais.... Conada Conada Conada , mas terminei, tive alguns problemas para equilibrar as de 15 cm, as de 17cm foi relativamente facil, vou montar um topico com fotos no forum de rods e lures, amanhã, que hoje estou sem maquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estava buscando este topico para ver quanto tempo demorei, hoje dia 02/07, tres meses, um pouco demais.... Conada Conada Conada , mas terminei, tive alguns problemas para equilibrar as de 15 cm, as de 17cm foi relativamente facil, vou montar um topico com fotos no forum de rods e lures, amanhã, que hoje estou sem maquina.

manda bala ai amigo nas maravilhas palmas::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...