Ir para conteúdo

torção da linha/regulagem da hélice


Posts Recomendados

amigos pescadores a tempos tomo uma ligeira coça :gorfei: para deixar as nossas favoritas hélices amazônicas no ponto ideal,ou seja o seu passo perfeito,as vezes parece que sim mas durante um dia de pescaria a linha torce,outras vezes no próprio arremesso a hélice gira,pergunto aos amigos acontece com voces? é normal? numa hélice original por ex Caribe ou high Holler,qual o toque ideal?eu me viro aqui na piscina regulando as danadas mas num dia inteiro na amazõnia é outra estória doeu:: meu recurso aos piloteiros tem amenizado esse transtorno,girador tenho minhas dúvidas se funciona pode melhorar? :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon, excelente pergunta.

Como vc sabe, o atrito da hélice na água faz com q o corpo da isca gire. Girando, a sua linha vai para o espaço e vc perde qualidade de arremesso, pois a linha torcida fica "empelotando" e travando 50% dos seus arremessos, e o pior, por mais q vc tente desenrolar a linha (trocando de lado, ou navegando), já era....vc vai perder desempenho.

Nas iscas com 2 garatéias a torção é ainda maior...pois o arrasto das garatéias na água ajudam a isca a se manter estável.

Iscas com 3 garatéias torcem bem menos.

Outra coisa q contribui muito para a torção da isca é o tipo de superfície do corpo. Vc já reparou q iscas novinhas torcem menos!?!!? POis é...a medida q as garatéias vão estragando o verniz e o corpo da isca, o arrasto da isca na água aumenta e ela gira mais.

Alinhamento dos metais.

Todos os pitões influencidam no arrasto da isca na água...mas se o pitão traseiro não estiver alinhadinho com o corpo da isca, ela tende a puxar para um lado.

Resumindo....para se ter uma boa isca de hélice é preciso observar uma série de fatores...Muitos julgam uma isca sem nunca ter "batido cabeça" para entender o seu funcionamento, e outros muitos sem nunca ter trabalhado uma por mais de alguns minutos.

Eu, particularmente, prefiro usar iscas com 3 garatéias, novas, com metais alinhados, e, ultimamente tenho colocado um girador o nariz dela.

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Ramon. joia:::

Esse tipo de problema eh geral.Andei usando girador uma epoca,mas fiquei com a impressao de que o peso dele,mesmo sendo pouco,fazia o nariz da isca dar uma afundadinha na hora da puchada.Coisa pouca mas suficiente para a helice vir meio submersa no inicio,diminuindo o barulho e o espirro de agua.Acabei abandonando essa alternativa,voltando a atar a linha direto na isca. ::tudo::

Hoje uso o metodo tradicional:desenrolar o carretel com o barco andando e depois de 2 ou 3 dias inverter a linha.As vezes,no quarto ou quinto dia,nao tem jeito,troco toda a linha mesmo. doeu::

Nunca tive uma helice que comecou e terminou uma pescaria inteira,nas primeiras porradas............foi se o passo acertado,o pitao entorta e etc.,nao tem jeito.

Abraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Ramon. joia:::

Esse tipo de problema eh geral.Andei usando girador uma epoca,mas fiquei com a impressao de que o peso dele,mesmo sendo pouco,fazia o nariz da isca dar uma afundadinha na hora da puchada.Coisa pouca mas suficiente para a helice vir meio submersa no inicio,diminuindo o barulho e o espirro de agua.Acabei abandonando essa alternativa,voltando a atar a linha direto na isca. ::tudo::

Hoje uso o metodo tradicional:desenrolar o carretel com o barco andando e depois de 2 ou 3 dias inverter a linha.As vezes,no quarto ou quinto dia,nao tem jeito,troco toda a linha mesmo. doeu::

Nunca tive uma helice que comecou e terminou uma pescaria inteira,nas primeiras porradas............foi se o passo acertado,o pitao entorta e etc.,nao tem jeito.

Abraco.

tenho feito isso Celso,desenrrolar a linha navegando e inverto tambem,vou observar os metáis como o Fabrício falou,estou dando preferencia para iscas com o dorço escuro ou faço uma linha grossa para eu observar se há torção durante o trabalho.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Ramon. joia:::

Esse tipo de problema eh geral.Andei usando girador uma epoca,mas fiquei com a impressao de que o peso dele,mesmo sendo pouco,fazia o nariz da isca dar uma afundadinha na hora da puchada.Coisa pouca mas suficiente para a helice vir meio submersa no inicio,diminuindo o barulho e o espirro de agua.Acabei abandonando essa alternativa,voltando a atar a linha direto na isca. ::tudo::

Hoje uso o metodo tradicional:desenrolar o carretel com o barco andando e depois de 2 ou 3 dias inverter a linha.As vezes,no quarto ou quinto dia,nao tem jeito,troco toda a linha mesmo. doeu::

Nunca tive uma helice que comecou e terminou uma pescaria inteira,nas primeiras porradas............foi se o passo acertado,o pitao entorta e etc.,nao tem jeito.

Abraco.

tenho feito isso Celso,desenrrolar a linha navegando e inverto tambem,vou observar os metáis como o Fabrício falou,estou dando preferencia para iscas com o dorço escuro ou faço uma linha grossa para eu observar se há torção durante o trabalho.
e Fabrício realmente as de 2 garatéias são mais instáveis que as de 3,aumentei um número #da garatéia da frente melhorou,abraço.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos pescadores a tempos tomo uma ligeira coça :gorfei: para deixar as nossas favoritas hélices amazônicas no ponto ideal,ou seja o seu passo perfeito,as vezes parece que sim mas durante um dia de pescaria a linha torce,outras vezes no próprio arremesso a hélice gira,pergunto aos amigos acontece com voces? é normal? numa hélice original por ex Caribe ou high Holler,qual o toque ideal?eu me viro aqui na piscina regulando as danadas mas num dia inteiro na amazõnia é outra estória doeu:: meu recurso aos piloteiros tem amenizado esse transtorno,girador tenho minhas dúvidas se funciona pode melhorar? :amigo:

Ramon.......grande amigo, nós que sempre pescamos os bocudos com as iscas de hélice vivemos esse dilema referente a regulagem do passo da hélice e o uso de giarador no snap........quanto ao passo da hélice tem que ter paciência e ir regulando e testando a isca......mas não tem geito algumas hélices ficam roncando melhor que outras e as vezes fico sem paciência e termino usando aquela que já está no ponto. doeu:: doeu:: doeu:: O Fabrício tocou num ponto muito importante que são os metais..... os pitões e a própria hélice. Quanto ao uso do girador desde que o amigo me presenteou com o snap capella com girador, passei a usá-los............melhorou a torção da linha, mas não resolveu o problema totalmente. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentei usar girador, mas achei que não deu efeito... achei até que fez torcer mais em iscas tipo Caribe...

O que me chamou mais ateção é em relação ao pitão trazeiro. Se este está torno a isca torce mais e se ele está desgastado tb, começa a freiar a helice e tb torce mais...

Pra mim, o ideal é:

-> 1 Pitão trazeiro novo por dia

-> Troca da linha toda na quarta-feira da semana de pesca.(Já incluo esse gasto em minha cabeça pra não ter pena na hora) (lembrando a quem ler que estamos nos referindo a pesca dos açus)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Ramon, além dos motivos acima citados, já notei que quando uso lider a torção aumenta, mais um motivo de ter abolidos. Tenho usado snap sem girador, rips de 3 garatéias, PP 65 lbs e pedindo aos piloteiros p regular as "paletas", problema resolvido legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos pescadores a tempos tomo uma ligeira coça :gorfei: para deixar as nossas favoritas hélices amazônicas no ponto ideal,ou seja o seu passo perfeito,as vezes parece que sim mas durante um dia de pescaria a linha torce,outras vezes no próprio arremesso a hélice gira,pergunto aos amigos acontece com voces? é normal? numa hélice original por ex Caribe ou high Holler,qual o toque ideal?eu me viro aqui na piscina regulando as danadas mas num dia inteiro na amazõnia é outra estória doeu:: meu recurso aos piloteiros tem amenizado esse transtorno,girador tenho minhas dúvidas se funciona pode melhorar? :amigo:

Ramon.......grande amigo, nós que sempre pescamos os bocudos com as iscas de hélice vivemos esse dilema referente a regulagem do passo da hélice e o uso de giarador no snap........quanto ao passo da hélice tem que ter paciência e ir regulando e testando a isca......mas não tem geito algumas hélices ficam roncando melhor que outras e as vezes fico sem paciência e termino usando aquela que já está no ponto. doeu:: doeu:: doeu:: O Fabrício tocou num ponto muito importante que são os metais..... os pitões e a própria hélice. Quanto ao uso do girador desde que o amigo me presenteou com o snap capella com girador, passei a usá-los............melhorou a torção da linha, mas não resolveu o problema totalmente. joia:::

:amigo: Jaime,hoje passei o dia preparando as hélices,e realmente as mais novas usando multi direto com o snap/girador do capela ficou um espetáculo.".na piscina" agora é esperar setembro chegar hehe danca::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Ramon, além dos motivos acima citados, já notei que quando uso lider a torção aumenta, mais um motivo de ter abolidos. Tenho usado snap sem girador, rips de 3 garatéias, PP 65 lbs e pedindo aos piloteiros p regular as "paletas", problema resolvido legal::

amigo Lamana acho que estamos descobrindo o caminho é por ai mesmo. ::tudo::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OI Amigo Ramon,faço um exame médico na hélice:

-Pitão da frente,tem que estar alinhado com a isca e não pode girar com facilidade,quando não fica firme,tiro,passo bastante veda rosca no parafuso até o pitão ficar firme.

-Pitões do meio,também devem estar alinhados com a isca e não podem girar com facilidade,faço o mesmo processo.

-O pitão traseiro deve estar alinhado com o pitão dianteiro.Não pode estar torto para cima, para baixo, para os lados.Não é raro iscas como a Rip novas virem com o orifício de fixação do pitão traseiro torto,você troca o pitão e ele entra torto,me vejo obrigado a entortar o pitão para ficar alinhado com a isca.

-É comum a peça que separa a hélice do orifício do pitão se desgastar e o oríficio traseiro da hélice rodar em cima da parte do pitão que esta entortanto para formar o oríficio.

-Os split rings devem estar soltos nas argolas da isca.

-As hélices são um problema a parte,no início para regular ,aquela pequena entortada com o polegar e o indicador,a abertura das hélices devem ficar iguais,devia existir um aparelho;se você acerta o passo logo,tudo bem,as vezes fica difícil,quando necessita o alicate,mal prognóstico.

- Existem iscas que só consigo acertar o passo após trocar a hélice e as vezes o pitão.

-Para acertar o passo ,testo sem vento,com vento muda muito.

-Dependendo da altura que você esta em relação a água pode mudar o trabalho.

-Tem iscas que você acerta o passo logo e ficam muito boas.

-Tem iscas que parece melhor jogar no lixo.

-As garatéias,vejo a posição da isca na água,o ideal que ela ficasse a 45 graus,tem Rip,principalmente 6.25 que vem boiando,outras afundam mais que 45 graus.

-Quando vou na loja comprar a hélice ,vejo o peso,principalmente as Rip 6.25,tem hélices com 45 gramas(5 (gramas de embalagem),tem hélices com 50 gramas,compro as mais leves.Observo os pitões através da embalagem.

-Tenho treinado com este snap e girador,achei que melhora,não sei se vai aguentar:

http://www.jet.com.br/juninhopesca/deta ... uto=687502

Snap capella grande reforçado(GR) e girador owner.

Não consigo encontrar aquela peça que separa a hélice do orifício do pitão,se alguém souber ,agradeceria,um abraço.

amigo Gusso mais uma vez o FTB "é o fórum" ::tudo:: palmas:: só tem fera hehehe amigo esclareceu demais nada como a esperiência e muita observação,sobre a peça eu acho que o Mauro Nakatami possa ajudar,abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentei usar girador, mas achei que não deu efeito... achei até que fez torcer mais em iscas tipo Caribe...

O que me chamou mais ateção é em relação ao pitão trazeiro. Se este está torno a isca torce mais e se ele está desgastado tb, começa a freiar a helice e tb torce mais...

Pra mim, o ideal é:

-> 1 Pitão trazeiro novo por dia

-> Troca da linha toda na quarta-feira da semana de pesca.(Já incluo esse gasto em minha cabeça pra não ter pena na hora) (lembrando a quem ler que estamos nos referindo a pesca dos açus)

tem razão amigo :amigo: Beto ::tudo:: ,troquei alguns pitões e hélices ficaram fantásticas,quanto a troca das linhas eu concordo com voce, só to tentando aumentar esse tempo pois uso :gorfei: varivas e YGK carinha pra cacete doeu:: brigadão,abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gusso essa dica ta certinha palmas::

-Dependendo da altura que você esta em relação a água pode mudar o trabalho.

-Tem iscas que você acerta o passo logo e ficam muito boas.

-Tem iscas que parece melhor jogar no lixo.

no caso das unanimes Caribes e High Roler estava na hora de aparecer umas de ABS nos mesmos padrões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TENHO A MESMA DUVIDA DO GUSSO ... COMO VCS FIXAM O GIRADOR DIRETO NO PITÃO FRONTAL DA RIP ?

De forma q fica .... multi - girador - isca !

Abraços

Felipe,você amarra a linha(nó palomar) no girador e põe o snap na isca,um abraço.

Gusso to usando o palomar com líder e agora direto na multi voce depois confirma com mais umas laçadas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usem aquele girador da Sasame Power tamanho 4 (76lb)....este girador é muitoooo pequeno. Dá pra usar até o tamanho 2 (133Kg)...q vai de boa.

E tenho usado o girador + snap e não tenho tido problema.

Agora, quando os bocudos estão atacando legal as iscas de hélice, eu abro um pouquinho o olho do pitão do nariz e coloco o girador direto no pitão.....Depois aperto o olho novamente....assim, amarro a linha direto no girador.

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usem aquele girador da Sasame Power tamanho 4 (76lb)....este girador é muitoooo pequeno. Dá pra usar até o tamanho 2 (133Kg)...q vai de boa.

E tenho usado o girador + snap e não tenho tido problema.

Agora, quando os bocudos estão atacando legal as iscas de hélice, eu abro um pouquinho o olho do pitão do nariz e coloco o girador direto no pitão.....Depois aperto o olho novamente....assim, amarro a linha direto no girador.

joia:::

bom Fabrício se voce já testou tá beleza vou comprar um pacote e pedir ao capela pra por um snap e tambem saber a libragem desse owner que ele usa,abraço.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usem aquele girador da Sasame Power tamanho 4 (76lb)....este girador é muitoooo pequeno. Dá pra usar até o tamanho 2 (133Kg)...q vai de boa.

E tenho usado o girador + snap e não tenho tido problema.

Agora, quando os bocudos estão atacando legal as iscas de hélice, eu abro um pouquinho o olho do pitão do nariz e coloco o girador direto no pitão.....Depois aperto o olho novamente....assim, amarro a linha direto no girador.

joia:::

Isso mesmo q eu queria .... abre no alicate de bico mesmo ? É tranquilo o processo ? Ou é fods...

E não entorta no pitao junto ?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usem aquele girador da Sasame Power tamanho 4 (76lb)....este girador é muitoooo pequeno. Dá pra usar até o tamanho 2 (133Kg)...q vai de boa.

E tenho usado o girador + snap e não tenho tido problema.

Agora, quando os bocudos estão atacando legal as iscas de hélice, eu abro um pouquinho o olho do pitão do nariz e coloco o girador direto no pitão.....Depois aperto o olho novamente....assim, amarro a linha direto no girador.

joia:::

Isso mesmo q eu queria .... abre no alicate de bico mesmo ? É tranquilo o processo ? Ou é fods...

E não entorta no pitao junto ?

Abraços

Entorta não.....pode abrir q é tranquilo. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usem aquele girador da Sasame Power tamanho 4 (76lb)....este girador é muitoooo pequeno. Dá pra usar até o tamanho 2 (133Kg)...q vai de boa.

E tenho usado o girador + snap e não tenho tido problema.

Agora, quando os bocudos estão atacando legal as iscas de hélice, eu abro um pouquinho o olho do pitão do nariz e coloco o girador direto no pitão.....Depois aperto o olho novamente....assim, amarro a linha direto no girador.

joia:::

Isso mesmo q eu queria .... abre no alicate de bico mesmo ? É tranquilo o processo ? Ou é fods...

E não entorta no pitao junto ?

Abraços

Entorta não.....pode abrir q é tranquilo. joia:::

::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Essa solucao eh boa,vou testar.Simples,simples................. doeu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...