Ir para conteúdo

Matrixã na Isca Artificial


Posts Recomendados

Bom dia!

É comum para os Srs fisgar matrinxã na artificial???

Vejo muito nos programas de pesca, o grande sucesso das artificiais na matrixã, porém nos rios próximos daqui elas são super ariscas, tem que estar com linha invisível, castor feito a mão com o arame mais fino possível (compro corto a mola e monto), isca de soja no menor anzol, e muita paciência...

Tem alguma artificial pra esta situação???

PS.: Essa matrixã do Avatar foi algo raro, pega com minhoca, castorzão, azonlzão, no fundo do rio Culuene.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara pesca de Matrinxã é para teste de paciência que muita das vezes ela sai ganhando...

Nos programas o pessoal sobe 1, 2horas p/ cima do rio e vem batendo usando iscas do tipo colher, twitch bait, meia água, jigs, spiners, até iscas de profundidade e minhoca...

Matrinxã é um peixe de beirada, vive entre aquelas "pauleiras, galhos, enfim estruturas".O silencio do pescador é essencial, linha(mono) bem fina, anzol pequeno e forte, sem chumbada, e linha multi com lider.

Vi e gostei muito de um programa do Rubinho, onde ele diz que isca artificial para matrinxã é a colher:

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=c5uEjaPVnNE

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=A3wTAVMIlGI

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=aCTFAEfdBEA

Iscas pequenas e bem trabalhadas com certeza darão resultados ótimos.

Tem muitos videos com pesca de matrinxãns com iscas artificiais, se quiser + videos busque no youtube, no google, ou mesmo em sites de pesca como o Pesca Alternativa, no Momento da Pesca(tem uma tabela do lado do video com os peixes), e outros...

Abrass.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parceiro depois coloco aqui...

No xingu... pegamos matracas na helice, zig zara.... só matraca top e só na superficie...

Também me surpreendeu... chegou a entrar na Super Spook e e hélice! blink::

mas concordo com o Baumann, é um bixo arisco, precisa de silencio e tals.

Na minha percepção, melhores iscas seriam colheres, spinners e iscas pequenas, sem ratling ... mas no Xingu, tive que rever meus conceitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ronaldo,

Tomando também por base o Xingú: lá a mais eficiente das iscas são plugs de superfície de 5 e 6cm, na minha opinião a Deconto Curitibinha é imbatível. Mas não é incomum em épocas de cardume (entrada e saída das grandes águas), elas atacarem em iscas maiores e até mesmo em hélices.

Na meia água colheres e spinners são muito eficientes. No Araguaia já tive sucesso por mais de uma vez com spinners.

Um detalhe são os arremessos certeiros. São peixes que ficam muito próximos às estruturas das margens e em águas geralmente limpas e rápidas. Um arremesso preciso faz a diferença e saber catimbar a isca na hora certa também, pois é um peixe de uma tentativa só. Se o danado chegar próximo do barco não volta jamais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:amigo: :amigo: :amigo: :amigo: olha aqui no teles pires nos ::fisherman ::fisherman ::fisherman ::fisherman e pegamos 'Rainha do rio" na artificial usando a linha direto no Snaps e geralmente ISCA OCAMBÉ PAPA BLACK cor (2,7,11) procura desce com o barco numa distancia de 15 m da barranca e arremessos perto procure local onde a água e rápida e depois forma remansos local falta pra pega matrinchas, só que uma coisa eu te falo 90% delas vai escapa só que vc ver os saltos delas na artificial não tem preço peixe briga de mais ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Imagem Postada

arrow:: pega na artificial

Imagem Postada

arrow:: pega na artificial

Imagem Postada

arrow:: pega na artificial 6 kg,detalhe que ela ta com a isca ainda.

Imagem Postada

arrow::indo pra vida de novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Ronaldo bem vindo ao Fórum Turma do Biguá.

Primeiramente temos que concordar que a pesca não é uma ciência exata, existem diversos fatores que influenciam, sendo assim mesmo a técnica ideal somada as condições favoráveis não garantem o sucesso. Eu tive grandes mestres que iniciaram a pesca com artificiais na década de 80 dando seqüência quando estes penduraram as “tralhas” a lição mais importante que aprendi é: Seja perseverante.

Em nossa região a melhor época para a pesca de matrinxãs com iscas artificiais (pesca de batida) é de Março até a primeira quinzena de Maio, no começo de março elas estão mais em cabeceiras e rios de pequeno porte, descendo com a vazante até os rios principais, bom mesmo fica quando começam a aparecer os barrancos (entre a vegetação e a água) nas margens dos rios é onde você tem que arremessar quanto mais próximo a isca atingir o barranco mais ação você terá (elas pegam na batida, então quando a isca bater na água já comece a recolher dando toques sempre com recolhimento contínuo). Quanto ao equipamento trata-se de pesca embarcada, qualquer bote e motor fazem o serviço, eu pessoalmente utilizo também o elétrico como auxiliar apenas para direcionar o barco e manter a distancia ideal das margens.

A matrinxã é um peixe onívoro alimentam-se de frutos, insetos peixes crustáceos roedores, filhotes de aves e até pequenas serpentes.

O fundamental nessa pescaria é observar o ambiente, se você identificar pés de caju selvagem ou pés de buritis com frutos caindo no rio vale arremessar iscas com cor semelhantes, neste caso eu gosto dos Big O, mas qualquer plug de meia água com jeitão de lambaris faz sucesso, dentre alas eu gosto da Borá 10 perola com laranja e dorso verde limão, Big O é bom, mas é pesado para recolher e afunda muito, tem uma da Heddon Swim’n Image SST Speckled Trout que é matadeira “ é um lambarizão perfeito”, Papa Black Ocambé prata com dorso preto, colheres Johnson ½ e ¾ OZ, tem uma certa época do ano que eu uso até popper.

Quando a água estiver limpa e elas “sumirem” dos barrancos você pode utilizar isca de profundidade nos poções sempre tem uma desgarrada do cardume, nas corredeiras você pode pescá-las até outubro, sendo que neste caso você deve solta-las sendo vetado o abate.

Existem outros macetes incríveis, mas prefiro não torna-los públicos para não correr o risco de serem utilizados por pessoas mal intencionadas, acredito não ser o seu caso, mas se eu ensinar tudo vai perder a graça, o gostoso na pesca esportiva é justamente descobrir sozinho estes pequenos detalhes.

Espero ter ajudado e não complicado oloko::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:amigo: :amigo: :amigo: :amigo: olha aqui no teles pires nos ::fisherman ::fisherman ::fisherman ::fisherman e pegamos 'Rainha do rio" na artificial usando a linha direto no Snaps e geralmente ISCA OCAMBÉ PAPA BLACK cor (2,7,11) procura desce com o barco numa distancia de 15 m da barranca e arremessos perto procure local onde a água e rápida e depois forma remansos local falta pra pega matrinchas, só que uma coisa eu te falo 90% delas vai escapa só que vc ver os saltos delas na artificial não tem preço peixe briga de mais ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Imagem Postada

arrow:: pega na artificial

Imagem Postada

arrow:: pega na artificial

Imagem Postada

arrow:: pega na artificial 6 kg,detalhe que ela ta com a isca ainda.

Imagem Postada

arrow::indo pra vida de novo

iae mestre, tudo bem? primeiro parabéns pelos exemplares

usando qual bitola de linha? Eh mono ou Multi? A cor da linha influencia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:amigo: :amigo: :amigo: :amigo: olha aqui no teles pires nos ::fisherman ::fisherman ::fisherman ::fisherman e pegamos 'Rainha do rio" na artificial usando a linha direto no Snaps e geralmente ISCA OCAMBÉ PAPA BLACK cor (2,7,11) procura desce com o barco numa distancia de 15 m da barranca e arremessos perto procure local onde a água e rápida e depois forma remansos local falta pra pega matrinchas, só que uma coisa eu te falo 90% delas vai escapa só que vc ver os saltos delas na artificial não tem preço peixe briga de mais ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Imagem Postada

arrow:: pega na artificial

Imagem Postada

arrow:: pega na artificial

Imagem Postada

arrow:: pega na artificial 6 kg,detalhe que ela ta com a isca ainda.

Imagem Postada

arrow::indo pra vida de novo

iae mestre, tudo bem? primeiro parabéns pelos exemplares

usando qual bitola de linha? Eh mono ou Multi? A cor da linha influencia?

:amigo: :amigo: :amigo: :amigo: to usando a Linha Sumax Multifilamento Scorpion Braid 0.35 mm] mutifilamento pra pesca na artificial nao influencia nao, agora se for pra pesca na ceve tem que ser mono

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:amigo: :amigo: :amigo: :amigo: to usando a Linha Sumax Multifilamento Scorpion Braid 0.35 mm] mutifilamento pra pesca na artificial nao influencia nao, agora se for pra pesca na ceve tem que ser mono

Imagem Postada

Voce pesca de batida durante a noite? pelas fotos da matrinxa na papa black, parece ser noturna.

Sou de cuiabá, e tenho ido pescar no rio verde proximo a Lucas, mas só pescamos durante o dia. ::fishing

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:amigo: :amigo: :amigo: :amigo: to usando a Linha Sumax Multifilamento Scorpion Braid 0.35 mm] mutifilamento pra pesca na artificial nao influencia nao, agora se for pra pesca na ceve tem que ser mono

Imagem Postada

Voce pesca de batida durante a noite? pelas fotos da matrinxa na papa black, parece ser noturna.

Sou de cuiabá, e tenho ido pescar no rio verde proximo a Lucas, mas só pescamos durante o dia. ::fishing

abraços

:amigo: :amigo: :amigo: opa tudo bom?????????Como que são as ::fisherman ::fisherman ::fisherman pra essa banda de Lucas no rio verde sempre quis conhecer essa região????????????? Olha eu gosto de ::fishing ::fishing ::fishing na batida bem cedo 06:30 e bem no final da tarde ali pelas 17:00 geralmente a Rainha do TELES PIRES são mais ativas e dificilmente você pega pequenas esses horário, e essa ai que ta com o papa na boca foi pega ali pelas 17:40 ate tira ela e bate algumas fotos a noite caio e ainda tive que segura um bom tempo pra ela recuperar bem pra ir de volta pra vida por isso que a foto saio escura joia::: joia::: joia::: joia::: joia::: joia:::mais já teve o caso que com lua cheia eu ter pego matrincha na artificial com uma papa cor prata as bichas briga muito em um dia vou tenta fazer isso de novo daí vou leva a câmera pq sem foto vira boato tchau:: tchau:: tchau:: tchau:: tchau:: tchau:: tchau::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:amigo: :amigo: :amigo: opa tudo bom?????????Como que são as ::fisherman ::fisherman ::fisherman pra essa banda de Lucas no rio verde sempre quis conhecer essa região????????????? Olha eu gosto de ::fishing ::fishing ::fishing na batida bem cedo 06:30 e bem no final da tarde ali pelas 17:00 geralmente a Rainha do TELES PIRES são mais ativas e dificilmente você pega pequenas esses horário, e essa ai que ta com o papa na boca foi pega ali pelas 17:40 ate tira ela e bate algumas fotos a noite caio e ainda tive que segura um bom tempo pra ela recuperar bem pra ir de volta pra vida por isso que a foto saio escura joia::: joia::: joia::: joia::: joia::: joia:::mais já teve o caso que com lua cheia eu ter pego matrincha na artificial com uma papa cor prata as bichas briga muito em um dia vou tenta fazer isso de novo daí vou leva a câmera pq sem foto vira boato tchau:: tchau:: tchau:: tchau:: tchau:: tchau:: tchau::

Mesmo próximo da ceva, elas atacam artificial?

Normalmente só pego na artificial de rodada, com barco descendo proximo a margem e com muitos arremessos! gorfei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ronaldo não sei tbm vejo muitos videos mais na minha região tbm é assim mesmo as de cativeiro nunca vi entrar em uma artificial formato de peixe ja entrou em ariticial imitação de ração ou nas salsichas mais linha sem castor, preferencia transparente e arremessadas com um spin pra arremessar sem peso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:amigo: :amigo: :amigo: opa tudo bom?????????Como que são as ::fisherman ::fisherman ::fisherman pra essa banda de Lucas no rio verde sempre quis conhecer essa região????????????? Olha eu gosto de ::fishing ::fishing ::fishing na batida bem cedo 06:30 e bem no final da tarde ali pelas 17:00 geralmente a Rainha do TELES PIRES são mais ativas e dificilmente você pega pequenas esses horário, e essa ai que ta com o papa na boca foi pega ali pelas 17:40 ate tira ela e bate algumas fotos a noite caio e ainda tive que segura um bom tempo pra ela recuperar bem pra ir de volta pra vida por isso que a foto saio escura joia::: joia::: joia::: joia::: joia::: joia:::mais já teve o caso que com lua cheia eu ter pego matrincha na artificial com uma papa cor prata as bichas briga muito em um dia vou tenta fazer isso de novo daí vou leva a câmera pq sem foto vira boato tchau:: tchau:: tchau:: tchau:: tchau:: tchau:: tchau::

Mesmo próximo da ceva, elas atacam artificial?

Normalmente só pego na artificial de rodada, com barco descendo proximo a margem e com muitos arremessos! gorfei::

:amigo: :amigo: :amigo: :amigo: olha geralmente pega sim nas joia::: joia::: joia::: cevas só que o problema o povo mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: que nas gosta muito que bate peixinho perto das cevas pq fala que espanta mais nos gosta de corre risco bang:: bang:: bang:: bang:: pra pega as bitelhas rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

É comum para os Srs fisgar matrinxã na artificial???

Vejo muito nos programas de pesca, o grande sucesso das artificiais na matrixã, porém nos rios próximos daqui elas são super ariscas, tem que estar com linha invisível, castor feito a mão com o arame mais fino possível (compro corto a mola e monto), isca de soja no menor anzol, e muita paciência...

Tem alguma artificial pra esta situação???

PS.: Essa matrixã do Avatar foi algo raro, pega com minhoca, castorzão, azonlzão, no fundo do rio Culuene.

Caro Ronaldo eu uso para matrinxã varias iscas ;inna pro 70 marine sports,lele,tan tan,legal lures da centuri e a colher ,so que prefiro os plugs do que as colheres;os plugs de preferencia na cor branca com cabeça vermelha ou laranjadas,amarelo limao com vermelho ou branca com cinza snaps pequenos +ou- 5cm linha 0,25mm à 0,35mmpelo menos aqui nas aguas do rio 7 de setembro e no coronel wanick funcionam bem.

Tambem usamos para pescar no rio kuluene e no xingu ,em areas de rasura beira de praias a tuvira com chumbo leve e anzol 1/0 com arremessos bem longos entorno de 70 m. funciona bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae, p/ ficar + facil então pessoal vamos colocar abaixo as iscas que vcs usam e que dão bons resultados.

EX:

Isca tal, cor, tamanho, tipo de trabalho.

Abrass

Não sei por ai, mas por aqui, eh a Papa Black, cores claras: branca, Branca com cabeça vermelha e limão. Recolhimento continuo, arremessando junto a margem em aguas rapidas. Quanto mais no buraco, mais chance.

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

joia::: Minha isca preferida é a colher com anti enrosco Johnson na cor dourada ou prateada em recolhimento continuo e arremessos o mais longos possiveis ,tambem gosto da isca red fin dourada ou prateada.Mas tambem ja peguei na papa black e na zagaia.Mas se vc for de colher e pegar o jeito não vai querer outra escapa pouco e não enrosca. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai kra!!

Olha.. ja pesquei matrinxa em pesque e pagues e tbm, vc nao vaia credita mas, na represa aki perto!!!..

as iscas que mais funcionam com ela sao as de meia agua e sub superficie, mas umas zaras/ sticks caem mto bem!!

uma listinha ai que funcionou aki

As iscas com as cores cítricas funcionaram aki!!!

Guaporé verde-limao c/ branco - AICÁS (favorita!)

Ecostick tbm da mesma cor- AICÁS

Curitibinha cor 108 (mesma cor das acima) - Deconto

birutinha 70 (verde/amarelo/laranja - 3 cores na mesma isca) - deconto

JITTERBUG - Fred Arbogast (isca de balsa americana... é fu*** pras matrinxa!)

Inna pro tunned 70 dourada

uma que nao testei mas creio q funcionaria legal e a cigarrinha da albatroz... a barbela é semelhante a da jitterbug)

Aqui a matrinxa costuma bater em iscas com trabalho bem catimbado e lento com paradas... aki as batidas eram na paradinha, e nas iscas de superficie, quando a isca afundava um pouco!!

abraço

e insista bastante ai que vc pega!!

vai uma ajudinha aki

um video do johnny hoffman pescando matrinxas

http://www.momentodapesca.com.br/arquiv ... ograma.asx

OBS: Esse video vai abrir automaticamente seu windows media player (ou outro tocador de midia q vc definiu como padrao no pc) e começar a carregar o video!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parceiro depois coloco aqui...

No xingu... pegamos matracas na helice, zig zara.... só matraca top e só na superficie...

Também me surpreendeu... chegou a entrar na Super Spook e e hélice! blink::

mas concordo com o Baumann, é um bixo arisco, precisa de silencio e tals.

Na minha percepção, melhores iscas seriam colheres, spinners e iscas pequenas, sem ratling ... mas no Xingu, tive que rever meus conceitos.

O trem lá é esquisito mesmo rs... Peguei 2 com a T20 kkkkkkkkkkkkkkk

Como disse o Xande, é o arremesso no lugar certo. Se cair na cabeça dela, ela abocanha sem pensar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...