Ir para conteúdo

Dúvidas, Ação da Vara, Pescaria com Leaders!!


Posts Recomendados

Boa noite galera, sou novo por aqui ,tenho algumas dúvidas, gostaria que me ajudassem. Bom, pesco ha muito tempo, entretanto, de uns dois anos pra cá é que descobrir o quanto pescaria , depois de mulher, é uma das melhores coisas que tem eheh...então, mudei minha tralha, passei de molinete rindo3:: a carretilha ::tudo:: recentemente, fiz uma aquisição, que ainda não chegou, da abu garcia revo toro 60 hs e uma Abu Garcia Ambassadeur 6600 C4 , nesta senda, surge a primeira dúvida: qual vara forma um conjunto ideal pra elas? lembrando que os peixes que pesco aqui no rio paranaiba e afluentes são dourados e surubins , e até barbados, que variam de 3 a 12kg, 5 a 25kg e 5 A 10 kg, respectivamente. Pra revo toro to pensando em combrar uma de 15 a 25 lbs e pra ambassadeur uma de 10 a 20 lbs ambas de ação rápida, o que acham, se puderem sugerir por modelos tbm, seria legal?

2º dúvida: quanto ação da vara, nela mesma vem escrito, entretanto tem umas que vêm com nomenclatura diferente, tenho uma evolutin nela esta com as seguintes informações: Model: MS-S531MH(1,60CM)-ACTION: MEDIUM HEAVY- line 15-30 lb. esse " MEDIUM HEAVY( médias pesada) seria referente a ela ser meia rápida ou Esta referindo a resistência que está diretamente ligado a capacidade de peso e resistência da linha(15-30lb),? que é o que eu entendi rs...muito embora percebe-se que se trata de uma vara rápida.

3º e ultima dúvida rs: quando vc usa uma linha leader, pode se usado pra fazer pesca, por exemplo, de dourados com isca viva, com tuvira, por exemplo, usando chumbada , encastoado e anzol ou se usa somente quando da pesca com iscas artificiais?

galera, desculpe se foi feito o tópico no lugar diferente, como disse sou novo ainda to fuxicando aqui no forum, que por sinal é muito bom.. abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Danilo Galo Doido !

Bem vindo ao Fórum frequentado pelo pessoal ligado a Turma do Biguá, Mocorongos e Tucunas do Cerrado, dentre outras... !

Imagem Postada

arrow:: Claro que não é exclusivo ! Sinta-se em casa... :amigo:

Como você poderá ver, nossa intenção é interação e congraçamento. Não temos fins lucrativos e buscamos apenas boas amizades e novas informações sobre a pesca esportiva. Temos certeza de que suas contribuições se tornarão valiosas para todos aqui, por menos que isso possa lhe parecer...

Inicialmente gostaríamos de pedir-lhe que entrasse na categoria ( Seção ) BEM VINDO, APRESENTE-SE e falasse um pouco mais sobre você, suas pescarias, as experiências vividas, como ingressou na pesca esportiva, onde costuma pescar, qual a prática mais utilizada, etc...etc..etc... pois isso ajuda muito no entrosamento.

No mais é só ir se familiarizando com a linguagem do Fórum e postar a vontade.

Fica logo uma dica de endereçamento para você dar uma olhada ( recomendado para quem se inicia no Fórum )

viewtopic.php?f=1&t=8478

Temos várias categorias ( Seções ) e com certeza você poderá contribuir para deixar o nosso Fórum cada dia melhor.

Aproveite também para providenciar seu "avatar", já que será essa imgem que o representará cada vez que postar aqui !

arrow:: Postar um "avatar" é mais simples do que parece, e para tanto, recomendamos a leitura da FAQ ( alto do cabeçalho ), que traz algumas dicas de interesse...

arrow:: Se mesmo assim, a dificuldade persistir, entre em contato com um de nossos "Adm / Moderadores", que eles certamente lhe ajudarão a superar !

arrow:: Em tempo, para postar o "Avatar" ( assim como sua "assinatura personalizada" ), é necessário acessar seu Painel de Controle do Usuário, cujo indicativo está no lado direito do cabeçalho... palmas::

Para lhe facilitar o entendimento de funcionamento do Fórum, tem também esse outro endereçamento a ser lido e observado !

Tenha certeza de que ele lhe será de enorme utilidade ! arrow:: Veja só :

viewtopic.php?f=1&t=8479

Contamos com a sua compreensão e participação ! alegre::

No caso de qualquer dificuldade e/ou dúvida, tenha certeza de que um dos nós ( Moderadores ) irá em seu auxílio, além de ( é claro ) toda nossa comunidade de usuários... !

Fique a vontade, e nos vemos nos tópicos em que participar... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- A vara para a Toro, uma de 25 lbs acho uma boa opção.

Para a Ambassadeur 6600, uma 20lbs ficaria desequilibrado. Teria que ser uma de no mínimo 40lbs, variando com o tamanho dos peixes.

2- Essa Medium Heavy é a potência (power) da vara, isto é, sua classificação de resistência. Ser rápida, lenta, etc, é a ação(action).

3-O uso do líder é algo muito discutido. Uns aprovam outro não. Eu acho necessário apenas para tucunarés(com linha multi). Para dourados, não uso, pois como eles "brigam limpo" seria algo desnecessário e mais um ponto de fragilidade do conjunto.

Essas são as minhas opiniões, veremos as do colegas...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kid M, valeu pela receptividade.... ::tudo:: , Marcos, quanto as varas achei que fosse isso mesmo... é pq nessa evulotion aqui nao fala nada quanto a ação, alias, fala sim, como descrevi ae acima, " action= medium heavy, mas se trata mesmo da potência... valeu pela dica ....um vendedor havia dito que uma de 20 a 40 lb na toro ficara boa tbm mas achei meio desproporcional tbm... Marca vc indica alguma? valeu abraços
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danilo,

Vamos ver o que consigo complementar na resposta do Marcos;

- Pouco posso acrescentar, pois continuo optando pelos molinetes ! Pelo posicionamento do Marcos, me parece se tratar de uma carretilha de maior porte, daí sua sugestão ! O que precisa verificar é se há necessidade disso tudo... a busca por um conjunto mais leve ( em tudo ) é a atual tendência esportiva...

2º - A resposta do Marcos está mais que perfeita. Pouco a acrescentar ! Lembre-se que a depender de como o blank da vara for constituído, a ação poderá ter significados diferentes... Melhor dizendo, haverão duas varas com indicação "Medium Heavy", com trabalhos bastante diferenciados, podendo ser de ação moderada e/ou rápida ! Vai de cada fabricante ! Importante procurar essa informação antes de tomar uma decisão, a não ser que isso pouco significado tenha para a pesca desejada...

3º - A questão do líder é sempre algo controvertido ! Pessoalmente gosto de usá-lo, até porque com linhas de multifilamento ( Power Pro ), o primeiro metro fica muito exposto a "acidentes" ( tocos, pedras, etc... ) e o uso de um líder ajuda muito nessas condições ! Por ser pescador de tucunarés, esse é um ponto sempre desejado, pela ação quase que contínua do peixe em buscar refúgio numa tranqueira. No caso dos dourados, como está salientado, suponho que a substituição de um líder de mono ou flúor por um aço encapado ( ou não ) já seja uma necessidade pelos dentes afiados do peixe... Com relação a "fragilidade" apontada, embora na teoria isso seja verdadeiro, na prática o "benefício" de sua utilização compensa ( com sobras ) essa situação... Você lerá que muitos dos "tucuneiros" aqui do FTB relatam sua prática de uso da linha diretamente no grampo, quando não nas próprias iscas, MAS observe que provavelmente são pescadores que SÓ USAM ISCAS DE HÉLICE, onde o peixe fisgado ( normalmente grande ) busca a fuga para o meio ( rio ou lago ) evitando a tranqueira ! Iscas dessa natureza, por trabalharem sempre na superfície, são - via de regra - grandes ! Nessas situações, onde o esforço previsto é maior, já que o peixe é grande, o conceito de fragilidade nos nós e líderes é mais determinante !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid M, valeu mesmo ::tudo:: tanto a sua quanto a de marcos, foram explicações que esclareceram bastante. Quanto aos molinetes ainda gosto de usar, tbm pela praticidade e rapidez, tenho uns bg da série ouro aqui que sempre os levo comigo

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danilo, a marca depende do preço que você está disposto a pagar. Eu só tenho varas Marine Sports, que nunca me decepcionaram. Para seu tipo de pescaria, eu iria de Hunter Fish 15-30lbs(não tem de 25lbs). Tem as outras marcas, mais caras. Uma boa opção seriam também a Albatroz Enzo e a Rapala Gold. Ai tem que ver seu orçamento disponível...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos, to pesquisando ainda...tava vendo uma Rapala platinum 17 a 25lbs 5'6 a 6 pés( vi o datena pescando tambaqui de ate 20kg com uma dessa juntamente com a abu toro) tem a modelo shift 25lbs vi uns post aqui pessoal agradou bastante dela tbm... bem como da tiger power de 12 a 30 lbs , contender 25 lbs e por ae vai eheh acho que ficará legal... realmente da abu c4 6600 tem de ser no minimo essa que vc falou sobre a lbs mesmo .., essa hunter fisher parece ser muito boa tbm, bem como a rapala gold.. tenho certeza que vai ser o necessario pra o tipo de pesca que ando praticando... como vou inciar na pesca dos tucuna....tava pensando em comprar uma shimano curado 200e7 217 gramas, parece boa pra esse tipo de pesca né? ou ainda é pesada?

abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danilo, uso uma curado 201e7 com uma vara customizada por custombymarco de 20lbs acao rapida para tucunas na serra da mesa, funciona muito bem, principalmente com iscas de helice. Se vc esta disposto a gastar valor de uma rapala sugiro q entre em contato com ele pois ele monta a vara d acordo com sua necessidade, caso contrario existem varias varas interessantes no mercado como a enzo, sumax, marine etc. Eu prefiro definir a configuracao q quero (lbs, acao, peixes alvo) para depois procurar a vara ideal, devo ter umas 10 varas hehehe. O marcos deu otimas sugestoes, as hunter fish tem tbm para 40 lbs para vc usar com a abu garcia d perfil alto. Espero ter ajudado, abraço e otimas pescas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...