Ir para conteúdo

Aparelho de GPS (Global Position System)


Posts Recomendados

O que é GPS?

:arrow: O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é um sistema de navegação baseado em satélite, composto de uma rede de 24 satélites colocada em órbita pelo Departamento Norte-Americano de Defesa.

O GPS foi originalmente planejado para aplicações militares, mas nos anos oitenta, o governo fez o sistema disponível para uso civil. GPS trabalha em qualquer condição de tempo, em qualquer lugar no mundo, 24 horas por dia, e não é cobrada nenhuma taxa para se usar o GPS.

Como funciona?

:arrow: Satélites de GPS circundam a terra duas vezes por dia, em uma órbita muito precisa, transmitindo informações precisas para a Terra. Receptores de GPS levam esta informação e, triangulação de uso, para calcular o local exato do usuário.

Essencialmente, o receptor de GPS compara o tempo em que um sinal foi transmitido por um satélite, com o tempo que foi recebido. A diferença de tempo é transmitida para o receptor de GPS, o quão longe o satélite está.

Agora, com medidas de distância de mais alguns satélites, o receptor pode determinar a posição do usuário e pode exibir isto no mapa eletrônico da unidade.

Um receptor de GPS deve receber um sinal de pelo menos três satélites, para calcular uma posição 2D (latitude e longitude) e movimento de rastro. Com quatro ou mais satélites visíveis, o receptor pode determinar a posição 3D do usuário (latitude, longitude e altitude). Uma vez que a posição do usuário foi determinada, a unidade de GPS pode calcular outras informações, como: velocidade, proa, rastro, distância de viagem, distância ao destino, tempo de viagem, nascer e pôr-do-sol e muito mais

Qual a aplicação para nós pescadores?

:arrow: Diversas. Hoje, o GPS está presente na caixa de pesca dos integrantes da Turma do Biguá. A partir do momento em que se liga o aparelho, você já vê na tela, a sua localização no planeta, e a partir daí, ele começa a marcar todo o caminho por onde o usuário passa, ele deixa um rastro na tela, mostrando também, velocidade, latitude e longitude, tempo de uso, etc. Pode-se marcar um poço, um obstáculo, um ponto interessante. Com ele você pode ver as fases da lua por mais de 50 anos, ver a hora que o sol, ou a lua, irão nascer e se pôr, e uma infinidade de outras opções.

Depois de ter marcado uma rota você pode retornar para o local de origem sem precisar olhar sequer para frente, basta olhar na tela do aparelho que lá você verá todo o caminho por onde passou.

E o melhor de tudo, ao chegar em casa você armazena todas as informações no computador, podendo com isso, guardar suas rotas, pontos, e etc, para usar novamente quando quiser. Além de esvaziar a memória do aparelho você poderá transmitir os dados para outros amigos, bem como receber.

Resumindo, se você tem um GPS no bolso o mundo fica pequeno

Modelos recomendados.

:arrow: Existe no mercado uma infinidade de marcas e modelos, para uso profissional e amador, simples e extremamente complexos, caros e baratos, entre os melhores de uso amador estão os Magellan, Garmin, Holux, Haicom, Tomtom, etc., sendo os da Garmin, os mais populares no Brasil.

Apesar do Garmin E-Trex ser o modelo mais barato do país, a Turma do Biguá recomenda aos nossos amigos pescadores o Garmim Legend ou Garmin Vista, isto porque estes últimos dispõem de mapa, item importantíssimo em um GPS, software em português, super compacto, com uma infinidade de funções de fácil entendimento, além da diferença de preço ser mínima.

Para um melhor entendimento da tecnologia acesse esses sites abaixo:

Portal do GPS

GPS Center

GPS Global

Eportáteis

Programas para comunicação PC x GPS e GPS x PC.

:arrow: Cada GPS dispõe de um programa exclusivo de comunicação com o PC, dificultando com isso a integração de dados de diferentes modelos de GPS´s. Pensando nisso um brasileiro chamado Odilon Ferreira Júnior criou um programa gratuito chamado Trackmaker que aceita dados de diferentes fabricantes, facilitando assim, a comunicação e a troca de dados entre usuários de todo o mundo.

O programa Trackmaker pode ser baixado e ser instalado em qualquer PC doméstico. Mesmo que não se tenha um aparelho GPS pode-se baixar o programa e, por exemplo, baixar uma rota das Serras Gaúchas, e imprimi-la.

Para saber mais sobre o programa TrackMaker, Clique Aqui

Bem...essas foram algumas dicas sobre o uso do aparelho de GPS.

Quais dúvidas ou dicas poderão ser postadas aí pra baixo... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Fabrício, show as explicações, tirou todas as minhas dúvidas para uma boa aquisição e uso do GPS!

Sabe me dizer aqui em Brasília, onde consigo um modelo desses recomendados por você, e +/- a faixa de preço?

Dudu...seja muito bem vindo...

Em Brasília o melhor ponto de compra é a Feira do Paraguai (q ainda é muito caro)...o bom de comprar é no Mercado Livre.

Qualquer dúvida é só dar um toque. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu preveni... ( em outro tópico ! ) :twisted:

E o avatar Dudu ?

Só para não perder o hábito...

kid M, é que não consegui incluir a foto, me retorna uma mensagem de que o tamanho máximo é de 120 x 160 pixel, eu não sei como reduzir minha imagem, vou ver com meu parceiro que é entendido disso e vou acrescentar!

Relaxa, você vai me ver, não precisa tanta ansiedade, kkkkkkk risriririirriri........Brincadeira, só para descontair o final do expediente.

Quanto a prevenção, eu vi, em outro tópico de outro usuário, mais nesse caso foi só para saber de um ponto de venda em Brasília, tô ligado!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tô sempre conferindo as novas postagens daqui do forum; mas é que eu procuro responder apenas quando tenho algo à acrescentar...

Boca fechada não entra mosca. :wink: Não quero ter de me desculpar novamente... (Não que eu não o fizesse, mas porque quero evitá-lo mesmo)

Como eu não tinha me dado conta de que eu tenho postado pouco, achei que você falava do Fabrício. :roll:

Um abraço a todos! E pode deixar que eu estou de olho no fórum, apenas tenho falado menos para pecar menos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu na área...

Reparem no horário q eu estou trabalhando tentando recuperar o meu outro fórum??!??!?! Dia 20 fazem 30 dias q a porcaria saiu do ar...e até hj estou tendo problemas...Vamos ver se hj sai.

mas estou na área....:wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Estava procurando informações sobre GPS e vi muita coisa interessante por aqui. Depois de ler diversos posts sobre o assunto, decidi comprar um GPS para usar nas minhas próximas pescarias.

Já vi também as dicas do Fabrício sobre os modelos da Garmim que dão conta do recado. Entretanto, como as dicas foram dadas já faz algum tempo, gostaria de saber se alguém de vcs, que usa GPS, acha que existe algum modelo mais moderno ou se aqueles da Garmim são boas compras.

Grande abraço,

Newton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Newton, realmente o 60CSX tem muitos adeptos.

Depois desse modelo (portátil) foi lançado o Oregon (q é o q eu tenho) e o Colorado, todos eles mais avançados q o 60CSX.

Ocorre q toda novidade sofre resistência, e o 60CSX marcou história.

O Colorado não foi muito bem aceito no mercado. Se vc procurar no Orkut encontrará alguns casos de usuários insatisfeitos, já o Oregon é tudo de bom. Eu gostei muito. Ele é touch-screen, fácil de operar, tem uma tela boa e é compacto. Antena de alta performance e é visualizador de imagem.

Qualquer dúvida é só falar. wink

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Pessoal, sei o topico é um pouco antigo, e como a tecnologia muda muito a cada semestre, gostaria de saber dos mais experientes quais são as ultima recomendacoes de GPS.

Andei olhando o Oregon450, e no meu entendimento, pelo tempo de vida deste produto ainda esta cara no Brasil, com valor na media de R$1.500,00.

Abraços e obrigado desde ja!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, sei o topico é um pouco antigo, e como a tecnologia muda muito a cada semestre, gostaria de saber dos mais experientes quais são as ultima recomendacoes de GPS.

Andei olhando o Oregon450, e no meu entendimento, pelo tempo de vida deste produto ainda esta cara no Brasil, com valor na media de R$1.500,00.

Abraços e obrigado desde ja!

Opa Gustavo...Sim...1.500 reais no Oregon é um pouco salgado.

Mês passado vendi um aqui no fórum por 1.200, sendo q nele já ia inserido 370 imagens de satélite da região do Rio Negro...

Agora, mesmo tendo alguns anos de lançado, o Oregon 450 ainda é, na minha opinião, o melhor custo benefício do mercado.

Pode compra-lo sem medo de ser feliz.... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bom dia Fabricio,

Tó indo pra serra da mesa no dia 07 de julho e gostaria de saber qual o melhor modelo e o mais barato GPS que eu possa usar lá?

Procuro um GPS que apenas me ajude na hora de voltar para o acampamento pois lá é um lugar muito facil de se perder!

Opa Leonardo....boa noite.

Rapaz...apenas para saber voltar para o acampamento, vc pode comprar um Etrex Legend do mais antigo mesmo.

O problema será apenas o cabo (serial), onde vc terá dificuldade de trocar informações com a maioria dos PCs atuais (q só usam portas USB).

Compre um adaptador Serial - Usb e manda bala.

Acho até q tinha um amigo aqui do fórum vendendo um lá na sala CLASSIFICADOS.

Abs.

Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

estou querendo comprar um gps vou usa-lo tanto no veiculo quanto nas pescarias qual modelo voces me indicam, GARMIN 60 CSX ou oregon 450 ou algum outro mais em conta para min que estou começando. obrigado. ::fisherman abraços

João...o 60CSX é um baita aparelho....mas o Oregon 450 dá nele de balaiada... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...