Ir para conteúdo

Afluentes próximos a Barcelos


Posts Recomendados

Boas pessoal,

Já leio o fórum há tempos e conheço um pouco através de comentários daqui a respeito de alguns afluentes.

Refiro-me ao Aracá, Demeni, Cuiuni e Alegria.

Sei que o Demeni é um rio de águas brancas e de variedade de peixes e de couro também.

O cuiuni é um rio de qualidade e não quantidade, não sei se tem couro ou não.

O que eu gostaria de saber são mais detalhes específicos de cada afluente, comentários em geral como: O Alto aracá tem outros afluentes? O demeni tem muitos mosquitos insuportáveis? O cuiuni tem apenas peixes grandes mesmo? Como é esse repartimento com o Alegria? Quantidades de pontos de pesca e qualquer coisa que possa acrescentar algo nessa discussão.

Se alguém puder ajudar e contribuir para esclarecer melhor essas questões eu agradeço muito!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre...vou tentar ajudar um pouco.

Subindo o Demini vc encontrará o Aracá do lado esquerdo, sim, o Aracá é um afluente do Demini.

Eu não conheço, e não tenho vontade de conhecer o Demini...hehee...os mosquitos são insuportáveis, sim. E pra mim, Rio Negro é sinônimo de ausência completa de mosquitos...A coloração dos peixes do Demini tb são mais "apagadas" por conta da cor da água....então, por escolha pessoal mesmo, não tenho vontade de conhecer o Demini.

Entrando no Aracá, bem no barranco do hotel desativado, vc terá um afluente lá chamado Curuduri...Eu já subi um pouco nele, e, mesmo com as águas altas, achei o afluente bem interessante.

Subindo bastante, vc terá outro afluente do lado direito chamado Marari. Tb pesquei pouco nele...Existem bons lagos internos lá dentro e pequenas ressacas. Acredito q no começo da temporada valha a pena pescar nele.

E, acima da comunidade do Bacuquara, a qualquer momento vc pode engatar um gigantão.

Tenho muita vontade de acampar umas 3 horas (motor 40HP) acima da Serrinha e Cureiras (sim, lá pra cima vc terá a visão da Serra do Aracá)...pela distância e baixa pressão de pesca, acredito q dê para fazer a pescaria da vida.

O Arirrarrá é um rio muito bom. O Hotel pescava 90% lá dentro, então, como ele está fechado, acredito q os peixes fiquem mais ativos, contudo, os geleiros sempre estão por perto.

Como vc sabe, o Arirrarrá é um rio, digamos, bem largo, com centenas de grandes e médios lagos...mas lá pra cima ele muda completamente, passando a bem estreito e com lagos distantes um do outro.

Um colega aqui do fórum pegou um tucunaré com mais de 13kg lá em cima...então, vale a pena tentar.

O Cuiuni é o rio preferido de vários operadores de pesca na região. Alguns dizem q os grandões mesmo estão no Cuiuni. Eu não sigo esta regra, pois pra mim, quanto mais acima melhor. O repartimento fica há uns 200Km / 250Km de Barcelos...é muito distante...De lá eu já subi umas 5 horas de voadeira e gostei muito. Em um único dia de pescaria tomamos umas 20 porradas de peixes grandes.

Tb tenho vontade de acampar lá para as bandas dos lagos do Mandu, Trovão e Raio....Se acertar a mão no nível das águas tenho certeza q dá pra fotografar uns 5 peixes acima das 18lbs, por dia.

Toda a região de Barcelos é muito rica em afluentes, lagos e ressacas. Em qualquer um desses afluentes se consegue pescar em 10 / 15 voadeiras...ou seja, é muita água.

E em todos estes afluentes a quantidade de peixes não é o forte. Claro q se vc usar uma Jummping Minnow próxima ao barraco irá fisgar 200 peixes por dia, entre tucunas borboletas de 1kg / 2kg, e traíras de 1Kg...mas rapidamente estará arremessando para o meio do lago...hehee...

Barcelos é qualidade de peixe. joia:::

Abs...e estamos na área... joia:::

Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ir no Demini sem camiseta que lá é tranquilo... caveira:: No primeiro dia de pesca você vai precisar de doadores de sangue.. :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Fui uma única vez para AM e por causa do nível do rio tivemos que subir o Demini... A pescaria foi boa... mas como iniciante.. não levei repelente.. afinal, contava com as águas escuras do negrão... Já dá para imaginar o final né?

Por falar em repelente... algumas marcas os mosquitos de lá até preferem, então tome cuidado em qual levar, o Schmidt comprou um que era excelente segundo ele.

Não conheço nada da AM... o Fabricio deu uma aula ai em cima.. Mas digo.. se for no Demini, vá preparado. Calça, meia, camisa de manga comprida, chapéu, buff (importantissimo) e muito repelente..

E mesmo assim você será picado... os mosquitos lá picam por cima da roupa ou onde tiver uma chance.. Para ter uma idéia, nos ultimos dias de pescaria, não dava nem vontade de parar no barranco para almoçar... era covardia. :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Fora os mosquitos o resto foi uma pescaria inesquecível, pretendo voltar em breve para AM, porém em algum rio de água preta.. kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para ilustrar as exelentes colocações do Fabrício, segue abaixo algumas fotos desses locais.............

Realmente o Rio Demini é repleto de ''piuns'' quem já pescou lá que o diga......... é um bom rio para pegar bonitas Pirararas quando as piranhas deixam.........o engraçado é que lá no alto o Rio Demini tem um afluente também chamado de Cueiras e tem a água preta livre dos ''piuns'' e cheio de tucunaré.

Imagem Postada

Parece mentira como um rio que começa naquela largura estreite tanto.......... mas o Rio Arirarrá como disse o Fabrício fica assim praticamente sem pontos de pesca e praticamente sem lagos a partir do local chamado de estreito, a foto abaixo ilustra bem isto, vejam ao fundo da foto a largura do rio.!!!!

Imagem Postada

Com relação ao repartimento que o Alexandre pergunta nada mais é que o encontro do Rio Alegria(esquerda na foto) com o Rio Cuiunizinho...........Já lá no alto Alegria acho eu um dos melhores locais para a pesca dos grandes açus.....tive a oportunidade de pescar por duas vezes por lá e quando se pega o rio com o nível de água no ponto certo é campo minado na certa........... é só explosão.

Imagem Postada

Abraços, amigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado mesmo companheiros!!!

Realmente o post do Fabrício é uma aula, bem como os posts dos outros amigos. Maravilha de fotos Jaime!

Certamente que o Demini neste caso fica inviável em função da mosquitama!

Mas sem querer abusar da vossa bondade, Aracá e Cuiuni são realmente promissores conforme aproxima-se das cabeceiras de ambos. Neste trajeto de subida é possível encontrar outras espécies de peixes como os de couro, cachorras, apapás, etc?

Eu vi aqui no fórum um tópico sobre as matrinchãs capturadas com colheres e spinners no Xingú, isso também é possível nestes afluentes? Ou mais precisamente, que espécies poderíamos capturar além dos tucunas?

Mais uma vez muito obrigado pela atenção!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado mesmo companheiros!!!

Realmente o post do Fabrício é uma aula, bem como os posts dos outros amigos. Maravilha de fotos Jaime!

Certamente que o Demini neste caso fica inviável em função da mosquitama!

Mas sem querer abusar da vossa bondade, Aracá e Cuiuni são realmente promissores conforme aproxima-se das cabeceiras de ambos. Neste trajeto de subida é possível encontrar outras espécies de peixes como os de couro, cachorras, apapás, etc?

Eu vi aqui no fórum um tópico sobre as matrinchãs capturadas com colheres e spinners no Xingú, isso também é possível nestes afluentes? Ou mais precisamente, que espécies poderíamos capturar além dos tucunas?

Mais uma vez muito obrigado pela atenção!

Abraço

Que isso pode perguntar sempre...........estamos aquí para partilhar o conhecimento joia:::, com relação ao Rios Aracá e Cuiuní sim quanto mais aproxíma-se das cabeceiras dos rios os pontos vão se tornando mais promissores, pois vai diminuindo a incidência de pescadores ::tudo:: ............ E quanto mais se sobe o rio vai diminuindo a quantidade de peixes de couro, pois o peixe de couro costuma estar no canal principal do rio em locais profundos. joia:::

Quanto a outras espécies que podemos capturar não vou poder te responder, vou prá lá tão focado na pesca do Tucunará Açu que não pesco outro peixe.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...