Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lamana

Bateria do elétrico no alternador ou não

Posts Recomendados

Pessoal, estou com este dilema. O alternador do 60 Mercury gera 16amp/h, as duas baterias se ligadas a ele são quase 150, será que não seria melhor deixar a bateria do elétrico ser carregada por fora doeu::

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu ia colocar a minha para carregar,junto,conversando com um eletreciata de carro daqui,ele me falou o seguinte:

a bateria e como uma pilha,um acumulador de carga,o alternador serve para manter a bateria carregado,qndo chega na voltagem certa o regulador desarma para nao carregar mais,qndo cai um pouco,começa a carregar de novo,se eu colocasse para carregar 2 bateria,ele iria trabalhar sempre carregando,os 16anp,nao ia dar conta de carregar as 2,gastaria muito tempo,entao provavelmente iria queimar o alternaddor,e ainda me aconselhou a toda vez q ficar muito tempo parado,antes de ir pescar dar uma carga lenta na bateria do motor.

entao nao mexi por enquanto.

semana q vem devo levar meu motor pára a 1o revisao de 10h,ai vou perguntar o caca(caca nautica),se poço colocar para carregar as 2.

Compartilhar este post

Link para o post

Lamana

Não tenho este tipo de embarcação mas sou eletricista de baixa tensão.

Quando você fala que o motor 60 gera 16amp/h isto está correto ou ele gera 16v?

Amperagem é uma coisa voltagem é outra.

Abraço :amigo:

Compartilhar este post

Link para o post

Lamana, boa noite, a cituação é a seguinte provavelmente o alternador do motor do barco não vai dar conta para carregar as duas, pois precisa de muito funcionamento do mesmo para caregar as baterias, em termos de defeito eu acredito que não tem problema, porem é interesante consultar um profissional. tchau::

Compartilhar este post

Link para o post

Lamana

respondendo por ele,

carrega 16amperes e da quase ou 14volts.

Compartilhar este post

Link para o post

Lamana

Tirado do site da Mercury; 16amp/h legal::

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, isto é a maior besteira que eu já ouví.

Liga as duas para carregar e pronto.

16A é uma p*** corrente.

Carregadores de carga lenta carregam 5A.

E outra, vc não vai descarregar tanto assim a de serviço.

O que não pode é instalação malfeita, aí queima qualquer alternador.

As antigas f 1000 vinham com duas baterias ligadas em paralelo e alternador de apenas 35A, para carregar, e ligar faróis, som, limpador de para brisa, etc.

Se este seu instalador ficar te torrando, coloca um isolador.

Compartilhar este post

Link para o post

Vale lembrar que as baterias é bom que possui as mesmas amperages se for pra carregar as 2 ao mesmo tempo, pode ler qualquer tipo de carregador se for pra ligar em paralelo eles dizem só deve carregar juntas se as mesmas possuirem as mesma amperagem!

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, isto é a maior besteira que eu já ouví.

Liga as duas para carregar e pronto.

16A é uma p*** corrente.

Carregadores de carga lenta carregam 5A.

E outra, vc não vai descarregar tanto assim a de serviço.

O que não pode é instalação malfeita, aí queima qualquer alternador.

As antigas f 1000 vinham com duas baterias ligadas em paralelo e alternador de apenas 35A, para carregar, e ligar faróis, som, limpador de para brisa, etc.

Se este seu instalador ficar te torrando, coloca um isolador.

Alex...vai me desculpar...mas não é besteira mesmo... Naonao::

Para q 2 baterias trabalhem bem ligadas em paralelo é fundamental q elas tenham a mesma amperagem, e mesma capacidade de corrente. De preferência q seja do mesmo lote de fabricação, o q em 90% dos casos não é respeitado pelo pescador.

Em 99% dos casos a bateria do elétrico tem mais de 100Amp e a do motor de popa tem menos de 100Amp..ou seja, a bateria do popa irá se lascar para trabalhar em conjunto com a outra, forçando todo o conjunto.

Como a bateria do elétrico é sempre mais requisitada, toda a carga "reserva" da bateria do motor de popa será sugada por aquela.

Daí, caso o pescador vacile e use demais o elétrico ele não vai conseguir dar partida no motor dele.

Tá certo q isso não tem a ver com a pergunta do amigo....mas lembro a turma q bateria é uma pilha, e, desde q ela sai de fábrica, ela aceitará um número "X" de cargas e descargas....Usando a bateria do motor de popa em paralelo com a do elétrico vc estará diminuindo a vida útil da bateria do motor de popa.

Eu comprei uma chave 2 - 1 - All - Off pra ligar no meu barco e acabei desistindo deste tipo de ligação....Tanto na Pantanáutica, quando na BassBoat...o pessoal não recomendou.

Ah...e tem outra coisa...Os motores acima de 115hp possuem ALTERNADOR...ou seja, quando as baterias estão totalmente carregadas eles deixam de mandar carga pra elas....Já os motores abaixo dos 115Hp possuem um RETIFICADOR DE CORRENTE...e, mesmo q a bateria esteja carregada, ele continua mandando os mesmos 15Amp/h pra elas...comprometendo a vida útil da bateria.

Agora, caso a turma queira ligar 2 baterias APENAS para o elétrico, seja em série, seja em paralelo, no alternador do motor....aí tudo bem... joia:::

Ah...e mais outra coisa...hehehee....sei q muita gente faz isso e acha q tá tudo blz....mas de quanto em quanto tempo eles precisam trocar de bateria????

Eeu tenho uma bateria Moura Boat de 105 Amp trabalhando comigo há 3 anos e ela continua trabalhando como se tivesse saído da loja...Cuido sempre muito bem das minhas baterias... joia:::

Ah....e como vc disse, instalando o isolador de baterias sim, o conjunto de baterias agradecerá... joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Lembre-se que barco não pega no tranco. :gorfei:

Deixe o retificador ligado apenas na bateria do motor pois se ela for pro saco, fu..

A do elétrico deixe carregando durante a noite em um carregador inteligente, todos os dias da pescaria.

É o que faço nas minhas baterias, uma de 105 amp. para o elétrico e outra de 70 amp. para o motor.

Compartilhar este post

Link para o post

Fabrício, no seu post sobre ligação de bateria, eu falei bastante com vc sobre a ligação.

Vc esta mal informado, e vou te esclareçer:

1. Motores abaixo de 115 hps tbm tem alternador (mercury 60 4T, etc.);

2. Mesmo motores que tem apenas retificador de corrente, também possuem o REGULADOR, que deixa de mandar carga para bateria quando totalmente carregada;

3. A ligação da chave para duas baterias, não é recomendada por pura desinformação. Deveriam explicar para o dono da embarcação, que a mudança de baterias NÃO DEVE SER FEITA COM O MOTOR LIGADO, pois aí sim corre o risco de queimar o alternador/retificador. Com o motor DESLIGADO, não corre nenhum risco.

Quanto ao post, como já disse, se não quiser se aborrecer, coloque um ISOLADOR.

Comprei um no Ebay por 30 USD, de 80 A.

Compartilhar este post

Link para o post

Fabrício, no seu post sobre ligação de bateria, eu falei bastante com vc sobre a ligação.

Vc esta mal informado, e vou te esclareçer:

1. Motores abaixo de 115 hps tbm tem alternador (mercury 60 4T, etc.);

2. Mesmo motores que tem apenas retificador de corrente, também possuem o REGULADOR, que deixa de mandar carga para bateria quando totalmente carregada;

3. A ligação da chave para duas baterias, não é recomendada por pura desinformação. Deveriam explicar para o dono da embarcação, que a mudança de baterias NÃO DEVE SER FEITA COM O MOTOR LIGADO, pois aí sim corre o risco de queimar o alternador/retificador. Com o motor DESLIGADO, não corre nenhum risco.

Quanto ao post, como já disse, se não quiser se aborrecer, coloque um ISOLADOR.

Comprei um no Ebay por 30 USD, de 80 A.

Uhmmmm.....boa dica. Tá anotado aqui pra brigar quando me falarem q não é recomendado...hehee... joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de 3 a 4 finais de semana, tenho que repor a carga das duas baterias. Estou pensando em desligar a do elétrico e deixar apenas a da partida ser carregada pelo motor.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Lamana,

Acho que esta é a decisão mais acertada. joia:::

Deixe a bateria do Mercury apenas para ele e a do elétrico você carrega em separado.

Tecnicamente não sei te responder o motivo, talvez o vício de carga, mas posso assegurar que desta forma sua bateria vai durar muito mais.

Tenho uma EMG de 125 AMP para o elétrico que já fez 2 anos e está segurando carga como nova, porém sempre foi carregada em separado e com baixa corrente, no máxmo 10 amp/h. ::tudo::

Tenho um amigo que também é Guia de Pesca e estava carregando a dele (EMG também) no alternador do motor de popa...resultado... a bateria não durou 1 ano. doeu::

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Agora qual o melhor corregador pessoal?

Tem para todos os gostos: vonder com amperimetro ou okei automático que desliga quando a bt. fica no ponto. Pelo que vi a de 5A e a que carrega bem lento, é a melhor opção;não danificando a bt.

dica: gurgelferramentas.com ou lojadomecanico.com. valeu... joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Lamana,

Acho que esta é a decisão mais acertada. joia:::

Deixe a bateria do Mercury apenas para ele e a do elétrico você carrega em separado.

Tecnicamente não sei te responder o motivo, talvez o vício de carga, mas posso assegurar que desta forma sua bateria vai durar muito mais.

Tenho uma EMG de 125 AMP para o elétrico que já fez 2 anos e está segurando carga como nova, porém sempre foi carregada em separado e com baixa corrente, no máxmo 10 amp/h. ::tudo::

Tenho um amigo que também é Guia de Pesca e estava carregando a dele (EMG também) no alternador do motor de popa...resultado... a bateria não durou 1 ano. doeu::

Abração

Vc está certo Schmidt, tenho a bateria do elétrico (110amp) a mais de 3 anos, sempre carregada por carregador, pois usava em uma canôa, e seu estado era perfeito. Uso o densímetro p carregar, ajuda muito. Agora que ela está na lancha, se continuar assim vai dar pau, além do que a amp é diferente da do motor, 60amp legal::

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de 3 a 4 finais de semana, tenho que repor a carga das duas baterias. Estou pensando em desligar a do elétrico e deixar apenas a da partida ser carregada pelo motor.

Demorô!!! ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de vcs saírem desligando as baterias, vcs precisam saber de mais coisas.

1. Qual é o tipo de ligação que foi feita? Série, Paralelo? Tem chave, isolador ou algo que o valha?

Pela resposta do Lamana, presumo que ele ligou as DUAS baterias em PARALELO e se chave ou isolador, senão não teria que repor a energia da bateria do motor.

Assim, se quiser desligar a bateria, desligue, mas eu colocaria um isolador ou uma chave para baterias SABENDO OPERAR, é lógico.

Compartilhar este post

Link para o post

Alex, se estivessem ligadas em série as voltagens estariam somadas.

O barco tem chave seletora.

Tenho uma Cobra Marbella a mais de 10 anos com 2 baterias e nunca tive este problema, sendo que fica muito mais tempo parada e tem um consumo de carga muito maior, só que tem 2 baterias de 60 e um alternandor de 60amp, diferente do marfim que tem um alternador de 14 e uma demanda de 150amp. É apenas este o problema.

Compartilhar este post

Link para o post

150 amp de demanda? vc usa fogao elétrico?

Pode ligar baterias em série e somar voltagem, tá certo.

Vc deve andar muito pouco pra não carregar, ou não sabe usar a chave corretamente.

Compartilhar este post

Link para o post

vou dar meu palpite...

alex se ligar em série vai sair queimando tudo, a voltagem final será de 24v.

Conectando em série

Quando duas ou mais baterias são conectadas em série estamos dobrando a voltagem, porém conservando a mesma capacidade ( amp/h). Para isto basta conectar o pólo negativo da primeira bateria com o pólo positivo da segunda bateria. Desta forma você deverá usar os pólos restantes para conectar seu equipamento.

Conectando em paralelo

Quando duas ou mais baterias são conectadas em paralelo estamos dobreando a capacidade ( amp/h) e mantendo a mesma voltagem de cada uma das baterias conectadas. Para isto, basta conectar o pólo positivo da primeira bateria com o pólo positivo da segunda bateria e o pólo negatico da primeira bateria com o pólo negativo da segunda bateria. Para utilizar conecte normalmente os pólos de uma das baterias da ponta da conexão a seus equipamentos.

Fonte: http://www.miklos.blog.br/2010/04/conec ... -e-em.html

Eu ligaria separadas, não por eficiência ou comodidade mas sim por segurança, já fiquei sem bateria no meio da pescaria e qnd o motor inventa de não pegar é triste. E mais vamos ligar uma bateria de menor amperagem no motor cerca de 36ah o que facilitará a carga manter-se em 100% e diminuir o peso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso