Ir para conteúdo

Pesca Ultra Leve - Quem pratica e Quer Compartilhar?


Posts Recomendados

Boa noite, Turma.

Este é o meu 2º post (o primeiro foi para me apresentar).

Abri este tópico para trocar idéias e experiências sobre pesca na modalidade ultra leve (UL), pois se não dá para ir atrás dos “grandões”, vamos atrás dos menores com equipamento que dê esportividade ao hobby.

Participo também de outros 4 fóruns, e provavelmente vou encontrar aqui alguns conhecidos e amigos virtuais, e seria muito bom contar com mais e novos companheiros de Turma.

A posição de novato não é confortável, e nem sei como começar, então “HEEEEEEEEELP ME”.

inté ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Fernando!!

Tem essa de novato não. Importante é sempre participar!! rs

Como vc já sabe, gosto muito dessa modalidade. Como já viu meu relato, uso UL para pescar pirapitingas-do-sul com iscas micro a pequenas.

Qq coisa estamos na área, parceiro!

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Fernando!!

Tem essa de novato não. Importante é sempre participar!! rs

Como vc já sabe, gosto muito dessa modalidade. Como já viu meu relato, uso UL para pescar pirapitingas-do-sul com iscas micro a pequenas.

Qq coisa estamos na área, parceiro!

Abração

Olá Sone!

Bom encontrá-lo aqui.

Já tinha ouvido falar neste fórum, na verdade até me cadastrei em Fev.2010, mas só agora resolvi participar.

Nos vemos por ai ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando aqui todo mundo é bem vindo então nem se preocupe!

Eu pratico a pesca UL para pescar bass aqui no Sul.

Abraços!

Obrigado Gabriel.

Qual o tamanho/peso dos basses ai?

Que equipamentos tem usado?

Tenho me dedicado a tilápias em pesqueiro e um lago particular em um sítio, e tem saido na faixa de 30cm a 40cm, excepcionalmente maior, ficando em torno de 1kg ou pouco mais.

A mais pesada que peguei deu quase 2,5kg, mas não a medi.

Os equipamentos são varas de 4lb, 6lb e até 8lb, com micro molinetes, e linhas mono (4 a 8lb), multi (10lb) e fluorcarbono Seaguar AbrazX 4lb.

Grande abraço e inté ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fernando aqui todo mundo é bem vindo então nem se preocupe!

Eu pratico a pesca UL para pescar bass aqui no Sul.

Abraços!

Obrigado Gabriel.

Qual o tamanho/peso dos basses ai?

Que equipamentos tem usado?

Tenho me dedicado a tilápias em pesqueiro e um lago particular em um sítio, e tem saido na faixa de 30cm a 40cm, excepcionalmente maior, ficando em torno de 1kg ou pouco mais.

A mais pesada que peguei deu quase 2,5kg, mas não a medi.

Os equipamentos são varas de 4lb, 6lb e até 8lb, com micro molinetes, e linhas mono (4 a 8lb), multi (10lb) e fluorcarbono Seaguar AbrazX 4lb.

Grande abraço e inté ...

Uso um cardinal 100, com uma vara shimano 5'6'', 6 lb, linha 0,18 mm. Pesco vez ou outro aqui no lago paranoa, em Brasília, e o maior peixe que peguei não passou de 0,5 kg. É muito legal esse tipo de pesca. Vamos trocando idéia, pois pretendo aprender mais sobre esta modalidade de pesca. Valeu e grande abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite, Bravel!

Imagino que o cardinal 100 é o Abu Garcia Cardinal 100UL, certo?

Ele é excelente, tenho um com linha Rapala Finesse 0,16mm de 5,3lb.

A vara shimano, deve ser a Sojourn, imagino.

O meu C100UL está montado em uma vara customizada pelo Jansen, 6´6”, 2 a 6lb (ganhei em uma rifa, antes estava em uma Sojourn).

Sou fanático por UL, tenho alguns micromolinetes, microcarretilhas de perfil redondo, spincasts e underspins (minha esposa só não me matou ainda, porque também gosta deste tipo de pescaria – mas às vezes me olha esquisito ...).

Temos pescado tilápias no pesqueiro Recanto do Sossego aqui em Caraguá e no sítio em Santa Branca.

No sítio elas ainda estão pequenas, em torno de palmo, palmo e meio.

Mas no pesqueiro, é comum 35 a 40cm, bem “criadas”, mais de kg.

Quando entra uma maior então... é pura adrenalina, pois com conjunto UL, não dá para rebocar (e nem este é o objetivo).

É trabalhar a “criança” com fricção regulada, deixar levar linha (e ouvir o molinete cantar) e cansar até se entregar (para embarcar uso um passaguá, pois senão, qualquer “estrimilique” com a linha tensionada pela mão, sem a flexibilidade da vara, lá vai uma com um piercing).

E vamos que vamos ...

inté ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite, Bravel!

Imagino que o cardinal 100 é o Abu Garcia Cardinal 100UL, certo?

Ele é excelente, tenho um com linha Rapala Finesse 0,16mm de 5,3lb.

A vara shimano, deve ser a Sojourn, imagino.

O meu C100UL está montado em uma vara customizada pelo Jansen, 6´6”, 2 a 6lb (ganhei em uma rifa, antes estava em uma Sojourn).

Sou fanático por UL, tenho alguns micromolinetes, microcarretilhas de perfil redondo, spincasts e underspins (minha esposa só não me matou ainda, porque também gosta deste tipo de pescaria – mas às vezes me olha esquisito ...).

Temos pescado tilápias no pesqueiro Recanto do Sossego aqui em Caraguá e no sítio em Santa Branca.

No sítio elas ainda estão pequenas, em torno de palmo, palmo e meio.

Mas no pesqueiro, é comum 35 a 40cm, bem “criadas”, mais de kg.

Quando entra uma maior então... é pura adrenalina, pois com conjunto UL, não dá para rebocar (e nem este é o objetivo).

É trabalhar a “criança” com fricção regulada, deixar levar linha (e ouvir o molinete cantar) e cansar até se entregar (para embarcar uso um passaguá, pois senão, qualquer “estrimilique” com a linha tensionada pela mão, sem a flexibilidade da vara, lá vai uma com um piercing).

E vamos que vamos ...

inté ...[/quote

Meu molinete e vara são exatamente os que você citou.

É trabalhar a “criança” com fricção regulada, deixar levar linha (e ouvir o molinete cantar) e cansar até se entregar (para embarcar uso um passaguá, pois senão, qualquer “estrimilique” com a linha tensionada pela mão, sem a flexibilidade da vara, lá vai uma com um piercing).

Não tem preço né... joia::: joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bemvindo Fernando.

"Recomecei" a pescar no Paraná e lá as opções disponíveis eram os lambarís e peixes-rei nas barragens do Pinhão, então a primeira vara e molinete foram UL. Até hoje utilizo a bi-partida de 8lb e o molinete Spyder nos P&P e para lambaris em barragens.

Adoro brigar com um pacú ou matrinchã de P&P com esse equipamento leve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Fernando!!

Tem essa de novato não. Importante é sempre participar!! rs

Como vc já sabe, gosto muito dessa modalidade. Como já viu meu relato, uso UL para pescar pirapitingas-do-sul com iscas micro a pequenas.

Qq coisa estamos na área, parceiro!

Abração

Grande Eduninja!!!

Muito ouvi falar dessas pirapitingas-do-sul, mas ainda não tive o prazer de conheçê-las. Se sabe o caminho das pedras poderíamos ir atrpas delas, que tal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando aqui todo mundo é bem vindo então nem se preocupe!

Eu pratico a pesca UL para pescar bass aqui no Sul.

Abraços!

Obrigado Gabriel.

Qual o tamanho/peso dos basses ai?

Que equipamentos tem usado?

Tenho me dedicado a tilápias em pesqueiro e um lago particular em um sítio, e tem saido na faixa de 30cm a 40cm, excepcionalmente maior, ficando em torno de 1kg ou pouco mais.

A mais pesada que peguei deu quase 2,5kg, mas não a medi.

Os equipamentos são varas de 4lb, 6lb e até 8lb, com micro molinetes, e linhas mono (4 a 8lb), multi (10lb) e fluorcarbono Seaguar AbrazX 4lb.

Grande abraço e inté ...

Cara, o comprimento deles fica ali em torno de 38 cm e 1 kg mais ou menos.Uso uma vara TigerFish 4-12 lbs (extremamente flexivel e forte), carretilha Lubina GTO Black Widow abastecida de linha Berkley 40 lbs, pois enrosca muito e se não tiver linha forte eu não tiro o peixe da vegetação!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando aqui todo mundo é bem vindo então nem se preocupe!

Eu pratico a pesca UL para pescar bass aqui no Sul.

Abraços!

Obrigado Gabriel.

Qual o tamanho/peso dos basses ai?

Que equipamentos tem usado?

Tenho me dedicado a tilápias em pesqueiro e um lago particular em um sítio, e tem saido na faixa de 30cm a 40cm, excepcionalmente maior, ficando em torno de 1kg ou pouco mais.

A mais pesada que peguei deu quase 2,5kg, mas não a medi.

Os equipamentos são varas de 4lb, 6lb e até 8lb, com micro molinetes, e linhas mono (4 a 8lb), multi (10lb) e fluorcarbono Seaguar AbrazX 4lb.

Grande abraço e inté ...

Cara, o comprimento deles fica ali em torno de 38 cm e 1 kg mais ou menos.Uso uma vara TigerFish 4-12 lbs (extremamente flexivel e forte), carretilha Lubina GTO Black Widow abastecida de linha Berkley 40 lbs, pois enrosca muito e se não tiver linha forte eu não tiro o peixe da vegetação!

Abraços!

Gabriel não pesco basses mas pelo tamanho que vc falo a linha nao e muito grossa???

eu tmb so exagerado e uso essa linha para tucunas do sudeste surtei:: surtei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Fernando!!

Tem essa de novato não. Importante é sempre participar!! rs

Como vc já sabe, gosto muito dessa modalidade. Como já viu meu relato, uso UL para pescar pirapitingas-do-sul com iscas micro a pequenas.

Qq coisa estamos na área, parceiro!

Abração

Grande Eduninja!!!

Muito ouvi falar dessas pirapitingas-do-sul, mas ainda não tive o prazer de conheçê-las. Se sabe o caminho das pedras poderíamos ir atrpas delas, que tal?

E põe pedra nisso kkkkkkkk

Vamos lá sim! É só marcar! Liga para mim depois!

Abraxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bemvindo Fernando.

"Recomecei" a pescar no Paraná e lá as opções disponíveis eram os lambarís e peixes-rei nas barragens do Pinhão, então a primeira vara e molinete foram UL. Até hoje utilizo a bi-partida de 8lb e o molinete Spyder nos P&P e para lambaris em barragens.

Adoro brigar com um pacú ou matrinchã de P&P com esse equipamento leve.

Olá Pescador!

Quando puder (e se quiser) reduz a vara para 6lb (Sojourn, p.ex.) e para 4lb (ai é difícil uma indicação (só importada ou custom).

Como sou “fã nático” por UL já estou pensando em uma 2lb.

Micro molinete tem vários, como sabe, mas tem 2 que não abro mão: o mais leve e barato (MS UL300) e o show (Shimano Symetre 500FJ – não o FI)

O UL300 está com uma linha Rapala Finesse 0,14mm 4,2lb (isto mesmo 4,2, nem 4 e nem 5)

O 500FJ está com uma Rapala Finesse 0,16mm 5,3lb

São boas linhas as (entre outras):

Mono: Mustad UltraLine Thor 0,25mm / 6lb

Multi: PowerPro 0,15mm / 10lb

Fluor: Seaguar AbrazX 0,26mm / 10lb

Grande abraço e inté ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando aqui todo mundo é bem vindo então nem se preocupe!

Eu pratico a pesca UL para pescar bass aqui no Sul.

Abraços!

Obrigado Gabriel.

Qual o tamanho/peso dos basses ai?

Que equipamentos tem usado?

Tenho me dedicado a tilápias em pesqueiro e um lago particular em um sítio, e tem saido na faixa de 30cm a 40cm, excepcionalmente maior, ficando em torno de 1kg ou pouco mais.

A mais pesada que peguei deu quase 2,5kg, mas não a medi.

Os equipamentos são varas de 4lb, 6lb e até 8lb, com micro molinetes, e linhas mono (4 a 8lb), multi (10lb) e fluorcarbono Seaguar AbrazX 4lb.

Grande abraço e inté ...

Cara, o comprimento deles fica ali em torno de 38 cm e 1 kg mais ou menos.Uso uma vara TigerFish 4-12 lbs (extremamente flexivel e forte), carretilha Lubina GTO Black Widow abastecida de linha Berkley 40 lbs, pois enrosca muito e se não tiver linha forte eu não tiro o peixe da vegetação!

Abraços!

Se me permitir uma sugestão, para bass deste porte e mesmo maior, tente uma montagem “finesse” com linha fluorcarbono (a soft , não a hard).

Pode ser a Seaguar AbrazX 0,26mm / 10lb ou a SunLine Basic FC 0,235 / 8lb ou ainda a 0,285mm/ 12lb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando aqui todo mundo é bem vindo então nem se preocupe!

Eu pratico a pesca UL para pescar bass aqui no Sul.

Abraços!

Obrigado Gabriel.

Qual o tamanho/peso dos basses ai?

Que equipamentos tem usado?

Tenho me dedicado a tilápias em pesqueiro e um lago particular em um sítio, e tem saido na faixa de 30cm a 40cm, excepcionalmente maior, ficando em torno de 1kg ou pouco mais.

A mais pesada que peguei deu quase 2,5kg, mas não a medi.

Os equipamentos são varas de 4lb, 6lb e até 8lb, com micro molinetes, e linhas mono (4 a 8lb), multi (10lb) e fluorcarbono Seaguar AbrazX 4lb.

Grande abraço e inté ...

Cara, o comprimento deles fica ali em torno de 38 cm e 1 kg mais ou menos.Uso uma vara TigerFish 4-12 lbs (extremamente flexivel e forte), carretilha Lubina GTO Black Widow abastecida de linha Berkley 40 lbs, pois enrosca muito e se não tiver linha forte eu não tiro o peixe da vegetação!

Abraços!

Se me permitir uma sugestão, para bass deste porte e mesmo maior, tente uma montagem “finesse” com linha fluorcarbono (a soft , não a hard).

Pode ser a Seaguar AbrazX 0,26mm / 10lb ou a SunLine Basic FC 0,235 / 8lb ou ainda a 0,285mm/ 12lb.

Vou tentar isso.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vezes me da vontade de praticar a pesca ultra leve ai pego a vara tinny tipo vara de rodadinhas com uma linha 20 monofilamento e vou atras de pacus kkkkk e quando pega rs 3 horas pra tirar nem que for de 1,5kg e gosto de pescar lambaris tbm com linha 10 e vara seca da ponta bem fina aquelas da mais barata da marury a bamboo só que adaptei só a ponteira que foi a mais flexivel que encontrei no mercado, dá para se divertir bem !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Acabei de investir em um equipamento ultra light para a pesca de saicangas, jacundas e outras especies pequenas. ficou:

Vara: shimano cardiff 1-4lbs duas partes para iscas até 4gr( um show a varinha )

Molinete: abu garcia 500ul

Linha: multi TUF-LINE DuraCast 0,07mm

Já possuo algumas pequenas iscas é varios spiners, pretendo adquirir mais, o problema é o preço, iscas como as da rebel são carissimas é dificeis de encontrar.

Agora só falta a pescaria!

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei a pescar há pouco tempo, mais ou menos 6 anos, e nos últimos 2 me dediquei a UL – acho que é pelo desafio que representa reduzir cada vez mais o “peso” do equipamento.

Comecei com varas telescópica lisas 99%/98% de carbono e linha mono 0,20.

Fui reduzindo até 0,16 e daqui a pouco vou partir para 0,14 e depois ...

As que mais uso tem 5,40m, 4,5m, 4,20, 3,60 e 2,40m.

A linha é Asso SHT +- 0,50m mais comprida do que a vara,

o anzol é Gamakatsu Maruseigo 12 SEM FARPA,

e como isca, ração que o pesqueiro usa para alimentar os peixes, porém com 0,80 a 1,00cm de diâmetro - é para pegar as “gulosas” (qualquer marca, não importa se é Guabi ou não).

Não uso nem chumbo nem bóia.

O segundo passo foi Spincast.

O 1º foi um MS Apollo com linha Ottoni Camouline 0,20, em uma Daiwa QUANTUM LAZER Stick 5´6” - 8 a 17lb

Depois veio outro que está em uma DAIWA TRIFORCE 6´0” - 8 a 17lb

Há pouco chegou um Daiwa SiverCast 80 que vai receber linha Rapala Xtreme 0,20 6lb e será montado em uma DAIWA MEGAFORCE 5´6” - 8 a 17lb

Assim que achar vara para carretilha 6lb vou trocar estas (spincast usa vara para carretilha).

Montagem: na ponta da linha principal um girador micro Sasame tipo crane, e nele um snap engate rápido Glico (vou testar um CCM).

Está pronto para pescar com artificial (Amasso as Farpas das Garatéias).

Para pescar com ração, uso pernada de +/- 40cm de fluorcarbono Seaguar AbrazX 0,26/10lb com o mesmo anzol Gamakatsu acima, e na outra ponta um micro girador barrel para acoplar no snap.

Não sendo contra o vento, com um pouco de treino dá para arremessar 8m ou mais.

Para pescar de fundo com arremesso maior, acoplo no snap um chumbinho oliva (+/-5g), que tem um laço de linha passando no furo.

Para pescar boiado, acoplo no snap uma pequena bóia de arremesso (+/-5g).

Próximo passo: micro molinete – ai a “cosquinha” de UL virou uma coceira de bom tamanho.

O 1º. Foi um MS UL 300 Ultra Light 125g, o mais leve e “xodó”.

A linha hoje é uma Rapala Finesse 0,14/4,2lb (no carretel extra SRSoft 0,235) e a vara é uma Geologic UL 1GS 5´5” - 2,4 a 4lb.

Depois vieram, não pela ordem:

- SHIMANO SYMETRE SY500FJ 170g (paixão) - Rapala Finesse 0,16/5,3lb, vara Pozzobon

- Abu Garcia Cardinal C100UL 177g - Rapala Finesse 0,16/ 5,3lb, vara Jansen

- Bass OutdoorAmérica AB 20C – Sumax FlexStrong 5x, vara Quantum Micro

- Maruri Milo Joker 200g – Thor 6lb, vara Maruri Fue Go

- Maruri Symphony 600 - PowerPro 10lb branca, vara Sojourn

- SHIMANO SEDONA 1000FD - PowerPro 10lb red, vara Crucial

- Quantum micro MSC 6lb – 55yd, vara Albatroz MicroMaster

- “No Name” 4lb – 70yd

Montagem igual às dos spincast.

Neste meio tempo, chegaram também algumas micro carretilhas de perfil alto:

- PenFishingMicroReel genérica - 0,15/7,7lb, vara da própria- não presta para arremessar, só para pesca vertical.

- Sumax MiniOcean 100R - Maruri MaxPower 0,08/10, vara Century Truta (ainda não inaugurada)

- idem 200R - Maruri MaxPower 0,12/16, vara Albatroz Piapara (idem)

Por último Underspin , e dos quais estou apanhando:

- Shakespeare Odyssey para 80m de linha 0,20

- Daiwa 80XC para 95m de 0,22

Duas dicas:

- É importante regular fricção para liberar a linha com pouco esforço (para não arrebentar), mas com tensão suficiente para fisgar o peixe.

- Também é importante usar um puçá para retirar o peixe da água, pois mesmo os pequenos podem arrebentar a linha com um tranco, estando a linha tensionada e sem a flexibilidade da vara.

Parece muito?

Talvez, mas estão todos prontos e montados.

Seleciono quando vou pescar dependendo do tempo que terei, transporte, local e objetivos da pesca.

Geralmente uma tele, um spincast, 2 a 3 micro molinetes e um underspin (as micro carretilhas ainda estão na espera).

Parece caro?

Não tanto, pois não comprei em loja tradicionais; compro nos classificados e escambos dos fóruns que participo, vários eram usados mas em ótimas condições (não tive até hoje decepção quanto a isso), e por incrível que pareça, vários ainda ganhei em rifas destes fóruns (principalmente os mais caros e que não teria condição de adquir – caso das customs Pozzobon e Jansen, p.ex. – na MegaSena nunca ganhei nem quadra).

Qualquer coisa, estamos aqui.

Grande abraço a todos e inté ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu é um largo mesmo, Fernando! Que eu me lembre, foram umas 3 rifas recentemente kkkkkkkkk

Nisso, incluindo o super pacotão de varas da rifa do Maru. Affffff

Vá ser sortuda assim lá longe kkkk

Abração, parceiro!

p.s. Bacana sua dedicação ao material UL. Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fernando meu chara, a pesca UL é minha preferida, principalmente as Piaparas, ta certo que algumas chegam a 3kg , mas na região que eu morava e costumava pescar dificilmente chegava a 1kg, para esse feriado de junho estou pensando em ir pescar umas piaparas, ja que estou indo para minha região visitar minha familia, para isso adiquiri duas varas evolution de 1,40 e 1,50 metros com 12lb e 15lb respectivamente, espero conseguir ir pescar nesses quatro dias que estarei la.

Recentemente procurei em alguns forums dicas de pesca UL e principalmente de piaparas,e achei um programa do pesca alternativa muito bom, com o nelson nakamura , se quiser assistir é o programa 107 (www.pescaalternativa.com.br) , ele da varias dicas inclusive a dica do copinho biodegradavel que eu achei fantastica, vale a pensa assistir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fernando meu chara, a pesca UL é minha preferida, principalmente as Piaparas, ta certo que algumas chegam a 3kg , mas na região que eu morava e costumava pescar dificilmente chegava a 1kg, para esse feriado de junho estou pensando em ir pescar umas piaparas, ja que estou indo para minha região visitar minha familia, para isso adiquiri duas varas evolution de 1,40 e 1,50 metros com 12lb e 15lb respectivamente, espero conseguir ir pescar nesses quatro dias que estarei la.

Recentemente procurei em alguns forums dicas de pesca UL e principalmente de piaparas,e achei um programa do pesca alternativa muito bom, com o nelson nakamura , se quiser assistir é o programa 107 (http://www.pescaalternativa.com.br) , ele da varias dicas inclusive a dica do copinho biodegradavel que eu achei fantastica, vale a pensa assistir

E ai companheiro,

como foi?

Conte para nós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...