Ir para conteúdo

cor da agua, cor da isca - Amazônia


Eduardo Costa

Posts Recomendados

Conversando com amigos a respeito de cores de sticks e zaras para a AM, chegou-se facilmente à conclusão que osso, amarelo e vermelho são as cores mais efetivas e que criam bom contraste no Rio Negro e adjacências - e são estas as cores básicas que temos que levar.

Mas... tendo-se em mente que a água da AM tem muito material em suspensão e sua cor é originada de pigmentos da decomposição da matéria orgânica, o chavão "agua escura, isca escura; agua clara, isca clara" funciona de que forma para a água cor de chá da AM? há uma regra? alguem consegui observar?

Alguem teve experiência (boa ou ruim) com iscas de padrões diferentes aos usuais (osso, amarelo e vermelho)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Eduardo. Tudo Bom? legal::

Fui lá uma vez e não sei te dizer se eles realmente importam tanto assim com essa mudança de cor das iscas. Talvez, importam mais com a variação de isca em relação ao que está acontecendo na época em que se pesca. Quando fui, praticamente fiz a pescaria com iscas de hélice. Não refugavam em nenhum momento. Podia ser de qualquer cor e modelo. Mas era começo de temporada. E no rio Água Boa eles ficavam o tempo todo atrás das matrinchãs, que são brancas. Já vi aqui em outros tópicos, que à medida que a temporada avança e que a pressão de pesca aumenta, os bichos já começam a rejeitar as iscas mais barulhentas. Aí já atacam mais as zaras, as sticks e as de subsurface! Isso também sofre a influência do nível das águas e de outras coisas . Para te falar a verdade, isso tudo é muito complexo.

Bom, é só a humilde opinião de quem foi uma vez. Vamos aguardar o pessoal que vai sempre por lá.

Abraço joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo,

Minha experiência no assunto me leva a pensar que quando caçando, o tucuna se importa mesmo é com o trabalho da isca... A cor parece ter um significado menor... É claro que evidencia-se SEMPRE a necessidade de buscar "presas" assemelhadas aos alimentos da região, principamente quanto ao tamanho !

Em se tratando do Rio Negro, a questão da transparência de suas águas, a despeito do seu tom de "coca cola", ajudam - quase sempre - no processo de contraste, principalmente em iscas de superfície ou sub-superfície. Mais uma vez, mais do que a "visão", as vibrações oriundas do arrasto das iscas na água é que são o verdadeiro atrativo dos predadores...

Quando os peixes ficam "manhosos", qualquer que seja a motivação, principalmente por conta de pressão atmosférica e/ou repiquete, o cenário se modifica drasticamente, pois a "inapetência" dos bocudos somente se altera quando algo extremamemte tentador lhe passa por perto !

Nesse tipo de pescaria, as "manhas" na condução das iscas, principalmente com velocidade reduzida e paradas estratégicas se tornam mais eficientes. Também a questão do mimetismo das iscas dentro do ambiente onde estão, se tornam interessantes... ( iscas transparentes sempre tem um grande efeito... ).

Continuo apostando mais na "voracidade" dos tucunas, do que na necessidade de um trabalho mais elaborado para que ele venha atacar as iscas oferecidas ! Tucunarés são - via de regra - oportunistas insaciáveis, e não costumam deixar passar oportunidades de alimentação, mesmo com o "bucho já cheio"...

arrow:: Não passam de observações colhidas ao longo de pescarias, e nem de longe podem querer representar uma verdade, podendo ser - no máximo - uma contribuição relacionada ao tema... ::fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Eduardo. Tudo Bom? legal::

Fui lá uma vez e não sei te dizer se eles realmente importam tanto assim com essa mudança de cor das iscas. Talvez, importam mais com a variação de isca em relação ao que está acontecendo na época em que se pesca. Quando fui, praticamente fiz a pescaria com iscas de hélice. Não refugavam em nenhum momento. Podia ser de qualquer cor e modelo. Mas era começo de temporada. E no rio Água Boa eles ficavam o tempo todo atrás das matrinchãs, que são brancas. Já vi aqui em outros tópicos, que à medida que a temporada avança e que a pressão de pesca aumenta, os bichos já começam a rejeitar as iscas mais barulhentas. Aí já atacam mais as zaras, as sticks e as de subsurface! Isso também sofre a influência do nível das águas e de outras coisas . Para te falar a verdade, isso tudo é muito complexo.

Bom, é só a humilde opinião de quem foi uma vez. Vamos aguardar o pessoal que vai sempre por lá.

Abraço joia:::

Caro Airton,observação perfeita de veterano mestre:: e Kid sempre com sabedoria ::tudo::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, obrigado pelas respostas.

De antemão já sabia da complexidade do tema, e só a experiência dos veternos poderiam contribuir para elaborar algumas estratégias de pesca. Kid e Airton, muitíssimo obrigado!

De acordo ( e concordo) com outros relatos que a cor da isca de Hélice não tem a mesma importância que a cor das zaras e sticks, pois a forma de atração são distintas.

A forma, a comoção na água (trabalho da isca), o rattlin são fatores de atração da isca e a cor auxilia o peixe a rápida identificação, faclitando o bote.... muitas vezes, temos o ataque ao cair da isca na água... neste caso, cores que se destacam são as teoricamente mais eficientes (osso, amarelo e vermelho).

como bem abordado pelos amigos, nas situações de estresse (sobrepesca, repiquete, seca forte), ficaríamos com o mimetismo e pouca influencia da cor... e iscas translúcidas podem ser efetivas (valeu Kid, era a primeira das dúvidas). Agora, dentro da mesma linha de raciocínio, uma padrão "traíra ou iuiu", escura, poderia também ser facilmente visualizada na água coca-cola? (alguem trabalhou iscas pretas?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já usei a cor preta e não tive lá muito sucesso...

Prefiro - se é para usar algo diferente - mandar uma metalizada clara ( prata ) para doer os olhos com o reflexo do sol...

Sabe Eduardo, com o tempo vamos ficando cada vez mais acostumados ( e viciados ) em padrões tradicionais, de modo que as osso, cabeça vermelha, transparentes são sempre as primeiras a serem tentadas... Com o peixe comendo, não há porque mudar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é o peixe que gosta ou sou EU que gosto de comer OSSO. Aquele "sardão branco" sem graça da jumping minnow rebel, sem pintura, sem olho(depois do desgaste), pega demais!

kkk...é isso mesmo, tambem sou viciado em T20 osso...e quanto mais lascada, melhor...rssrssr

Claro que levarei as matadeiras osso... mas meia caixa é para teste (iscolatra viciado... e mesmo que nao pegue, faz parte da minha diversão, se é que me entendem...rs).

Kid, um exemplo é que já tinha restrição á Trairão para a AM e tenho uma preta com vermelho, estava propenso a deixá-la e agora ficará.

Tens toda a razão, se o peixe está batendo, nao se muda de isca... similar ao ditado do futebol, mas nunca se sabe a situação que encontraremos lá.

Só não levaria metálicas, pois amigos com anos de AM recomedam descartar estas cores, pois o metálico se perde na água coca-cola.

Em situações de estresse, irei tentar as de cores realistas e translucidas.

Obrigdo, pessoal! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagem Postada

Não fui eu que peguei ( e sim o Capt. JP ), mas estava na hora e fotografei esse açu de + de 8 quilos que entrou numa Trairão dourada metálica ( com garatéias Owner ).

Verdade também que não foi no rio Negro e sim num de seus afluentes, o Itu, bem próximo a Barcelos... Pessoalmente prefiro as Dr Spock ( KV ) às Trairão.

Quanto as iscas, mesmo tendo uma síndrome parecida com a sua ( iscólatra viciado ), já cheguei a conclusão que dificilmente uso mais de 20 iscas na pescaria, e quase sempre as varas ( 3 delas ) ficam preparadas com as seguintes iscas :

arrow:: a mais leve com uma perversa ( branca de cabeça vermelha ) ou uma jumping minnow T20 ( osso da Rebel ),

arrow:: o conjunto intermediário com uma Pop Queen ( rosinha de 10,5 cm ) ou uma Dr Spock ( KV ),

arrow:: o conjunto mais parrudo, fica com uma hélice ( Peacock Bass - Luhr Jensen ), ou uma meia água ( The First - Maria de 14 cm ).

Variações dentro disso, somente em locais especiais, onde a vontade de testar alguma isca seja maior que usar algo já conhecida e testadíssima ! joia:::

Nem por isso deixo de levar um monte delas para passearem na Amazônia e se revitalizarem com a região... lingua2:: arrow::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isca preta high roller 5,5:

Imagem Postada

Imagem Postada

Isso aconteceu depois de ter perdido as outras duas high rollers palhacinho e haloween que eu tinha levado. O que pude observar, é que eles já acertavam o primeiro bote como ocorria com as outras duas. Mas pode ser só uma coincidência!!!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isca preta high roller 5,5:

Imagem Postada

Imagem Postada

Isso aconteceu depois de ter perdido as outras duas high rollers palhacinho e haloween que eu tinha levado. O que pude observar, é que eles já acertavam o primeiro bote como ocorria com as outras duas. Mas pode ser só uma coincidência!!!

Abraços

Airton,ja peguei uns monstrinhos com essa High Roller preta.Gosto de usar ela no sol alto,acho que o contraste da cor escura eh um ponto positivo.A minha ta toda detonada,nao achei mais essa cor p vender. joia::: joia:::

Mestre Kid, tambem gosto da cor prateada quando o sol ta forte. Uso muito a Dr Spock KV prata, mas ate as 11:00 hrs e no final da tarde vou na cor osso. joia:::

Meia agua:Tobimaru prata com azul/rosa. bang:: bang::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eduardo,

Concordo com o Kid e os demais que dizem que a cor não é fundamental, mas sim o trabalho da isca. Já tive sucesso com iscas verde e laranja ("parrot" ou "firetiger") e também com uma Rip Roller na cor peacock (verde escuro com listras laterais mais escuras e alguns detalhes em cores mais chamativas).

No fim das contas acho que não há um padrão e que não podemos fazer nenhum tipo de afirmação a respeito, pois ninguém nunca fez um estudo estatístico a respeito... Eu gostaria de fazer um dia é arremessar duas iscas iguais, só mudando a cor, simultaneamente e no mesmo lugar, trabalhá-las de maneira idêntica e contar os ataques às duas. Aí sim eu saberia qual é a cor mais eficiente.

Isso já foi dito aqui, mas vou repetir: a gente insiste nas iscas que mais gosta ou mais acredita. Assim, parece que pegamos mais com elas, enquanto que, na verdade, somente pescamos mais com elas...

Agora se a conversa for sobre tipos de iscas, aí a história é outra!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Kid,

Quando fui lá levei umas iscas diferentes e com cores metálicas que tem gente que diz que não serve lá e foi sucesso total. Eu chegava para o Pilolo e para o Neguinho e mostrava a isca com pena pois achava que a cor não funcionava lá pois não eram as cores tradicionais, e eles falavam que nada essa que é a boa trabalhe assim, e eu fazia assim assado resultado : Só sucesso! E no final do dia a isca virava osso de qualquer maneira rsrsrs.

Leva com fé, esse negócio de cor para mim é lenda!

rsrsrsr!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é o peixe que gosta ou sou EU que gosto de comer OSSO. Aquele "sardão branco" sem graça da jumping minnow rebel, sem pintura, sem olho(depois do desgaste), pega demais!

kkk...é isso mesmo, tambem sou viciado em T20 osso...e quanto mais lascada, melhor...rssrssr

Claro que levarei as matadeiras osso... mas meia caixa é para teste (iscolatra viciado... e mesmo que nao pegue, faz parte da minha diversão, se é que me entendem...rs).

Kid, um exemplo é que já tinha restrição á Trairão para a AM e tenho uma preta com vermelho, estava propenso a deixá-la e agora ficará.

Tens toda a razão, se o peixe está batendo, nao se muda de isca... similar ao ditado do futebol, mas nunca se sabe a situação que encontraremos lá.

Só não levaria metálicas, pois amigos com anos de AM recomedam descartar estas cores, pois o metálico se perde na água coca-cola.

Em situações de estresse, irei tentar as de cores realistas e translucidas.

Obrigdo, pessoal! joia:::

Minha isca preferida lá é a TD Pencil 1120F a mais matadeira de minhas iscas e só tem na cor metálica!

A Jumpin Minnow Metálica também é a cor preferida minha. Na última vez no Negro eu perdi a minha osso aí quando ia colocar outra o pilolô disse coloca essa não, bota essa metálica aqui que era uma clown, até o barulho é diferente, resultado em 2 horas vários Tucunas de bom porte e 1 de 8 Kg. Desde então iscas metálicas não faltam em minha caixa para Barcelos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isca preta high roller 5,5:

Imagem Postada

Imagem Postada

Isso aconteceu depois de ter perdido as outras duas high rollers palhacinho e haloween que eu tinha levado. O que pude observar, é que eles já acertavam o primeiro bote como ocorria com as outras duas. Mas pode ser só uma coincidência!!!

Abraços

Ola Grande Airton...

Me ajude por favor, onde vc conseguiu achar a 5.5 preta e laranja???

exelente isca e não acho nem ferrando...

Abrasssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isca preta high roller 5,5:

Imagem Postada

Imagem Postada

Isso aconteceu depois de ter perdido as outras duas high rollers palhacinho e haloween que eu tinha levado. O que pude observar, é que eles já acertavam o primeiro bote como ocorria com as outras duas. Mas pode ser só uma coincidência!!!

Abraços

Airton,ja peguei uns monstrinhos com essa High Roller preta.Gosto de usar ela no sol alto,acho que o contraste da cor escura eh um ponto positivo.A minha ta toda detonada,nao achei mais essa cor p vender. joia::: joia:::

Mestre Kid, tambem gosto da cor prateada quando o sol ta forte. Uso muito a Dr Spock KV prata, mas ate as 11:00 hrs e no final da tarde vou na cor osso. joia:::

Meia agua:Tobimaru prata com azul/rosa. bang:: bang::

Fala ae Celsão, td em ordem...

Estamos quits então pois tbm adoro usar a high holler preta, mas não acho mais..

Me ajude tbm, vc sabe onde achar??

Grande abrasss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...