Ir para conteúdo

Dúvida para o araguaia em maio: Javaés ou Cristalino


Posts Recomendados

Olá pessoal,

Gostaria de uma ajuda dos conhecedores da região do araguaia: Estou programando uma pescaria no araguaia pra 1ª semana de maio, mas estou entre a região de Fio Velasco/barra do Javaés (posadas Asa Branca II e Fio Velasco) e a barra do cristalino (pousadas Asa Branca e Cristal).

Estou em contato constante com o pessoal destas duas regiões: o pessoal do Cristalino está com expectativa de que já dê pra se hospedar lá a partir da semana santa (as pousadas ainda estão alagadas em + ou - 1 mt), e que na 1ª semana de maio a pesca já esteja boa por lá, tanto pra peixe de couro quanto pra peixe de escama. O pessoal do Javaés falou que não é muita vantagem ir no cristalino nessa época, porque o forte lá é tucunaré. É melhor ficar no Javaés porque nessa época a pesca dos peixes de couro é mais produtiva lá.

O que eu estou procurando para a minha pescaria é uma boa dose de ação no material leve (não importa se é cachara, mandubé, apapá, barbado, tucunaré, bico de pato, candiru... :gorfei: danca::), e em alguns momentos tb tentar no material pesado umas pirararas.

Baseado nisso, o que vcs acham que seria mais produtivo pra mim: ir pra região do Javaés ou ir pro Cristalino?

Abraço

Rogério

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No início de maio ainda tem muita água no Cristalino, a pescaria de tucunarés ainda não será boa.

Mas se vc quer focar ações em material leve com peixes do Rio e eventualmente alguma pirarara, qq região que vc escolher será boa. É provável que na região do Cristalino tenha menos movimento p q tem menos pousadas e casas que na região do Fio Velasco/Javaés. O Javaé no início de maio fica bem movimentado de barcos.

Agora se quer fazer pescaria dedicada de pirararas, o Javaé pode ser um pouco melhor. Mas material leve no Javaé complica um pouco, não é inviável, mas as perdas provavelmente serão maiores p q o Rio é estreito.

Mas se optar pela região do Cristalino acredito que não vá se arrepender. Já fiz pescarias fabulosas de pintados, mandubés, douradas e pirararas pros lados da Barreira do Veado e do Caracol em maio.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério,

Estou indo pro Araguaia dia 15 e volta dia 23/4 - sabado - - com o Jorginho da GREEENPESCA, de Campinas -. Vamos ficar na Pousada Canoeiros. Estou levando traia pra mandubés, bargadas, pintados, Pirararas e piraibas, e alguma coisa para os tucunarés - não tô botando fé, visto o rio estar cheio -. Nós vamos sair de Campinas dia 15 a tarde, em onibus leito novo, já iniciando a pescaria através das cervejas e papos furados. Se te interessar ir junto, acho que ainda tem vaga.

Abraço

Ricardo,.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério,

Estou indo pro Araguaia dia 15 e volta dia 23/4 - sabado - - com o Jorginho da GREEENPESCA, de Campinas -. Vamos ficar na Pousada Canoeiros. Estou levando traia pra mandubés, bargadas, pintados, Pirararas e piraibas, e alguma coisa para os tucunarés - não tô botando fé, visto o rio estar cheio -. Nós vamos sair de Campinas dia 15 a tarde, em onibus leito novo, já iniciando a pescaria através das cervejas e papos furados. Se te interessar ir junto, acho que ainda tem vaga.

Abraço

Ricardo,.

Valeu Ricardo, mas só tenho disponibilidade para a 1ª semana de maio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No início de maio ainda tem muita água no Cristalino, a pescaria de tucunarés ainda não será boa.

Mas se vc quer focar ações em material leve com peixes do Rio e eventualmente alguma pirarara, qq região que vc escolher será boa. É provável que na região do Cristalino tenha menos movimento p q tem menos pousadas e casas que na região do Fio Velasco/Javaés. O Javaé no início de maio fica bem movimentado de barcos.

Agora se quer fazer pescaria dedicada de pirararas, o Javaé pode ser um pouco melhor. Mas material leve no Javaé complica um pouco, não é inviável, mas as perdas provavelmente serão maiores p q o Rio é estreito.

Mas se optar pela região do Cristalino acredito que não vá se arrepender. Já fiz pescarias fabulosas de pintados, mandubés, douradas e pirararas pros lados da Barreira do Veado e do Caracol em maio.

Abraço,

Na verdade eu não tô focando muito em um determinado tipo de peixe. Gostaria mesmo é de ação...ehehehe

Valeu pelas dicas! Provavelmente eu vá para o Cristalino mesmo. Vou continuar acompanhando o nível do rio...

Abraço

Rogério

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1° semana de maio???? vishhhh pode levar gelol....é a melhor época pra se pescar no araguaia,fede peixe...

No rio cristalino não é bom essa época,muito cheio,mesmo ficando lá vc vai pescar somente no araguaia...

Vá para a pousada Asa Branca,sem pensar,qualquer uma das duas,essa época ferve de peixe,principalmente cacharas,apapás e pirararas,mas tb da de tudo...

Qualquer ajuda é só falar...

Valeu!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1° semana de maio???? vishhhh pode levar gelol....é a melhor época pra se pescar no araguaia,fede peixe...

No rio cristalino não é bom essa época,muito cheio,mesmo ficando lá vc vai pescar somente no araguaia...

Vá para a pousada Asa Branca,sem pensar,qualquer uma das duas,essa época ferve de peixe,principalmente cacharas,apapás e pirararas,mas tb da de tudo...

Qualquer ajuda é só falar...

Valeu!!!!

Então Miron, vc acha que mesmo pescando só no Araguaia, vale a pena ir até a região do Cristalino ou é melhor andar menos e ficar só pelas bandas do Fio Velasco mesmo? E em Luís Alves, vale a pena tb ou tá muito batido?

Valeu pelas dicas...

Rogério

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério, creio que o Cleison disse tudo...

No início de Maio, o Araguaia e o Cristalino devem estar um pouco cheios ainda, o que dificulta a pescaria de tucunas nas lagoas. Entretanto, para o tipo de pescaria que vc deseja fazer (material leve), creio que as possibilidades de sucesso são boas, desde que vc tenha um bom guia, que o leve aos locais apropriados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ROGÉRIO

A meu ver, a melhor época de se pescadar no Araguaia é final de abril / começo de maio. Se você acertar "AQUELA" SEMANA QUE O RIO E OS LAGOS ESTÃO EXATAMENTE NO MESMO NIVEL, AÍ A ÁGUA DOS LÁGOS COMEÇA À VOLTAR AO RIO, foramando esgotos bem definodos.... cê tá feito.

Nessa época acho o ponto do Fio Velasco Melhor. Você vai poder pescar no próprio Araguaia, no Javaés ( que é o braço direito do Araguaia) e em alguns lagos que vão estar chegando no nivel ideal e ainda poderão ser acessados por barco (lago grande). Quando quiser peixes menores.... Araguaia e lago, quando quiser encrenca.... Javaés. Se conseguir pescar nas pedreiras (1a e 2a) já tem menos movimento. Se arrumar um esquema de chegar até o Quebra Linha, lá embaixo no Javaés (aí tem que pousar ou sair de madrugada e voltar à noitinha pois é longe)... vixi!!!!! A melhor pescaria que já fiz no Araguaia foi em maio nesta região à uns 3 ou 4 anos atrás..... muito pintado, caranha, pirarara, barbado... até pirarucu no rio nós pegamos. Fora uma cardume de piau cabeçudo e matrinchã que tava descendo... dava até nojo ( só que o peixe tava andando então não atacava a isca).

Um conselho.... vá agora para a região do Fio Velasco e volte em agosto ou setembro pra região do Cristalino.

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Miron, vc acha que mesmo pescando só no Araguaia, vale a pena ir até a região do Cristalino ou é melhor andar menos e ficar só pelas bandas do Fio Velasco mesmo? E em Luís Alves, vale a pena tb ou tá muito batido?

Valeu pelas dicas...

Rogério

Vale a pena sim ir até a região do cristalino,la é mais selvagem,é um "passeio" a mais,menos pressão de gente,eu adoro descer la pra baixão rss...mas é como o Beto falou,a regiao do fio velasco nessa época é muito boa,tem muito peixe subindo e saindo do javaés,grandes cardumes de cacharas,talvez seria mesmo a melhor opção,aí vai depender se vc mesmo...converse diretamente com o Carlinhos dono da Asa Branca que ele vai te acessorar direito..fala que foi eu que insisti pra vc ir pra la que ele vai fazer um negócio bom pra vc...ah e reserva o guia Éden...

Valeu!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miron,

Aproveitando as dúvidas do Rogério, gostaria de saber, também, como esta Luis Alves, pois há uns 3 anos que não pesco por lá. Será que vou me dar bem com os peixes de couro??

Abr.

Ricardo

Ricardo,o rio esta bufando de agua,esse final de semana pegou mais agua ainda,talvez vc pegue o rio um pouco cheio ainda,mas se as chuvas derem um tregua o rio começa a baixar rapidamente,e os peixes começam a aparecer de tudo quanto é lado,uma loucura...mas tem saído cacharas e mandubés de bom porte...tendo em vista que vc vai ficar uma semana com certeza vai acertar os peixes...A região é boa,Luis Alves é muito bom,a pousada que vc vai ficar é excelente e com bons guias vai se dar muito bem sim...se der pra achar um lugar raso com praia no fundo,no entardecer,costuma sair umas bargadas criadas hein,peixe fantástico...mas lembre de soltar hein é um peixe ameaçado de extinção...

Boa sorte,essa ansiedade é muito boa né....tb to nessa...

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de ler as sugestões do pessoal tô me animando cada vez mais, pois qualquer uma das regiões que eu escolher eu estarei bem servido de peixe... danca:: danca::

Vou esperar mais uns dias pra ver como vai ficar o nível do rio, e depois ligo pro Carlinhos pra ver o que ele sugere tb, daí eu posto aqui pra galera....

Valeu a todos!! Continuo acompanhando os relatos...

Rogério

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou indo para o rio araguaia dia 29 na região de nova crixas , xixa ' alguem jah foi por laah ? aonde eu consigo alugar um barco ?

Nova Crixás é caminho para o Araguaia, fica a uns 60 ou 70 km do Rio. Acredito que o lugar mais próximo que vc terá pra alugar barcos é Bandeirantes.

Editado

Desculpe, não tinha lido corretamente sua pergunta. Infelizmente não conheço Xixá, só fui até a Viúva, um pouco abaixo do Rio do Peixe. Parti de Bandeirantes. Sobre Xixá fico devendo a informação.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pela resposta cleison , poracaso voce teria o telefone para contato da viuva ou do gomes ?

Infelizmente não. Espero que logo apareção alguém pra te ajudar. Uma alternativa seria vc conseguir o telefone de algum hotel em Xixá ou em Bandeirantes e que eles talvez possam te ajudar.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...