Ir para conteúdo

Saí uma estupidamente gelada


Posts Recomendados

Vou abordar este tema partindo de uma matéria que li, onde o comentarista informa que a cantora Sandy, considerada uma garota “bem comportada” apegada á valores familiares, etc, foi contratada para fazer a propaganda de uma nova marca de cerveja, conhecida como ‘DEVASSA”.

Diz ele ainda, que no mundo publicitário, nenhuma empresa arriscaria associar uma marca ou produto, exatamente pela postura conhecida dela, no entanto, o objetivo publicitário é o de seguir uma linha de comunicação que privilegia a imagem da TRANGRESSÃO.

Já tomei umas geladas no passado, hoje não bebo e nem por isso, quero ser um “falso moralista”, também não tenho nada contra quem toma umas e outras, não importa, como se diz na gíria “ NÃO ESTOU NEM AÍ”, porem, independente disso, pesquisei e repasso as seguintes informações:

Segundo algumas fontes a cerveja é a bebida mais consumida no Brasil, bem como:

a)- É considerada como “ bebida alcoólica carbonatada” e mesmo existindo os mais variados tipos, a concentração de álcool gira em torno de 4 a 12%, conforme a marca;

b)- 61% das doses anuais desta bebida fermentada são consumidas pelos brasileiros;

c)- Que jovens de 18 a 24 anos, são os seus maiores consumidores.

d)- DE acordo com o levantamento, 52% dos brasileiros acima de 18 anos bebem pelo menos uma vez por ano, homens são 65% e mulheres 41%.

e) Freqüência: As diferenças são claras no consumo, as mulheres consomem até duas doses, enquanto os homens cinco.

f) Intensidade do Consumo: Diz à pesquisa que grande parte dos que bebem já se excederam uma ou varias vezes, criando situações de “alto risco”, pois 28% dos brasileiros admitem ter bebido de forma abusiva, e que a cerveja é responsável por 70% destes casos.

Do exposto acima, podemos chegar á outras conseqüências sobejamente conhecidas, entre as quais, a famosa campanha de conscientização que diz: “SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA”, mais quantas vezes pessoas são flagradas com “alto teor alcoólico”nos costumeiros acidentes de trânsito que ocorrem no Pais?

Aí dizem os especialistas e as pesquisas que o trânsito mata mais que uma guerra, mais para suavizar a questão alega-se até que são por culpa do excesso da frota veículos, pelas péssimas condições de nossas ruas e rodovias, bem como, pela imprudência ou imperícia dos motoristas.

Tudo bem é uma parte da verdade, mais não se pode ignorar que muitos acidentes de trânsito são provocados principalmente por culpa da bebida, sejam elas a cerveja ou outras.

Por outro lado, parte da violência generalizada que assistimos hoje, muitas outras são oriundas do consumo destas bebidas, fato notório sucessivamente menosprezado.

Mais vou abordar um outro lado da questão:

Ora, todos sabem a extensiva campanha contra o tabagismo, leis que proíbem o consumo de cigarros em locais de uso comum, enfim toda esta parafernália, incluindo o fato que à anos se proíbem os fabricantes de cigarro a veicular qualquer propaganda em jornais, revistas e outros meios e se exige deles que façam constar nos maços de cigarros advertências gerais que podem afetar a saúde, certo?

Mais alguém já viu alguma lei proibindo o mesmo com relação especialmente á cerveja?

Claro que não, porque há interesse “muito forte” não só dos fabricantes e muito mais do governo em arrecadação.

Portanto, diante de todos os interesses, quem sofre as conseqüências é mesmo a sociedade, mais aí já é outra estória.

Agora cantem: Eu bebo sim, estou vivendo, tem gente que não bebe e está morrendo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...