Ir para conteúdo

Fatores de influência na "atividade" do peixe


Fatores de influência na "atividade" do peixe  

136 votos

  1. 1. Fatores de influência na "atividade" do peixe

    • Estabilidade do nível das águas do rio
      39
    • Nível de turbidez (clareza da água)
      16
    • Temperatura da água
      41
    • Estabilidade da pressão atmosférica
      31
    • Lua
      9


Posts Recomendados

Pessoal, depois de ver um tópico que tratava de assunto semelhante em outro fórum, resolvi propor uma discussão a respeito de quais são os fatores preponderantes a serem levados em consideração na hora de se avaliar "a atividade" dos peixes. Entretanto, para não ficarmos apenas atrelados aos comentários e às opiniões que surgirão, proponho que respondamos à enquete formulada, a fim de traçarmos, ainda que de forma precária, um "perfil" das opiniões!!! joia:::

Peço que não apenas votem na enquete, mas que, principalmente, teçam os comentários, colocando em forma de ranking aqueles fatores que, na opinião pessoal de cada um de vocês, decorrentes das mais diversas experiências próprias, influenciam na "atividade" dos peixes nos rios brasileiros (detenhamo-nos, primeiramente, nos rios, sem abordar a pesca em lagos, represas e no mar)!!! joia:::

Começando por mim......

1º) estabilidade do nível das águas do rio - entendo que quanto mais estável estiver o nível das águas, maior será a atividade dos peixes;

2º) nível de turbidez (clareza da água) - para mim, quanto mais limpa estiver a água do rio, maior será a atividade do peixe;

3º) temperatura da água;

4º) estabilidade da pressão atmosférica;

5º) lua;

Vamos lá!!!

Abraços a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal para o tipo de pesca que pratico é fundamental:

1º Estabilidade do nível de água joia:::

2º Temperatura da água

3º Pressão atmosférica

Ola !! Junos

Nosso amigo Jaime Veiga já deu o pulo do gato, gatinho definiu o melhor momento para se fazer uma boa pescaria.

O dificil é juntar ESTABILIDADE, TEMPERATURA e PRESSÃO, em cinco dias de pescaria, mas amigo quando da certo, sai de baixo, sai peixe de todo lado. :gorfei: :gorfei:

" PESCAR E SOLTAR SEMPRE " joia:::

Forte abraço, :amigo:

SIMÕES

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra Mim são duas:

Temperatura em primeiro lugar - frio o peixe para de comer!!

Estabilidade do nível das águas nos rios - esta conta demais tambem

Agora Nível de Turbidez da água - nem sempre, pois água mais clara peixes de escama, água mais barrenta peixes de couro aparecem mais.

Pressão atmosférica e Lua - é muito polêmico estes dois temas, e até mesmo difícil de ser mensurado.

Junos parabéns pelo tópico, seria bom se um meteorologista explicasse melhor alguma alteração que tem no movimento dos peixes, relacionando-se pressão e lua..

Parabéns Junos!!!! joia::: doutor::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que todos os fatores mencionados influenciam na qualidade da pescaria em maior ou menor grau dependendo da região e tipo de pescaria proposta. Por exemplo: A lua influencia singificantemente a pesca no mar e em mangues ou rios da costa, mas influencia muito pouco, ou nada, a pesca em reservatórios, lagos e rios do interior. A cor d água influencia muito, por exemplo, na pesca com artificiais.... no São Francisco (3Marias) com água suja..... nem adianta tentar, em compensação, em muitos rios a água suja favorece a pesca dos peixes de couro. A elevação do nivel da água é péssima numa pescaria na amazônia ( famosos repiquetes) mas em compensação, no Lagoão (Araguaia) o momento top do ano é quando o rio começa à jogar água pra dentro do lago (rio subindo). Dias muito frios aqui no sudeste podem acabar com uma pescaria, mas, na Argentina, por exemplo, não influencia tanto.

Ou seja....não poderia mensurar o tanto que cada fator é importante sem antes determinar local, estilo de pesca, peixe pretendido etc....

Abraxx

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha humilde opinião...fica nesta ordem:

1) temperatura da água;

2) estabilidade do nível das águas do rio

3) nível de turbidez (clareza da água)

4) estabilidade da pressão atmosférica

5) lua

Obs: p/ os tucunas nas represas da região Sudeste.[

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei mensurar quais são os fatores mais importantes prá colocar numa ordem.

O que eu Jaime colocou tb acho que são fatores fundamentais, mas eu praticamente colocaria-os no mesmo nível, não com importâncias diferentes.

Da primeira vez que fomos pro TO, a água estava subindo. A temperatura, claro, quente. A pressão seguia alta pela manhã e capotava uns 4-5 pontos à tarde. Conclusão: à tarde a gente não pegava NADA. Era um sofrimento prá tirar um peixe...

Mas o Alex (Guia do TO) diz que quando a represa está estável (nível), arrebentam de pegar. Então a produtividade sobe com a estabilidade do nível da água.

Então eu acho difícil dizer quem é o "herói" ou quem é o "vilão". Cada um destes fatores influencia a sua parcela (prá melhor ou pior)....

Abraço,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Votado!

Para as pescarias de tucunaré aqui da região, acho que a temperatura e a estabilidade do nível da água influenciam bastante. Eu vejo tbm que o ciclo reprodutivo do peixe, conjugado com alguns dos fatores elencados tbm influenciam muito a pescaria.

Claro que se entendermos melhor o comportamento do peixe durante a pescaria, poderemos traçar uma melhor estratégia.. Mas.... O importante mesmo é ir pescar! rs

Abraxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...