Ir para conteúdo

Novo decreto Tucunare Reserva no Rio Negro


Posts Recomendados

Eu recebi notícias que um decreto novo de lei foi emitido por fazer uma vez mais para o Rio Negro uma reserva de pesca de esporte.

Quem pode nos trazer atualizado nisto e pode elaborar os detalhes???????????????

Se este é fato, então este é um dia memorável para o Amazonas!

Cheers tudos,

"WD" palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola!! WD Allen

Esta é a melhor noticia que acabo de lêr no " DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO AMAZONAS ". ::tudo:: aplauso::

O " TUCUNARÉ " agradece e aplaude esta decisão atravez do decreto n° 31.151 de 06 de Abril de 2011.

Oba !! vamos continuar pescando e soltando.

" PESCAR E SOLTAR SEMPRE " joia:::

Forte abraço, :amigo:

SIMÕES

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima noticia...só espero que por estarmos no Brasil...haja realmente uma fiscalização e o decreto seja cumprido!!!

Mas no mínimo essa medida vai coibir alguns excessos.

Os tucunarés Amazônicos e os pescadores esportivos agradecem!!! aplauso:: aplauso:: aplauso::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Top d+ essa noticia, ainda bem que ela foi antes da formação da colonia de pescadores, ou das colonias coisa da nossa ministra.

Agora será que isso pode ocorrer em alguns outros pontos do Brasil???? Tudo indica que o governo do amazonas já percebeu que o Tucunare vale muito mais dentro d agua do que morto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maravilha!!!!!!

Espero que isso realmente funcione, também não acredito muito no Brasil, mas estou torcendo muito para que tudo dê certo!!!!

ps: Pelo que eu entendi esse decreto é por período indeterminado, correto?

edit: Agora achei ali, vale até 31 de dezembro de 2021.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Amazona experiência é um empréstimo de nossas crianças e nossos netos................!

O Deceto faz o Prefeito responsável para execução da LEI !!!!!!!!!!!!!

Se todos nós fazemos uma denúncia legal contra o Prefeito quando nós vemos a lei que não é obrigada,,,,,, nós poderíamos salvar algum peixe grande para 2015???????

Se nós não fizermos, nós deveríamos vender nossas iscas de peixe grandes.....................enquanto eles têm um pouco de valor ! suici:: suici:: suici::

É minha opinião que com a idade eletrônica de hoje, não há nenhuma desculpa para QUALQUER UM não fazer as propriedades dele conhecidas a nossos políticos. Mais que ele tem que saber suas necessidades e também tem que desejar.

Hoje é fácil para ir-on-line e faz uma denúncia.

Uma mensagem simples como, (eu estou furioso e eu não aceitarei isto cague mais) pode fazer maravilhas! raivinha::

Novo Decreta da Reserva Tucanare; http://www.kaluapesca.com.br/PDF/DECRET ... 0NEGRO.PDF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera tucunarézeira, eu participei de todo esse debate e posso explicar um pouco mais. Existe agora uma associação em manaus que se chama AOBT - Ass Operadores de Barcos de Turismo - que basicamente operam Pesca Esportiva e Ecoturismo.

De uns tempos para cá com a nossa entrada lá e mudança da presidência, passamos a ter pelo menos 3 pessoas dentro da associaçào preocupadíssimas em equacionar os conflitos que tanto desagradam a nós operadores e pescadores de Pesca Esportiva ao tucunaré.

Fizemos a açào contra a taxa de barcelos e pentelhamos as autoridades competentes pela reediçào do Decreto Estadual que proibia a comercialização do tucunaré do rio Negro e afluentes da foz do Rio Branco até a Colômbia.

Na ocasião em que a Ministra iria a Manaus, conseguimos uns minutos na Suframa para falar da Pesca Esportiva no estado (Leonardo Leão, o Presidente da AOBT nos representou) e conseguimos organizar um jantar EXCLUSIVO para ela junto com autoridades locais do Meio Ambiente, Marinha (capitão dos Portos), políticos interessados na questão do Turismo, MPA local por meio do Superintendente mauro Souza e etc., no hotel de Selva TIWA. Não saiu barata a brincadeira mas ela precisava ouvir do trade turístico da Pesca Esortiva o que de fato ocorre na Amazonia. Felizmente conseguimos reverter tudo de ruim que ela tinha ouvido de políticos de barcelos contrários á pesca amadora. Infelizmente, por pior que isso pode parecer, existe sim.

Mostramos a ministra, por meio de um documento lido in loco para TODOS ouvirem alguns dados pertinentes formulados por mim com assessoria de um amigo biólogo pescador.

-O Turismo de pesca deixa por semana na cidade de barcelos um mínimo de R$ 300 mil reais na alta temporada;

-o Turismo de pesca emprega muita gente e 90 % dos operadores sào brasileiros (ainda mais depois que o Rio negro Lodge quebrou); detalhe tinham dito á ministra que TODOS os operadores eram estrangeiros e que o dinheiro nào entrava no Brasil, a ponto dela falar isso na TV local antes de nossos encontros;

-0 Tucunaré representa apenas 3 % de todo o desembarque pesqueiro no estado do AM inteiro. Ou seja, impacto zero na pesca profissional caso haja interdiçào de pesca do tucunaré para efeitos de comércio;

-O Governo federal paga o Seguro-Defeso ou Bolsa Peixe (rsrs) para milhares no brasil e no AM não é diferente. Acontece que o defeso no estado é de 15 de novembro a 15 de marco, o período mais seco na região de barcelos, ou seja OS PESCADORES COMERCIAIS NÃO PODERIAM ESTAR TRABALHANDO. ELES ESTÃO ILEGAIS DE QQR MANEIRA. Ou seja, pagamos para eles nào pescarem e eles ainda pescam e retiram da água o peixe do nosso turismo sustentável;

Ou seja, uns 10 dias, sabe-se lá por quê (rsrs) depois do nosso encontro, o Governador finalmente assinou o decreto estadual que proibiu a comercializaçào do tucunaré naquel área já comentada.

E mais com uma alteração significativa. Por tempo indeterminado agora. Ou seja o ndecreto só cai se for revogado politicamente. cabe a nós defendê-lo.

Agora estamos pensando em organizar, por conta própria, reuniões com as PMs de SIRN e Barcelos para tentarmos uma comissão que arrecade (aí sim talvez uma taxa) para fiscalizar EM CONJUNTO essa imensidão e rios nesse trecho da proibiçào. Missão para lá de árdua.

Em tempo, a esperteza do Prefeito Beleza em Barcelos de criar a taxa para o Piatam administrar está gerando uma ação na Justiça (até onde eu sei) da PM de Barcelos contra o tal PIATAM que nada repassou até agora dos quase 400 mil que arrecadou de nós pobres pescadores.. e ainda teve gente que acreditou na boa fé desse pessoal...

Um abraço e vamos em frente esperando que a temporada de 2011/12 seja melhor que a anterior.

ian.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ian-Arthur, boas notícias e espero que as coisas caminhem nesse sentido.

Há um link nesse tópico com o pdf do decreto que menciona a vigência até 31 de dezembro de 2021, portanto 10 anos. Será que assinaram outro depois desse?

Outubro estarei lá!!!! Já estou perdendo o sono vez ou outra pensando nisso...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...