Ir para conteúdo

Tarpon Gigante em Barra do Cunhaú - RN


Posts Recomendados

Amigos do Biguá,

Apesar de ausente dessa parte do fórum (relatos), venho sempre acompanhando nosso site/fórum, especialmente os ''classificados'', pois quando nos falta tempo para pescar, sobra para comprar equipamentos, iscas e afins. Não é mesmo?

Como sabem, há muito praticamos a pescaria de Baby-tarpons (pemas) aqui no Nordeste, em especial PE - PB - RN, sendo que tem algum tempo que buscamos nos aperfeiçoar e descobrir as técnicas para capturar os ''Big-Tarpons'' (Camurupins), ou seja, os peixes adultos. Que são muito mais seletivos em relação aos babys, quando o assunto é comida.

Por conta do Rio PB ser muito próximo a João Pessoa, temos em abundancia o baby, já os grandes, são bem mais difíceis de serem vistos. E quando são, começa a corrida dos pescadores para captura-los, não vou julga-los, até pq sobrevivem dessa pratica.

Já Barra do Cunhaú localizada bem próxima a divisa entres os estados da PB e RN, é um local preservado, com muitas estruturas, peixes e mata nativa intacta. Um local perfeito para se praticar a Pesca Esportiva, e foi lá que vimos pela primeira vez, os grandes Tarpons subirem a superfície para respirar a poucos metros do barco, sem se incomodarem com nossa presença. Os denominamos ''Srs. de si'' por este fato.

Vídeo:

O peixe do vídeo foi pego no verão, mas no ultimo sábado (25/06/2011), apesar de estarmos em pleno inverno e muitas chuvas, o que dificulta bastante a pescaria no mangue, avistamos vários Bigs-tarpons, o que afasta a ideia de que esse peixe só entre no mangue no verão para reproduzir.

É uma pescaria extremamente técnica, que exige do pescador paciência até a fisgada, pois muitas das vezes quando o peixe sobe a superfície, arremessamos na ''cara'' dele, mas o bixo não pega!

E bastante vigor físico durante a briga, pois dependendo do equipamento e do tamanho do peixe, ela se prolongará por mais de horas. Um rodizio no barco durante a briga as vezes acontece, passando a vara de mão em mão...

Equipamentos:

-Recomendamos varas de no minimo 40lbs, ideal são as de 60lbs. Preferencialmente aquelas para arremesso, tipo as que usam para trabalhar popper no alto mar. Uma vez que podemos fisga-los curricando ou pinchando.

-Carretilhas perfil alto e molinetes com no minimo 200m de multifilamento.

-Iscas como jigs de pena a partir de 28g e rapala x-rap 12 (tem que trocar as garateias) são os mais recomendados.

-Leader tem que ser de ótima qualidade, pois lembrem-se que serão horas na boca do peixe.

Como em qualquer outra pescaria, aprendemos a cada dia um pouco mais, e compartilharei com os amigos do Biguá nossas experiencias. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

usar bicheiro é tenso. mau:: mau::

Meter o gancho no peixe é maldade. ::nada::

PÔ, usa um puçá, um boga grip, a mão, sei lá. Mas, mete o ferrão no coitado ainda vivo. Conada

isso não é ésca esportiva. negativo::

Concordo, mas parabéns pelo peixe!

Não vi ele fora da água, bota as fotos aew.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

usar bicheiro é tenso. mau:: mau::

Meter o gancho no peixe é maldade. ::nada::

PÔ, usa um puçá, um boga grip, a mão, sei lá. Mas, mete o ferrão no coitado ainda vivo. Conada

isso não é ésca esportiva. negativo::

Caro Vinicius, não sei o que o amigo entende sobre pescaria de Tarpons. Mas os grandes são pegos dessa forma, basta o amigo assistir alguns videos de pescarias realizadas na Venezuela, Costa Rica, Florida e afins para comprovar o que vou dizer... E a exemplo da Costa Rica todos são soltos!

Não existe a possibilidade de usar ''puça'' ou ''boga grip'' nesse peixe. E no caso do bixeiro, o mesmo é colocado na parte interna da boca do peixe, perfurando apenas a pele abaixo do ''queixo'', algo parecido com o que acontece com o Tucunaré quando é fisgado com garateias ou anzol. E até onde sei, a maioria sobrevive...

E o peixe foi solto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca tinha visto um brasileiro capturar um exemplar desse porte ... mto legal ! Meus parabéns !

Posta umas imagens dps ...

Abraços

Caro Felipe, não foi possível levar esse peixe para a margem e fotografa-lo, pois suas ''cabeçadas'' para se soltar do ''bixeiro'' abriram os dois que tínhamos no barco, consequentemente a linha foi partida, uma vez que o peixe já estava a mais 2 (duas) brigando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca tinha visto um brasileiro capturar um exemplar desse porte ... mto legal ! Meus parabéns !

Posta umas imagens dps ...

Abraços

Caro Felipe, não foi possível levar esse peixe para a margem e fotografa-lo, pois suas ''cabeçadas'' para se soltar do ''bixeiro'' abriram os dois que tínhamos no barco, consequentemente a linha foi partida, uma vez que o peixe já estava a mais 2 (duas) brigando.

Sem problema Saulim .... captura sensacional ! Precisamos marcar uma dessas ! Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Saulo! sem dúvida uma excelente captura, que peixe fantástico, show!!

E sobre o uso do bicheiro, ta correto! como trabalhar um peixe desses com outro tipo de material? é impossível! vendo que o bicheiro é preso na boca do peixe onde não tem terminações nervosas, é uma parte da boca que é a defesa do peixe para segurar sua presa, nem dor existe ali. Não compromete em nada a vida do peixe, é como se fosse um tucunaré sendo retirado da água com um boga e o próprio ter perfurado sua boca, que acontece na maioria das vezes. Já vi várias capturas nesse estilo. Imagina vc segurando esse monstro com um boga gripe, ou com um puça gigante kkkkkkkk sem chance! ta de parabéns por nos mostrar essa raridade.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Galera!

Léo, é verdade. Quem já viu a força de um monstro desse de perto sabe do que estamos falando, chega ser até perigoso pesca-lo com barco de alumínio. Pois é comum ver em alguns videos gringos exemplares enormes saltarem e caírem dentro do barco, no caso deles, de fibra. Manosear então, é praticamente impossível, trabalhamos no limite com esse peixe...

Não sabia dessa questão de não haver terminações nervosas na boca dos peixes, nada com um conhecedor da área. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

usar bicheiro é tenso. mau:: mau::

Meter o gancho no peixe é maldade. ::nada::

PÔ, usa um puçá, um boga grip, a mão, sei lá. Mas, mete o ferrão no coitado ainda vivo. Conada

isso não é ésca esportiva. negativo::

Caro Vinicius, não sei o que o amigo entende sobre pescaria de Tarpons. Mas os grandes são pegos dessa forma, basta o amigo assistir alguns videos de pescarias realizadas na Venezuela, Costa Rica, Florida e afins para comprovar o que vou dizer... E a exemplo da Costa Rica todos são soltos!

Não existe a possibilidade de usar ''puça'' ou ''boga grip'' nesse peixe. E no caso do bixeiro, o mesmo é colocado na parte interna da boca do peixe, perfurando apenas a pele abaixo do ''queixo'', algo parecido com o que acontece com o Tucunaré quando é fisgado com garateias ou anzol. E até onde sei, a maioria sobrevive...

E o peixe foi solto!

sendo assim tão tá né. ::ops

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

usar bicheiro é tenso. mau:: mau::

Meter o gancho no peixe é maldade. ::nada::

PÔ, usa um puçá, um boga grip, a mão, sei lá. Mas, mete o ferrão no coitado ainda vivo. Conada

isso não é ésca esportiva. negativo::

Caro Vinicius, não sei o que o amigo entende sobre pescaria de Tarpons. Mas os grandes são pegos dessa forma, basta o amigo assistir alguns videos de pescarias realizadas na Venezuela, Costa Rica, Florida e afins para comprovar o que vou dizer... E a exemplo da Costa Rica todos são soltos!

Não existe a possibilidade de usar ''puça'' ou ''boga grip'' nesse peixe. E no caso do bixeiro, o mesmo é colocado na parte interna da boca do peixe, perfurando apenas a pele abaixo do ''queixo'', algo parecido com o que acontece com o Tucunaré quando é fisgado com garateias ou anzol. E até onde sei, a maioria sobrevive...

E o peixe foi solto!

sendo assim tão tá né. ::ops

Relaxa Dr! E quando vier ao NE avisa, pq combinamos uma pescaria dessa... legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...