Ir para conteúdo

TELES PIRES...NUNCA MAIS!


Posts Recomendados

Pois é companheiros...

Começou o fim do Teles Pires! Quem foi lá e pode conhecer o espetáculo maravilhoso de suas cachoeiras, a incrível diversidade de peixes esportivos, o tamanho dos troféus, e curtiu, verdadeiramente, uma boa pescaria com certeza é um felizardo!

Vivemos um momento histórico (como outros tantos) e assim como foi no passado, mais um paraíso do pesca esportiva é condenado para sempre... Fazer o que? Será que a demanda energética vai condenar todas as cachoeiras brasileiras? Não irá sobrar nenhuma? As principais espécies de peixes esportivos acabarão por se extinguir totalmente em toda a parte?

É a 1.ª de muitas lá no Teles Pires. Depois dela virão as outras...J á nem sei quantas! Então teremos as cascatas de reservatórios tão comuns no sul, sudeste e centro oeste! Sobrarão as pescarias "manjadas" de tucunarés de reservatórios, sem sequer uma sombra para tomarmos umas cervejinhas (rs).

Dizem que é preço do progresso... O fim de tudo o que amamos é mesmo um progresso? Que bom que já dobrei o "cabo da boa esperança" e com meus 62 anos, não estarei aqui para ver o fim de todos os pesqueiros...

Aqui no Araguaia obtivemos a promessa da Presidenta Dilma de que ele será preservado para as gerações futuras...Mas foi só uma promessa, pois não há uma lei que assegure isso. Sequer podemos sonhar em ter pelo menos um rio, em cada bacia hidrográfica, que seja preservado para sempre?

Estou muito cansado dessas lutas quixotescas... E o cansaço já tem me abatido muito. Creio que está chegando a hora de largar tudo e tentar usufruir o que está sobrando!

Vejam abaixo:

UHE na região amazônica deve começar a ser construída em agosto-08 / 06 / 2011

Por clipping

A Usina Hidrelétrica Teles Pires deverá começar a ser construída em agosto e a previsão é de que fique pronta em janeiro de 2015. O contrato de concessão do empreendimento, que foi leiloado em dezembro do ano passado, foi assinado nesta terça-feira (7) no Palácio do Planalto.

O presidente da empresa Neoenergia, uma das responsáveis pela obra, Marcelo Corrêa, disse que espera que a licença de instalação do empreendimento, que permite o início da construção da obra, seja emitida em até 90 dias. O grupo que vai construir a usina também é formado pelas empresas Furnas, Eletrosul e Odebrecht.

A hidrelétrica terá potência instalada de 1.820 megawatts e será construída no Rio Teles Pires, entre os estados de Mato Grosso e do Pará.

abração

kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pena mesmo!

Fica bem claro que o IBAMA se preocupa mesmo com a grana que irá arrecadar, o Ibama nem pensou em embargar a obra, assinou a autorização e pronto.

Lutamos para que os peixes não acabem, e quem nós deveria dar apoio nós apunhala com esta liberação.

Uma pena....Pior que o crescimento trará muitas outras liberações futuras, pois projetos do governo está construção de dezenas de novas usinas, lembrando que o uso de energia Nuclear foi descartada por ter consequências piores, lembrando do caso do Japão.

Uma pena mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Kruel,

O sentimento é de total desolação mesmo, como você mesmo disse, "felizardo" quem pescou por lá. Como tantos outros projetos em andamento, creio eu, esse, junto com Belo Monte, sejam os mais devastadores. Que preço iremos pagar por isso hein??? Caro??? Na minha humilde opinião é incalculável.

Sua luta é parecida com a nossa aqui em MG para preservar o tucunaré, que já está instalado há alguns anos. Quase impossível.

Gerações futuras?? Que sejam preparadas para a boa e restante, pesca dos Tucunarés nos lagos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber o porquê de não utilizar a energia eólica em detrimento dos nossos mananciais

Pelo pouco que sei (e, é muito pouco), A energia eólica está em estudo de desenvolvimento, pelo governo, indústrias de geração de energia e indústria de fabricação das turbinas e peças necessárias.

Esse movimento de implantação dos moinhos está muito dependente de ouros países e de força de vontade($$$$) dos investidores para colocar as torres para funcionar em lugares estratégicos e de retorno benéfico para todos.

No site do IDER (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis) há bastante sobre o desenvolvimento, benefícios e dificuldades de todos os movimentos acerca da energia eólica. Percebemos (como em quase todos os ramos da evolução tecnológica) que as políticas brasileiras não ajudam muito.

São lutas por todos os lados, mas, parece que “quem pode mais chora menos” nessas questões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Destruindo o Brasil.... É isso o que o IBAMA + DILMA estão fazendo, destruindo um lugar belissimo(não conheço e não sei se vou poder conhecer buaa:: buaa:: ) acabando com uma fonte dedinheiro, estrangeiros e brasileiros vão lá e MUITO. Agora se me deixassem com um revovler na mão e os responsaveis amarrados... ::evil:: ::evil:: atirava no pé pra fica sofrendo :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... já venho falando isso a mais tempo.... vi o fim do pantanal acontecer, peguei o São Francisco já nas ultimas, a bacia do Rio Grande aqui em Minas já detonada, o Araguaia, que já tava morto, deu uma respirada... e por aí vai. Sempre que alguém me pergunta o que eu acho de tal lugar para ir pescar a minha resposta é seca.... vai porque melhor do que tá não fica, só vai piorar. Graças à Deus tive a oportunidade de conhecer este paraiso que é (ou era) o Teles. Agora vou me organizar para conhecer logo o rio Azul, afluente do São Benedito, que, com certeza, vai sofrer com o represamento do TP.

Lamentavel Kruel..... se eu que num faço quase nada já tô cansado, imagino você que luta por isso todos os dias.

Vamo pescar enquanto é tempo!!!! chorei:: chorei:: chorei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da vontade de chorar de uma coisa dessas...

Pessoal aqui do Forúm ( maioria ) e um pessoal mais velho ( acima de 30 anos ) a maioria ja tem filhos, ou terao nesses próximos anos... Eu tenho apenas 16 anos ( e se deus quiser nao quero ter filho por agora hehe ) mais quando eu tiver meu filho, vou poder mostrar as fotos e falar "Eeeeh meu filho, seu pai pesco em um Rio, um rio com lindas cachoeiras, com muito peixe, foi nesse rio que seu pai pegou uma Cachorra de 9 Kg "

Terei só as fotos para mostrar :/

Vou tentar marcar uma pescada em Agosto para lá, pena ....

Acho que foi por isso e por mais outras que fizeram o Mantega no Cururu ne?! Ja previam o ocorrido

buaa::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não é só lembrarmos que o rio vai ser represado, mas também lembrar das exuberantes flores e animais que irão sumir da região.

Eu nunca fui mas já vi belas fotos principalmente do pôr de sol que irá acabar.

Mas nem tudo está perdido, pois eles dizem nas propagandas eleitorais sobre democracia e que lutam para uma Brasil mais democrata. Só nos restas recorrer a democracia no estilo da que tirou Fernando Collor da presidência.

Abrs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da vontade de chorar de uma coisa dessas...

Pessoal aqui do Forúm ( maioria ) e um pessoal mais velho ( acima de 30 anos ) a maioria ja tem filhos, ou terao nesses próximos anos... Eu tenho apenas 16 anos ( e se deus quiser nao quero ter filho por agora hehe ) mais quando eu tiver meu filho, vou poder mostrar as fotos e falar "Eeeeh meu filho, seu pai pesco em um Rio, um rio com lindas cachoeiras, com muito peixe, foi nesse rio que seu pai pegou uma Cachorra de 9 Kg "

Terei só as fotos para mostrar :/

Vou tentar marcar uma pescada em Agosto para lá, pena ....

Acho que foi por isso e por mais outras que fizeram o Mantega no Cururu ne?! Ja previam o ocorrido

buaa::

É Carocinho pelo que eu estava falando com o Jack a pousada Mantega tambem vai pra baixo d'agua...é uma pena!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...