Ir para conteúdo

A dificuldade de pescar com carretilha


Posts Recomendados

João, tem gente que diz que pescar com carretilha é difícil, mas isso não é verdade. Como qualquer coisa que vamos aprender a fazer, é dífícil no começo, mas com prática se torna fácil. Eu comecei pescar com carretilha em 1996 e 13 anos depois, mesmo achando que sabia pescar com ela, ainda fiz o curso de arremesso do Nelson Nakamura e aprendi várias coisas. Se você vai começar a pescar com carretilha, é melhor aprender e começar do jeito certo. Então, sugiro que procure alguém da sua cidade ou algum amigo para ensinar. Quando se arremessa do jeito certo, se ganha em precisão, distância e evita-se mais o cansaço.

Não dá pra dar uma aula aqui escrevendo, o correto seria mostrar. É por isso que vc precisa achar alguém para lhe ensinar.

Boa sorte.

Emerson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João, a melhor coisa a fazer é vc ir até uma boa loja de pesca aí na sua cidade, conversar com um bom vendedor (que seja pescador também) e dizer a ele quais peixes pretende pescar e perguntar qual é a melhor relação custo/benefício. É difícil dar palpite porque eu não sei o que seria "um bom preço" para você.

Geralmente, traia boa é traia cara, pois vc paga por durabilidade além de leveza, confiança, maziez e outras características.

O que eu tenho e usaria para essa pescaria que vc falou: shimano cardiff 400 e aldebaran mg7 (tucunarés até 3kg).

Emerson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João, a melhor coisa a fazer é vc ir até uma boa loja de pesca aí na sua cidade, conversar com um bom vendedor (que seja pescador também) e dizer a ele quais peixes pretende pescar e perguntar qual é a melhor relação custo/benefício. É difícil dar palpite porque eu não sei o que seria "um bom preço" para você.

Geralmente, traia boa é traia cara, pois vc paga por durabilidade além de leveza, confiança, maziez e outras características.

O que eu tenho e usaria para essa pescaria que vc falou: shimano cardiff 400 e aldebaran mg7 (tucunarés até 3kg).

Emerson.

::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: perfeito!

Só faltou dizer que o que da precisão nos arremessos 90% é a vara, não adianta investir 500 .1000, 1500, em uma carretilha mais 200 em uma linha e investir 150 em uma vara.

João, o Emerson foi direto e certo!

Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa nem falar mais nada... varas como o Marcão te disse... vai de CBM que não irá se arrepender. Carretilhas existem uma infinidade e o Emerson falou tudo!!!

Para pescadores que não são muito experientes com carretilhas, muitos recomendam para colocar uma chumbada de 10 g a 15 g na ponta e treinar em um gramado.

Com certeza, quando iniciar com carretilhas, nunca mais voltará para os molinetes, digo em pesca de artificiais em água doce.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João...a turma foi certeira...para aprender rapidamente, nada melhor q ver um amigo trabalhando ao seu lado. Em meia hora vc estará fazendo bons arremessos.

Apenas para q entenda como funciona a coisa (basicamente mesmo)...a maioria das carretilha possuem 2 tipos de freio.

- O magnético = q funciona o tempo todo.

- O centrífugo = q funciona da metade do arremesso pra frente.

O magnético fica localizado em uma "rodinha" na lateral da carretilha. Acertando este freio, dificilmente vc fará as cabeleiras. Quando vc deixa este freio muito ABERTO....ao arremessar, o carretel da carretilha roda mais rápido q a quantidade de linha q ela consegue liberar....daí o carretel encavala...sacou!??! Se este freio estiver muito solto, até mesmo o Nakamura pode fazer cabeleiras...Quando este freio está muito apertado, vc não arremessa muito longe....mas no começo é assim mesmo...freie bastante e vá soltando a medida q vai se acostumando com o equipamento.

O centrífugo fica em algumas carretilha debaixo da tampa lateral, já em outras fica em um "botão rodinha", todo numerado, e a medida em q vc vai aumentando a numeração, o freio vai arrochando mais e travando o arremesso.

Se vc tem uma carretilha com este freio sob a tampa...solte uma bucha e abaixe outra, solte uma, e abaixe outra...faça esta alternância e pronto....todo o outro ajuste fica no freio magnético. A medida q vc vai se acostumando com o equipamento basta deixar 2 buchas opostas travadas e ponto...todo o resto deve ficar solto.

Se vc tem uma carretilha com este freio na "rodinha" hehee....deixe no número 4 ou 5 e mande bala...todo o outro ajuste deve ser feito no freio magnético.

A medida q vc vai praticando, automaticamente vc irá soltando todos os freios. Vc usará o dedo o tempo todo pra freiar ou evitar cabeleiras. joia:::

Agora...independente de qualquer equipamento, seja carretilha, vara, linha e etc.....o q manda mesmo é a prática. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom quanto aos equipamentos vou fazer um comentário, da forma como foi dito o colega João pode interpretar que para se pescar de carretilha corretamente terá de fazer um investimento muito alto, eu acho um pouco exagerado indicar para quem esta começando shimano top de linha e vara customizada, obviamente não sei da condição financeira do colega, se ele tiver condições para comprar logo de cara um equipamento desses maravilha, mais se não tiver é bom ele saber que montando um conjunto de R$ 300,00 é possível ele pegar o mesmo peixe e dar arremessos muito semelhantes que ele daria com o equipamento de R$1.500. Mais então porque voce pesca com o de R$ 1.500 se o de R$ 300,00 faz a mesma coisa? Pra mim uns 70% é preciosismo e consumismo, 30% seria a real diferença que esse equipamento vai fazer na hora da pescaria.

Bom é isso ai quem quiser pode taca pedra, diabo:: diabo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João, aprender a arremessar com carretilha não é difícil. Como já disseram, é só praticar junto à alguém que já conhece.

Agora, há excelentes molinetes no mercado atualmente, alguns tão sofisticados, leves e caros quantos as melhores carretilhas. De qualquer forma, acredito que só depois que aprender "as manhas" da carretilha (e pegar alguns peixes) você terá condições reais de dizer se é melhor ou não em relação ao molinete. Por experiência, te digo que, no final das contas, é questão de adaptação ergonômica e gosto pessoal, pois ambos podem gerar os mesmos resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...