Ir para conteúdo

Conjunto pesado pro Teles Pires ou Araguaia


Posts Recomendados

Fala moçada!

Sou novato aqui e pela 1ª vez perguntando...

Já li muita coisa, o pouco que sei sobre material pesado aprendi com vocês, aqui na "Turma do Biguá". Mesmo assim, ainda me restam algumas dúvidas...

Vou montar um conjunto pesado pra pescaria dos grandes peixes de couro, tanto do Teles Pires quanto do Araguaia. Como são materiais bem caros, tenho que escolher bem antes de comprar - estudante ainda... rsrs. Como pretendo pescar muito ainda nessa vida, quero também um material que dure "pra vida toda". Gostaria da opinião de vocês para que eu não entre numa furada...

Com relação à carretilha, estou em dúvida em algumas:

Penn 340 GT2

Penn 345 GT2

Shimano Tekota 700

Shimano Tekota 800

Penn Fathom 40

Tenho uma Black Max 50, mas não gostei nem um pouco dela... O freio, além de difícil de regular (ou 8 ou 80), não libera a linha de uma forma constante (não sei explicar direito). Todas são assim?

Com relação à vara, as opções seriam:

Penn Mariner 80lbs (é de ação rápida??? não achei essa informação...)

Penn Mariner 100lbs

Shimano Talavera 80lbs (nunca li nada sobre essa)

Tenho uma Max Force da Pesca Brasil 120lbs com roldana na ponta. Acho ela pesada demais (além da conta). Tomei uma leva de um Pirarara que parecia ser grande (foi pro toco) e a vara pouco vergou. Sei que tem que ser coisa bruta, mas talvez tenha um meio termo.

Estou aberto a sugestões além dessas que eu listei. Agradeço a atenção!

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas as carretilhas que vc postou se prestam para a pesca pretendida.

São muito resistentes, mas devem ter sua manutenção regular.

As varas eu não conheço, mas não investiria muito nelas, qualquer uma de 100/159 lbs dá perfeitamente para este tipo de pesca.

Compraria pela libragem e a mais barata que encontrar. Preço bom é a linha evolution da ?MS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo ...

Um custo em conta e que vai ter um material para muito tempo, na minha opinião, é um conjuntinho formado com a Penn 345 GT2 e uma vara Giant CatFish 60-120 lbs da MS.

Tem que levar em consideração que esse material voce vai pescar em torno de 3 vezes ao ano, vai ser um material que vai durar um bom tempo.

Abraços joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa amigo tudo joia?! Bom vamos lá..

Tekota 700, pode deichar voce na mao ( dependendo co peixe e claro ) a 800 ja seria mais indicada...

Penn 345 GT2 e uma outra ótima opcao assim como a Tekota 800 ... Vai de gosto.. Em relacao a Black Max, essa carretilha se chama "sorte" as vezes o cara da sorte de conseguir comprar uma que nao ESTRAGUE tao facilmente, mais concentreza NAO SE COMPARA com as outras 2 citadas acima ( Penn 345 e Tekota 800)

Em relacao as varas....

Seguinte, nao adianta querer ficar querendo que sejam varas leves.. A Piraiba na minha opiniao e o peixe mais dificil de ser ferrado.. Por isso nao indico varas de pontas finas..

Vara e uma coisa MUITO pessoal, nao adianta eu te indicar... Entre as varas citadas por voce, todas sao boas ( apesar de eu nao conhecer a da Shimano ) , vi uma vara da OKUMA uma azul, esqueci o nome... Bacana a vara também, mais como te disse , vara e GOSTO!

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa amigo tudo joia?! Bom vamos lá..

Tekota 700, pode deichar voce na mao ( dependendo co peixe e claro ) a 800 ja seria mais indicada...

Penn 345 GT2 e uma outra ótima opcao assim como a Tekota 800 ... Vai de gosto.. Em relacao a Black Max, essa carretilha se chama "sorte" as vezes o cara da sorte de conseguir comprar uma que nao ESTRAGUE tao facilmente, mais concentreza NAO SE COMPARA com as outras 2 citadas acima ( Penn 345 e Tekota 800)

Em relacao as varas....

Seguinte, nao adianta querer ficar querendo que sejam varas leves.. A Piraiba na minha opiniao e o peixe mais dificil de ser ferrado.. Por isso nao indico varas de pontas finas..

Vara e uma coisa MUITO pessoal, nao adianta eu te indicar... Entre as varas citadas por voce, todas sao boas ( apesar de eu nao conhecer a da Shimano ) , vi uma vara da OKUMA uma azul, esqueci o nome... Bacana a vara também, mais como te disse , vara e GOSTO!

Abracos

Falei que o Carocinho ia aparecer diabo:: diabo::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Cara, eu sou um adepto das carretilhas Penn e escolheria dessas citadas a 345 GTi. Como o Carocinho disse, vara vai por gosto da pessoa, mas eu acho boas as varas entre 80 e 180 lbs, de ação rápida.

Tenho duas Penn's, uma é a 209M Level Wind, que pretendo usar no Araguaia com + ou - 230 m de multi 0,58, e que ainda não usei; a outra é uma pequena Penn Peer 109.

A respeito da Black Max (acho ela fraca), vc quer dizer que a linha sai meio q no tranco não é? Como não usei a 209M Level Wind, não sei dizer, mas a minha Peer 109 faz a mesma coisa, a linha sai no tranco fazendo CREC, CREC. Não sei se é assim com todas.

Pessoal, se eu falei besteira, me corrijam.

Abraços :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Irei de:

- Vara Hematita 80 lbs, da Intergreen.

- Carretilha Penn Fathom 60.

Ainda não comprei... Vou comprar com o Léo Marrara, que trabalha em uma loja de pesca na Feira dos Importados de Brasília. Torcer pra ainda ter em estoque qndo ele voltar de férias... Se alguém souber de outra loja que tenha, por favor me informem. Caso tenha acabado com ele, vou sair procurando...

As referências são as melhores possíveis, só falta dar sorte.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José, vá de TEKOTA 800...

eu sou muito fã dessa carretilha, tenho uma desde 2006 e já peguei vários peixes com a minha.

Esses dias fui dar manutenção nela (eu mesmo faço a manutençao de meu equipamento) e fiquei pasmado. A carretilha ainda está NOVA, as peças nem mesmo ficaram arranhadas do uso.

Posso atestar a qualidade notável desta carretilha. A minha já capturou um sem número de pirararas, jaús e nada menos que 13 Piraíbas e está como nova.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José, vá de TEKOTA 800...

eu sou muito fã dessa carretilha, tenho uma desde 2006 e já peguei vários peixes com a minha.

Esses dias fui dar manutenção nela (eu mesmo faço a manutençao de meu equipamento) e fiquei pasmado. A carretilha ainda está NOVA, as peças nem mesmo ficaram arranhadas do uso.

Posso atestar a qualidade notável desta carretilha. A minha já capturou um sem número de pirararas, jaús e nada menos que 13 Piraíbas e está como nova.

Grande abraço

Unica coisa que não aguenta é o distribuidor de linha,tem que tirar(pois quebra mesmo)daí tem que ditribuir com o dedão...a manopla tb com o tempo vai desfarinhando...mas de resto é super show!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José, vá de TEKOTA 800...

eu sou muito fã dessa carretilha, tenho uma desde 2006 e já peguei vários peixes com a minha.

Esses dias fui dar manutenção nela (eu mesmo faço a manutençao de meu equipamento) e fiquei pasmado. A carretilha ainda está NOVA, as peças nem mesmo ficaram arranhadas do uso.

Posso atestar a qualidade notável desta carretilha. A minha já capturou um sem número de pirararas, jaús e nada menos que 13 Piraíbas e está como nova.

Grande abraço

Unica coisa que não aguenta é o distribuidor de linha,tem que tirar(pois quebra mesmo)daí tem que ditribuir com o dedão...a manopla tb com o tempo vai desfarinhando...mas de resto é super show!!!

Engracado que minhas 2 Tekotas comprei ja faz quase 3 anos, ja foram para Teles Pires e Araguaia diversas vezes, 13 Piraibas nao pegaram, mais umas 4 e um incontavel numero de Pirararas sim !

Nao sei o motivo, aqui nunca deu problema .

Abrcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, alguém sabe quanto que custa um Penn Fathom 60 no Brasil?

Andei olhando e essa me parece ser A CARRETILHA pra pesca pesada, apesar de que a Tekota deve ser show tbém, sou muito fã das Shimano, mas em pesca bruta as Penn são legendárias ::tudo::

Outra coisa pessoal, as varas pros peixes de couro gigantes devem ter mais de 6'0" (a Giant Catfish tem 6'6") ou isso não influencia na pesca das piraíbas e pirararas brutas do araguaia?

Abs. :amigo:

Irei de:

- Vara Hematita 80 lbs, da Intergreen.

- Carretilha Penn Fathom 60.

Ainda não comprei... Vou comprar com o Léo Marrara, que trabalha em uma loja de pesca na Feira dos Importados de Brasília. Torcer pra ainda ter em estoque qndo ele voltar de férias... Se alguém souber de outra loja que tenha, por favor me informem. Caso tenha acabado com ele, vou sair procurando...

As referências são as melhores possíveis, só falta dar sorte.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, alguém sabe quanto que custa um Penn Fathom 60 no Brasil?

Andei olhando e essa me parece ser A CARRETILHA pra pesca pesada, apesar de que a Tekota deve ser show tbém, sou muito fã das Shimano, mas em pesca bruta as Penn são legendárias ::tudo::

Outra coisa pessoal, as varas pros peixes de couro gigantes devem ter mais de 6'0" (a Giant Catfish tem 6'6") ou isso não influencia na pesca das piraíbas e pirararas brutas do araguaia?

Abs. :amigo:

Irei de:

- Vara Hematita 80 lbs, da Intergreen.

- Carretilha Penn Fathom 60.

Ainda não comprei... Vou comprar com o Léo Marrara, que trabalha em uma loja de pesca na Feira dos Importados de Brasília. Torcer pra ainda ter em estoque qndo ele voltar de férias... Se alguém souber de outra loja que tenha, por favor me informem. Caso tenha acabado com ele, vou sair procurando...

As referências são as melhores possíveis, só falta dar sorte.

Abraços

Eu comprei a Fathom 60 por R$ 850 à vista. Gostei muito dela. Comparar com a Tekota 800 é difícil p q esta tbm é uma carretilha excelente. Eu tenho as duas e não vou me desfazer de nenhuma. A Fathom 60 cabe um pouquinho a mais de linha, é mais estreita, tem o carretel mais profundo que a Tekota 800. Um detalhe legal na Fathom é que o carretel tem 3 marcas que te dão uma noção melhor da quantidade de linha que ainda resta. A Fathom parece ser muito sólida, passa segurança na hora da briga. Pena que o teste foi com um #$@%&*% de um boto, que arrastou a canoa por uns 5 minutos antes de escapar perto do barco. bang::

Vara para pesca pesada, salvo o problema de proximidade da linha no barco, prefiro as mais curtas. Basta ver que as varas para pesca "stand up" de atum ou peixes de bico geralmente tem entre 5'6" e 6'. As minhas de 80 e 100 lbs eu montei com 6'. Mas não acredito que faça tanta diferença assim na hora da briga com piraíbas e pirararas, na minha opinião. Mas pelo que eu conheço, as mais curtas facilitam a briga, as mais longas facilitam o arremesso.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Ontem chegou minha Penn Fathom 60. Achei a carretilha espetacular! Um show de carretilha! Pessoalmente, não conheço as Tekotas... Aqui em Juiz de Fora, onde moro, as lojas de pesca são bem ruins. Tenho que comprar tudo pela internet, então não tenho como "experimentá-las"...

Comprei a Fathom na Pesca Pinheiros. No site não tem essa carretilha, mas liguei pra lá e tinha na loja física. Como está com 20% de desconto, saiu por R$778,40. Várias vezes por ano, a Pesca Pinheiros faz essa promoção. Convém esperar uma época (normalmente feriado) para comprar. Esse ano, que eu prestei atenção, fizeram a promoção no dia dos pais, 7 de setembro, 12 de outubro, 15 de novembro e agora após o Natal. Impressionante foi a rapidez na entrega. Paguei às 15h do dia 26, dia 27 às 16h a carretilha estava na minha casa, enviada via sedex.

A vara fiquei com a Hematita mesmo, da Intergreen. Show também! Ficou um conjunto top, na minha opinião... Comprei por telefone, na Companhia da Pesca, na Feira dos Importados de Brasília. O Mauro que me atendeu, atendimento de primeira, me enviou num dia e no outro tava aqui em casa. 100%! Recomendo!

Então, foi isso... Esperei muito pra ter meu conjunto pros bagrões. Vou pro Araguaia ano que vem e tomara que dê sorte!

Muito obrigado a todos pelas dicas! Valeu mesmo! Aprendi bastante. Ansioso agora pra testar o material e relatar aqui no fórum!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...