Ir para conteúdo

dúvida na escolha da bitola para a Metanium MG7


Eduardo Costa

Posts Recomendados

Amigos,

Levarei a Metanium para zarar na AM e estou em dúvidas quanto á bitola da linha, já que o carretel não permite linhas mais grossas.

Levarei outros carretéis para esta carreta, mas nao defini a marca ainda, pois estou entre a Samurai 55, Varivas 50 e YGK, que giram em torno de 0,36 mm e dariam 75-80m. Já tive a Wiplash e não gostei dela. Varivas e YGK limitam pelo $$ e a preferência é a Samurai.

Minha dúvida:

Como experiência, comprei uma Sufix 832 0,33mm que nominalmente marca 63lb e comportaria 90m. Aparentemente seria uma boa linha para a Metanium e os testes do Eloy apresentaram resultados satisfatórios. Entretanto, a linha parece ser fina demais (para o Eloy deu 0,31 mm) e estou com receio que encavale no primeiro bruto que pegar. Vou testar ela na SM em junho e ainda tenho tempo de trocar pela 79lb, 0,38mm, que dariam 67m. O que podem me dizer: 63 ou 79 lb?

agradeço as opiniões!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo é o seguinte:

A Wiplash e a Samurai são muito parecidas. A diferença está mais na qualidade da trança.

Se você está acostumado com a Varivas ou a PP, vá de Sufix79.

Se preferir as mais macias, vá de Samurai70, 0,38mm. Para iscas em torno de 30g.

Com linhas em torno de 0,30mm, uso as iscas de 20g.

Se for usar iscas pesadas, de Rip pra cima, varas tipo TucunaIII, Enzo25... vá de Samurai 80.

O carretel da 832/63lb que comprei tinha só 120m, dividi ao meio e supri duas carretas(usei cama).

Estando em Barcelos, inverta a linha na 4ª feira. Conte como despesa 50 ou 60m de linha... e seja feliz!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Eloy e Felipe!

Levarei para usar nas hélices pesadas (Curado e Smoke) um carretel de 274m da PP 65lb e um da Samurai 70... este parece estar resolvido...

Minha dúvida é exclusiva com a Metanium, pois comporta menos linha.

Irei a SIRN e os mais experiente aconselham não limitar a bitola da linha, pois a frequencia de brutos é maior por lá... e neste caso, equilibrar a bitola e quantidade de linha na Metanium me tráz este quebra-cabeças..rs

Se entendi direito, não seria problema encavalar a linha se usar uma linha em torno de 0,33 -0,36mm para iscas até 30g (superSpook, pop queen, T20, etc ). O "porém" é que a resistencia cai para 50-55lb, com exceção da 832 (63lb). E linhas acima de 65lb tem bitolas grossas que limitam a quantidade, podendo, dependendo do encharcamento (peso da linha), limitar alguns arremessos de iscas mais leves como a T20.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Gustavo!

já vou levar a 70lb e por não ter total confiança na 832, possivelmente levarei a Samurai 55lb.

Leva um monte de carretel...se eu precisar pego emprestado.... :gorfei: :gorfei: joia:::

Abracos e setembro ate que ta chegando rapido... :amigo:

Sem problema, Nilton...eu te empresto Power Pró e tu me empresta a Varivas......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa...

Samurai 70lb 0,38 mm... Na Metanium vão nominalmente (cálculo) 67m... considerando que a situação de enchimento não é perfeita, imagino que caibam perto de 50-55m... seriam suficientes para a Metanium que tem 4kg de drag?

Eduardo,na minha humilde opinião,a resposta é não.O seu cálculo entre 50-55 m de linha 0,38mm está correto,é praticamente o mesmo da PP 65lb(linha mais q recomendada e testada),imagine q na Amazônia vc ,às vezes,faz arremessos de 40 m,não dá p arriscar ficar apenas com 10-15m de linha,tudo bem q um tucuna de respeito não corre mais de 10 m(aí o bicho vai e corre 20!!!),vc acha q vale a pena arriscar?Imagina perder o troféu por falta de linha!?Eu acho q não,ou seja,Metanium só p arremessos curtos e com PP 65lb.Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem colocar dúvidas

Primeiramente acho que devemos escolher a linha de acordo com a capacidade do carretel da carretilha. Carretéis rasos levam menos linha que os profundos em carretilhas de perfil baixo. Partindo deste princípio, não vejo arremessos olímpicos em nossas pescarias amazônicas e os de cerca de 30m, por exemplo, são para o meio do lago e não precisam ser maiores na esperança de pegarmos um incauto distraido ::fish2 porque o mais comum é vascularmos uma área de cêrca de 140 graus em frente aos molongós e a uma distância de 15m da beirada do mato! Será que é preciso mais que isto? Grandes companheiros, excelente pescadores como o Gusso, o Marcelo Rodrigues, o Jaiminho Veiga e o Fabrício Biguá, por exemplo, entre tantos outros, me ofereceram oportunidade de estarmos em um mesmo barco, e não vi nenhum deles querendo realizar os arremessos de suas iscas a tão grandes distâncias Naonao:: Naonao:: Este mestres procuram sempre as estruturas e não ficam tão distantes delas. Como já utilizei varias linhas de diferentes bitolas e libragens, atualmente minha preferência recai nas linhas finas, de cêrca de 78 a 80 lbs, muito utilizadas para jig como a Avani ou, melhor ainda, a YGK. Linhas finas como estas numa Metanium Mg7, certamente, irão muito bem :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Sem colocar dúvidas

Primeiramente acho que devemos escolher a linha de acordo com a capacidade do carretel da carretilha. Carretéis rasos levam menos linha que os profundos em carretilhas de perfil baixo. Partindo deste princípio, não vejo arremessos olímpicos em nossas pescarias amazônicas e os de cerca de 30m, por exemplo, são para o meio do lago e não precisam ser maiores na esperança de pegarmos um incauto distraido ::fish2 porque o mais comum é vascularmos uma área de cêrca de 140 graus em frente aos molongós e a uma distância de 15m da beirada do mato! Será que é preciso mais que isto? Grandes companheiros, excelente pescadores como o Gusso, o Marcelo Rodrigues, o Jaiminho Veiga e o Fabrício Biguá, por exemplo, entre tantos outros, me ofereceram oportunidade de estarmos em um mesmo barco, e não vi nenhum deles querendo realizar os arremessos de suas iscas a tão grandes distâncias Naonao:: Naonao:: Este mestres procuram sempre as estruturas e não ficam tão distantes delas. Como já utilizei varias linhas de diferentes bitolas e libragens, atualmente minha preferência recai nas linhas finas, de cêrca de 78 a 80 lbs, muito utilizadas para jig como a Avani ou, melhor ainda, a YGK. Linhas finas como estas numa Metanium Mg7, certamente, irão muito bem :gorfei:

Grande carlos,

Algumas perguntas,

Você já pescou com varivas e YGK? Sua preferência é pela YGK? Qua sua impressão sobre a diferença da duas?

Estou pensando em comprar pelo menos um carretel de uma linha de ponta e a pricípio tinha optado pela varivas, más depois do seu comentári, percebi mais afinidade com o YGK.

Att

Vanderlei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...