Ir para conteúdo

Power trim para motor Yamaha 40HP


Posts Recomendados

Pessoal

Tenho um BigFish 5014 com motor Yamaha 40HP. Alguem sabe se um power trim para esse conjunto traria ganhos de desempenho? Existe tal equipamento a venda para esse motor?

Agradeço

Djalma

Djalma, seu motor é manual ou elétrico?, se for manual(que é o meu caso, Big Fish 5014 c/ Mercury 40 3 cil.) acho que fica complicado pq teria que colocar uma bateria só para o power trim, não é isso? Mas se eu achar barato um power trim e um kit partida elétrica talvez eu coloque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que fui citado tenho o direito de me pronunciar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

É o seguinte pessoal:

O ano passado tive que remontar a canoa por conta da mudança do Walther ( buaa:: :amigo: ). Procurei em toda parte um motor 40 com power trim e consegui achar apenas um Tohatsu (na época o cabra teve a coragem de me pedir R$ 13.500,00). Como o cara tava pedindo o mesmo valor de um motor de 60, nem preciso dizer que mandei ele catar coquinho, né? rindo3::

Após adquirir um Yamaha 40 (não era bem o que eu queria mas foi o que deu prá compar) fiquei atrás de um Power Trim que pudesse adaptar pois ninguém merece ficar levantando aquele peso todo no braço o dia inteiro.

A novela é longa, o desgaste foi grande, mas, encurtando a história, consegui comprar de um sujeito que anuncia no MLivre e o meu mecânico conseguiu fazer a adaptação que ficou assim:

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Tenho usado ele com alguma regularidade e até agora é só alegria joia:::

Mas, como tudo que não é original, sempre tem "uns detalhes" né...

Detalhe 1 = apenas e tão somente o power trim do mercury, do 60 ao 90 hp, tem largura compatível. Os PT da Yamaha são mais largos e não cabem. O que o Joelson está oferecendo também não cabe. (desculpe Joelson, mas tenho que esclarecer este ponto :amigo: )

Detalhe 2 = como eles são mais compridos foi necessário cortar um pedaço da aba superior do motor pois a mesma não dava profundidade para a descida total do motor. Isso pode ser feito sem qualquer problema e não afeta a navegabilidade do barco nem o desempenho do motor. Nas fotos acima a aba (a menor delas) aparece apoiada na borracha da trava do motor.

Detalhe 3 = tive que adaptar um botão de vidro elétrico (o do santana é o ideal) já que o comando não tem o botão e o mesmo não é vendido separadamente. Na foto abaixo ele está instalado ao lado do banco do piloto, um pouco atrás do comando.

Imagem Postada

Detalhe 4 = Esses botões tendem a dar problema se forem molhados pois não são selados. Ainda estou procurando um meio de resolver esse problema.

É isso. Espero ter ajudado. Se alguém ainda tiver alguma dúvida, é só perguntar.

Grande abraço.

PS: Na minha opinião vale a pena fazer a adaptação. No meu caso por dois motivos:

- a motorização do barco é de no máximo 40 hp já que ele é mais antigo (os 5014 fabricados recentemente já aceitam 60 hp como motorização máxima) e eu não conseguiria registrar na Marinha com um motor mais potente.

- o espelho de popa, que foi feito para motores com rabetas curtas, de 15 polegadas. Notem que todos os motores com power trim tem rabeta longa, de 20 polegadas, com exceção daquele que citei lá no começo. Como não estava a fim de reforçar o espelho de popa, até porque não achei um motor de 40 com PT, preferi essa solução.

- o cabra da foto é o meu mecânico :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz

Muito legal a adaptação e obrigado por nos explicar todos esses detalhes.

Vc comentou que colocou o PT para ganhar em conforto evitando subir o motor na mão, mas gostaria de saber se vc obteve ganhos de desempenho com o conjunto (BIgFish e Yamaha 40HP) com o PT.

Pelo que entendi seu PT é da Mercury mesmo? Voce poderia me informar as caracteristicas descritas na plaqueta do mesmo?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz

Muito legal a adaptação e obrigado por nos explicar todos esses detalhes.

Vc comentou que colocou o PT para ganhar em conforto evitando subir o motor na mão, mas gostaria de saber se vc obteve ganhos de desempenho com o conjunto (BIgFish e Yamaha 40HP) com o PT.

Pelo que entendi seu PT é da Mercury mesmo? Voce poderia me informar as caracteristicas descritas na plaqueta do mesmo?

Obrigado

Djalma,

A questão do desempenho, pelo que entendi de sua dúvida, é se o barco vai ter uma velocidade final maior. Nesse caso, um possível ganho de velocidade deverá ser bem discreto, se houver. Lembre-se que você não está aumentando a potência do motor. A grande vantagem do PT, na minha opinião, é de fato o conforto na hora de levantar o motor quando se está pinchando perto da margem, quando deixamos um ponto (sempre estamos no raso e perto de pedras e paus), na hora de por e tirar o barco da água, e outras situações que exijam o levantamento do motor. A vantagem adicional é "trimar" o barco durante a navegação, adpatando-o às condições da hora. Para que você possa comparar com a velocidade do seu conjunto, meu barco faz entre 30 milhas/hora e 32 milhas/hora, dependendo, sempre, das condições da água, quantidade de pessoas a bordo, direção do vento, etc. Essa velocidade já era atingida com um motor sem PT, portanto, não notei ganho algum de velocidade.

De fato, meu PT é da Mercury e, volto a frisar, é o único que tem largura suficiente para ser fazer a adaptação. Quanto às características descritas na plaqueta do PT vou tentar te repassar uma outra hora, pois meu barco fica numa marina um pouco fora de minha rota diária.

Grande abraço,

Putz!!!! palmas:: palmas:: palmas:: :amigo: :amigo: :amigo:

Ainda não tinha visto o resultado, ficou sensacional. Foi o Marcelinho que adaptou?

Parabéns Pércinho.

Walthão,

Foi o Marcelo que fez a adaptação. Ficou prá lá de bom. Vou ver se tiro umas fotos prá por lá na sala que o Fabrício criou.

Valeu meu irmão. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Meu barco fica em torno de 31m/h mas costumo navegar numa velocidade economica de 25m/h a 4700 RPR mais ou menos.

Quanto ao PT, só o fato de permitir pequenos ajustes durante a navegação proporcionando um melhor equilibrio e o conforto de levantar o motor já são grandes beneficios e creio que compensem o investimento.

Quando possivel e se não for muito incomodo, por favor nos informe os dados tecnicos da plaqueta do equipamento, ok.

Mais uma vez obrigado

Djalma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

,,JOSE ANTONIO,,

Ola bom dia AlexAdevogado te pergunto o motor que foi instalado o power trim e seu, se for seu gostaria que você mem passasse o contato do mecanico que fez a adaptação eu tenho um motor yamaha 40 modelo xws não tem power trim gostaria de por um power trim sem e muito sofrimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito q conseguira um melhor desempenho do conjunto com uma regulagem mais fina, fica difícil um bom ajuste na regulagem manual na inclinação do motor e quando altera o peso no interior do barco terá q mudar a inclinação, pode sim resultar uma melhor velocidade e economia de combustível, tive um yamaha 40HP troquei por um 60HP por causa da falta do Trim faz a diferença tb colocaria se tivesse com o 40HP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 2 anos depois...

Já que fui citado tenho o direito de me pronunciar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

É o seguinte pessoal:

O ano passado tive que remontar a canoa por conta da mudança do Walther ( buaa:: :amigo: ). Procurei em toda parte um motor 40 com power trim e consegui achar apenas um Tohatsu (na época o cabra teve a coragem de me pedir R$ 13.500,00). Como o cara tava pedindo o mesmo valor de um motor de 60, nem preciso dizer que mandei ele catar coquinho, né? rindo3::

Após adquirir um Yamaha 40 (não era bem o que eu queria mas foi o que deu prá compar) fiquei atrás de um Power Trim que pudesse adaptar pois ninguém merece ficar levantando aquele peso todo no braço o dia inteiro.

A novela é longa, o desgaste foi grande, mas, encurtando a história, consegui comprar de um sujeito que anuncia no MLivre e o meu mecânico conseguiu fazer a adaptação que ficou assim:

Imagem000-1.jpg

Imagem019.jpg

Imagem021.jpg

Tenho usado ele com alguma regularidade e até agora é só alegria joia:::

Mas, como tudo que não é original, sempre tem "uns detalhes" né...

Detalhe 1 = apenas e tão somente o power trim do mercury, do 60 ao 90 hp, tem largura compatível. Os PT da Yamaha são mais largos e não cabem. O que o Joelson está oferecendo também não cabe. (desculpe Joelson, mas tenho que esclarecer este ponto :amigo: )

Detalhe 2 = como eles são mais compridos foi necessário cortar um pedaço da aba superior do motor pois a mesma não dava profundidade para a descida total do motor. Isso pode ser feito sem qualquer problema e não afeta a navegabilidade do barco nem o desempenho do motor. Nas fotos acima a aba (a menor delas) aparece apoiada na borracha da trava do motor.

Detalhe 3 = tive que adaptar um botão de vidro elétrico (o do santana é o ideal) já que o comando não tem o botão e o mesmo não é vendido separadamente. Na foto abaixo ele está instalado ao lado do banco do piloto, um pouco atrás do comando.

Imagem027.jpg

Detalhe 4 = Esses botões tendem a dar problema se forem molhados pois não são selados. Ainda estou procurando um meio de resolver esse problema.

É isso. Espero ter ajudado. Se alguém ainda tiver alguma dúvida, é só perguntar.

Grande abraço.

PS: Na minha opinião vale a pena fazer a adaptação. No meu caso por dois motivos:

- a motorização do barco é de no máximo 40 hp já que ele é mais antigo (os 5014 fabricados recentemente já aceitam 60 hp como motorização máxima) e eu não conseguiria registrar na Marinha com um motor mais potente.

- o espelho de popa, que foi feito para motores com rabetas curtas, de 15 polegadas. Notem que todos os motores com power trim tem rabeta longa, de 20 polegadas, com exceção daquele que citei lá no começo. Como não estava a fim de reforçar o espelho de popa, até porque não achei um motor de 40 com PT, preferi essa solução.

- o cabra da foto é o meu mecânico :gorfei: :gorfei:

Olá Pessoal!

 

Luiz Pércio, tudo bem?

 

Um amigo meu tem um motor igual, e quer colocar um power trim.

 

Pelo que entendi você recomenda o "power trim do mercury, do 60 ao 90 hp" para fazer a adaptação, correto?"

 

Depois, "cortar um pedaço da aba superior do motor pois a mesma não dava profundidade para a descida total do motor".

 

Por último, "adaptar um botão de vidro elétrico (o do santana é o ideal)"

 

Este é o caminho para a Felicidade?? rsrs.. ::tudo::

ou tem mais algo que preciso adaptar.

 

Havia visto a poucos dias um anúncio, não sei se no OLX, ou algum site assim, com as tuas fotos vendendo um Power Trim. Este anúncio não era seu, era?

Mandei email, mas não retornaram, então se puder nos ajudar, agradecemos.

 

Obrigado desde já!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz... interessei... 

O trim serve so pra subir e descer o motor correto?

 

Outra coisa... eu tenho transportado meu motor no carrinho na carroceria da caminhonete. Pretendo evitar transportar ele no proprio barco em vista da pequena estrada de terra que pego para sair da fazenda. As vezes a estrada ta boa, as vezes ta ruim, entao fico com medo de trincar o espelho de popa com esse motorzao fixo no barco (bigfish 5014 tambem sem console).

 

Com o power trim, teria que deixa-lo fixo, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala seu Lamana!!! Bao?

 

Cara, meu negocio é so medo de trincar a popa... Todo mundo fala que uma vez trincado, voce pode soldar mil vezes que nao fica a mesma coisa, fica inseguro, etc...

 

E eu sou cuidadoso demais, as vezes ate mais que demais... E por isso estou transportando o bicho na caminhonete...

 

Acho a ideia do trim legal, mas a ideia de deixa-lo fixo que me encabula... Teria que fazer um reforço de popa? Se tiver, vai acrescentar peso demais, nao?

 

Estou na fase de curioso ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Prezados amigos do forum!, em especial ao amigo Lênio Pimenta!

Permitam-me um pitaco de pescador...no meu caso também desejo a comodidade de um PT, pois troquei recentemente meu mercury de 25hp, por um de 40hp, sendo o máximo que meu barco suporta e agora estou achando muito pesado para levantar no braço o motorzão, então estou nisso, adaptar um PT, Gostaria de saber se o PT da mercury cita acima serve também para os 40hp da marca ou só é possível nos Yamaha? quanto ao receio do Lênio de trincar a popa do barco, acho que basta ele colocar um suporte removível na traseira da carretinha, onde a rabeta do motor ficará apoiada durante a viagem que evitará este risco, alguns fabricantes de carretas já colocam este suporte de fábrica, no meu caso eu tenho este dispositivo e funciona muito bem.Abraços!! ::bassboat::  ::bassboat::  ::bassboat::        

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Walthebest...

Minha carreta tem um prolongador la no final, entao eu puxo ele e deixo na medida para apoiar a rabeta e deixo o motor solto, sem trava...

Cara, me da mto receio pq como ando um pedaco de terra, o carro acaba por balancar um pouco e os buracos sao chatos demais...

Um trecho de 15km, qndo desse jeito, eu faco em cerca de 40 min... Apenas 2km sao piores mas o resto eh otimo... Ja com o motor na caçamba eu faco em 20 min.

Nao quero correr de carro mas eh q eh desesperador vc comecar a render a viagem e de repente ter q dar akela freada e a carreta passar no buraco e o motor dar akele pulo!

Fico entre a cruz e a espada kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...