Ir para conteúdo

Você usa leader no AM???


Francisco Jr

Você usa leader no AM???  

60 votos

  1. 1. Você usa leader no AM???

    • SIM
      30
    • NÃO
      31


Posts Recomendados

Já vou logo adiantando...

Os argumentos do "SIM" são muito bons!

Os do "Não" também são muito bons!

Por argumento acho que vc vai continuar em dúvida...Melhor é esperar muitos votos na enquete e ver o que a maioria segue e se for o caso seguir tb...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Para a isca não ficar enroscando na linha

2) Para não ter que ficar cortando a ponta da multi de tempos em tempos

3) Na hora de colocar o Boga no beiço do Tuca o lider ajuda muito (PASSA MAIS SEGURANÇA)

Assino embaixo ::tudo::

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não:

Pois é mais um nó na linha. O que ENFRAQUECE o conjunto.

Porque ainda não perdi tucuna por falta de líder.

Pq o Nó, mesmo sendo o SF, é mais um batedor nos passadores...

Pq não vou lá para pescar peixes de dentes. Não arremesso para traíras.

Pq a incidência de enrosco linhaX hélice é muito baixa, ocorrendo mais com os sticks e por lá não tenho paciência pro stick.

Pq uma boa coordenação entre o pescador e o piloteiro dispensa a mão na linha (ou no lider) na hora de bogar. Quando estou me virando sozinho, é uma mão no boga e a outra continua no cabo da vara.

Pq sempre que possível estarei pescando sem nó na linha.

Concordo com as vantagens anunciadas mas, na minha opinião, elas pesam menos que as desvantagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não:

Pois é mais um nó na linha. O que ENFRAQUECE o conjunto.

Porque ainda não perdi tucuna por falta de líder.

Pq o Nó, mesmo sendo o SF, é mais um batedor nos passadores...

Pq não vou lá para pescar peixes de dentes. Não arremesso para traíras.

Pq a incidência de enrosco linhaX hélice é muito baixa, ocorrendo mais com os sticks e por lá não tenho paciência pro stick.

Pq uma boa coordenação entre o pescador e o piloteiro dispensa a mão na linha (ou no lider) na hora de bogar. Quando estou me virando sozinho, é uma mão no boga e a outra continua no cabo da vara.

Pq sempre que possível estarei pescando sem nó na linha.

Concordo com as vantagens anunciadas mas, na minha opinião, elas pesam menos que as desvantagens.

::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Eloi,vc eh meu idolo. :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, para a pesca de tucunarés-açú, pelos motivo apresentados pelo Eloy e endossados pelo Celso! Para a pesca de outros peixes, mais ao sul do AM, aí posso até usar, se eu achar alguém que saiba fazer esses nós chatos para mim... :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grande questão é a "libragem" de linha usada !

Não vou ficar repetindo o que já é de conhecimento geral no que diz respeito a questão da abrasão das linhas de multi.

Se o conjunto está equipado com linha de 65 / 80 lb, o uso de um líder é questionável sim...

Mas se a linha em uso é de 40 / 50 lb, uns 2 m de lider trançado de monofilamento cumprem bem o objetivo !

Mas isso - CERTAMENTE - é de gosto pessoal !

A turma dos molinetes leva um pouco mais de vantagem pelo tamanho dos passadores x nós de líderes... ( mas nada que um nó de sangue bem feito não solucione ) !

Outro detalhe, é que além de não usarem líderes, alguns dos pescadores amazônicos TAMBÉM não trocam de iscas, amarrando-as diretamente na multi, e reduzindo pontos de enfraquecimento do sistema... ( gosto/hábito é algo que aprendi não se discutir... ).

arrow:: A propósito, uso líder sim !

Monofilamento macio, trançado... cerca de 1,5 m nas pontas das minhas multi ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não:

Pois é mais um nó na linha. O que ENFRAQUECE o conjunto.

Porque ainda não perdi tucuna por falta de líder.

Pq o Nó, mesmo sendo o SF, é mais um batedor nos passadores...

Pq não vou lá para pescar peixes de dentes. Não arremesso para traíras.

Pq a incidência de enrosco linhaX hélice é muito baixa, ocorrendo mais com os sticks e por lá não tenho paciência pro stick.

Pq uma boa coordenação entre o pescador e o piloteiro dispensa a mão na linha (ou no lider) na hora de bogar. Quando estou me virando sozinho, é uma mão no boga e a outra continua no cabo da vara.

Pq sempre que possível estarei pescando sem nó na linha.

Concordo com as vantagens anunciadas mas, na minha opinião, elas pesam menos que as desvantagens.

Meu amigo e Mestre Eloy,

me permita fazer uma observação sobre a sua (sempre fundamentada) manifestação.

O seu primeiro argumento, que o líder é mais um nó na linha, o que enfraqueceria o conjunto, a meu ver só é válido para aqueles que, como vc, usam snap sem nó, eliminando totalmente o nó dos conjuntos. Para os demais, que atam a linha no pitão da isca, este nó efetivamente enfraquece o conjunto, pois, como vc já comprovou em seus extensivos testes, a linha multi atada com nós comuns (seja palomar, uni, ou outro nó qualquer), se corta a si mesma com o aperto, diminuindo em muito a resistência do conjunto. Acredito que por isso é que já tem gente usando linhas PP 80 e 100 libras, estes estão, na verdade, pescando com linha 40 a 50 lbs, pois esta é a resistência que vai resultar do uso do nó para atar a linha no pitão das iscas.

Já o nó SF, pelos meus testes empíricos (sem a sua metodologia, é verdade), não se corta a si mesmo, nos meus testes à base de trancos e de esticar a linha até a ruptura, com o conjunto linha multi atada a líder de fluorcarbon, SEMPRE a ruptura se deu na multi, bem antes do nó...

Dos demais argumentos, concordo com o das batidas nos passadores. De fato ocorrem, mas, ao meu sentir, não chegam a prejudicar o arremesso, até mesmo porque em AM não se faz necessário arremessar tão longe, e me parece que as pequenas batidas diminuem muito pouco o desempenho do arremesso. Para o meu gosto, essa desvantagem é superada pelas muitas vantagens já referidas, especialmente a resistência do líder à abrasão, pois eu uso essencialmente as linhas com 8 fios, as quais, como já disse o Fabrício, têm menor resistência à abrasão tanto em pauleiras quanto na serrilha das bocas dos açus.

Só diria, em complemento, que, embora a minha muito menor experiência em AM, ainda não perdi tucuna pela presença do líder de fluor.

Mas ambos os lados têm bons argumentos, é mais uma questão de opinião ::tudo::

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não:

Pois é mais um nó na linha. O que ENFRAQUECE o conjunto.

Porque ainda não perdi tucuna por falta de líder.

Pq o Nó, mesmo sendo o SF, é mais um batedor nos passadores...

Pq não vou lá para pescar peixes de dentes. Não arremesso para traíras.

Pq a incidência de enrosco linhaX hélice é muito baixa, ocorrendo mais com os sticks e por lá não tenho paciência pro stick.

Pq uma boa coordenação entre o pescador e o piloteiro dispensa a mão na linha (ou no lider) na hora de bogar. Quando estou me virando sozinho, é uma mão no boga e a outra continua no cabo da vara.

Pq sempre que possível estarei pescando sem nó na linha.

Concordo com as vantagens anunciadas mas, na minha opinião, elas pesam menos que as desvantagens.

::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Eloi,vc eh meu idolo. :gorfei: :gorfei:

Não uso.

o grande eloy falou tudo!!!

fiquei até com vontade de pescar com ele... Leu meus pensamentos. Principalmente pelo fato de por a mão na linha... vejo isso como um CRIME!!!

Os afluentes e lagoas do negrão não tem pedras.. o líder fica dispensável... mas não condeno quem use

Acho que é mais um fator que poderá pesar em favor do peixe.

Quanto a enroscar a isca na linha... isso se resolver com um movimento mais suave e "circular" na hora do arremesso e travar a linha antes da isca tocar a água, pois isso deixa a isca no sentido correto ao chocar-se com a água.

Entenda por arremesso "circular" como levar a vara mais elevada para trás do ombro e projetá-la mais inferiormente.

kid,como vc monta esse líder trançado??? hehehe... nem só de tucunarés açus vive o pescador neh?!

Espero ter ajudado

abrassaum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não:

Pois é mais um nó na linha. O que ENFRAQUECE o conjunto.

Porque ainda não perdi tucuna por falta de líder.

Pq o Nó, mesmo sendo o SF, é mais um batedor nos passadores...

Pq não vou lá para pescar peixes de dentes. Não arremesso para traíras.

Pq a incidência de enrosco linhaX hélice é muito baixa, ocorrendo mais com os sticks e por lá não tenho paciência pro stick.

Pq uma boa coordenação entre o pescador e o piloteiro dispensa a mão na linha (ou no lider) na hora de bogar. Quando estou me virando sozinho, é uma mão no boga e a outra continua no cabo da vara.

Pq sempre que possível estarei pescando sem nó na linha.

Concordo com as vantagens anunciadas mas, na minha opinião, elas pesam menos que as desvantagens.

To com vc ! joia:::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

::tudo:: ::fisherman USO, GOSTO E RECOMENDO. COMO SOU UM USUÁRIO CONCORDO COM TODAS AS MANIFESTAÇÕES FAVORÁVEIS. O PESSOAL JÁ DISSE TUDO. OS QUE NÃO USAM E NÃO GOSTAM TAMBÉM ESTÃO CERTOS. ACHO QUE NA PESCA É TUDO UMA QUESTÃO DE ADAPTAÇÃO, IMPROVISO E GOSTO PESSOAL.

PARTICULARMENTE USO LINHA 65 A 80 LB COM LÍDER, VARAS DE 6'6" A 7" E SOU FELIZ. O RESULTADO É SÓ ALEGRIA rindo3:: rindo3:: rindo3:: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uso fluorcarbono ( da trilon ) de 0.55 mm , e NUNCA perdi 1 peixe sequer por causa do leader ...

o negocio é o nó , se estressar muito a linha , o nó nao vai aguentar mesmo ... se passar saliva antes de apertar o nó , uma hora ou outra ele vai deslizar ... viu que a linha ficou um pouco machucada , torcida ou que o nó ficou ruim , corte e faça outro !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não:

Pois é mais um nó na linha. O que ENFRAQUECE o conjunto.

Porque ainda não perdi tucuna por falta de líder.

Pq o Nó, mesmo sendo o SF, é mais um batedor nos passadores...

Pq não vou lá para pescar peixes de dentes. Não arremesso para traíras.

Pq a incidência de enrosco linhaX hélice é muito baixa, ocorrendo mais com os sticks e por lá não tenho paciência pro stick.

Pq uma boa coordenação entre o pescador e o piloteiro dispensa a mão na linha (ou no lider) na hora de bogar. Quando estou me virando sozinho, é uma mão no boga e a outra continua no cabo da vara.

Pq sempre que possível estarei pescando sem nó na linha.

Concordo com as vantagens anunciadas mas, na minha opinião, elas pesam menos que as desvantagens.

Não uso nem com Stciks, e olhe que adoro usar Sticks lá!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...