Ir para conteúdo

Segurança, apreendendo com a Experiência


Bigão

Posts Recomendados

Senhores, venho abrir um tópico para que todos coloquem aqui suas experiências de pescaria. Para que pescadores que estão iniciando no esporte e que não possuem muita esperiência possam ter um lugar para consultar.Eu lembro que quando começei a pescar, acampar, andar de barco e etc. Fui apreendendo muito coisa na prática e também no erro. E que evitei alguns transtornos graças a perguntas feitas a outros pescadores mais experientes. Portanto estou abrindo este tópico para todos colocarem aqui qualquer coisa que achem pertinentes a segurança, prevenção para facilidades para evitar imprevistos, ou para agir corretamente quando ocorre algum imprevisto.Como estou com pressa, ainda não vou postar as minhas colocações. Mas em breve irei!abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá :

1. SEGURANÇA : Este é um ponto fundamental SEMPRE ! Buscar andar com gente que conheça o local é sempre importante. Verificar as condições de socorro ( para o caso de emergência ) também ! Acesso a comunicação ( telefone ) é fundamental, mesmo que o mesmo fique distante do ponto... ( mas saber onde tem um sempre ). Da mesma forma, ter sempre um esquema de emergência, onde alguns remédios são fundamentais para esses momentos... ( uma caixinha resolve ! ).

2. ESTAR PROTEGIDO : Parece simples, mas nem tanto... Uso de chapéu ( boné ), camisas e calças compridas, salvo pelo uso permanente de protetor solar adequado... Não descuidar da proteção da vista ( óculos polarizado ), principalmente quando pescando com artificiais... Fica também a dica de usar chapéu "de legionário", para proteção do pescoço & orelhas... Repelente é essencial, mesmo por cima da roupa em horas críticas ( anoitecer ). Permanecer saudável durante toda a pescaria... ( já pensou numa "gripe" durante... ), e para isso, se preparar previamente com ingestão de bastante vitamina C !

3. CUIDADO COM A BEBIDA : Não sou contra, mas é preciso "ter medida", senão o dia seguinte fica comprometido ( não só para quem bebeu, mas para o companheiro de dupla ! ). Não esquecer de ingerir muita água durante todos os momentos da pescaria, pois será ela quem irá estabilizar suas necessidades de hidratação ! Lembrem-se de que sol e ressaca nunca "se deram bem" !

4. EQUIPAMENTOS : Na pescaria, mais que o peixe, é importante estar preparado para pegá-lo ( de forma esportiva ), daí a necessidade de estar com as tralhas adequadas ( e compatíveis ) ao que se vai pescar ! Rever o funcionamento de todos os componentes, lembrando que "o troféu" poderá escapar por um descuido ou economia sem sentido ( usar a mesma linha em diversas pescarias... por exemplo ! ). Ter material reserva é importante, mas cuidado com os exageros !

5. PLANEJAMENTO : Alguém tem que se preocupar com isso antes da pescaria ! Logística de deslocamento, estrutura de suporte, disponibilidade de acesso, contato prévio, informações detalhadas do que levar, ocorrências anteriores no local pretendido, enfim, trata-se de algo que deve ser feito por quem já passou por experiências anteriores... até por conta de fazer valer todos os instantes disponíveis na pescaria !

É claro que tem muito mais, embora ache que esses - em princípio - devam estar sempre presentes nas preocupações de quem estrutura uma saída para pescar... O que aparentemente é 'bastante", torna-se algo muito simples, se praticado sistematicamente...

Pensem nisso ! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:shock: Segurança : :shock:

Nunca façam isto !!!!!!!

Uma vez fui desenroscar uma isca de uma árvore.

Apoiei a vara na árvore e fiquei na ponta do pé sobre o barco para desenroscar.

Não precisa nem dizer o que aconteceu.........

O barco foi para trás, caí na água sobre um monte de galhadas. Sorte, muita sorte, a coisa poderia ter sido feia.

Até pode ser muito engraçado mas, cair sobre um monte de pontas de galhadas pode fazer um estrago danado.

Na queda, acabei quebrando a vara também............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alimentação e Bebida:

Num certo ponto concordo com o Kid, tomar todas na noite anterior e ir pescar não dá certo, é passar mal na certa. Tomar na hora da pescaria tb é perigoso, principalmente se for pesca com iscas artificiais. Eu evito não beber kkk

Material:

Sempre conferir o shock lider ou a linha principal (caso não esteja com leader), perdi um belo peixe e uma isca por causa disso. O peixe bate e levou tudo.

Apertar e verificar com cautela as luvas com cabos de aço, tb perdi um peixe e uma isca assim :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem aqui vai um pouco do que eu já apreendi. Sempre bom levar um Kit de Primeiros Socorros, aquele que nos forçaram a colocar no carro, pois uma atadura, Gase são sempre úteis. Levarjunto neste Kit um Remédio para machucados como Merthiolate, água oxigenada e etc. Remédio para dor de Cabeça, Febre, gripe, vomito, problemas intestinais. Agulha e linha cirurgica caso seja necessário fazer pontos.Se estiver acampado em um local longe da cidade mais prôxima, e se no rio que estiver pescando existir muitas estruturas de pedras, Paus e etc. É bom levar pino reverva (motores de Pino), helice reserva, sem contar que é sempre bom estar com uma corda de partida, vela e mangueira do motor reserva. Caso ocorra algum imprevisto, você vai estar preparado para consertar. Claro, usando as ferramentas adequadas. Quando viajar, sempre verificar o nível dos fluídos no veiculo, Pneus e Step.Em acampamentos, nunca juntar o Lixo no meio do Acampamento, porque senão o local vai ficar infestado de Formigas. Junte o Lixo em um canto, mais distante, sempre dentro de sacos plasticos. Para depois levar embora!Evitar exageros de bebidas alcoolicas quando estiver no barco, acidentes são mais propícios quando se esta embreagado.Sempre andar com uma Faca em local de fácil acesso. De preferencia em uma bainha na cintura. Pois já ouvi relatos de ataque de sucuri que se o cara não tivese com uma faca... a pescaria ia acabar mais cedo! Na pescaria, além dos conselhos do Popper, é bom levar mais de um saco plastico no Barco. Para além de colocar o lixo, colocar eventuais roupas de frio que usou somente quando saiu cedo para pescar. Assim elas não molhas e não ficam muito encardidas, podendo utiliza-las por mais tempo. Levar um pano de chão para limpar, ou secar as mão quando manusear um peixe, ou iscar uma isca viva é bem útil.... Assim não ficamos limpando as mãos na roupas, ou debruçando para limpar na água. (Parece Frescura) heheheheheheh mas quando tem acaba usando.Leve cadeiras no acampamento, elas fazem muita falta quando se está sentado no chão por muito tempo.Uma viola e alguem que saiba tocar é sempre bem vinda nos acampamentos!É sempre bom tomar um vermifugo todo ano, ainda mais os pescadores!Comida e água é sempre bom sobrar do que faltar. ainda mais quando a cidade mais próxima ficar longe.Licença de pesca é imprecindível, pois você nunca sabe quando a policia florestal vai fiscalizar, E é bom conhecer a lei ambiental da licença. Porque todo aponsentado é isento de pagar a tarifa para tirar a licença. E já aconteceu de um colega meu, aposentado, ser prejudicado por policiais ambientais que estavam agindo de má fé!Bem por enquanto são estas coisas que eu lembro, e que não forma citadas acima.abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois da cartilha completa dos amigos só me restou 3 ressalvas...

1a - Anti alérgico, já vi companheiro descobrir que tem alergia a marimbondo na hora da pescaria. A foto tá escura, mas dá pra ver o beiço do Alan, foi ferruado 5 minutos antes de entramos na canoa pra descer 3 horas e montar acampamento. Ele não sabia que tinha alergia, por sorte eu estava com Allegra que minha mulher tinha esquecido dentro do carro. Na hora foi ruim... mas revendo a foto aqui to morrendo de rir... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Imagem Postada

2a - Realmente é sempre bom ter uma faca em mãos, mas de preferência pra enfiar no FDP que tentar matar uma sucuri e ainda ter a cara de pau de falar ela ia pegar ele...hehehehe. A única coisa que uma sucuri quer de nós é... distância.

Imagem Postada

olha só que animal violento, perseguindo o pobre fotógrafo... rsrsrssssss

matar um animal destes é o mesmo que matar um piau e falar que é pra garantir que ele não ataque na hora de tomar banho

3a - calcule bem a cerveja, o fim dela pode criar um clima menos engraçado. Como segurança mantenha sempre aquele litro de Campari na mochila, para uma eventual escassez de recursos alcoólicos...

Imagem Postada

Cervejinha pro fds em Serra da Mesa... hehehehe

Imagem Postada

um barco de apoio é sempre uma segurança... ainda mais se o último campari estiver nele... rsrsrsrsrsssssssssss

KKKKKKKKKKK... muita merd... heheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3a - calcule bem a cerveja, o fim dela pode criar um clima menos engraçado. Como segurança mantenha sempre aquele litro de Campari na mochila, para uma eventual escassez de recursos alcoólicos... Nó pegaram pesado em, PQP!!!!! Cervejinha pro fds em Serra da Mesa... hehehehe

Nó pegaram pesado em!!!!!!!!!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa lembrei de mais uma coisa. As vezes quando vamos pescar em Rios na época da cheia. Vamos procurar os peixes em pequenos riachos, que nesta época formam verdadeiros lagos! Mas o acesso a estes lagos muitas vezes é por áreas de vegetação alagada, e nem sempre dá para andar com o Barco em linha reta. Para se perder é muito fácil. Algo muito bom de se fazer é marcar o caminho que está passando com papel higiênico, preendendo nas arvores. Mas lembrando quando estiver voltando para catar tudo e não deixas nenhum lixo para tras.E na pesca noturna, em época uqe a lua não está cheia, acender uma vela as vezes é mais prático para poder ver o anzol e a isca! E você ainda pode usar as duas mãos para isso! A lanterna de cabeça tb é útil. Mas ela atraí muito inseto. Aí sua cabeça vai ficar cheia e mosquito, mariposa e etc!abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb tenho + uma heheheheLevar um remedinho para diarreia.Tive esse problema e de certe forma é bem desagradavel, principalmente se tiver no meio do mato. Pq lá não vai ter soro né turma :)

Bem lembrado gente, sempre que pescarem com o Popper levem umas fraldas geriátricas, pois se ele der um peidinho já grita: TO COM DIARRÉIA!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKkkk....só dá figura...kkkkk....Excelentes dicas...Realmente todas devem ser lembradas e checadas durante a pescaria.O Xandego não aceita q os pescadores utilizem anzóis com fisgas na embarcação dele....hehee....e eu não aceito q levem pinga...ou q bebam demais na minha embarcação...hehee....Pra mim....90% dos acidentes q ocorrem nas pescarias tem a "marvada" no meio. :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKkkk....só dá figura...kkkkk....

Excelentes dicas...Realmente todas devem ser lembradas e checadas durante a pescaria.

O Xandego não aceita q os pescadores utilizem anzóis com fisgas na embarcação dele....hehee....e eu não aceito q levem pinga...ou q bebam demais na minha embarcação...hehee....

Pra mim....90% dos acidentes q ocorrem nas pescarias tem a "marvada" no meio. :mrgreen:

Pois então Biguá, gosto duma cervejinha mais que dólar, uma pinguinha ou campari na canoa então é show, mas lembro que também não sou a favor dos exageros dentro da água.

Mas ficamos assim, na sua canoa eu só levo 4 latinhas e na minha tú só leva 4 garatéias com fisga, pra se o peixe estiver soltando muito... hehehehe.

PS.: Só embebeda com cerveja no sol quem não bebe, pois quem é acostumado não consegue, por isso peço ajuda a pinga ou ao camparinho vez em outra pelo menos pra dar o relax... hehehehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb tenho + uma heheheheLevar um remedinho para diarreia.Tive esse problema e de certe forma é bem desagradavel, principalmente se tiver no meio do mato. Pq lá não vai ter soro né turma :)

Bem lembrado gente, sempre que pescarem com o Popper levem umas fraldas geriátricas, pois se ele der um peidinho já grita: TO COM DIARRÉIA!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Pô veio um peido não da diarreia não, agora bastante shoyu dá. kkkkApartir da proxima pescada o remedinho vai ser o primeiro a ser comprado, nunca + passo mal, essas coisas tem q contecer em casa.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKkkk....só dá figura...kkkkk....

Excelentes dicas...Realmente todas devem ser lembradas e checadas durante a pescaria.

O Xandego não aceita q os pescadores utilizem anzóis com fisgas na embarcação dele....hehee....e eu não aceito q levem pinga...ou q bebam demais na minha embarcação...hehee....

Pra mim....90% dos acidentes q ocorrem nas pescarias tem a "marvada" no meio. :mrgreen:

Pois então Biguá, gosto duma cervejinha mais que dólar, uma pinguinha ou campari na canoa então é show, mas lembro que também não sou a favor dos exageros dentro da água.

Mas ficamos assim, na sua canoa eu só levo 4 latinhas e na minha tú só leva 4 garatéias com fisga, pra se o peixe estiver soltando muito... hehehehe.

PS.: Só embebeda com cerveja no sol quem não bebe, pois quem é acostumado não consegue, por isso peço ajuda a pinga ou ao camparinho vez em outra pelo menos pra dar o relax... hehehehehehe.

KKKkkkkk....já gorfei de tanto rir aqui...Tú é uma figura, mesmo...hehee....Tá combinadíssimo... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Revivendo o tópico :bompost: .

Começa sério aplauso:: e no final... surtei::

Equipamentos:

Alicate que corte anzol/garatéia.

Isqueiro/fósforo.

Remo (caso não seja possível reparar o motor).

Óculos transparentes (para quem vai "faxiar" à noite).

Acessórios:

Papel Higiénico (ter que fazer no mato até vai, mas limpar com o dedo não dá ::medo:: ).

Reserva de gasolina.

Cuidados:

Apanhar "barbudos" cuidando com os ferrões nas nadadeiras.

Cuidar com enxames de abelhas (gostam de ficar em árvores ou galhos sobre a água).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Essa turma é do carvalho...

Galera só mais alguns "itens", que não lembro de ter visto nas msgs acima e que acho importante:

- nem sempre somos "profundos conhecedores" do local, portanto um GPS ajuda e muito no caso de alguma emergência (ex: tempestade em que precisamos esperar o vento e marolas passarem e anoitece); a navegação noturna é muito perigosa, com o auxílio de um GPS fica mais fácil;

- algum anestésico injetável, facilita a vida no caso de alguma "micro-cirurgia", nem sempre estamos próximos a "civilização"....se bem que alguns ficam anestesiados após uma dúzia de geladas... :gorfei:

Bom pessoal, acho que é isso...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkk fazem farra com coisa séria....kkkkk

da coisa séria:

Imagem Postada

nem sempre dá tempo de chegar no rancho/acampamento... o mais seguro é correr para a margem...

levo no baú:

lona plástica e agasalho... evitar hipotermia.... Frio::

acendedor de churrasqueira, isqueiro e fósforo, sal e bolachas (todos bem embalados)...

se precisar passar a noite na margem ou ilha, tem-se um mínimo necessário...

mais: celebrim e gps... avisar sempre a direção que vão tomar... exemplo: Lago do Peixe tem muito pouco movimento durante a semana...imagina ficar sem gasosa na volta do último dia de pescaria? ::medo::

alicate para cortar garatéia, preferência o de dupla força...

uso de óculos...

nao deixar iscas espalhadas pelo barco...

fechar bem as caixas de isca qdo navegar... o vento pode abrir e jogá-las em cima de quem navega...

levar anti-histaminico...

amarrar o motor eletrico... verificar o aperto do helice dele... perdi o meu numa pescaria, sorte que consegui um emprestado...

verificar se macaco do carro levanta o reboque... a chave de roda serve para os dois veículos? melhor aquela em cruz...

levar chaves de fenda, simples e philips e alicates....

ter duas ou tres lampadas do reboque de reserva... queimam fácil, a policia incomoda (e com razao) e o defeito sempre ocorre qdo se usa: de noite, em que todas as lojas estão fechadas surtei::

e tem muito mais....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma coisa interessante que já aconteceu comigo e não morri porque fui precavido.

Ao entrar dentro dágua em locais desconhecidos, vá devagar palpando o chão com os pés para ver como é o fundo.

Uma vez entrei em um córrego (nem lembro mais porque) que parecia ser rasinho...era esteito, não mais que 3mts. Sentei numa pinguelinha que tinha atravessando o córrego e fui descendo o corpo devagar para dentro dágua para achar o fundo. Com 1 metro de fundura já achei o fundo que era de lama. Continuei descendo o corpo e o pé não achava fundo firme, ia só afundando na lama. Resultado....não conseguia movimentar as pernas para sair nadando, a lama já passava da cintura e a água já estava no pescoço e, com certeza, ia cobrir meu rosto. Como eu ainda estava com as mãos na pinguela consegui me apoiar nela e sair da lama, mas se tivesse soltado o corpo de uma vez teria afundado na lama e dificilmente sairia dali. Isso é que é a tal areia movediça.

abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...