Ir para conteúdo

Efeitos da Lua sobre a pesca em Rios!!!


Cayo

Posts Recomendados

Qual é o verdadeiro efeito da lua na pesca em rios de água doce? Será que a lua crescente é boa? Mais em que horário? Ou Lua cheia? melhor de noite ou de dia qdo a lua ainda não esta de fora? Ou a Lua Minguante? Será q é boa ate o final da tarde enquanto ela não sai??? Existe muitas duvidas sobre efeito da lua sobre os rios comente aqui!!!

::tudo:: ::tudo:: alegre:: alegre:: mestre:: mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é uma conversa que quanto mais se fala, mais há discordância...

um fato inegável que é o aspecto físico de que com a lua cheia, há claridade, e com ela a possibilidade de :

1. O peixe predador poder continuar comendo... ( nunca vi tucuna pegar nessa situação, mas tem gente que jura que ele continua caçando... )

2. Os peixes de couro parecem diminuir suas ações... preferindo os períodos de lua crescente !

Cada pescador tem sua "manha" e as suas exeperiências...

Em termos amazônicos, minhas "estatísticas" apontam um melhor aproveitamento nas pescarias de tucuna até próximo do por do sol e então umas linhas de fundo ( atrás dos de couro ) até às 19:30 h. Depois disso, a pesca de espera passa a ser mais para monótona !

Tenho reparado que os peixes de fundo procuram pela sua alimentação no final da tarde, principalmente entre o período das 17:30 e 19:30/20:00 h !

arrow:: Cada local tem sua característica, e precisamos respeitá-las !

Tão importante quanto os horários, são as iscas usadas na região, de modo que não se pode apenas julgar o sucesso ( ou insucesso ) pelos parâmetros de lua... até pelo fato que muitas pescarias são feitas de dia ( de peixes de couro ) com bastante sucesso...

Finalizando, trata-se de um assunto polêmico, onde cada um irá opinar pela experiência de pesca que tem, mas dificilmente será um tema conclusivo... paia::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cayo,

Os efeitos da Lua ( na minha opinião ) ocorrem basicamente à noite !

Pescaria durante o dia não tem nada a ver ! Estamos ( pelo que entendo ) tratando de atração magnética da lua pela sua posição no céu... Durante o dia, isso não tem efeito direto... Nos rios, abaixo de determinada profundidade, a nitidez é mínima ( independente de ser dia ou noite ) e os peixes de fundo não localizam suas presas por visão...

No meu caso específico, trata-se da uma preferência em pescar com artificiais em período diurno, e "fominhar" os de fundo numa "janela" de horário de transição, que é quando me parece ser o momento em que o peixe liso ( couro ) mais se movimenta atrás de presas... tchau::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como nosso amigo Kid M disse..... este assunto é muito polêmico..... Mas caso tiver algum pescador neste fórum que saiba de determinadas coisas (de forma mais científica) seria bom ler suas opiniões:

Pegando carona neste tópico

Influência da lua X ataque de peixes

Cor de isca - já ouvi falando que o peixe não enxerga cor.. hahaha... mas sem saber cientificamente...

Cheiro de iscas (massas, sarapó, cevas)

Vamos aguardar os técnicos na área.... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Kid...

É difícil explicar exatamente o porquê, mas as pescarias de peixes de couro a noite parecem ser melhores nas seguintes condições:

1. Até as 19:30h (isto pode estar relacionado à temperatura da água, a qual vai esfriando);

2. Luas "escuras" (crescente e minguante);

3. Pressão atmosférica alta.

Vale lembrar que esta é apenas uma opinião pessoal minha, fruto de experiências no Rio Araguaia/GO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu reparo o seguinte na pesca das Piraibas e Pirararas, estes peixes quando a lua esta cheia ou seja claridade anoite, cacam tanto de dia quanto anoite, ao invés de cacarem apenas de dia comecam a cacar anoite, diminui 50% da probabilidade de pega-los! Isso e apenas uma opiniao particular, para mim enquanto mais escuro anoite melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. O peixe predador poder continuar comendo... ( nunca vi tucuna pegar nessa situação, mas tem gente que jura que ele continua caçando... )

Kid, a título de registro, já tive a oportunidade de pegar um tucunaré, por volta das 21:00 hs, utilizando um isca viva...coisa rara né!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas Observações

Que a temperatura da água, assim como, a pressão atmosférica, a concentração de Oxigênio na água (coisa que ninguém falou até agora neste tópico), a luminosidade, tanto durante o dia quanto a noite, a influência lunar (mais importante nas pescaria no mar) tem suas influências não tenham dúvidas. Discordo do Gusso quando fala em latitude e ou longitude porque, então, niguém pescaria nos polos norte e sul, na Noruega (olha aí o bacalhau), etc. Quanto a lua cheia, os solteiros na beira do rio, se descobrirem uma cabocla linda, levem uma viola e façam uma serenata. Levem, também umas cervejas pois se o pai da moça lhe der um carreirão convide-o para beber e assim se escapa :gorfei: :gorfei: danca::

Obs. ao Bin Laden: 13:58 é hora de trabalho :gorfei:

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Eu não pesco no dia que a lua muda, seja qualquer lua.

Preferencialmente observo se a água está subindo ou descendo, isso MATA qualquer pescaria. Só vou se a água estiver estável.

Pressão atmosférica ascendente também é bom sinal. Os mais antigos diziam que quando pássaros estão ativos é hora boa pra pescar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Cayo!!!

Eu moontei uma planilha simples onde relato todas pescarias que faço. Ex. Lua, qtd de peixe, tamanho, data, temperatura, etc...

Conhecidencia ou não, as melhores foram na lua minguante.

Faça a sua e depois confira.

Abraço joia::: ::fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho melhor vc experimentar.

Assim tira suas duvidas e forma sua opinião sobre qual a melhor lua pra vc.

Mas pelo que eu sei a lua interfere na pressão atmosférica e pelo que sei na lua cheia e minguante vc tem maior chance da pressão atmosférica estar alta, pois a lua tem interferência direta sobre a pressão atmosférica.

Abrs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto de pescar dourados com lua crescente e lua cheia, á noite.Isso porque com a claridade o dourado continua a atacar. Porém com a lua nova ou minguante, á noite a pescaria melhor no meu ver é a pescaria dos surubins,mandis,pacamãos.Isso falando da região onde pesco, rio São Francisco e afluentes. A pior lua em que já pesquei e que não dou tanta sorte é a minguante, fora esta, costumo dar sorte nas outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

4ce6b883-d0e2-45ff-ae29-e17496dd3808_zps 36_2_68_zps6a90b748.gif AssFTB_zps121ed7db.gif

 

Como funciona a teoria de pescar de acordo com as fases da lua?

Todo pescador sabe que os melhores horários para se pescar são quando os peixes estão se alimentando. A tendência disso acontecer é durante o amanhecer e durante o anoitecer, mas existem dois períodos que passam despercebidos por muitos com frequência, o "nascer da lua" e "Pôr da lua". Porque a lua tem efeito sobre uma variedade de fatores que envolvem os peixes, incluindo o tipo de alimento que eles caçam. Esses períodos juntamente com as fases da lua são o que determina a alimentação dos peixes. Entendendo isso e escolhendo horários em que o amanhecer/anoitecer e o nascer/por da lua coincidam com as fases de lua nova ou lua cheia (100%) você irá aumentar muito a chance de uma boa pescaria. É claro, assumindo que existam peixes na área.

Escolhendo os melhores horários para pescar

Não existe nada de complicado nisto, é só uma questão de escolher horários em que a lua e o sol irão nascer ou se pôr. Os peixes são mais ativos durante 90 minutos em torno de cada um desses eventos, ou seja, são 45 minutos antes e 45 minutos depois desses quatro pontos do dia. Pescando durante esses 4 períodos irá lhe ajudar a realizar grandes pescarias, mas você deve planejar com cuidado para garantir que estará na beira do rio durante estes 4 períodos em dias de lua nova ou lua cheia. Você poderá aproveitar essas brechas para jogar sua linhada na água e pescar como você nunca pescou antes. Se você tiver que escolher entre nascer do sol/Pôr do sol e nascer/pôr da lua, sempre escolha a lua, pois a lua exerce uma maior influência sobre o comportamento dos peixes.
A maioria dos pescadores sempre soube que os peixes são mais ativos durante o amanhecer e o anoitecer, porém as atividades dos peixes durante o nascer e o pôr da lua passam despercebidos porque estes eventos geralmente não são perceptíveis na luz. O nascer e o pôr da lua são praticamente invisíveis e geralmente são escondidos por nuvens. Sem conhecimento sobre os horários corretos em que a lua nasce e se põe, dois dos melhores períodos de pesca do dia serão perdidos todos os dias.

Outras considerações

Quando planejar sua pescaria de acordo com a fase da lua, existem outros fatores que também devem ser considerados:

Tempo - Mudanças severas no tempo têm impacto no modo como os peixes se alimentam. Quando uma tempestade ou chuva muito forte está para acontecer ou acabou de passar, é uma boa hora para se pescar. Se quando isso acontecer você estiver no local de pesca, você estará em um bom momento. No entando, se uma frente fria se aproximar, os peixes provavelmente irão para o fundo e se tornarão inativos.

Estações do tempo - A maioria dos peixes se comporta mais ferozmente e mordem as iscas com mais vontade durante períodos de transição de estacões, na transição do inverno para a primavera e ao final do verão são os melhores períodos de pesca.

Agora que você sabe que realmente funciona pescar de acordo com as fases da lua, não existe razão para você não PESCADOR_thumb%5B1%5D.gif?imgmax=800utilizar este conhecimento e ter sucesso em suas próximas pescarias, pegue seu equipqmento e fique de prontidão durante os melhores períodos de pesca.

 

Fonte: http://www.moonconnection.com/moon_phase_fishing.phtml

 

E por mais incrivel que pareça essa foi uma informação que um piranqueiro, velho morador de uma ilha do Paranazão, praticamente analfabeto mas com muito conhecimento, me passou há muitos anos atraz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...