Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mario.Carijo

15Hp popa ou rabeta?

Posts Recomendados

Recorro mais uma vez à experiência desta galera. Estou querendo montar um conjunto de baixo custo, sendo uma canoa de 6m e um motor de 15Hp para pescar principalmente no lago de Balbina e nos rios Uatumã e Preto na temporada. Optei pela canoa (boca 1,35m) por ser mais barata e leve, além disso, com 15Hp e 2 pessoas+gelo numa canoa eu consigo fazer 38Km/h. Pesco, em geral, umas 15 vezes por ano, rodando em média umas 4h por pescaria.

A dúvida é: motor de popa ou rabeta?

Pela minha experiência, eu listei algumas características, mas gostaria que colaborassem com sua opnião.

Popa:

- mais leve;

- mais confortável ao conduzir;

- menos barulho;

- menor vibração no braço;

- preço maior (4600,00);

- maior consumo (triplo, considerando óleo), diferença de uns R$50 por pescaria.

Rabeta:

- mais barato (1800,00);

- Baxíssimo consumo;

- maior peso;

- dificuldade de transporte devido ao comprimento da rabeta (eu tenho pick up);

- perigo de queimadura ao retirar o motor do barco;

- mais barulho;

- muita vibração no manche (acho que ao longo do tempo deve dar até Parkinson doeu:: );

O que acham???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nas pescarias em Barcelos, qdo os piabeiros passam, o barulho é enorme com o "amazonino". Vc aí tem um 15 por 4.000k, compra correndo praia::

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação a desempenho acho que arabeta vai superar bastante. Acho que é devido à transmissão direta, sem engrenagens para mudança de direção.

Uma vez eu estava em meu bote com um Yamaha 25, pesado, borda alta, com gelo e 3 pessoas, ou seja muito peso, e uma canoa de 5m com um 6,5Hp com uma pessoa andava quase na mesma velocidade. Fiquei impressionado, apenas 1/3 da canoa estava em contato com a água.

Compartilhar este post

Link para o post

não entendo muito de motores, mas, se a rabeta for mais barata e tiver pelo menos 80% de desempenho comparado ao de popa, acho que compensa comprar a rabetinha sim, vejam esse video:

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=f6a0Hh6zGdU

Compartilhar este post

Link para o post

É Maicon, eu uma vez passei uma vergonha no Uatumã com um Yamaha 25hp sendo ultrapassado por uma rabeta 6.5hp. Ela andava parecido com esta do teu vídeo.

Eu acredito que o aproveitamento de potência da rabeta seja melhor do que o motor de popa em função da transmissão direta (engrenagens em um cardan de chevette, que é quase direto, causam perda de até 20% da potência), isto se deve ao ângulo de trabalho entre engrenagens. Portanto não tenho dúveidas em relação ao desempenho, somente em relação ao peso, barulho, conforto.... mas que anda sem gastar quase nada, anda. Com 5L de gasolina sem óleo vc pesca o dia inteiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Turma,

Comprei um motor rabeta 7.0HP 4T , confessso a você que o motor e muito bom.

Aluguei uma barco de 6 MT bico fino o mesmo com 6 pessoa embarcado estava andando a uma velocidade de 18 KM por hora.

joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso