Ir para conteúdo

Uatumã, Juma - alguém já foi?!


Posts Recomendados

Pessoal, surgiu uma oportunidade para eu pescar em barco hotel nessa região mais próxima de Manaus, que envolvem rios como o Juma, Autazes, Uatumã ...

O que me dizem dessa região para a pesca de tucunaré? Vale a pena? Quais as melhores épocas?

Fiquei realmente interessado pois é uma região que ainda não conheço. Lembro que me disseram que a região andava meio batida, mas que nos últimos dois anos voltou a ter muito peixe, em razão dos barcos hotéis estarem subindo todos para Barcelos ...

Agradeço pelas possíveis informações. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Dick. Me permita uma humilde colaboração. Vou fazer uns comentários gerais para que você se familiarize um pouco mais com a região.

1. O Uatumã não tem nada a ver com o Juma em termos de proximidade ou região. O Uatumã é afluente da margem esquerda do rio Amazonas e o Juma é margem direita. E,a rigor o Juma não é um rio. O Juma é sim um baita lago! Já Autazes é uma cidade que fica na foz do rio Madeira. É uma referência para quem vai navegando de Manaus para entrar para o Madeirinha ou no Paraná do Mamori ao longo do qual têm vários lagos inclusive o Juma. Autazes é também acessível por estrada toda asfaltada a partir da margem oposta de Manaus. Tem que atravessar o rio Amazonas do porto do Ceasa até ao vilarejo Careiro da Várzea. De lá após uns 30km tem um trevo à esquerda que leva direto até Autazes. Mas tem (e quase sempre tem) uma tranquera de uma balsa mal administrada para finalmente se chegar na cidade. Muitas vezes o Barco Hotel já está lá e os clientes são levados desta forma rodo-fluvial até Autazes ou imediações. Bem, já que chegamos até aqui, eu complento que não entrando neste trevo e seguindo + 10km chega-se à comunidade do Araçá. Neste local passa o paraná do Araçá. Muitos pescadores vão até aí para chegar nos lagos, Mamori, Tracajá, Marinheiro,Tucunaré e inclusive o Juma. Neste caso navega-se todo o paraná do Araçá que quando passa em frente ao lago Mamori ( outro monstrengo de lago) passa a se chamar paraná do Mamori que vai desaguar no rio Madeira.

2.UATUMÃ: Eu nunca pesquei lá mas havia uma pousada do Tucunas Adventure. Não sei que fim levou. Era bem administrada. O acesso era por estrada asfaltada até Balbina. De lá curto trecho de terra até depois de umas cachoeiras e seguia de barco até à pousada, tipo 40minutos me parece.

Já os barcos hotéis pelo que sei o cliente tem que ir por terra até Itacoatiara e de lá navegar até à foz do Uatumã.

PISCOSIDADE: todos lugares relativamente próximos a Manaus e acessíveis aos barcos pesqueiros comerciais tendem a estarem com a piscosidade comprometida além do visual já ser no geral de muita população ribeirinha, redes armadas, margens carecas ou matas secundárias. Eu deduzo, e isto é pura dedução portanto é algo a verificar, que este pode ser o caso do Uatumã na parte do meio para a foz. Nosso amigo Yamaki Sam poderia fazer alguns comentarios sobre isto.

No caso dos lagos que estão ao longo do paraná do Araçá/Mamori algumas comunidades destes lagos conseguiram de alguma forma proibir a entrada e ação dos barcos pesqueiros comerciais. (esta informação era verdadeira em 2004. Nâo sei como está hoje mas creio que deva se manter). Sendo assim e em tese os tucunas aí têm maiores chances de crescimento em população e tamanho. Exemplares entre 5 e 8kg não são raros, MAS TEM UM DETALHE: Se der uma chuvarada braba que suje a água antes do pescador chegar no pedaço, já era e por ser um lago demora muito para limpar a água. Aí é só (raramente) tucuninhas e umas aruanãs pra salvar a pátria.

De todos os grandes lagos o Juma é destacadamente o mais preservado e com muito mais estruturas naturais.

PREÇO: Baseado nas logísticas que eu comentei eu arriscaria dizer que o pacote JUMA deva ser mais barato pois o gasto de óleo diesel deve ser muito menor.

Caso eu tenha me enganado em algo, descupaí. Esta região ao longo do paraná do Araçá/Mamori eu conheci bem.

Bração / Ari

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dick, conheço bem os dois lugares.

-O uatuma, já foi um rio de peixes gigantescos, mas devido a proximidade da capital e da pesca excessiva , perdeu muito dos seus encantos.

Lembrar que a especie de açu q habita o local é o C vazolleri(não sei se a escrita esta correta), então não é o tucunare do Rio negro, pode atingir 10kgs, mas exemplares desta proporção são rarissimos, então se pegar um de 7kgs considere que cumpriu sua obrigação. é uma pescaria de boa produtividade, mas principalmente de exemplares de 1a 2kgs. Iscas, pegam em gdes helices, mas não compensa, pois zaras e poper de 12cm são suficientes e até muito mais produtivos.Dizem que há 1 ano existe um decreto proibindo dos geleiras subirem o rio e com isto a pesca tenderia a melhorar, mas conhecendo a regiao, não sei se é verdade. é poca de outubro a inicio de dezembro. Considero : Nota 7

-Juma, diversos barcos operam pois é proximo a manaus e existem algumas pousadas, foi um lugar muito bom há 10 anos,(deixei de ir há 2 ano) mas tem caido de qualidade pela pesca excessiva e a volta dos geleiros que eram proibidos de entrar pelas comunidade, mas atualmente os proprios ribeirinhos tem trabalhado para os geleiras. Li em um artigo que a especie tb seria o C vazolleri, mas eu tenho certeza que não é ,mas tb não é o açu do rio negro, eu já vi um colega pegar umde 21 lbs, mas a mesma coisa do Uatuma , um peixe 7kgs já é o seu trofeu. bastante peixe de 1 a2 ksgs. Iscas, principalmente meia agua e jig, pois o juma na verdade é um lago gigantesco que até parece um rio, e tem margens muito fundas. Iscas de superficie como zara e popper pega mas cai a produtividade. Gdes helices total perda de tempo. Temporada curta de 1 a 2meses no maximo, pois qdo seca vira um lamaçal(é um lago), época depende das chuvas mas em média de final de setembro a começo de novembro( mas já peguei seco de encalhar em outubro e no outro ano a agua nas copas das arvores na mesma data(mas acho outubro a melhor). Nota -7

A titulo de comparação-(sujeito a criticas)

-Rio negro nas imediações do Rio branco-Nota-8

-Sucunduri- Nota 6,5

-medio rio negro-Barcelos-Nota-9

-Medio rio negro-SIRN-NOta-10

espero ter ajudado

abs

Carlos Dini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adicionando ao que o Ari falou, o uatumã está bem batido de pescadores, na alta temporada muitos barco hotéis sobem pela sua foz. eu não vi como ele é no terço final pois pesquei descendo o rio por Balbina. Onde estivemos pudemos notar a ação humana. Lá já foi muito explorado pelas geleiras no passado, hoje não, pois agora existe uma reserva ambiental do IBAMA (Quelonios), então acredito que daqui alguns anos haverá uma grande recuperação. Peixe grande tem, mas são raros. O meu maior foi de 5kg (foto), mas teve um de 10Kg.

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dick,

Voce ja teve boas informações do Ari e do Carlos Dini. Estive no Uatumã ha dois anos, e peguei muitos "borboletas" de até 6 Kg., e "um de 7,5, só. Não gosteio muito do Rio. Se for para escolherm fico com o Rio Negro, pois SIRN "ainda" não conheço. Se naão der para ir para Barcelos ou SIRN, veja com o Ari, para agora de Agosto a Outubro que ele tem uma boa opção.

Abraço

Ricardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adicionando ao que o Ari falou, o uatumã está bem batido de pescadores, na alta temporada muitos barco hotéis sobem pela sua foz. eu não vi como ele é no terço final pois pesquei descendo o rio por Balbina. Onde estivemos pudemos notar a ação humana. Lá já foi muito explorado pelas geleiras no passado, hoje não, pois agora existe uma reserva ambiental do IBAMA (Quelonios), então acredito que daqui alguns anos haverá uma grande recuperação. Peixe grande tem, mas são raros. O meu maior foi de 5kg (foto), mas teve um de 10Kg.

Imagem Postada

Maravilha Rodrigo, agradeço pelo complemento. Sua foto está com um efeito muito doido (ou eu que estou rss. Cervejinha antes do Santos x Peñarol rsss ). Parece que a linha tá indo até as margens e voltando para a isca na boca do belo tucuna. Bração!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Ari, esse efeito visual da linha eu não havia reparado, mas não quer dizer que não seja efeito do alcool :gorfei: :gorfei:

Pra opinar um pouco mais sobre o Uatumã, eu realmente acredito que com o passar do tempo e a recuperação da região, ela voltará a ser muito promissora. principalmente em relação aos grandes exemplares; é juntamente com a região do rio Negro uma das únicas a ser habitada pelo Cichla temensis, ou tucunaré Açu. Veja este tópico do Caterva:http://www.caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=2675

O mais importante é a instalação da base de monitoramento e preservação do IBAMA. Lá esta sendo construída uma enorme torre de sinal, não tenho certeza mas acho que é o sisitema CIndacta, e receberá transmissores de celular. ::tudo::

Não sei se é sonhar muito, mas poder pescar em um rio preservado com Açus, a 3 horas de carro de Manaus em uma região com cobertura de sinal de celular seria espetacular. alegre:: Assim dá até pra comprar umas quartas de terra pra visitar todo ano. praia::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dick, se vc quer um preço mais baixo, mas com sistema mais rustico, recomendo o Acampamento do Sr Vicente-(www.vicanas.com.br). Já fui 3x muito bom, é pouco explorado pois é a cabeceira do uatuma, vc tem acesso via cachoeira da Morena.

Sr Vicente e Dona Ana, muito atenciosos. custo na faixa de 1500,00 por dupla.

Abs

Dini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Dick

Seu negócio é Paso de La Patria :gorfei: Marca uma por lá que vou junto ::tudo:: Se vc quiser ir atrás dos tucunões me mande uma MP, ou para o Gusso que encaixamos vc no nosso grupo, em 27 de fevereiro, e estará numa muito boa. O Carlos Dini sabe muito. tchau::

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dick,

Pesquei no Uatumã em Outubro de 2009, no barco Marco Polo, o rio tava muito cheio ainda, com agua nas arvores, nao foi uma pescaria muito produtiva, meu maior peixe um de 4kg, sairam varios de 5kg e 2 açus de 7,5kg no grupo.

Abraços e boa Pescaria. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega

- pesquei no Uatumã 3x

- pesquei no Juma umas 6x

acredito que quem te ofereceu o pacote não te deixou claro o local pois a riscos da região do rio juma secar e ficar sem acesso, geralmente trocam pelo Uatumã

Uatumã, proximo a manaus muitos barcos operando vem diminuindo a cada dia a quantidade e qualidade como em toda amazonia,..minha ultima pescaria lá foi em 2009, muitos peixes na faixa de 3 a 4kgs ...e todo dia eramos presentiados com um ou outro maior na faixa de 6,5....7kgs,,,....maior que capturamos foi de 8kgs....outros amigos do barco pegaram de 9k....e saiu 1 apenas na casa de 10k

Juma, Bom e Ruim.....a pescaria se faz num unico lago....se acertar as condições locais faz a festa..chegamos a pegar mais de 10 peixes na faixa de 9 a 10kgs,.....muitas linhas estouradas....nosso record foi de 11,5 kgs....porem no ultimo ano pegamos uma seca...que tornou impescavel.....praticamente lago sumiu ficou só o barro

dica: O pessoal da Marbele pesca monta pacotes anualmente reservando as melhores datas no juma que vai de Set/Out ....eles tem convenio com o Hotel Juma Lodje, que tem um hotel de selva maravilho com reserva particular gigantesca onde nenhum barco entra....o hotel fica em ponto estrategico no meio do lago proporcionando pescar em todo o lago com curto periodo de navegação......peguei peixes 5 peixes de 7 e 7,5ks em frente o hotel...

vale a pena todo mundo que vai reserva pro ano seguinte denovo,

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...