Ir para conteúdo

TENKARA -Alguem já usou ?


Posts Recomendados

Amigos

Estou lende e vendo algumas reportagens interessantes sobre este metodo e como sempre o Brasil o pais da adequações já ter um sistema bem tupiniquim.

Por faor, quem conhece e principalmente usa este metido nosindicar como e onde conseguir uma tralha adequada (vara e linha). Onde tem praticado? porque pequenos riachos e limpos pelo enos na minha região (ABC Paulista) não é facil. Por Fim que tipo de mosca tem melhor resultado ?

Viva para conhece e ensina os curiosos ::fishing .

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos

Estou lende e vendo algumas reportagens interessantes sobre este metodo e como sempre o Brasil o pais da adequações já ter um sistema bem tupiniquim.

Por faor, quem conhece e principalmente usa este metido nosindicar como e onde conseguir uma tralha adequada (vara e linha). Onde tem praticado? porque pequenos riachos e limpos pelo enos na minha região (ABC Paulista) não é facil. Por Fim que tipo de mosca tem melhor resultado ?

Viva para conhece e ensina os curiosos ::fishing .

Obrigado

Prezado JRoberto,

Já estamos produzindo no Brasil a TenkaraBr, com mesmo padrão de qualidade das importadas e,com certeza, melhor preço.

Podes conseguir mais informações a respeito da técnica em http://www.flyfishingbrasil.com.br/phpB ... cda1253957

E detalhes de modelos e preços do material em

http://www.flyfishingbrasil.com.br/phpB ... 96d90048e8

E, qualquer dúvida,me contate.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Leandro Vitorino usou uma Tenkara (customizada pelo Jorge) para a pesca que ele fez esses dias, segue o link

http://goiasfly.blogspot.com/

Obrigado por postar Ti,

Realmente a reportagem do Leandro estreiando uma das TenkaraBR com as pirapitingas do sul está muito boa.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TENKARA - A TÉCNICA.

Tenkara não é o nome da vara, mas sim a técnica de pesca. Tenkara em japonês significa "vindo do céu" ou "caindo do céu".

Um pouco de história: É uma técnica milenar utilizada no Japão para pesca de pequenos peixes em pequenos riachos de montanha. Eram utilizadas varas de bambú de tres tramos amarrados ou encaixados,porém hoje com o advento das telescópicas são as que são usadas. Interessante que no norte da Itália se desenvolveu técnica praticamente igual ou muito semelhante, a pesca a mosca valsesiana, com registros desde o ano de 1500, também usando varas de bambu de tres tramos amarradas, porém um pouco mais compridas que as japonesas.

Suas linhas eram confeccionadas de rabo de cavalo macho trançadas e utilizavam diminutas moscas, simples de atar, alguns as atam na mão sem uso de morsa. Hoje são usadas linhas de monofilamento trançadas e/ou torcidas e ainda linhas de fluorcarbono. As linhas usadas tem mais ou menos o comprimento da vara ou pouco mais. Geralmente usa-se a linha torcida, mais um pré-tippet de dois a tres palmos e um tippet de 1,5 m. ou pouco mais nas bitolas 5 ou 6X (mais ou menos entre 0,12 e 0,18 mm) e a mosca ou kebaris como são chamadas em japonês.

A Tenkara Br começou com testes e pesquisas que duraram tres meses, depois de 18 modelos de varas testados e mais de 60 linhas produzidas para se chegar a um melhor casteio e apresentação de moscas. E terminamos aqui montando, além das varas, dois modelos de linha, um tradicional similar aos das tenkara japonesas e americanas e outro criado por nós (só produzido no Brasil), com peso mais dianteiro para melhor casteio com vento. Hoje estão havendo comentários que será produzida nos Estados Unidos, porém, nesta saimos na frente.

Para ilustração, alguns modelos de TenkaraBr.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Jorge

Muito obrigado pelas suas informações. Apesar de ser fascinante este assunto fico pensando onde podemos aplicar essa técnica nos riachos de grande SP. Normalmente os pequenos riachos são estreitos e com vegetação fechando proibindo qualquer ação de arremesso. Normalmante os pescadores de lambari (piau, cara, etc) neste tipo de riacho, usam vara bambu curta, linha mono +\- 0,20mm. chumbada minuscula de morder e anzol mosquito com larva de cupim.

O arremesso é feito em loca onde a correnteza leva a isca quase que flutuando e reza para que tenha alguma ação neste curto espaço. O reposicionamento da iscas é mais complicado pela falta de estrutura e peso da linha mas este movimento tem que ser repitido várias vezes.

Fico pensando se não consigo melhorar isso com uma vara tubular de carbono (+ curta que as suas), um jogo de linha transada feita por você, uns 60 cmts de linha mono para finalizar e atar a mosca.

Isso deveria me dar melhorar condição de reposionamento.

O comprimento da vara e tamanho de linha (normalmente do mesmo comprimento da vara) poderia variar conforme o local e largura do riacho. Usando sempre mosca artifical (FLY).

O que você acha ? ou devo neste caso usar linha de fly com a ponta de mono ? quanto de linha maior do que a vara posso usar ? (isso para conseguir o repocionamento da linha com pouco campo para movimentos a vara).

Desde já agradeço sua ajuda e antecipadamente peço desculpas pelo meu amadorismo.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Jorge

Muito obrigado pelas suas informações. Apesar de ser fascinante este assunto fico pensando onde podemos aplicar essa técnica nos riachos de grande SP. Normalmente os pequenos riachos são estreitos e com vegetação fechando proibindo qualquer ação de arremesso. Normalmante os pescadores de lambari (piau, cara, etc) neste tipo de riacho, usam vara bambu curta, linha mono +\- 0,20mm. chumbada minuscula de morder e anzol mosquito com larva de cupim.

O arremesso é feito em loca onde a correnteza leva a isca quase que flutuando e reza para que tenha alguma ação neste curto espaço. O reposicionamento da iscas é mais complicado pela falta de estrutura e peso da linha mas este movimento tem que ser repitido várias vezes.

Fico pensando se não consigo melhorar isso com uma vara tubular de carbono (+ curta que as suas), um jogo de linha transada feita por você, uns 60 cmts de linha mono para finalizar e atar a mosca.

Isso deveria me dar melhorar condição de reposionamento.

O comprimento da vara e tamanho de linha (normalmente do mesmo comprimento da vara) poderia variar conforme o local e largura do riacho. Usando sempre mosca artifical (FLY).

O que você acha ? ou devo neste caso usar linha de fly com a ponta de mono ? quanto de linha maior do que a vara posso usar ? (isso para conseguir o repocionamento da linha com pouco campo para movimentos a vara).

Desde já agradeço sua ajuda e antecipadamente peço desculpas pelo meu amadorismo.

Obrigado

Realmente, conseguirias fazer isto com vara telescópica do tamanho que quizeres, o problema que vejo é que as linhas produzidas por mim foram balanceadas para a ação das varas que faço, então uma das minhas linhas pode não trabalhar tão bem na tua vara, mas isto, só testando para ver.

Quanto ao comprimento de linha, para pequenos riachos o ideal é que sejam um pouco mais curtas que a vara, mas podem ser usadas linhas até 1 vez e meia o tamanho da vara, mais um tippet e a mosca. Mas o comprimento ideal vai sempre depender do teu espaço disponível para arremesso ou casteio.

Quanto a usar linhas de fly, tudo é válido, vais ter que testar ver qual trabalha melhor com tua vara.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...