Ir para conteúdo

Ajuda no Equipamento Certo?


Cayo

Posts Recomendados

Bom amigos pescadores acabo de adquirir uma Vara Sumax Cristalina 50 lbs, uma carreta Penn 340 GT2 e uma linha Monofila MAZZAFERRO TRILON TOURNAMENT 0,90MM 1000M. Gostaria de saber se é suficiente para a pesca de Piraibas, Pirarucus, Jaús, Pintados e Jundiás da Amazônia?

Obrigado pela Ajuda Amigos PESCADORES... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesca pesada nao é minha praia, mas aqui no Araguaia o pessoal usa vara 80 lb pra cima p pescar piraíba e pirarara. Mas a carretilha é exelente.

Já pros pintados, jundiás e pirarucu está sobrando, vai ficar desproporcional e vc vai rebocar eles. O pirarucu embora seja um peixe grande não é uma GRANDE briga. Eu utilizaria uma vara 30 ou 40 lb no máximo, e uma carretilha do porte de uma abu 5500 ou 6000.

bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico muito grato com a respostas dos colegas. Onde vamos pescar temos q fazer uma mix de tudo e os rios são novos muita pauzada e não podemos dar muita brecha para os peixes por isso a carreta. E a vara eu não quis perder muita a sensibilidade por isso uma 50 lbs... Mais foi bom ouvir a opnião dos irmãos de pesca inf. nunca é de menos Abraços... :amigo: ::tudo::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra pesca de grandes peixes de couro, vara de 50lbs é p/ bate no lombo deles... :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Tem que ser acima de 80lbs Extra Pesada.

P/ peixes de couro menores carretilhas com capacidade de + de 100mts de 0,50mm, varas de 25 a 40lbs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cayo,

O importante ( na minha modesta opinião ) é que a vara seja suficientemente flexível para trabalhar o peixe nas suas arrancadas ! A questão de ser ( ou não ) mais resistente, tem a ver com o espaço onde a "briga" vai ocorrer... Deixe-me tentar dizer em outras palavras...

Quando um peixe de couro grande recebe a ferroada, qualquer tentativa de pará-lo será infrutífera, ou, ainda pior, coloca em risco a quebra de uma das partes do conjunto ( o elo mais frágil ). Com isso, a primeira coisa a ser feita, é trabalhar com um conjunto que seja ( e esteja ) equilibrado...

Voltando ao peixe ferrado, e sua corrida, a regulagem do freio da carretilha / molinete é que fará com que a quantidade de linha puxada permita com que ele ( o peixe ) corra mais ou menos ! Mais uma vez é preciso lembrar que não adianta o freio ficar fechado demais, pois isso colocará em risco a parte frágil ( sempre haverá uma ) do conjunto !

Isto posto, tá na hora de falar da vara e sua flexibilidade / resistência !

A missão da vara é de oferecer resistência a força do peixe ! Quanto mais dura a vara, maior a dificuldade do peixe vergá-la ( que é como ele tira linha... ).

Em contrapartida, quanto mais dura ( menos flexível ), maior a possibilidade da vara se tornar o "elo fraco" do conjunto...

Uma das coisas que aprendi nesses anos de pescaria ( e já faz algum tempo... ) é que devemos estar preparados para desenvolver uma "disputa equilibrada" com o que estamos querendo pescar !

Além de "ter mais esportividade", se torna algo mais prazeiroso de se fazer... Apenas para exemplificar, pense em pegar um peixe de 1 quilo com um conjunto que está apto a embarcar peixes de 50 kg... Negócio sem qualquer adrenalina...

Voltando a situação anterior, repare como alguns detalhes podem fazer a diferença nas escolhas a serem usadas !

Se você estiver pescando num local onde exista espaço para a "briga" e a possibilidade de "esbarrar num enrosco" seja pequena, use um material mais leve, com maior capacidade de linha, pois o peixe irá cansar e você poderá embarcá-lo após o esforço dele de "tanto tirar linha" ! Para isso, a vara precisa ser "pesada" ? Nem preciso responder...

Mas supondo que o local onde vá usar o conjunto seja repleto de "tranqueira" e que o espaço de tempo que tenha para evitar que o "bruto" vá para o enrosco, seja o fator determinante para o sucesso, a estratégia passa a ser outra, com o uso de um conjunto mais "duro", tanto de freio quanto de vara ! Lembrar sempre que o risco de quebra sempre aumenta, e torna-se necessário buscar um equilíbrio para garantir a adrenalina...

Não há como frear a arrancada, mas há como dificultar a fuga / enrosco, e para isso, seu piloteiro deverá estar atento e colocar o bote o mais próximo do peixe, diminuindo o espaço da vara e o local da fisgada !

Acho que já falei demais... Use aquilo que achar conveniente, pois parte do nosso aprendizado vem dos "erros e acertos" próprios, após nossas conclusões ! Pessoalmente meu equipamento de fundo é composto por uma vara de 60 lb e linha multi de 60 / 80 lb ( com um enorme líder de mono trançado por conta da abrasão ). Já embarquei bons peixes com ele, assim como perdi outros tantos...

Boa sorte para vocês ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...