Ir para conteúdo

Pesca no Lago Paranoá - Brasília/DF


Posts Recomendados

Olá Pessoal,

Hoje vou começar pela minhas duas experiências de pesca no lago Paranoá.

A 1ª, a mais de 1 ano atrás, não foi nada agradável pois encontrei dificuldades para achar um lugar para aproximar do lago, e quando consegui não acreditei no que vi, um lago sujo, cheio de lixo que as pessoas jogam, pois a primeira coisa que avistei foi um recipiente de plástico de shampoo boiando, utilizado nas residências; a água turva, as beiradas sujas de lixo que as pessoas levam para comer e jogam por ali mesmo. Pergunto: Será que não tem fiscalização, cadê as autoridades que não multam essas pessoas, que não colocam placas de advertência Vamos começar a juntar o lixo e jogar nas lixeiras, de preferência vamos praticar a coleta seletiva, principalmente latas de alumínio, muita gente vive de reciclagem, podemos ajudar e assim colaborar com a despoluição. Infelizmente ainda não temos um susbstituto para a sacola plástica, mas podemos utilizar papés como o jornal velho para enrolar e jogar os lixos orgânicos.

a 2ª, na semana passada, fui me aventurar, descobri que tem um local acessível na QL 12 sul, um parque; mas para minha surpresa encontrei um pier que dá acesso ao lago norte próximo à Ponte do Bragheto, uma excelente iniciativa, não sei quem é o responsável mas meus parabéns, porém o local ainda não está com um acesso legal, precisa melhorar a infraestrutura, se é que a população pode frequentar, acho que deveriam arrumar as beiras plantando grama, montar uns quiosques para exploração, venda de iscas e bebidas por exemplo, onde os exploradores ficariam obrigados a manter o local limpo. As pessoas devem se conscientizar sobre o barulho, pois alguns chegam fazendo arruaça e gritando, nós pescadores não gostamos de barulho, mas o local não é apropriado, porém pode-se ter uma convivência pacífica. Quem delimitar os espaços para quem pesca e para quem quer apenas tomar banho.

Mas o mais triste disso tudo, é que não conseguirmos fisgar um lambari que seja, a impressão que tive é que não há peixe naquele lago, apesar dos relatos que já vi. Pois é, me pergunto, pq as pessoas gostam de depredar, estou pensando em comprar alevinos de lambari, e colocar no lago, pelo menos uma vez por mês. Não sei se é permitdo, mas eu penso que se cada pessoa que fosse pescar no lago, levassse alevinos, em muito pouco tempo teríamos o lago povoado novamente, para nossa alegria. E tb, a consciência de praticar a pesca esportiva, deixa ele viver e procriar, nos hipermercados vc encontra peixe para comer, mas se quer mesmo levar, procure um exemplar de tamanho razoável, pelo menos 500gr pra mais. O resto solte.

É importante esclarecer que é crime povoar com peixes que não são do seu habitat de origem, logo se alguém quiser comprar alevinos devem primeiro certificar se é permito e quais as espécies que pode ser soltas no lago. Por favor, isso é muito sério.

Bom é isso, fico no aguardo de manifestações a respeito do assunto.

Obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cristina

Seja muito bem vinda, a sua intenção e ótima, mais como você mesma falou, temos que repovoar com peixes da bacia, mais ali no lago Paranoá quase que so existem peixes exóticos, e a falta de peixe e devido a uma colônia de pescadores que existe com mais de 150 pescadores ditos profissionais, que retiram mais de 50kg de peixe dia, e usam as tais tarrafas com autorização dada por lei, e matam tudo que vê pela frente ou melhor na água. Acho que devemos sim solicitar ao governo que refaça um repeixamento do lago com peixes da própria bacia, ou já mantenha os exóticos que por la já habitam.

Eu estive no píer que ainda esta em obras, estava ate proibido ao acesso, mais aguarde, que vai ser urbanizado, mais que so será possível a pesca se tiver uma parceria do governo em repovoar aquelas águas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando tinha uns 10 anos (1990), eu participava de torneios de basebal - categoria infantil - lá no Clube Nippo no Setor de Clubes Sul. Nos intervalos dos jogos, eu me dirigia ao fundo no clube para pescar carpas com massinha. Pegava um monte!!! E ainda pescava de molinete rs. Ah, fui campeão mirim de basebal do DF!! Não me lembro o ano rsrs

Como o Adhemar bem colocou, existe uma colônia de pescadores - os "profissa"- que têm permissão para usarem tarrafas. Vez ou outra aparece alguma reportagem acerca da captura de carpas acima de 20kg, que foram capturadas pelos colonos. É complicada a questão do repovoamento do lago. Acredito que para as autoridades, o interressante mesmo é a água do lago estar sempre limpa para que o$ mai$ abonado$ possam desfilar com seus iates (seria isso benefício em causa própria????). Dar nova vida (soltura de peixes) ao lago não deve nem passar na cabeça deles, quiça infraestrutura adequada aos praticantes da pesca amadora (esportiva ou não).

Abração

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu adoro passar o tempo pescando no Lago. Sempre que sobra um tempinho encosto numa beirada.

Infelizmente, acho que ainda vai levar muito tempo para termos um Lago com muitos peixes grandes.

Nossos pescadores limpam tudo. Estou cansado de ver tirarem Tucunare de 10 cm e matarem.

Quer mais chances, procure uma beirada mais isolada. Tenho conseguido boas alegrias nelas.

Na minha opinião, não falta piabinha para os tucunas. Hoje mesmo, no final da tarde, estava numa beirada e tinha muita piabinha. Estavam se assustando e pulavam tudas juntas. Super bonito de ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Cris, o lago tem peixe sim. Ali no pier do bragueto é um lugar que frequento a 8 anos, tem tilápias o dia todo, tucunarés pequenos, traíras mais a noite e carpas, lambaris encostam só no fim do dia começo da noite. Utilise anzois pequenos e como isca massa ou boró. Agora a quantidade diminui a cada dia com essa colônia ai. Se quiser mais informações mande MP. Abraço ::tudo::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Obrigada pelos esclarecimentos, é uma surpresa para mim a existência desses pescadores, mas mesmo assim eles deveriam ser os primeiros a querer preservar o que lhes supre economicamente, mas pelo jeito são os primeiros a degradarem tudo.

Acredito que deva ter o tempo de piracema do lago, espero que sim pq hj está definido o período em que os pescadores profissionais não podem pescar para que os peixes possam procriarem. O governo subsidia esse período em que eles não têm renda.

Quanto aos detentores de imóves à beira do lago, nem vou comentar pois para mim seriam eles os mais interessados na sobrevivência da fauna e flora do lago, acredito que eles não vão querer abrir a janela e avistar a réplica do Tietê passando pelo fundo de suas casas.

É isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Semana passada fui ali perto da ponte do bragueto, naquele peir novo que construiram, fiquei por meia hora, nem cheguei a pescar, mas vi um grupo de 5 pessoas retirarem do lago ums 30 peixes pequenos, a maioria era tucunarézinho de menos de 10cm , e o resto era tilapia, eles disseram que estavam la desde cedo.

Eles foram embora na mesma hora que eu , e levaram todos os peixes, ai fica dificil de ter um lago bom para pesca esportiva, sem contar a sujeira que ja está aquele canto ali

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Semana passada fui ali perto da ponte do bragueto, naquele peir novo que construiram, fiquei por meia hora, nem cheguei a pescar, mas vi um grupo de 5 pessoas retirarem do lago ums 30 peixes pequenos, a maioria era tucunarézinho de menos de 10cm , e o resto era tilapia, eles disseram que estavam la desde cedo.

Eles foram embora na mesma hora que eu , e levaram todos os peixes, ai fica dificil de ter um lago bom para pesca esportiva, sem contar a sujeira que ja está aquele canto ali

Levar os tucunarezinhos de 10cm, mas que coisa, será que não têm pena dos bichinhos que nem tiveram a oportunidade de viver e crescer, pelo tamanho nem chance de escapar do anzol o bichino teve pois tinha as malditas farpas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As introduções de peixes no Lago Paranoá se iniciaram já no ano seguinte do seu enchimento, tendo sido lançados no reservatório, entre março e dezembro de 1960, um total de 145.000 tilápias do Congo (Tilapia rendalli), 6.500 “black-bass” (Micropterus salmoides); 7.000 “bluegill” (Lepomis macrochira); 5.000 mandi amarelo (bagre não identificado) e 12 reprodutores de piapara (espécie da Família Anostomidae - piaus), peixes estes oriundos da Granja do Ipê (França et al., 1964).

------------------

Trecho do site postado pela Cristina.

CADE OS BLACK BASS DO LAGO??/

hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tinha visto esta relação de peixes que foram introduzidos no lago!!!

Agora fiquei bastante curioso e surpreso quando vi na relação os black bass!!! ::excl::

Nunca vi relato de pescadores falando sobre a captura desta espécie no lago paranoá!!!

Será que realmente possui black bass no lago?? blink:: blink::Mesmo com a pressão da pesca no lago era pra se ouvir histórias de suas capturas assim como a do tucunaré que apesar de ter em número reduzido vc ouve ou até captura exemplares de vez enquanto... blink:: blink::

Agora se falando em paranoá, olha o tanto de tucunaré que esse cara pegou lá no lago!!! É de impressionar!! blink:: blink::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RAPAZ .

Este caboclo precisa de algumas aulas de meio ambiente. Lamentavel a quantidade de peixes para o abate.

Creio que com o tempo as coisa devem melhorar com relação a preservaçao.Pois hoje as crianças já tem aula sobre o assunto e já demostram alguma preucupaçao.

Agora no lago tem muito peixe ainda. Tilápia pequena, a quantidade é absurda.

Basta jogar um cumpizeiro na agua que vc verá o tanto tilapia aparece.

Carpa tenho visto bastante tb bem no inicio da manha.

Tucunare tb tem em boa quantidade. De vez quando aparece uns carrancudos.. Como o Henrique falou aqui tem ter expertise. hehe

Lambari tb tem, só que quase náo vejo.

E tem tb as marianas(maria boquinha) .

abc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 6 meses depois...

Até que ele tem uma boa técnica de recolhimento no molinete rosa, não dá ponta de vara e segura num peixe que nem um Boga Grip! hehehehehehehehehehehehehe.

E se ele consegue capturar tanto peixe assim tem seus méritos ou então é MUITO insistente, como qualquer brasileiro, que não desiste NUNCA.

Lembrando que foi um dia "Ruim"!

Só espero que na maioria das vezes os peixes levem a melhor! rindo3:: rindo3:: ::fish2 ::fish2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...