Ir para conteúdo

Manual Capixaba de Pesca no Lago do Peixe.


Posts Recomendados

Ola companheiros da Turma do Bigua, apos mais um ano de empreitada atras do tucunare Azul do tocantins resolvi fazer um relato escrito e deixar as fotos serem colocadas por meu irmao que esta preparando tbm os videos.

Vamos la:

Ano pasado estivemos no começo de julho e pescamos tbm por 10 dias sendo somente 1 em que nao ventou nada nada. Mesmo assim sairam muitos peixes na superficie e mais de 5 peixes acima de 4 kilos sendo 1 de 4,5 . 1 de 4,6 e uma criatura de quase 6kilos :shock: :shock: :shock: :shock: .Pescamos metade de um dia no rio tivemos açoes mas nao embracamos nenhuma cachorra.

Esse ano fomos mais de 15 dias antes e em fim de lua cheia pra minguante, todo mundo que reclamou de vento ainda nao viu como realmente venta por la nessa epoca. Tivemos muitos dias sem vento a mais que ano passado o grande azar da pescaria foi a represa ter baixado dias antes de chegarmos.E ai como proceder frente a essas mudanças?

Tudo que tinha imaginado pra esse ano teve que ser reavaliado o peixe estava nitidamente manhoso na maioria das horas do dia e alguns fatos vieram pra comprovar isso:

Primeira tarde de pescaria achamos o peixe seguindo somente sticks em trabalho bem mais lento que o normal e apelando a trabalha-las em sub- superficie afim de fazer o peixe atacar.Mas nas subsuperficie mesmo nada, poucas tiveram açao alem da curisco.

Outro fato que chamou atençao foi o peixe atacar iscas de meia agua paradas , e em duas oportunidades pegar iscas que estavam na agua pra desenrolar cabeleira em velocidade muito lenta. bom feita essa observaçao se mostrou muito produtivo em alguns pontos pescar tucunares como se fossem trairinhas com recolhimento lento e catimbado :evil: :evil: :evil:

Para pescadores como nos ,que nao somos tao exigentes, ja tinhamos ajeitado o jeito de achar o peixe e tira-los pra fora dágua.

Pescamos em tres pescadores sendo quase sempre com somente um na superficie e arremessando para as margens iscas de meia agua e barbelas mais longas eram arrremessadas para o meio e foram muito mais produtivas.

Os peixes definitivamente nao estavam nas margens e fim de grotas(salvo exceçoes) as entradas das grotas estavam muito mais produtivas aos nossos arremessos.

Quase todo dia o peixe pegou mais com algum vento do que com lago muito liso , mesmo na superficie, ai valia mais o trabalho de helices e sticks de forma normal.

Nosso deslocamento era muito limitado ( motor de 15hp) oque nos fez repetir pontos bons que bateram peixe pela manha na meia agua e pegavamos no fim de tarde com sticks e helices.

Fizemos uma tarde completa na helice os 3 pescadores pegando peixe de porte , mas credito isso a termos achado o peixe pela manha com rapalas x-rap e sumax fusion shad limao.

A indentificaçao das estruturas de pesca foi muito importante depois de algum tempo passamos a escolher estruturas de mais de 1,5 metros e com galhos finos submersos , sempre mais produtivo nas entradas de grotas e espraiados.Reparando muito em agua clara e peixinhos em farta quantidade.

PEIXE ESTRANHO: tudo que nao era tucunare era chamado por nos de peixe estranho :? :? :? :? . Eles se movimentam muito na margem rasa e nos fazem perder bastante tempo achando ser tucunas, mas a regra depois foi que so iriamos atras de ataques na rasura e nao de movimentos. :idea: :idea: :idea:

Pescamos nas pauleiras tbm, mas com vento tudo fica mais dificil tivemos a sorte de encontrar um cardume de peixes grandes mas nos 2 primeiros arremessos foram dois peixes grandes para o enrosco,e ai com vento pra controlar o barco e desenroscar ficou impossivel tiramos um peixe no mergulho e outro a linha estourou.Ate resover o cardume sumiu.

Nao pegamos peixe em grande quantidade eles estavam espaçadose nao estavam perseguindo as iscas , so davam um ou dois botes.. E os grandes quase sempre sozinhos.Tivemos boas açoes de peixes pequenos , tricks , mas muito menos que normal tbm.

Conseguimos pescar um dia no rio tocantins barragem abaixo nosso guia , silvano , estava em sua segunda pescaria de artificiais, sendo a primeira ano passado comigo mesmo :oops: :oops: :oops: :oops: .

Mas nos foi excencial seu conhecimento e destreza no rio.

Tivemos grandes estouros na superficie de cachorras e bicudas grandes consegui retirar da agua uma bela cachorra de mais de metro. Mas os ataques as helices e zaras ficaram cravados em nossas mentes , bem como a garateia da zigzara que enterrou em minha mao jogado a 3 metros de mim por uma bicuda, demorou mas saiu. :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Pra ilustrar como era a manha do peixe alguns grandes peixes foram pegos em meia agua depois de beliscarem as iscas como se fossem piranhas so quando ferrados e que mostravam furia e por muitas vezes peixes grandes escaparam por estarem ferrados por com um unico anzol da garateia traseira preso , tipico de que nao foi ataque forte.

Todos os dias os 3 pescadores faziam a competiçao de peixe maior , medido , sendo 15 reais de premio por dia. Muito divertido mesmo :P :P

Nao consegui bater meu recorde , nem de perto , do ano passado 64cm. mas peguei bons peixes e graças a Deus consegui a foto com a cachorra 8) 8) 8) . Conheci amigos virtuais , Eloy , Sergio e outro amigo virtual do peskbem.

Meu irmao bateu seu recorde com 2 peixes de 62 cm. :shock: :shock:

Nosso amigo Lucas se mostrou otimo pescador ganhando mais dias de maior peixe. Ganhou 4 dias dos 10. :D :D :D .

O KOJAK CONTIUA DO MESMO JEITO , QUERO DIZER EXCELENTE LUGAR PRA SE PESCAR TUCUNARES. :P :P 8) 8) 8)

Abraço

Esperem relato com fotos e videos e ai escrevo mais. abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...