Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Adão

Tanque de combustível na proa do barco

Posts Recomendados

Instalei um tanque de combustível de 50 litros na proa do barco (big fish 5014 c/ console) mas esta dando muita entrada de ar mesmo com o tanque cheio. Não sei o que esta acontecendo. Sei que o balançado do barco atrapalha e muito o tanque na proa, mas mesmo com taque cheio?..alguma coisa esta errada. Coloquei tudo novinho, mangueira de injeção eletrônica, bombinha, conector novo. No meio da navegação o motor para e tenho que desengatar a mangueira do motor, tirar o conector e bombear para sair o ar. A bombinha fica murcha e não puxa o combustível direito, será a distância do tanque?...ajudem ai...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mandei a Msg mais acho que não foi!! Bom é o seguinte se a "perinha" o bulbo esta murchando então quer dizer que o problema se encontra a frente dele!! primeiro verefique o engate do tanque e a presinha de fixação da mangueira depois verifica a mangueira do pescador, pois eu comprei um tanque de 12 litros para usar com um motor 4 tempo porque gastava muito pouco, depois vi que falnhou mesmo com o pesinho a mangueira do pescador dava volta dentro do tanque ficando pra cima aí tive que cortar a mangueira do pescador, depois olha se o suspiro nao está fechado ou obstruido pois esse tanque deve ser um paralelo que as firma poe que tem tipo a cabeça de um bufalo na tampa preta e tem uma borracha dentro com 3 furinhos talvez a demanda de ar esteja pouca e vc tera que aumentar esses furinhos pode tbm ocorrer do tanque amassar ser chupado verificou se o tanque nao estava chupado quando parou? se estiver ai é certeza que é demanda de ar! e por ultimo verifica se a valvula de entrada do bulbo a que fica do lado do tanque não esta com broblema!!

Compartilhar este post

Link para o post

no meu BF 5014C/60,coloquei tmb um tanque de 55lts na frente,nao sei onde vc comprou,o meu comprei no ML pepelegal paresetem q tomar algunas cuidados,vamos la:

se ta murchando a mangueira,é pq nao ta entrando ar para sair o combustive,no meu caso,tive q cortar as abas da tampa de combustive,e tmb a torneirinna de saida de ar,para caber na frente,tive q trocar o EVA do fundo q é de 2,5cm,por um burrachao de 0,5cm,para poder abaixar mais o tamque pra dar para a tampa feixar,se nao fizer,com a tampa da caixa seca,vc empurra a saida de ar para baixo,e acaba cortando o combustivel,msm sendo de rosca a tampinha,ela abaixa.

outra coisa q tive q fazer,o pescado do tanque q veio,é pessimo,e de manqueira cristal,pode olhar q ele entra fougado no pesacador da tamque e nao tem jeito de colocar abraçadeira,e é muito grande,vai ate o fundo e sobe denovo,acabando gas. com gas no tanque,toquei essa manqueira pou um pedaço de manqueira dura(aquela q vem no fundo da carro,q se pegar ne pedras ela amassa e volta)medi certinho o tamnho.e fix o pescador,ficou tao bom q com 100ml de gas ja puxa,coloquei um filtro de gas de carro injeçao,na saida do tanque,ja q no tanque,nao tem a penerinha,passei toda a manqueira interna(por onde passa os comandos,so q em cada lugar q tinha quinas,coloquei uma manqueira mais grossa por fora,assim msm com a vibraçao,nao corta a de gas,e deixei a original,so tirei o conector e coloquei uma emenda,ficou blz,pode acelerar todo q nao corta.

A unica coisa q nao gostei é q na frente so cabe esse tanque,e fica com as duas laterais livre,devo passar a bateia do barco,para la e a do eletrico tmb,fazendo a caixa do eletrico de caixa termica.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns itens que todos colocaram eu verifiquei quando estava pescando, tipo presilhas, abertura do respirador do tanque (que pretendo aumentar) e mangueira dobrando. O pescador do tanque é de aluminio e vai até o fundo do tanque certinho, o tanque não estava murchando, então acredito que a entrada de ar esta suficiente, mas de qualquer maneira vou aumentar a entrada, vou verificar a parte da mangueira que fica escondida e os outros intens que vocês colocaram para serem observados...obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Meu primo comprou um BF 5014 também, com Mercury 60HP, 0km montado na Metalglass, tanque 50lts de fabrica, e esta dando mesmo problema, durante a navegação as vezes o motor apaga, a pera esta vazia, é só bombear, bater e pegar!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive problema semelhante, com tanque novo. Revisei o sistema e descobri que era entupimento do tubo pescador. Ao fixar a tampa do pescador e boia de nível, foi utilizado um vedante automotivo cujo excesso acabou indo parar no tubo de aluminio.

Coloquei uma camisinha nele e está resolvido.

Compartilhar este post

Link para o post

Adão Boa noite

Tambem tive o poblema semelhante ao seu com 25 hp novo.O defeito era na bombinha que pucha a gas do tanque ela tem uma vavula que quando apertada ela fecha a entrada que vem do tanque e empurra para o

motor troquei acabou o defeito e so alegria

As veses o seu tambem seja omesmo

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Adão,

Não deixe de verificar o engate da mangueira no motor pois aconteceu comigo. Tem uns engates que a válvula é uma esfera e o pino da parte que fica no motor ficava de lado, dando entrada de ar. Troquei por uma com a válvula convexa e resolveu o problema pois o pino esta sempre no meio.(ui!)

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz alguns ajustes e revisei todo caminho do tanque até no motor. A mangueira estava comprida demais e cortei uns 90cm que estavam atrapalhando, furei a tampa do tanque mais dois furinhos (só tinha um pequeno). Assoprei até ficar roxo para ver se tinha alguma dobra ou sujeira no meio do caminho, e coloquei mais uma presilha de plástico em cada conexão, ainda não testei depois desses procedimentos, se continuar vou trocar a "pera" que é o que restou para trocar. Um camarada me disse que o tanque fica muito longe e a bomba do motor não foi feita para puxar a gasolina dessa distância, é pagar pra ver...abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Usei durante muito tempo um barco Mutirão Ilha de 5,5 m. c/ um Yamaha 40 com o tanque principal na proa e nunca deu nenhum problema.

Ah sim, uma vez a mangueira cortou e vazou toda a gasolina (50 lts) para o casco, dissolvendo a massa que se usa na junção das chapas de alumínio. Foi preciso desmontar o casco e recolocar os arrebites com massa nova. Cuidado, não deixe de verificar o estado da mangueira de tempos em tempos.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz alguns ajustes e revisei todo caminho do tanque até no motor. A mangueira estava comprida demais e cortei uns 90cm que estavam atrapalhando, furei a tampa do tanque mais dois furinhos (só tinha um pequeno). Assoprei até ficar roxo para ver se tinha alguma dobra ou sujeira no meio do caminho, e coloquei mais uma presilha de plástico em cada conexão, ainda não testei depois desses procedimentos, se continuar vou trocar a "pera" que é o que restou para trocar. Um camarada me disse que o tanque fica muito longe e a bomba do motor não foi feita para puxar a gasolina dessa distância, é pagar pra ver...abraços.

Tudo bem Adão,

Quanto a distância do tanque da bomba de combustível, não existe tal recomendação, mas já a distãncia da Pera sim...em geral, se vc observar em vários fabricantes de motores, a pera sempre esta na mesma distância em relação a bomba de combustível, portanto tome cuidado...o tanque pode estar longe do motor, mas a pera não, isso tem a ver com poder de sucção da bomba de combustível, em média a pera fica uns 20 ou 30 cm da entrada de combustível do motor....mais que isso..literalmente é arranjar do de cabeça..

Um Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitando o topico, vc colocou o tanque na caixa seca da frente,eu coloquei o meu de 50l la,alem de matar a caixa seca,ainda no deu para levantar o motor,q cavalga um pouco ainda,tava pensando em tirar a plataforma da frente,(so aquele triangulo do bico msm) e mandar fazer um tanque de inos para colocar ali,por ai jogaria todo o peso para o bico,e mais peso na caixa seca,trirando o exesso de peso atras.

seria viavel?

Compartilhar este post

Link para o post

Naquele triangulo, por baixo de uma fina folha de madeira, tem um fechamento de alumínio.

é la msm,mas se for feito o tanque aproveitando bem,com os calço de borrachas par nao furar com as trepidaçoes, cabe 50lts ou nais de gasolina,pensei arrancar os rebite fazer o tanque com o bocal de abastecimento e arrebitar a tamba de compensado denovo,so nao pode retirar ela de la pq so pesco nela :gorfei:

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitando o topico, vc colocou o tanque na caixa seca da frente,eu coloquei o meu de 50l la,alem de matar a caixa seca,ainda no deu para levantar o motor,q cavalga um pouco ainda,tava pensando em tirar a plataforma da frente,(so aquele triangulo do bico msm) e mandar fazer um tanque de inos para colocar ali,por ai jogaria todo o peso para o bico,e mais peso na caixa seca,trirando o exesso de peso atras.

seria viavel?

Não sei se vale a pena matar os compartimentos por causa de tanques de combustível. O meu BF 5014 console está com 2 tanques quicksilver de 25 cada, atrás mesmo, pra mim não tem o que mexer nos tanques.

Tenho uma chata com um motor 200 hp, nela não teve jeito, ela cavalgava mesmo com o trim lá embaixo, agora ela está com um tanque Bepo de 200 litros na proa + 100 litros na popa...rsrsrs... 300 litros a capacidade total, mas agora tá redonda.

Vou a foz do iguaçu e retorno a guaíra sem abastecer...

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo bem Adão,

Quanto a distância do tanque da bomba de combustível, não existe tal recomendação, mas já a distãncia da Pera sim...em geral, se vc observar em vários fabricantes de motores, a pera sempre esta na mesma distância em relação a bomba de combustível, portanto tome cuidado...o tanque pode estar longe do motor, mas a pera não, isso tem a ver com poder de sucção da bomba de combustível, em média a pera fica uns 20 ou 30 cm da entrada de combustível do motor....mais que isso..literalmente é arranjar do de cabeça..

Um Abraço

A mangueira que cortei estava justamente "aumentando" essa distância, eu coloquei a pera com mais ou menos 20 cm da entrada do motor, bom vc ter falado isso. Agora é só testar...obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

seria viavel?

Se o seu esta cavalcando muito provavelmente é a altura do motor que esta errada. Eu coloquei meu tanque justamente onde ficava a caixa seca, mas mesmo antes não tinha problema de cavalgar, e sim problema de pouco combustível para pescar na SM pois gosto de andar bastante. Acredito que seu problema seja altura do motor e regulagem do trim.

Compartilhar este post

Link para o post

seria viavel?

Não sei se vale a pena matar os compartimentos por causa de tanques de combustível. O meu BF 5014 console está com 2 tanques quicksilver de 25 cada, atrás mesmo, pra mim não tem o que mexer nos tanques.

Tenho uma chata com um motor 200 hp, nela não teve jeito, ela cavalgava mesmo com o trim lá embaixo, agora ela está com um tanque Bepo de 200 litros na proa + 100 litros na popa...rsrsrs... 300 litros a capacidade total, mas agora tá redonda.

Vou a foz do iguaçu e retorno a guaíra sem abastecer...

Na verdade o erro foi meu...na época que comprei o barco deveria ter pedido para colocar um tanque de 50 litros atrás e estaria tudo resolvido. Agora é torcer para que os ajustes feitos resolvam o meu problema...Quando testar posto o resultado aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

seria viavel?

Se o seu esta cavalcando muito provavelmente é a altura do motor que esta errada. Eu coloquei meu tanque justamente onde ficava a caixa seca, mas mesmo antes não tinha problema de cavalgar, e sim problema de pouco combustível para pescar na SM pois gosto de andar bastante. Acredito que seu problema seja altura do motor e regulagem do trim.

na verdade Adao,consigo navegar com ele liso,sem cavalgar,com 2 pessoas no banco e 1 atraz,mas tenho q enterrar todo o motor,e qndo ganha velocidade,dou 2 ou 3 toque para subir o motor,mais q isso ele ja começa a cavalgar,ta dando 36milhas a 5100rpm messas condiçoes,creio eu se colocar mais peso na frente e conseguir subir mais o motor,consigo ganhar giro,e consequentemente mais velocidade,queria fazer isso,antes de pensar em trocar de helice,ou colocar jack.

Compartilhar este post

Link para o post

seria viavel?

na verdade Adao,consigo navegar com ele liso,sem cavalgar,com 2 pessoas no banco e 1 atraz,mas tenho q enterrar todo o motor,e qndo ganha velocidade,dou 2 ou 3 toque para subir o motor,mais q isso ele ja começa a cavalgar,ta dando 36milhas a 5100rpm messas condiçoes,creio eu se colocar mais peso na frente e conseguir subir mais o motor,consigo ganhar giro,e consequentemente mais velocidade,queria fazer isso,antes de pensar em trocar de helice,ou colocar jack.

Sinceramente não vejo necessidade de colocar o jack. O meu chegou a 39 milhas (eu e o mecânico no barco com tanque vazio) depois que eu subi um pouco o motor. Não acredito que vc vá conseguir muito mais do que isso mesmo com o jack. Ah, o hélice era original ....abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente não vejo necessidade de colocar o jack. O meu chegou a 39 milhas (eu e o mecânico no barco com tanque vazio) depois que eu subi um pouco o motor. Não acredito que vc vá conseguir muito mais do que isso mesmo com o jack. Ah, o hélice era original ....abraços.

39 milhas? mediu com o que? marcador do barco mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso