Ir para conteúdo

Carretilhas LEVES pra AMAZONIA???


Posts Recomendados

Pessoal, criei esse post especificamente para discutir se é possível ter uma carretilha LEVE e ao mesmo tempo que AGUENTE as pescarias na AMAZÔNIA (Barcelos ou SIRN).

Com algumas pesquisas na internet construi o quadro abaixo, quem contém algumas informações sobre algumas carretilhas que "estou de olho". Eu tenho a zillion 7.3, curado 200e7 e a smoke 150 7.3 (a smoke não levei pra AM ainda). Contudo, gostaria de saber qual carretilha ABAIXO DOS 200 GRAMAS ainda posso comprar para levar para a amazônia SEM MEDO, seja para puxar hélice ou pra iscas menores superfície/meia água. Acho que é um consenso que pra puxar héllices a taxa de recolhimento 7.3 ajuda muito. Portanto, vamos dividir cada sugestão em: carreta pra puxar hélice e carreta pra meia água/superfície.

Se alguém quiser incrementar o quadro abaixo, me mande os dados e aí eu edito.

Minha intenção com esse post é poder ajudar quem está na mesma dúvida que a minha, ou seja, qual é a carretilha mais leve que posso levar sem comprometer desempenho e durabilidade. É claro, surgirão opiniões que não se pode agradar gregos e troianos (leveza e durabilidade), mas um dos objetivos de uma discussão é essa mesmo...expor opiniões e defender pontos de vista. Assim, qualquer opinião será bem vinda.

Obs1: Algumas informações, como o preço por exemplo, são discutíveis e coloquei apenas a título de informação e não pesquisei muito na internet. Se tiver alguma informação errada, por favor, me corrijam.

Obs2: coloquei apenas uma das informações sobre capacidade de linha (12lbs/yards), ou seja, testes feitos com linhas de 12lbs, mas deve haver uma pequena variação de marca para marca pois a linha testada nem sempre é de mesma marca entre dois fabricantes diferentes. Como acredito que essa diferença não seja tão grande, acho que pode-se comparar do jeito que está na tabela.

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Emerson

Vá de Scorpion1500 ou 1501XT ou com as Curadinho 200 E7, não tem errada e vc não passa raiva :gorfei:

:amigo:

Tb acho shimano uma escolha mais segura...eu tenho a smoke mas ainda não usei em condições severas...usei apenas para brincar com uns peixinhos junto dos meus filhos...li o relato do companheiro Gusso e fiquei até assustado, visto que em mãos, a smoke realmente aparenta fragilidade...vou levá-la na próxima pescaria dos bocudos, mas será reserva da type R...e da scorpion...e da curado... rindo2:: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, vou colocar lenha... diabo:: . Me arrependi de não ter levado minha steez no começo do ano. Usei como titular Scorpion XT 1501 e reserva scorpion XT tb e outra com Lubina JH. Minha mulher usou uma 51MG7 o tempo inteiro, mas pescando só com twitch e foi tranquilo (peixes até 6 kg). Me arrependi pq ficar puxando hélice o dia inteiro cansa demais, e nas horas q queria descansar, usava jumping minnows. Não acho q pescando somente com zaras, em pouco tempo da pescaria, mesmo pegando uns bitelos, que a carretilha vai estragar. E vc ainda ganha em precisão no arremesso, se precisar. Mas isso pensando em alguem q pesque uma vez por ano lá. Pra quem pesca direto lá, é outra hsitória. Tenho um amigo q já pescou lá umas 4 vezes nesses ultimos dois anos e os dois conjuntos dele é com aldebaran e puxando hélices direto. Até agora, estão inteiras, mas ai tb já acho exagero. Espero ter confundido mais...eheheh.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou iniciante na pratica dos Tucunarés amazonicos, nao tenho nenhuma nocao de carretilha para os bitelos...

De algumas carretilhas que tenho, seguem a: Aldebaran Mg7,Curado 50 e Steez , elas por acaso seriam muito fraquinhas para a AM?

Abraco

Minha opinião: sim, são fracas para tucunarés acima de 6 ou 7 Kg. Até 5,5Kg eu já peguei com minha aldebaran mg7. Essas carretas são fracas nos seguintes quesitos: capacidade de linha mais grossa e drag. Mas repito, opinião minha.

Emerson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquei 4 vezes na ultima temporada no amazonas,3 em Santa Isabel e uma em Barcelos,pesquei com pescadores Top em hélices,Fabrício Biguá e lance Callero,a preferência deles e minha para hélices é a zillion Type R 7.3:1,taxa de recolhimento ideal para hélices. Esta temporada vou usar uma Zillion limited com a manivela original consertada,que usei na temporada passada e não tive problemas e com a Zillion type R que tambem usei e não tive problemas.

Para as outras iscas a melhor carretilha é a scorpion 1500/1501-7,peso 210 gramas.

A scorpion DC não posso recomendar porque não tenho,mas gostaria de ter .

Outra carretilha que não tenho mas é bem recomendada é a Abu,daqui a pouco aparece os fãs da mesma.

Conversei com muitos pescadores que foram uma vez ou poucas vezes no amazonas,me disseram que uma carretilha pequena e uma linha 50 libras são suficientes,estes pescadores provalvelmente não tiveram a chance de ter um 20 libras ou um dois dígitos na ponta da linha,o açu é bruto ,já vi carretilhas estouradas,linhas de 80 libras arrebentadas,etc...Você vai pescar 6 dias,a chance de pegar um 20 libras ou um dois dígitos pode ser unica,voce não pode arriscar .

Use carretilhas já testadas e aprovadas(curado,scorpion,zillion,revo),varas de 25 libras,linhas 80 libras,de preferência não use lider(o Carlos Toa Toa esta chorando até agora ,não foi por falta de aviso),de preferência a linha direta no pitão ou snap capela grande reforçado,garatéias owner ou gamakatsu,split rings reforçados,com tudo isto o material pode não aguentar,não de chance para o azar,o teu troféu esta por um fio ,um abraço

Grande "aula" hein? Exclareceu um punhado de dúvidas minhas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

REALMENTE O QUE O GUSSO FALOU TEM TUDO A VER,PERDER SEU TROFÉU POR CAUSA DE UMA FALHA NO EQUIPO É FDA,ME PREPARO PARA QUE TENHA O MELHOR MATERIAL DISPONÍVEL,COMO LINHAS/SNAPS/GARATÉIAS,ENFIM,EM REGIÃO COM PAULEIRAS E PEDRÁIS ACHO MUITO NECESSÁRIO SHOCK LÍDER,MAS EM REGIÕES DE PRAIAS E RIOS RELATIVAMENTE LIMPOS O NÓ DIRETO NO SNAP É MUITO MAIS SEGURO,AFINAL EM SE TRATANDO DE NÓ(EMENDA) A COISA É COMPLICADA,EU PARTICULARMENTE USÓ LÍDER NA MAIORIA DAS SITUAÇÕES,POIS COM ZARAS E STICKS ACHO MAIS CONFORTÁVEL EM HÉLICES VOU DIRETO NO SNAP,ABRAÇO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha minha opinião!!

Cada carretilha tem seu uso se quiser tela um bommm tempo!!!

É como comparar carretilhas pequenas com um trator.

Compre um trator pequeno, leve, menos potente, menos robusto e coloque uma grade que não seja adequada a ele.

Vai puxar?-Vai

Vai fazer o mesmo trabalho?-Vai

Mas com o tempo ele fica + propício a quebra de caixa, a maior desgaste das peças, do motor e até fundir!!!

Isso também vai do "piloto do trator", se ele gradeia pouco, se ele abre toda a grade, se ele cuida do implemento, etc.

Dai é so trocar o trator e algumas palavras pela carretilha e respectivas peças!!

Vc tem que analisar bem q tipo de peixe vc qr pescar...

Fica ai minha opinião!!!

tchau:: tchau::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha minha opinião!!

Cada carretilha tem seu uso se quiser tela um bommm tempo!!!

É como comparar carretilhas pequenas com um trator.

Compre um trator pequeno, leve, menos potente, menos robusto e coloque uma grade que não seja adequada a ele.

Vai puxar?-Vai

Vai fazer o mesmo trabalho?-Vai

Mas com o tempo ele fica + propício a quebra de caixa, a maior desgaste das peças, do motor e até fundir!!!

Isso também vai do "piloto do trator", se ele gradeia pouco, se ele abre toda a grade, se ele cuida do implemento, etc.

Dai é so trocar o trator e algumas palavras pela carretilha e respectivas peças!!

Vc tem que analisar bem q tipo de peixe vc qr pescar...

Fica ai minha opinião!!!

tchau:: tchau::

Andreonny, obrigado pela opinião. Mas analisando sua comparação com um trator, vejamos se estou correto: a zillion seria o trator potente pois é uma carretilha pesada, e a smoke 150 por exemplo seria um trator mais fraco por ser mais leve. Estou certo? porém, interpretando as alegações dos fabricantes das duas carretilhas, podemos dizer que as duas são equivalentes de acordo com a "potencia", pois o drag das duas é igual a 15lbs (capacidade de linha também equivalente). Então, teríamos 2 tratores de mesma potencia mas de pesos diferentes, o que não condiz com sua comparação.

Concordo com você sobre usar cada equipamento de acordo com o tipo de peixe que queira pegar. Aqui estamos falando de tucunarés de 15-20 libras (ou mais), pois a idéia é discutir a relação peso/durabilidade para pesca nas regiões de barcelos e SIRN.

Depois de tudo que li até agora, estou comprando outra curado 200e7 para incrementar meu arsenal e também vou pescar pretendendo pegar um tucunaré de 20lbs. Também estou chegando à conclusão de que não será possível conciliar durabilidade e desempenho com peso abaixo dos 200gramas, a não ser é claro que a smoke 150 passe nos testes nessa temporada lá na amazônia. Muitos já compraram ela e já colocaram ela na bagagem (inclusive eu). Só saberemos se realmente é boa no final do ano.

Abração. Emerson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...