Ir para conteúdo

CARREGADOR DE LINHA PARA CARRETILHAS


Edu_Nakiri

Posts Recomendados

Todo pescador (ou 99%) sofre do mesmo mal: carregar a linha do carretel para a carretilha, principalmente as linhas de multifilamento, que precisam ser carregadas com bastante tensão.

O mais comum é pedir pro nosso parceiro de pesca (ou prá esposa) ficar segurando o carretel. Aí a gente fica andando prá lá e prá cá, ou falando "aperta mais o carretel"... "Assim tá apertado demais"... e vai por aí afora...

Tem algumas linhas (ex.: PowerPro) que já vem com um "sistema" prá enrolar a linha direto da caixinha. Mas, pelo menos comigo, nunca fica bom. A linha come a borda da caixinha de plástico; hora enrola bem, hora trava na caixa; sem contar o medo de detonar um passador (mesmo sendo bom) por carregar 100m de linha de uma vez.

Eu tinha "descoberto" um aparelho prá fazer isso: Minha furadeira. Prendia ela na morsa com o carretel de linha preso nela e pronto. A força do motor (desligado, óbvio) era suficiente prá enrolar a linha muito bem tensionada no carretel. Mas tinha alguns problemas:

1) Quanto menor o carretel, mais duro fica de enrolar (e, quanto maior, mais mole). Então, com alguns carretéis, ficava quase impossível de enrolar linha.

2) Não dá prá levar furadeira, bancada e morsa prá pescaria... rs

3) O pior: detona a furadeira. Como a força na furadeira é para o lado, acaba deixando a fudareira com "jogo". Na hora de furar alguma coisa mais delicada, danou-se... rs

Aí fui prá casa do meu pai e, graças à todo aquele monte de tralha que ele tem empilhado por lá (kkk), acabei fazendo um cara bão demais.

Chega de parceiro/esposa reclamando de ajudar, chega de monte de trambolhos, chega de enrolar a linha mais ou menos. Apresento-lhes o Carretilha Carregator Tabajara... hehehe

Imagem Postada

Como não sou um cara egoísta, aí vai um mini tutorial de como fazer um:

ITENS:

- Um cabo de vara com reel seat. Pode ser velho, de molinete, de carretilha... O que você encontrar fácil. Eu achei um de molinete, de vara de praia. Deixei só com um pedacinho do cabo, o resto cortei fora.

- Tubo de metal, na bitola do reel seat. O que eu achei que casou foi um cano daquelas cadeiras dobráveis de bar, sabem qual é ? Pode ser daquelas baquetas de pescador de barranco, ou até um tubo de alumínio.

- Tampa de garrafa PET

- Pedaço de EVA cortado em círculo, com um diâmetro de uns 4-5 cm.

- Parafuso com porca borboleta (eu usei um parafuso de 9mm)

- Rebite bem comprido

- Isqueiro, fogão, maçarico, ou outra fonte de calor

- Esmeril

- Lixa fina (eu usei uma 220 de madeira)

- Tinta Spray

Imagem Postada

Imagem Postada

Como eu só uso linha PowerPro, nem me preocupei em ficar fazendo um carregador prá várias larguras de carretel. Aí vai de você ver como quer fazer o seu.

Corte um pedaço de tubo, num tamanho comprido. Você só vai acertar o tamanho depois que tiver acertado as dobras.

Pegue a tampinha de garrafa PET e esquente o tubo com um isqueiro maçarico ou outra fonte de calor. Esquente só um pedacinho, que é prá derreter a tampa. Derreta as bordas, prá fazer com que a tampa "assente" no tubo. Pegue uma broca 10 e fure no meio da tampa.

Imagem Postada

Imagem Postada

Volte para o tubo e amasse a sua ponta. O comprimento a amassar é do raio do maior carretel, mais a largura do carretel mais largo, mais a tampinha, mais a espessura do EVA, mais uns 4 cm de folga. Escolha o maior carretel que você possa usar. O da PowerPro tem 10 cm de diâmetro e 2 cm de espessura. Se for usar um carretel mais largo, aumente o comprimento do amassado...

Depois de amassar, use o esmeril prá tirar as pontas da parte amassada do tubo. Pegue a broca 10 e fure próximo à ponta amassada do tubo. Aí faça as dobras.

Imagem Postada

As medidas, claro, começam alinhando o furo do tubo com o meio do maior carretel e sobem até 1 cm acima da altura do mesmo. Aí a outra dobra vai na soma da largura do carretel mais largo, mais a tampinha, mais o EVA.

Depois de dobrado, faça o outro furo no tubo, alinhado com o furo da ponta amassada.

Imagem Postada

Montado, vai ficar assim:

Imagem Postada

A tampinha vai manter o carretel longe da estrutura e prover uma base lisa. O EVA tem a mesma função do outro lado, só que também vai atuar como freio.

Claro, lixe o tubo e de uma pintadinha prá ficar mais xique... rs

Imagem Postada

Depois de seco, coloque o reel seat prá fechar o tamanho. Deixe uns 2cm entre o final do maior carretel e o começo do reel seat. Corte o excesso (eu deixei o cano com até 2 cm do final do reel seat)

Imagem Postada

Faça um furo da bitola do rebite no reel seat e no cano, SÓ DE UM LADO. Se conseguir, faça o furo levemente fora do centro do tubo.

http://www.adrenalinapura.com.br/download/CC/CC_Taba12.jpg

Você viu que eu peguei um rebite bem comprido. Na verdade só preciso dele por cauda do pino comprido. Então você pode até cortar um pedaço do rebite, prá que ele caiba dentro do tubo. Mas não corte o pino !

Rebite o pino no buraco, mas NÃO DEIXE A REBITADEIRA QUEBRAR O PINO !!! Depois de rebitado, o pino vai ficar com as marcas da rebitadeira. Pegue a linha fina e lixe o pino até que ele volte a ficar liso. Esse será seu guia da linha, prá ela deixa a linha sempre partindo do meio do carretel da carretilha.

http://www.adrenalinapura.com.br/download/CC/CC_Taba13.jpg

Com um alicate, dobre em "U" a ponta do pino. Isso tem 2 motivos. Um para não espetar/arranhar nada na sua mala de pesca, outra prá não deixar a linha sair da guia, se o pino não for comprido o suficiente.

http://www.adrenalinapura.com.br/download/CC/CC_Taba14.jpg

Monte tudo e voilà ! Caretilha Carregator pronto !

http://www.adrenalinapura.com.br/download/CC/CC_Taba15.jpg

http://www.adrenalinapura.com.br/download/CC/CC_Taba17.jpg

http://www.adrenalinapura.com.br/download/CC/CC_Taba18.jpg

Com a porca borboleta, você dá mais ou menos pressão no conjunto, aumentando ou diminuindo a tensão da linha com o freio EVA...

Espero que seja útil prá vocês !

Abraço,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu senhores !

Em casa já tenho um cara prá tirar a linha da carretilha, que foi meu pai quem fez. Um motorzinho de ventilador e umas idéias... Excelente prá trocar a bitola da linha da carreta. Agora, com esse outro acessório, ficou completo... hehehe

Felipe, o meu eu não vendo não... Mas se me arrumar um cabo de uma vara véia e tiver paciência, até faço um prá vc.... rs

Abraço,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lamana, aqui também era ! hahahahah

Cara ficou legal palmas:: , mas acho que o carretel tem que ficar em pé, puro preciosismo, mas...

Abraços

Pois é. Meu primeiro projeto era com o carretel em pé. Mas surgiram 2 problemas: robustez e volume. Prá fazer um cara que segurasse o carretel em pé, fatalmente eu teria que fazer um suporte para prender dos lados do carretel. Aí ia entrar mais material, mais rebites (meu pai não tem solda) e ia acabar fazendo um troço pesado e grande para enfiar na mala... Aí optei por fazer deitado mesmo. Com o pino na frente do distribuidor de linha, ela não "pende" apenas prá um lado e a distribuição da linha fica bacana, eu testei e gostei... Vamos ver se sai alguma outra idéia a pertir deste.... hehehe

Valeu à todos !

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu senhores ! A idéia tá aí prá todo mundo botar suas própria idéias e melhorar o produto final... rs

Gustavo, aquele do Walter é legal sim, só está com o carretel ao contrário.... Se virá-lo, a linha fica bem baixa.

E esse que você tem, é ruim ? Me pareceu uma idéia bem bacana também... E que faz pouco volume... A única "desvantagem" é que tem que usar uma vara prá enrolar, mas sempre tá tudo junto mesmo... rs

Abraço a valeu,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...