Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Celso Mendonca

Consumo Motores 15,25 e 40 hp

Posts Recomendados

Ola amigos.

Preciso das orientacoes de quem usa regularmente esse tipo de motor.Vou fazer uma expedicao onde o ponto do acampamento fica a 200 km da nossa partida.Estou com uma p... duvida quanto ao tipo de voadeira(6,00m ????) e a motorizacao que devo usar.Sabemos que o 40 vai mais rapido mas e a autonomia?Serao 400 km,so para ir e voltar fora 3 dias de pesca na regiao,onde nao devemos andar muito.Alem da gasolina a ser transportada tenho que levar mantimentos em geral,agua,barraca,tralha e etc.

Ja pesquei bastante de 25 hp,fazendo tranquilamente 32/34 km/h,agora com esse monte de carga a situacao muda bastante e o consumo...... doeu::

Como somos 2 pescadores mais o guia pensei ate em ir em duas voadeiras.O que vcs acham,qual o equipamento devo usar?

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se quer uma sugestão, suba vc e o parceiro de 25 com pouca tralha, e já vá pescando no caminho.

Mande o pirangueiro com a tralha de 15, que vai ser mais economico.

Compartilhar este post

Link para o post

Lamana, o barco vai estar muito pesado. Lembre-se que ele falou que vai ACAMPAR, sendo assim tem que levar uma série de coisas que não levaria se fosse apenas pescar.

Eu calculo que nem com 100% da aceleração ele vai chegar a 50 km/h, e o consumo seguramente vai ser bem mais de 10l/h. Vai gastar mais de 30 lts pra subir os 200 km.

Compartilhar este post

Link para o post

Se quer uma sugestão, suba vc e o parceiro de 25 com pouca tralha, e já vá pescando no caminho.

Concordo com o Alex, nessa distância é sempre bom andar em dois barcos pq um dará apoio ao outro. Se for só um, mesmo consumindo muito se quebrar dá zica.

Compartilhar este post

Link para o post

Alex,a pescaria vai comecar nos 200 km,vamos tocar direto.Sera que o 15 acompanha o 25 carregado?Qual o consumo e a velocidade que vc acha que da p fazer?

Lamana,acho que o Alex esta certo,o consumo vai ser muito mais alto.De 40,com tres em cima,tralha,gasolina e etc,gasto quantos litros para andar 400 km(ida e volta)?

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o Alex, nessa distância é sempre bom andar em dois barcos pq um dará apoio ao outro. Se for só um, mesmo consumindo muito se quebrar dá zica.

Certo Joao,em optando por um 40,ja pensei nessa possibilidade,inclusive levar um 15 de reserva.

Compartilhar este post

Link para o post

Celso p o 40 100l + 1 tanque cheio. Na minha opinião, vá com o 40 carregado e outro barco com o 25, não leve o 15, não tem rendimento, vai só gastar gasolina legal::

Compartilhar este post

Link para o post

Celso, vamos esclareçer melhor as coisas.

Aonde vc vai? Qual o rio? E qual região? Vc tem ideia do peso total que deverá ser carregado?

Lamana, 120 litros pra andar 400 km, mais a pesca? Acho que vai faltar.

Compartilhar este post

Link para o post

Aonde vc vai? Qual o rio? E qual região? Vc tem ideia do peso total que deverá ser carregado?

Pode botar entre tripulantes,agua e tralha em geral 400 kg + a gasolina. doeu::

Compartilhar este post

Link para o post

Td depende da força do rio e o peso do barco, um 40hp com uns 500kg de carga vc vai gastar entre 15 e 20 litros/H com 100% de aceleração dependendo do motor, como a tralha vai ser pesada pode colocar 40-45km/h de média, gastando portanto 5 h nesse percurso e no minimo 75 litros se for num Mercury 3cil, num Yamaha pode colocar mais 20 litros a mais. Um 15hp no barco vazio vai andar a 30-35km/h gastando 8 litros/h em 7h gastando num total uns 60 litros. Num 25hp carregado igual o 40hp vai gastar em média 12 a 15 litros/h navegando a 35km/h em 6h vai gastar uns 75 litros. Aí amigo vc que escolhe, td depende da velocidade em que vc quer chegar no local ,veja que a diferença total de combustivel não vai ser tanta assim de um motor pra outro, consumo de motor se mede em litros/H e não Km/l, por isso quem anda longas distancias usa um motor maior, se vc tivesse um lancha com um 60hp com certeza iria gastar menos que esses. Ida e volta portanto dificilmente vc gastará menos 150 litros, fora que vai consumir na pescaria na região, então se prepara pra no minimo uns 200 litros por motor. Fiz uma vez um esquema desses no Guaporé, mas eram 3 motores 15hp e um Mercury 7,5hp. Colocamos o piloteiro e as tralhas todas no 7,5hp pra subir e os com 15hp fomos pescando tucunaré pelo percurso, no final do dia chegamos td junto.

Compartilhar este post

Link para o post

E qual rio vc vai?

Compartilhar este post

Link para o post

E qual rio vc vai?

Rio sem correnteza,ainda nao definido,regiao de Barcelos.

Compartilhar este post

Link para o post

Td depende da força do rio e o peso do barco, um 40hp com uns 500kg de carga vc vai gastar entre 15 e 20 litros/H com 100% de aceleração dependendo do motor, como a tralha vai ser pesada pode colocar 40-45km/h de média, gastando portanto 5 h nesse percurso e no minimo 70litros se for num Mercury 3cil, num Yamaha pode colocar mais 15 litros a mais. Um 15hp no barco vazio vai andar a 30-35km/h gastando 8 litros/h em 7h gastando num total uns 60 litros. Num 25hp carregado igual o 40hp vai gastar em média 12 a 15 litros/h navegando a 35km/h em 6h vai gastar uns 65litros. Aí amigo vc que escolhe, veja que a diferença total de combustivel não vai ser tanta assim de um motor pra outro, consumo de motor se mede em litros/H e não Km/l, por isso quem anda longas distancias usa um motor maior, se vc tivesse um lancha com um 60hp com certeza iria gastar menos que esses.

Opa Guto,talvez vc tenho razao,um motor maior vai trabalhar mais aliviado.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente vai trabalhar mais aliviado, mas Celso vc tem os motores ou vai alugar? Se vc não tiver pressa te aconselho a fazer como descrevi como fizemos no Guaporé, coloque o 15hp mas o pirangueiro no barco com a tralha e manda ele vazar antes, fique com seu amigo no 25hp e já sobe, aproveita e vai pescando, seu piloteiro vai demorar umas 8 a 9h(25km/h) pra chegar e vc com um 25hp vazio vai demorar umas 5h(40-45km/h), ou seja dá pra pescar umas 4h nesse tempo. Agora se quiserem subir junto o 25hp carregado vai andar junto com 15hp leve(+-35km/h). Mas em termos de consumo final de combustivel tanto faz o 15, 25hp ou 40, a diferença vai ser minima. Mas como disse, dificilmente vai gastar menos que 300 litros no percurso em 2 barcos, fora o que vai gastar lá e um pouco de reserva.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente vai trabalhar mais aliviado, mas Celso vc tem os motores ou vai alugar? Se vc não tiver pressa te aconselho a fazer como descrevi como fizemos no Guaporé, coloque o 15hp mas o pirangueiro no barco com a tralha e manda ele vazar antes, fique com seu amigo no 25hp e já sobe, aproveita e vai pescando, seu piloteiro vai demorar umas 8 a 9h(25km/h) pra chegar e vc com um 25hp vazio vai demorar umas 5h(40-45km/h), ou seja dá pra pescar umas 4h nesse tempo. Agora se quiserem subir junto o 25hp carregado vai andar junto com 15hp leve(+-35km/h). Mas em termos de consumo final de combustivel tanto faz o 15, 25hp ou 40, a diferença vai ser minima. Mas como disse, dificilmente vai gastar menos que 300 litros no percurso em 2 barcos, fora o que vai gastar lá e um pouco de reserva.

Vamos alugar.Acho meio complicado mandar o guia separado,nao conhecemos como eh a navegacao no rio.O trajeto eh tranquilo,o gps da um jeito,o que pega sao as praias submersas,pedrais e etc...Sabe como eh seguranca em primeiro lugar.

Compartilhar este post

Link para o post

Alex, esta quantia é apenas p o percurso.

Guto, considerando que se tenha a bordo um gps, a medida km/l é bem mais exata.

Celso, a correnteza do Negro e afluentes não são tão fracas legal::

Compartilhar este post

Link para o post

Considerando que vc não conheçe a região, é melhor mesmo vc ir junto com o guia.

Pode separar uns 200 litros na melhor das hipóteses (mercury 40 3 cil), pois se vc vai alugar não vai saber o consumo do motor (há variações de motor para motor). Eu levaria um tambor cheio, ou melhor, alugaria um barco só pra levar a tralha, tipo estes barcos de profissional com motor a diesel, e já subiria pescando com o guia.

Mesmo que o cara cobre uns 300 reais ainda vai compensar, pois se vc subir com o barco com 600 kg no total, não deve fazer nem 45 km/h.

Como o lamana ainda fala que o rio tem correnteza, aí vc pode diminuir dos 45 a correnteza, pois é como se a estrada se movesse contra.

Compartilhar este post

Link para o post

Dependendo do n. de dias que vc irá pescar, terá que levar + uns 100l p motor, além de ficar sem o motor elétrico, apenas no remo. A idéia do Alex é boa, considere alugar um barquinho regional com gerador, além de energia, espaço p carga, vc terá gelo terá gelo praia::

Compartilhar este post

Link para o post

Considerando que vc não conheçe a região, é melhor mesmo vc ir junto com o guia.

Pode separar uns 200 litros na melhor das hipóteses (mercury 40 3 cil), pois se vc vai alugar não vai saber o consumo do motor (há variações de motor para motor). Eu levaria um tambor cheio, ou melhor, alugaria um barco só pra levar a tralha, tipo estes barcos de profissional com motor a diesel, e já subiria pescando com o guia.

Mesmo que o cara cobre uns 300 reais ainda vai compensar, pois se vc subir com o barco com 600 kg no total, não deve fazer nem 45 km/h.

Como o lamana ainda fala que o rio tem correnteza, aí vc pode diminuir dos 45 a correnteza, pois é como se a estrada se movesse contra.

Lamana e Alex,eh mais ou menos isso mesmo.Hoje fui informado pelo guia que vamos gastar aprox. 280 l de gas,so p ir e voltar,temos que adicionar ainda o consumo diario.Acho que a sugestao do barco de apoio vai ser a solucao.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, é como disse, não sei o estado do motor aí fica complicado falar em consumo.

Piloteiro é 100% no pau, mas acho 280 lts só pra subir e descer um pouco forçado, a final dá quase 1,5 litros por quilometro, acho que só um motor 200 pra ter um consumo assim.

Tem que ver qual o esquema que vc pretende fazer, se a gasolina está no pacote, como é, pois estão te chutando forte na gasolina.

Isso que deve estar custando mais de 3 reais, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Alex acho que ele falou 280 litros em 2 barcos não? Senão tá mto por fora. No Solimões em 2009 fui numa expedição pra tratar indios isolados, os barcos eram umas lanchas compridas e estreitas p/ até 12 pessoas montadas com Yamahas 200 v6 2t, ida e volta 7h de percurso eles bebiam 500 litros de combustível, hehehehe, mas andavam a 45 milhas/h. O Combustível lá com oleo 2T dificilmente vai pagar menos que R$3.50, chuto até R$4,00.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso