Ir para conteúdo

(DUVIDA) Linha Multi na pesca de piapara


FernandoTSilva

Posts Recomendados

Pessoal tudo tranquilo? Gostaria de uma ajuda dos mais experientes no uso de linha multifilamento, eu nunca havia usado e resolvi comprar uma para experimentar na minha Black Widow recem adiquirida, antigamente só usava mono, achei um lugar com as linhas Power Pro Verde com um preço muito atrativo, cerca de metade do valor que geralmente eu encontro em outros locais, ai resolvi comprar porem só havia restado a de 50lbs (0,36mm) , sendo que eu queria era a de 30lbs ou no max a de 40lbs.

Até ai tudo bem, mas estou com uma pescaria de Piaparas no Rio grande no mês que vem em vista, e sempre que eu pescava esse tipo de peixe eu usava uma linha bem fina com um chumbo não muito grande, ligado a um girador, e nesse girador eu ligava um chicotinho pequeno com o anzol.

Minha duvida é, como eu não quero retirar a linha de 50lbs da carreta, eu poderia amarrar a linha multi com a chumbada no girador, e do girador ligar um chicotinho de mono mais fino, tipo 0,20 ou no max 0,30? Pois piapara é um peixe muito manhoso, imagino que ele não deve pegar facil na linha multi direto.

E se alguém também aconselha amarrar as duas linhas, multi mais mono pelo nó albrigth ao invés do girador.

Desculpem a pergunta de amador, mas é que em linhas de multi realmente sou iniciante.

Obrigado galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A união entre multi e mono se possível deve ser feita como o nó SF, mas como a diferença na espessura das linhas vai ser grande, qualquer nó vai ser complicado, acho que sua idéia de unir via girador e chicote mais fino seja mais adequada. Outra possibilidade é você fazer como no líder de fly, você faz 3 emendas e vai diminuindo a espessura da linha. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera muito obrigado pelas respostas, acho que ligando a multi com a mono por um girador deve dar certo mesmo, mas achei outra solução, encomendei uma Titan 10000 da MS, e vou pegar uma Brisa 10.000 e uma pinnacle vision que estavam paradas la em casa e vou colocar mono nelas e usar para piaparas, apesar de não serem carretilhas Top vão dar conta do recado, ja que é uma pescaria para poucos arremessos por ser de espera e as piaparas do rio grande não são tão grandes também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende como é a força da agua onde vc vai pescar...

Um pouco grossa para esse tipo de pescaria. Normalmente quando usamos multi para piapara, pescamos com uma barriga na linha, assim vc tem mais precisão na fisgada. O ideal mesmo é a velha e boa mono, e quanto mais fina, melhor a briga. Com o tempo vc vai utilizando equipamentos mais leves, principalmente na rodadinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz Fernando!

Eu não sei como é que o pessoal está pescando piapara de vara parada no Rio Grande.

Mas, para te dar uma idéia, vou te relatar como eu pesco em Paulicéia.

Para pescaria de vara parada utilizo uma vara de carbono maçiço de 7 pés com cabo de aprox. 30cm. adaptada com salva-vara.

Uso uma Shimano Scorpion XT 1501 com linha de miltifilamento tryumph de 20lb.

Na ponta da linha multi, faço um nó bimini twist e coloco um girador de 3.

Na linha principal (multi) ato uma extrmidade do girador e no outro um leader (fluor de 20lb) de aprox 2 a 2,5 metros atado a um anzol Chinu Kawasemi cor prata nr. 4 ou 5 (depende to tamanho da isca, milho, no caso, ou da piapara que está pegando).

Na outra extremidade do girador (o que fica pra baixo) ato o chumbo com uma linha fina de mono branca, fina de 0,20 a 0,25mm (dependendo da correnteza) de aprox. 30 a 40cm de comprimento.

Normalmente neste tipo de pescaria, a chumbada enrosca muito nas pedras (pela correnteza ou pelo peixe) e normalmente você fica sem o chumbo e sem o peixe.

Neste sistema que eu uso, se o chumbo enroscar, com um puxão você estoura a linha fina e não perde o peixe.

Como normalmente usamos chumbos enormes com mais de 80 gr (o chumbo não pode ventilar/movimentar. Tem que ficar imóvel senão o peixe não pega) eu prefiro usar varas de carbono maçiço e com ponta flexível.

Linha muito grossas demoram pra afundar e "cantam" muito quando ficam paradas na correnteza, porisso prefiro as mais finas.

Uma dica. Eu uso linha PE 2 que, a cada 10 metros muda de cor. Desta forma sei a que distância o peixe pegou e fica mais fácil saber onde colocar a isca nos próximos lançamentos.

Qualquer dúvida, entre o site da pesca alternativa e assista o programa nr. 107 - 26/10/2008, onde você encontrará várias outras dicas interessantes.

Um abraço e boa pescaria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...