Ir para conteúdo

Dúvida. Tamanho da vara x tam cabo X capacidade de arremesso


Posts Recomendados

Pessoal, tenho uma dúvida(acho até que é boba). Vejam se podem me ajudar:

Digamos que tenho 2 varas identicas em todos os componentes.

Ambas tem tamanho 5'6'', porém uma tem o cabo de 20cm e a outra tem cabo de 16cm.

Assim, a de 20cm de cabo tem tamanho menor na parte do reelset até a ponteira.

Minha pergunta é:

Isso atrapalha muito a capaciade de arremesso da vara, ou não tem nada haver?

Uma vara que tem maior tamanho do reeseat pra ponteira "bota" isca mais longe? Tem maior alavanca com o peixe?

Pergunto isso pq não gosto de varas de 25lbs muito curtas (5'3''). Aí vc vê vendendo no mercado uma vara de 25lbs 5'6'', só que a vara tem 20cm de cabo. Aí coloca ela ao lado de uma 5'3'' que tem 16cm de cabo e percebe que elas tem o mesmo(ou quase o mesmo) tamanho do reelseat pra frente.

O que vcs acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão, a capacidade de arremesso é diretamente proporcional ao comprimento da alavanca. Sua questão remete ao principio de Arquimedes ("dê-me uma alavanca e um ponto de apoio que moverei o mundo").

No caso, o comprimento da alavanca será medido do ponto de apoio (ponto que você segura a vara para fazer o movimento de arremesso) e a ponta da vara. A vara que apresentar maior alavanca provavelmente arremessará a mesma isca mais longe (desde que nas mesmas condições).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teoricamente a alavanca maior lançará mais longe considerando mesmo blank mesmo numero de passadores, porem na minha opnião prefiro cabos mais longo porque? porque o eixo do alavanca é seu pulso ou seja percebi que com cabos maior em meu canso pelo fato de maior equilibrio tipo uma hélice o eixo se encontra ao centro para que haja balanceamento!! dá uma reparada quando for pescar ate o trabalho da isca fica mais facil, já que todo o trabalho concentra apenas no movimento do pulso e não no braço!! e prefiro cabos longo pois quando se fisga é mais facil apoiar no antebraço!! eu me adaptei a varas com cabos maiores pois acho que são mais equilibradas, a distancia da isca está mais relacionada a freio da carretilha, espessura de linhas, peso da isca, tipo de ação do blanque, e numeros de atrito em passadores, creio que esses influencia mais na distancia que os 4 centimetros de alavanca!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo mundo conhece o conceito da alavanca mas ninguem respondeu a duvida do Betão.

Seguinte meu amigo, vc terá a mesma alavanca para o arremeso no caso 5,6 pés

a diferença será aonde vc vai exercer a força para essa alavanca arremessar a isca.

No caso do cabo maior vc precisará fazer menos força para mover essa alavanca (mas uma amplitude maior), tanto no arremeso quanto na briga com o peixe, porem perderá em área de flexibildade da vara.

No cabo menor, vc terá que fazer mais força (menor amplitude) no arremeso e na briga com o peixe porem a área da vara que terá o efeito de flexionar será maior.

Deu para entender???

doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo mundo conhece o conceito da alavanca mas ninguem respondeu a duvida do Betão.

Seguinte meu amigo, vc terá a mesma alavanca para o arremeso no caso 5,6 pés

a diferença será aonde vc vai exercer a força para essa alavanca arremessar a isca.

No caso do cabo maior vc precisará fazer menos força para mover essa alavanca (mas uma amplitude maior), tanto no arremeso quanto na briga com o peixe, porem perderá em área de flexibildade da vara.

No cabo menor, vc terá que fazer mais força (menor amplitude) no arremeso e na briga com o peixe porem a área da vara que terá o efeito de flexionar será maior.

Deu para entender???

doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu::

Bom, não entendi muito bem... doeu::

O que entendi segundo seu comentário, é que terei de adaptar meu estilo de arremesso a depender da montagem se quiser botar isca longe. Numa terei de usar força e na outra fazer arremessos com aplitude, é isso?

Agora, veja esse exemplo:

Tive uma Rapala Platinum 25lbs 5'6''. A vara esteticamente era muito linda, a pegada era excelente, o blank eu achava muito bom, porém quando isca arremessar iscas mais leves(Jigs Caribes de 15g) meus arremessos só saiam pra baixo... saiam muitas vezes tão errados, que parecia pescador novatão...

Uma vez experimentei uma Platinum de 6' de um amigo e isso não acontecia...Cheguei a conclusão de que a Platinum 5'6'' 25lbs era muito curta do reelseat pra ponteira e de alguma forma isso tava incluenciando demais nos arremessos com as isca mais leves "arremessáveis" pelo blank...

O que vc acha companheiro?

>Grato a todos pelos comentários joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente, eu disse geralmente.... Beto isso acontece pelo tipo de ação da vara e recomendação do casting de cada uma...

as vezes os 15 gramas do jig não conseguiam "carregar"a vara para o arremesso.

E sabido que quando cortamos um blank, ele tende a ficar mais "rápido".

Uma opção que uso quando isso acontece e NÃO deixar o JIG colado a ponteira ao arremessar, deixar uns 25 a 30 cm de linha, "podem ajudar" mas vc perde um pouco de precisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto,

Temo que a resposta correta envolva outras variáveis técnicas muito relevantes. Embora eu seja um velho pescador, meu interesse (técnico) por materiais mais adequados é recente, logo, minha experiência ainda é limitada.

Andei pedindo ao Marcão (CBM) para fazer 2 varas para mim e aí tive a oportunidade de conversar com ele sobre o assunto varas... Com relação ao cabo ele me falou que 1/2 cm podem fazer muita diferença! Daí fiz a opção pelo cabo de 19,5 cm em função de que a vara é uma 17 libras, com 5,6", de ação moderada...

Aí é que vem a questão pricipal: meu interesse é utilizar esta vara para pescar os tucunas de reservatórios, logo, estou buscando o conforto (leveza) e um material adequado para zarar e bom também para os sticks, charutinhos etc...

Também pedi a ele uma vara 25 libras com 6", Fenwick HMX, para pescarias amazônicas e, evidentemente, o cabo será proporcional, isto é: em torno de 25 cm. Por óbvio, a finalidade é "puxar" as hélices e arremessar /trabalhar iscas de maior peso e volume...

Quem sabe algum customizador passa por aqui e dá uma aulinha para nós, esclarecendo o assunto que é muito interessante e oportuno.

abração

kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto,

Temo que a resposta correta envolva outras variáveis técnicas muito relevantes. Embora eu seja um velho pescador, meu interesse (técnico) por materiais mais adequados é recente, logo, minha experiência ainda é limitada.

Andei pedindo ao Marcão (CBM) para fazer 2 varas para mim e aí tive a oportunidade de conversar com ele sobre o assunto varas... Com relação ao cabo ele me falou que 1/2 cm podem fazer muita diferença! Daí fiz a opção pelo cabo de 19,5 cm em função de que a vara é uma 17 libras, com 5,6", de ação moderada...

Aí é que vem a questão pricipal: meu interesse é utilizar esta vara para pescar os tucunas de reservatórios, logo, estou buscando o conforto (leveza) e um material adequado para zarar e bom também para os sticks, charutinhos etc...

Também pedi a ele uma vara 25 libras com 6", Fenwick HMX, para pescarias amazônicas e, evidentemente, o cabo será proporcional, isto é: em torno de 25 cm. Por óbvio, a finalidade é "puxar" as hélices e arremessar /trabalhar iscas de maior peso e volume...

Quem sabe algum customizador passa por aqui e dá uma aulinha para nós, esclarecendo o assunto que é muito interessante e oportuno.

abração

kruel

Grande Kruel, sera 22 cm a Fenwick heheheheheh

Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...