Ir para conteúdo

Quanto precisa para aguentar o tranco? linha.


Posts Recomendados

Esta é uma pergunta mais tecnica que especulativa, mas como aqui é uma casa de debate e questionamentos, vou viajar na idéia e quem sabe podemos tentar algo mais elaborado.

Um peixe de 20 lbs , durante o ataque a uma isca exerce que pressão de carga? fisicos de plantão, isso é passivel de calculo? supondo uma velocidade, ou montando um exercicio, tipo um peso conhecido com uma velocidade conhecida, aumenta em quanto a impacto sobre a linha, vara e equipamento? se conseguirmos fazer essa conta talvez pudessemos chegar a real dimensão da linha para resistir ao ataque dos grandes tucunas.

Tipo, um tucuna de 20 lbs no maximo da sua força de impacto, precisa de uma resistencia de 65 lbs ou 80lbs? quanto?

Tese de mestrado! doutorado! pescador...kkkkk, brincadeira para passar o tempo enquanto a temporada não chega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Mauro, blz? joia:::

Como o Ramon já colocou, este é um assunto com muitas variáveis, inclusive, senão me engano, já discutimos isso aqui no FTB há um tempo atrás, vou ver se eu acho.

A conta seria simples se levar em conta apenas o tamanho e peso do peixe, porém dependendo de como ele explode sobre a isca ele pode exercer uma força bem diferente e difícil de calcular.

Por exemplo, ao trabalhar a isca e um Açu "bate" de frente exarutando a mesma ele exerce uma tração X sobre a linha e o equipamento, agora se ele vem e explode lateralmente a isca, provoca a torção, chegando inclusive a entortar o pitão e ao meu ver fica impossível fazer este cálculo. doeu::

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi fundo agora, Mauro...

não sou físico, mas lembro de um teste de vestibular (20 anos atrás) a respeito de colisão de carro em uma parede. O raciocínio é mais ou menos o mesmo.

Primeiro teríamos que saber a que velocidade o tucuna bate na isca e aplicar a lei de Newton F=m.a...

Teríamos que considerar que a aceleração seria equivalente/proporcional à velocidade de impacto vezes o tempo de impacto. Então, hipoteticamente, um tucuna a 30 km/h (8,33 m/s) e impacto de 0,5 segundos daria a aceleração de 16,66 m/s2.

Aplicando F=m.a, teriamos: F=10 kg (massa do tucunaré) x 16,66 m/s2... F=166 kgf ou 17 N (1N=9,8 kgf)...

ou seja, nenhum equipamento resistiria a isso...kkkk :gorfei: :gorfei:

a considerar:

não sabemos a velocidade do ataque;

o ataque não é estanque, ou seja, não há um muro e o movimento é contínuo;

tem uma vara, uma carretilha e braços dissipando o impacto (ás vezes com ponta de vara :gorfei: );

como os colegas mencionaram, o modo com que o peixe pega a isca... ainda pode ter um efeito "alavanca" se pegar por fora da boca e correr para o lado contrário...

Na realidade, para calcular tudo, teríamos que colocar um dinamômetro no início da linha para medir sua força e consiferar a angulação (alavanca) da linha e ponta da vara ::fishing ... ao meu ver, quase impossível e de difícil execução.

Nem sei se estão certos estes cálculos, mas o raciocínio vai por aí... vou ficar de olho no tópico, que vai surgir coisa muito criativa hehehehe o que é certo é que já tenho minhas 65 e 70 lb e um terço (de oração) para dar uma força divina...kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é um assunto para o mestre Eloy. joia:::

Tah bom amigão... mas não é não. seila::

Temos uns físicos aí que dizem que a força do açu se multiplica por três em um ataque... bomba2

Seguindo esta tese e se formos bater um cabo de guerra com os brutos, a linha teria que ser 90lb... chorei::

Para não chegar a este ponto, dispomos do flex da vara, para amortecer o ataque e o drag da carreta para soltar linha até cansar o bocudo. doutor::

Me preocupa o desgaste da linha pq influencia a resistência da mesma. No entanto meu troféu perdi para o split ring da Caribe, que é 40lb. O absurdo da situação é que minha curado tem um drag de 5 libras, eu disse CINCO LIBRAS. Sendo o splip metálico, não se pode argumentar desgaste. lacou::

Daí, sempre recordo o Nelson Rodrigues e seu Sobrenatural de Almeida. Como é que um drag de 5 libras permite abrir um split de 40? caveira::

Quem quizer fazer contas tem que incluir na equação o fator sobrenatural... ou forças aleatórias... :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre Eloy e demais amigos, especialmente o nosso grande lure builder Nakatani, o problema nessa questão são as infindáveis variáveis, que impedem que se faça qualquer cálculo nesse sentido, indo desde a posição onde o peixe ataca (se ele ataca ao lado do barco dificilmente o material resiste), a força do bicho naquele dia, a sua disposição naquele momento (stamina como dizem os gringos), se ele corre pro lado do barco ou no sentido contrário, enfim é muita informação e, ainda que compilássemos tudo, montando uma fórmula, cada peixe, independentemente do seu tamanho, reage de forma diferente, em ocasiões diferentes, já vi brutos agirem como anjinhos e peixe médios parecerem o capeta :gorfei:

Na esteira do que escreve o Don Eloy, na minha ultima pescaria de dourados perdi um bruto de uns 15 kgs que bateu na borda do barco, estourou que nem tucunaré e arrancou as garatéias da isca, abrindo os splits n. 7 marine sports forjados e 3X... A linha era 40 lbs, o drag era de 4 kgs, e o que cedeu foi o split que deve ser de umas 50 lbs, no mínimo, como explicar isso ? chorei::

Assim, penso que a única sáida é usar o material o mais reforçado possível, sem prejudicar a esportividade e a forma de pescar no pincho, ou seja, acho que no final devemos ficar nas varas 25 lbs, carretilha de porte médio e nas linhas 60 a 80 lbs, me parece que não tem como sair muito disso.

Mas a discussão é muito interessante ::tudo:: e gera infinitas possibilidades rindo3::

Abs. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O peixe não faz força igual ao seu peso, é pelo menos o dobro(exagerado mas é verdade).

Por exemplo: um tubarão branco mede em torno de 500 á 600 quilos( chutei, nem sei o peso) e tem uma mordida de 1,8 toneladas.

Vlw!

Gabriel,a mordida tem a força de 1,8 toneladas,quer dizer quando fecha a boca para morder ,não é a força para puxar a linha.Um abraço.

Ok, ja tinha percebido isso. Só foi um exemplo de como o peixe exerce mais força do que seu próprio peso em qualquer parte do corpo.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oiei pessoas,

Este é um assunto muito bom Mauro.

Os pescadores muito experientes mostraram os vários elementos envolvidos em tensão a uma linha ao batalhar um troféu Tucano. Assim nós chegamos então a selecionar a melhor possível escolha de linha pescar para emparelhar o a maioria destas variáveis e pousa o ' pish' grande.

Eu não posso me parar de inserir um pouco de experiência aqui.

Sendo por muitos anos o anfitrião e a pessoa responsável por assegurar que 60/90 pescadores por semana pegaram troféu Tucanos no Negro, eu tenho poco de experiência em observação do que ferramentas pesca e linha fazem um trabalho bom, e esses que não fazem.

Muito poucas semanas passaram durante esses anos que alguém nestes grupos de clientes ' nao' pegam (2 ou 3) Tucanos mais de 25 lb #.

1000 a 1200 pescadores sendo anfitrião por estação igualam mais de 2400 horas combinadas de Pesca Tucano por semana, assim um gerente consegue ver tudo o que pode acontecer a equipamento de pesca o linha usado para Amazonas Acu grande.

Eu tentei toda linha de pesca no mercado em algum momento porque eu forneci Varas de clientes, Carretéis e todo o equipamento. Nós usamos entre 150 e 200 mil metros de linha trançada nova por estação. Nós usamos 50/60 carretéis de 3000 metros cada estação porque cada cliente de pescador começou a semana com três varas, três carretéis, e linha trançada todo nova.

Anos atrás eu achei aquele Braided Power Pro era o mais mais ao redor de linha útil que eu poderia usar.

Com o passar do tempo eu concordei nos 80 # teste para assegurar mais peixe no barco com menos fraturas de linha. Os 60 #seria grande, MAS, nós sempre adquirimos micro danificam à linha de brânquias de peixe e outro contato de linha enquanto pescando.

(Um dano de linha pequeno pode causar 60 # romper facilmente a menos que meio da real força de linha. Eu prefiro a metade de 80 # em cima da metade de 60 # por trazer peixe grande ao barco.)

Um pescador bem experimentado levará o tempo para conferir a linha dele para manchas estragadas depois de TODO peixe gancho-para cima e refazer a conexão se qualquer dano é achado.

O ponto mais fraco de qualquer linha está ao redor na volta tudo que para o que é amarrado. Sempre passe o ponto de linha duas vezes ou até mesmo pelo olho três vezes antes de amarrar. O volume maior de linha ao redor do olho sempre pagará em menos fraturas ao nó, eu prometo.

Aqui é o segregue a pescar a semana inteira sem romper.

O ultravioleta ao sol raios o número é um pior inimigo a linha de braided!

Você notou que antes da semana de pescar é acabado seu novo ' linha' verde serão quase brancos.

Assim, EVITE O SOL SUA LINHA ATÉ POSSIBLE E NUNCA PERSIGA TUCANOS GRANDE COM MENOS de 80 # LINHA!.

Traga um par de toalhas de banho e os mantenha em cima de suas varas, carretéis, e linha quando não em uso, sempre.

O sol não pode fazer nada bom para QUALQUER equipamento de pesca mas MATARÁ linha de pesca absolutamente por até 5% de força de rompimento atual por dia cheio ao sol. Assim depois de 6 dias na Amazona ponha ao sol você pode ter só 60%/70% partidos em força de fratura atual em sua linha através de fim de semanas.

Aqui, nunca está desejando você rompe novamente, porque aquela fratura provavelmente era o peixe de registro mundial novo.

::fisherman ::fish2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirando a parte da física quantica do tema, concordo com o Luiz Gusso e com o WD Allen...pela minha experiência, já tive Power Pro e Tuff Line 65lbs estouradas...nunca tive uma Gigaline 78lbs ou uma Power Pro 80lb estourada...como não uso lider e nem snap, e uso split ring de 80 ou 100lb da Varivas, prefiro ter que confiar nas garatéias (owner ou gamakatsu 4X)...não me sinto mais confortável ao iniciar uma briga com um possível troféu pensando o tempo todo que minha linha de 65 lbs pode estar com apenas 15 ou 20lbs disponíveis... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve-se levar diversos fatores em consideração como vocês já comentaram, creio eu que um peixe de 10kg não tenha o mesmo peso dentro e fora da aguá e tem que levar em consideração o atrito com a aguá também, mas acho que pelo menos uns 50kgf um tucunaré de 10 kg deve dar no conjunto.

Se travar o equipamento concerteza na parte mais fraca vai arrebentar suici:: . Mas Fiquei com uma dúvida, comigo ainda não aconteceu de abrir uma garatéia ou split ring, poderiam dar um relato em que condições ocorreu isso, o peixe bateu e foi dada uma fisgada no momento, travada no equipamento ou bicho levou e nem deu tempo de ver o que aconteceu :gorfei: .

obs.: Próxima pescaria estarei usando Power pro 80 lbs ::tudo:: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há, um par de 'outros truques', meninos,

O pescador experiente para BigDaddy Acu usará uma conexão de linha dobro na isca. (Double Line)

Dê uma volta cerca de 30/40 CM e amarra um nó dobro para dar a volta.

Então há pouco amarre a volta como linha dobro para a isca ou jig igual era uma linha simple.

95% de fracasso de linha estão nos 30cm sobre a isca, devido a dano de linha pelas brânquias o boca de peixe, durante a briga.

Você não terá quebra significante se este 30/40cm de área crucial é linha dobro, e este pequeno truque é procedimento totalmente legal para registrando um registro mundial, também.

Garateias; Quando o garatia endireita não há muito nós podemos fazer para prevenir isto, menos qualidade de uso engancha para começar. Este fracasso raro é um fabrica problema de qualidade naquele garateia de particular e acontecerá como sorte permitirá. Aquele garateia não era corretamente ' tratado do fogo', (suave), provavelmente.

Split Rings; Depois q você faça suas mudanças garateias que você escolheu, coloque um ' gota' de cola na abertura do anel fendido.

Não abrirá se não puder começar a separar os rolos? Se a isca for períodos longos usados, reaplique mais cola novamente para seguro.

Sempre mantenha dois tubos pequenos de cola de contato de qualidade boa pelo menos, em seu equipamento, como " super-glue ". Cola pode o salvar muita dor de coração também como Tip de vara ou fracasso de guias e otros.

Agora o desafio é, onde é que ' BigDaddy' esperando.

tchau::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudades do Stanislau Ponte Preta

Ele está fazendo falta. Será que essas postagens irão refletir em alguma coisa? Será que nossa experiência nas pescarias, o material que utilizamos em determinado momento será o resultado físico de um cálculo sem sentido ou até mesmo idiota? Porque conseguimos em muitas pescarias, onde não encontramos tanta tranqueira para romper nossas linhas como nas pescas oceânicas, conseguimos trabalhar com linhas muito finas para os grandes peixes, nossos oponentes?

Será que daqui a pouco, além da física, estaremos discutindo metafísica ou, depois de tudo, estaremos saudosos do Grande Estanislau com a epopéia de sua nova obra prima, publicada no Além: O Festival de Besteiras que Contaminou o FTB. :gorfei:

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Bin

É que vc ainda não teve oportunidade de ler o livro. O Festival de Besteiras que Assola o FTB é quando começamos a procurar pêlo no ovo, explicações "científicas', discussões metafísicas e tanto mais, quando poderíamos postar o grande conhecimento que a grande maioria dos companheiros possuem e que servem de ensinamento aos menos experientes como eu :gorfei: É muito mais importante ser analisado o trabalho que vc, por exemplo, consegue com determinadas iscas que originalmente trabalhavam mal, das iscas que vc sabe, também, que não são produtivas e que alguns alardeiam a qualidade que não tem e deveriam estar no lixo como vc faz ou que então dá de presente para um incauto. diabo:: O FTB alcançou um nivel de qualidade que não permite mais ao Grande Stanislau Ponte Preta pensar em escrever, do além, uma segunda edição :gorfei: danca:: rindo3::

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudades do Stanislau Ponte Preta

Ele está fazendo falta. Será que essas postagens irão refletir em alguma coisa? Será que nossa experiência nas pescarias, o material que utilizamos em determinado momento será o resultado físico de um cálculo sem sentido ou até mesmo idiota? Porque conseguimos em muitas pescarias, onde não encontramos tanta tranqueira para romper nossas linhas como nas pescas oceânicas, conseguimos trabalhar com linhas muito finas para os grandes peixes, nossos oponentes?

Será que daqui a pouco, além da física, estaremos discutindo metafísica ou, depois de tudo, estaremos saudosos do Grande Estanislau com a epopéia de sua nova obra prima, publicada no Além: O Festival de Besteiras que Contaminou o FTB. :gorfei:

:amigo:

Como nós podemos ver , o irmão, as fotografias de Luiz mostram & diz que " experiência tem nenhuma necessidade para exagerar ".heheheh :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Bin, meu grande parceiro e, mais que isto, amigo

Vc sabe que cada vez que coloco alguma coisa nos tópicos, imediatamente, lhe telefono e, na maioria das vezes, damos grandes gargalhadas. alegre:: As coisas que vc escreve são excelentes, principalmente quando lhe futuco com vara curta me dobro de rir :gorfei: Até os anzois que abrem comigo vc tira sarro rindo3:: Não ligo e vc sabe. Experimentar todo o material e descobrir suas nuances, fazemos toda semana e trocamos idéias o tempo todo. Além disto procuramos descobrir o que alguns amigos estão comprando e o que funciona com eles ou não. Tudo isto é colocado no FTB, principalmente, e muitos não acreditam. Não cabe aqui, neste tópico, citar exemplos mas vc pode criar um tópico que sujiro até o nome: O que estamos fazendo e ou modificando" onde informar a sua experiência terá muitos adeptos e os menos experientes, certamente poderão muito aproveitar.

PS- As iscas que vc deu era pq não conseguia trabalhar com elas como esperava mas quando lhe disse e mostrei como eu trabalhava deve ter se arrependido e corrido para comprar outras iguais . É igual a história do lago que disse para mim e o Marcelo que não tinha açú (vide vídeo). Espertão rindo3:: doeu:: surtei::

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...