Ir para conteúdo

Ajuda dos Universitários (Linha p/ pesca UL)


Edwaldo

Posts Recomendados

Companheiros, comprei um molinete Symetre 500FJ para pescar peraputangas e pequenos pacus peva com iscas bem leves, na verdade o peso é uma chumbadinha arroz e dois caroços de milho, uso uma vara de 6'6, o arremesso até a ceva é mais ou menos 10 a 15 metros, estou na dúvida de qual linha colocar neste molinete, pode ser monofilamento, fluorocarbono ou multifilamento, e diâmetro de 0,19 até 0,30 mm.

Na verdade preciso de uma linha que torne esses arremessos com pouco peso possíveis, uma linha que saia bem macia para arremessos longos.

Já vi em diversos tópicos sobre a Varivas Seabass, Varivas Casting, Seaguar Abraxz, Owner Broad, Super Raiglon, Power Pró, entre outras.

Então fica a pergunta que linha me dará melhor resultado?

Edwaldo-Cuiabá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, eu iria de multi por conta da resistência/bitola. Recomendo de 0,20mm para baixo para caber mais linha no pequeno carretel da symetre 500 (ótimo molinete!!). Procure as marcas menos enceradas e mais macias, tipo Varivas casting, Daiwa Samurai, Triunph.

Eu uso para bait um molinete Shimano TX 500, vara shimano 5'0 de 6lb, linha mono 0,16mm e plugs pequenos (2 a 5g). Esse conjuntinho me proporciona bons arremessos e a linha dá conta das pirapitingas-do-sul rs. Mas para pacu, acho que não rola.

Abração e boa sorte!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo bom dia

esses pacus peva são bem pequenos, não chegam a 1 kg, e a quantidade de linha usada nesta pescaria é bem pequena, um carretel com 50 mts dá e sobra, será que uma linha mono não me renderia lançamentos mais longos?, inclusive que linha mono você esta usando?

Edwaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo bom dia

esses pacus peva são bem pequenos, não chegam a 1 kg, e a quantidade de linha usada nesta pescaria é bem pequena, um carretel com 50 mts dá e sobra, será que uma linha mono não me renderia lançamentos mais longos?, inclusive que linha mono você esta usando?

Edwaldo

Fala pescador,

Já usei diversas linhas para essa pescaria. Parei em 2 marcas: Vexter Camouflage 4lb, 0,165mm (é a que melhor arremessa); Mazzaferro Trilon Fluor Coasting 5lb, 0,16mm (é a que deixa o nó mais resistente). Tem a Asso Super HT tbm, mas é um pouco dura.

Existem marcas importadas interessantes, mas eu não as utilizo, pois são muito mais caras e normalmente eu tenho de trocar a linha a cada pescaria ou no máximo 2 devido ao desgaste e por ressecarem muito rápido. Daí não compensa mesmo rs.

Eu tbm não uso mais que 50m. Coloco "cama" por baixo da linha principal.

A monofilamento pode ser interessante, mas como o seu molinete é UL, tem de ser linha de bitola pequena (0,23mm para baixo), porque se não pode acontecer 2 coisas: A linha soltar em tufos na hora do arremesso, devido o baixo peso da isca a ser lançada; A linha pode ficar muito frouxa e irregular no carretel e na hora da corrida do peixe, a linha pode atochar, travar a corrida e lá se vai o troféu. Estas duas situações são de minha experiência de alguns anos de pescaria com material UL com pirapitingas-do-sul (desde 1999).

A minha pescaria consiste em arremessar artificiais com o pé na água, subindo o rio. Qdo entra um maior (no máximo 800g) tenho de soltar a fricção do milinete e controlar na mão. E ainda saio desviando a linha das pedras, pois se encostar numa já era peixe, isca, snap micro, leader....

Ah, eu uso um leader bem comprido (uns 2m): Asso Super HT 0,22mm transparente. Uso o nó albright.

Olha aí o resultado

Imagem Postada

Espero ter ajudado um pouco. Qq coisa estamos na área! joia:::

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mono eu indico a asso com cerca de 18 mm, multi pode ser Daiwa Samurai ou Triunph, também na casa dos 18 mm....Tem uma mono que eu uso que é muito macia, mas não lembro a marca, vou verificar e passo posteriormente se eu achar.

+1, as multifilamento vao dar uma ajuda nos arremesos ::tudo::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo, Bravel, Fernando e Lucas, Valeu pelas dicas, vou continuar pegando as opiniões, no momento estou pensando em comprar a Varivas Sea Bass ou a Varivas Casting, ai coloco uns 40 cm de fluorocarbono, ou talvez uma Owner Broad, ambas de espessura fina.

Edwaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Edwaldo,

morei em Cba 10 anos, praticava bastante essa pescaria por aí e também no recanto do Dourado (Cáceres), chamamos de rodadinha de pera. Recomendo monofilamento de cerca de 0,20 (uma muito boa que tenho usado ultimamente é a Gama Competition). Não vejo necessidade nenhuma de usar multi, mesmo que seja um multi de oito fios e muito macio (ex daiwa samurai) não terás um pincho tão macio e longo como um mono macio. Eu não uso chumbo não, uso um pequenino girador + cerca de 20 cm de fluocarbono.

Abraço e boas pescarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Edwaldo.

Pratico UL (na verdade sou fanático...), tenho um micro molinete igual ao seu, e já experimentei vários tipos de linha.

Ops! e tem alguns Amigos de fóruns aqui também... Olá Amigos!!!

Posso indicar, mas é só a minha opinião, “ta”?:

Mono: Rapala Finesse 0,16mm, 5,3lb

Multi: PowerPro 0,15mm, 10lb

Fluorcarbono: Seaguar AbrazX 0,165mm, 4lb

Tem outras, mas foram as que me deram mais resultado até o momento.

A primeira é a que arremessa melhor, na forma que pesco.

Na ponta da linha principal (no caso da multi coloco antes um líder da AbrazX mas 0,26 mm, 10lb) ato um micro girador modelo crane (Owner ou Sasame) acoplado com um snap Glico engate rápido.

Está pronto para pescar com artificial.

Para isca “natural” (uso ração para peixe comum, nada de grife como Guabi, de 0,8 a 1,0cm de diâmetro), faço pernadas da AbrazX 0,26mm 10lb (+/- 40cm) com um anzol Gamakatsu Maruseiro 12 (é muito afiado, não precisa molhar a ração, apenas tomar cuidado com os dedos) em uma ponta e na outra um micro girador modelo barrel mesmo, para engatar no snap.

Deixo vários prontos para não perder tempo na beira do lago, se der azar.

Com isto, num equipamento UL, dá para arremessar tranqüilo 10m se não for contra o vento.

Maior distância, ou pescar boiado, vamos deixar para outra vez, se assim quiser (isto ficou longo ...).

A seu dispor,

inté ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...