Ir para conteúdo

Podemos fazer a diferença.


Posts Recomendados

Pessoal estava aqui refletindo sobre a impotência frente à pesca predatória e tive uma idéia, quem topa organizar um movimento não de “boicote”, mas de aprovação, uma espécie de selo verde para as empresas (atacado e varejo) que NÃO comercializam materiais como redes, tarrafas, cordéis dentre outros apetrechos para a “pesca” predatória. Sendo que o publico que da maior retorno a “eles” são os pescadores esportivos talvez faça alguma diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, muito interessante esta proposta.

Porém vc sabe que é necessário que muitas pessoas venham aderir a esta iniciativa.

Quero deixar claro que, se e a turma encarar esta empreitada estou dentro.

No momento só o que posso fazer é divulgar sua idéia.

Sou contra pesca predatória e ignorância de indivíduos que fazem da natureza um lixão a céu aberto. (em minha região tem muito disso)

Aqui, temos em nosso rio 01 Resort, 02 empresas de náutica, vários condomínios de luxo, clubes e marinas. E NINGUÉM TEM UMA INICIATIVA COMO A SUA.

Obs. E são os mais interessados economicamente.

Um grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Paulao, to dentro ?!

Mais que tipos de empresas vc se refere?

Abrcs

As lojas que nós acostumamos a fazer compras, se cada um fiscalizar a sua cidade, por exemplo, e difundir que faz parte do consumo responsável selecionar os fornecedores que contribuem com a preservação.

Aqui onde resido Sinop eles sempre tem uma desculpa “temos que vender redes porque as pessoas usam em açudes, tanques”, mas a rede para taque é aquela azul e eles vende de todo tipo, mas porque tem distribuidor que vende para eles, alguns dos mesmos que vedem materiais para pesca esportiva.

Portanto o movimento tem que ser inteligente, para que as empresas queiram o “selo verde” e não nós conflitarmos com eles, talvez pescadores esportivos unidos possam fazer “alguma diferença”.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Paulo beleza !! joia::: joia::: Acho uma ideia boa só tem um porem, e aqueles pescadores que vão pescar e só levam um peixinho para comer (10kg + 1 exemplar que geralmente tem acima de 10kg)o que fazer com eles?

Não sei se vc sabe mas aqui no mt éo que mais tem é esse tipo de pescador (pescadores esses que vem de outros estados também) e para piorar é que grupos assim nunca vem com menos de 14 pescadores então vc ja viu quantos quilos de peixe são mortos em uma pescaria(+ou- 20 por pessoa =280kg) isso num grupo de 14 imagina então quando o grupo e de 40 pescadores suici:: E eles alegam só pesco corretamente só de carretilha e molinete e de fisgada em fisgada os nossos rios vão ficando sem vida isso é lamentavel mas é a realidade ,agora se todos batermos na mesma tecla quem sabe um dia isso muda. abraços a todos :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo e demais amigos,

Apenas esclarecendo ( ou tentando fazer algo do tipo ) ;

Uma dos principais propósitos do nosso FTB é congregar pessoas em torno de uma idéia comum, que no caso é a pesca esportiva. Naturalmente que como pescadores conscientes, qualquer um de nós da Equipe de Moderação é contra qualquer forma de pesca predatória. Isso reflete o nosso posicionamento individual, e até mesmo os Grupos e/ou Turmas que representamos !

Em se tratando de FTB, não me parece interessante ( ou de bom alvitre ) que um Fórum como o que temos, venha formalmente tomar partido, por mais óbvia venha ser uma situação como essa ! Não tomar partido não significa deixar de concordar com a ação, e sim não formalizar o FTB dentro desse processo ! Não me parece ético...

Por outro lado, e isso sim é que interessa, podemos sim, como usuários, ter a consciência de onde e como proceder em termos de exercer nossa preferência com lojistas ou empresas que lidam nesse mercado. Essa sim, é uma ação bem mais "dolorosa" para os lojistas, do que o enfrentamento com qualquer tipo de adjetivação ( ou selo que seja ).

Temos aqui no FTB um espaço onde podemos ( devemos ) aprovar ( ou não ) locais, e nesse enfoque é que as ações devem ser feitas ! Quanto mais forem esclarecidas condições inadequadas ao que consideramos como as "toleráveis", maiores deverão ser as denúnicas e isolamento desses locais...

Apenas como exemplificação : Pessoalmente já não frequento mais locais onde é permitida a retirada de peixe para ser levado para casa ! É uma ação radical ? SIM, e é da forma como acho que devo contribuir nesse assunto. Pode parecer pouco, mas se todos tiverem uma atitude similar, será que esses locais não irão rever sua condições operacionais ?

arrow:: Já existem locais preservados onde essa exigência se tornou uma imposição do proprietário, e em virtude disso, já existe um público cativo que disputa a permanente oferta de pescado, em abundância... Por que esse tipo de modelo não pode ser replicado ?

A idéia do "selo verde" é algo para ser maturado e aplicado por alguma entidade reguladora ( primeiro elas precisam ser efetivas e eficientes ), até para que tenha razão de ser...

arrow:: Lembram como começou a classificação de estrelas dos hoteis, pois é, depois de muito tempo, terminou funcionando...

arrow:: Os produtos orgânicos seguem essa mesma diretriz, e somente agora é que começam a ser devidamente valorizados...

Precisamos amadurecer a idéia, antes de tentar "impô-la" ao mercado, até para que uma boa idéia, não se "queime" por uso prematuro... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabias palavras Kid M,realmente se fizermos isso acredito também que esses locais se forçariam a praticar o pesque e solte.E até mesmo financeiramente eu acredito que os pescadores de pesque e solte pagam ate mais que os predadores para se divertirem.Espero que um dia todos tenham consciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, to dentro!!!

Anos atras tive o desprazer de presenciar uma cena muito triste num local em Rosana-SP, onde o proprio proprietario do clube/pousada comprava peixes dos profissionais que colocavam espinhel no rio Parana. Tive a infelicidade de ver dois jaus com menos de 10kg no gancho para ser servidos na cozinha do clube.

Onde vamos parar se as pessoas que vivem do turismo da pesca esportiva financiam os profissionais??? Vamos deixar claro que nao estou generalizando e este e apenas um exemplo que vivenciei. Sei que existem muitas pessoas serias no mercado.

Conclusao, NUNCA mais voltei em Rosana, mesmo sendo um Rio muito legal de pescar dourados e corvinas.

Um abraço e parabens pela iniciativa!!!

Stringa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha Região é do rio Paraná (Panorama-SP), as pousadas e os guias profissionais, estão sentido na pele, pq esse ano não se pega mais tucunaré, até mesmo o turismo diminuiu muito, ou seja, não tá tendo mais peixes nessas regiões de Pauliceia, presidente ëpitacio, Panorama etc.... tudo pela pesca predatória, principalmente na pesca de arpão, redes, etc...... ::nada:: ::nada:: fico muito triste, pesco tucunaré a mais de 13 anos, nunca vi e senti, como esse ano... ::nada:: ::nada:: ::nada::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigos biguas, aqui na minha região não é diferente, (ARAÇATUBA), E O QUE É PIOR NESTE ANO JÁ TIVEMOS DUAS MORTANDADE DE PEIXE NO TIETE, ACREDITO EU DEVIDOS AO DEFENSIVOS AGRICOLAS UTILIZADOS NAS PLANTAÇÕES DE CANA.

O AMIGO PAULO SILVA FOI MUITO FELIZ E FAZER ESTE TOPICO, O SENHOR KID M EXPLANOU SEU PENSAMENTO COM MUITA CLARESA, POREM PARA MIN SO RESTA A INDIGNAÇÃO...........

ABRAÇOS A TODOS...... tchau::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NÃO ME FALEM DE ONGs

Até agora, se passarem uma peneira, o que temos visto é um bando de aproveitadores, indolentes, que nunca fizeram nada e que, de certo modo, numa maioria enorme estão a serviços de interesses estrangeiros.OS RIBEIRINHOS DA PESCA SÃO OS BOIS DE PIRANHA! diabo:: Os predadores, que utilizam de todos os recursos, até inimagináveis, um dia não terão nada para pescar e, então, nós iremos lhes proporcionar com nosso dinheiro os recursos para que sejam agraciados com as famigeradas bolsas disso e daquilo oferecido pelo Governo Federal, que ao invés de criar sistemas efetivos para que estas mesmas populações ribeirinhas tenham recursos para se manterem, oferecem uma mixaria para que os mesmos bebam cachaça, quando este mesmo governo deveria policiar a corrupção que o assola e assalta os cofres desta Nação diabo:: diabo::

A responsabilidade deste texto é minha

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vocês querem comer um peixe, o que vocês fazem? Vai no Supermercado

e compra um defunto congelado, sabe-se lá quanto tempo, 2,3 ou 6 meses, leva

pra casa e comem, as vezes fora de medida, sabe-se lá como...

Não sou um matador contumaz, mas como meu peixinho na beira do rio, e levo alguns para minha familha sim, e não vejo nada demais. O que existe é muita hipocrisia diabo:: diabo:: diabo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente gostaria de agradecer as manifestações, devemos agir com serenidade e inteligência para criar algo eficaz. Não será da noite para o dia, mas com união e IDÉIAS podemos inverter a ordem destrutiva da exploração irracional de nossos recursos.

O objetivo no qual criei o tópico não foi apenas manifestar minha indignação, mas buscar junto a pessoas que conhecem a atual realidade e sabem quão fácil um ecossistema entra em colapso, pela omissão, falta de estrutura dos entes Estatais em fiscalizar e punir, e a pior, a falta de conscientização do “povo”.

Gostaria que colaborassem com IDÉIAS “estudaremos” a melhor maneira para que possamos materializá-las, paralelamente ao FTB sendo que utilizaremos o espaço destinado no mesmo apenas para trocarmos idéias e não como agente.

Preliminarmente posso adiantar que o caminho é agir, a maneira “real” de ganhar legitimidade e postular na esfera jurídica é criando uma Organização Não Governamental, ao que percebo algumas pessoas não simpatizam com a idéia, mas é o único caminho viável, estou contatando outros parceiros com mais experiência nesse tipo de projeto.

Mas desde já façamos nossa parte, eu pessoalmente não adquiro mais um anzol de quem comercializa também material predatório.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Paulo beleza !! joia::: joia::: Acho uma ideia boa só tem um porem, e aqueles pescadores que vão pescar e só levam um peixinho para comer (10kg + 1 exemplar que geralmente tem acima de 10kg)o que fazer com eles?

Não sei se vc sabe mas aqui no mt éo que mais tem é esse tipo de pescador (pescadores esses que vem de outros estados também) e para piorar é que grupos assim nunca vem com menos de 14 pescadores então vc ja viu quantos quilos de peixe são mortos em uma pescaria(+ou- 20 por pessoa =280kg) isso num grupo de 14 imagina então quando o grupo e de 40 pescadores suici:: E eles alegam só pesco corretamente só de carretilha e molinete e de fisgada em fisgada os nossos rios vão ficando sem vida isso é lamentavel mas é a realidade ,agora se todos batermos na mesma tecla quem sabe um dia isso muda. abraços a todos :amigo:

Caro Sr. Alex realmente esta situação ocorre com freqüência e nos faz até “tremer” de raiva, quando se trata de grupos independentes não há muito que fazer alem de lamentar, agora quando há um operador ai sim podemos utilizar dos ensinamentos do Kid M.

Para quem se recorda das pescarias no pantanal, onde eu mesmo fiz pescarias memoráveis a pouco mais de 150 km de Cuiabá hoje vemos o lamento dos “empresários”do setor (do lado brasileiro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo e demais amigos,

Apenas esclarecendo ( ou tentando fazer algo do tipo ) ;

Uma dos principais propósitos do nosso FTB é congregar pessoas em torno de uma idéia comum, que no caso é a pesca esportiva. Naturalmente que como pescadores conscientes, qualquer um de nós da Equipe de Moderação é contra qualquer forma de pesca predatória. Isso reflete o nosso posicionamento individual, e até mesmo os Grupos e/ou Turmas que representamos !

Em se tratando de FTB, não me parece interessante ( ou de bom alvitre ) que um Fórum como o que temos, venha formalmente tomar partido, por mais óbvia venha ser uma situação como essa ! Não tomar partido não significa deixar de concordar com a ação, e sim não formalizar o FTB dentro desse processo ! Não me parece ético...

Por outro lado, e isso sim é que interessa, podemos sim, como usuários, ter a consciência de onde e como proceder em termos de exercer nossa preferência com lojistas ou empresas que lidam nesse mercado. Essa sim, é uma ação bem mais "dolorosa" para os lojistas, do que o enfrentamento com qualquer tipo de adjetivação ( ou selo que seja ).

Temos aqui no FTB um espaço onde podemos ( devemos ) aprovar ( ou não ) locais, e nesse enfoque é que as ações devem ser feitas ! Quanto mais forem esclarecidas condições inadequadas ao que consideramos como as "toleráveis", maiores deverão ser as denúnicas e isolamento desses locais...

Apenas como exemplificação : Pessoalmente já não frequento mais locais onde é permitida a retirada de peixe para ser levado para casa ! É uma ação radical ? SIM, e é da forma como acho que devo contribuir nesse assunto. Pode parecer pouco, mas se todos tiverem uma atitude similar, será que esses locais não irão rever sua condições operacionais ?

arrow:: Já existem locais preservados onde essa exigência se tornou uma imposição do proprietário, e em virtude disso, já existe um público cativo que disputa a permanente oferta de pescado, em abundância... Por que esse tipo de modelo não pode ser replicado ?

A idéia do "selo verde" é algo para ser maturado e aplicado por alguma entidade reguladora ( primeiro elas precisam ser efetivas e eficientes ), até para que tenha razão de ser...

arrow:: Lembram como começou a classificação de estrelas dos hoteis, pois é, depois de muito tempo, terminou funcionando...

arrow:: Os produtos orgânicos seguem essa mesma diretriz, e somente agora é que começam a ser devidamente valorizados...

Precisamos amadurecer a idéia, antes de tentar "impô-la" ao mercado, até para que uma boa idéia, não se "queime" por uso prematuro... joia:::

Caro Sr. Kid pedi sua manifestação justamente para nos orientar, o objetivo comum do FTB permite que utilizemos este espaço não somente para ampliar nosso conhecimento, mas também buscarmos alternativas para pelo menos promover a preservação, sendo que o esporte em questão depende diretamente de “atos” para mudarmos os “fatos”.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NÃO ME FALEM DE ONGs

Até agora, se passarem uma peneira, o que temos visto é um bando de aproveitadores, indolentes, que nunca fizeram nada e que, de certo modo, numa maioria enorme estão a serviços de interesses estrangeiros.OS RIBEIRINHOS DA PESCA SÃO OS BOIS DE PIRANHA! diabo:: Os predadores, que utilizam de todos os recursos, até inimagináveis, um dia não terão nada para pescar e, então, nós iremos lhes proporcionar com nosso dinheiro os recursos para que sejam agraciados com as famigeradas bolsas disso e daquilo oferecido pelo Governo Federal, que ao invés de criar sistemas efetivos para que estas mesmas populações ribeirinhas tenham recursos para se manterem, oferecem uma mixaria para que os mesmos bebam cachaça, quando este mesmo governo deveria policiar a corrupção que o assola e assalta os cofres desta Nação diabo:: diabo::

A responsabilidade deste texto é minha

:amigo:

Caro Sr. Carlos pelo que vejo criar uma ONG seja uma alternativa, mas se for por pessoas apaixonadas pela pesca esportiva o foco será exigir que a Lei seja cumprida e não levantar fundos e mundos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vocês querem comer um peixe, o que vocês fazem? Vai no Supermercado

e compra um defunto congelado, sabe-se lá quanto tempo, 2,3 ou 6 meses, leva

pra casa e comem, as vezes fora de medida, sabe-se lá como...

Não sou um matador contumaz, mas como meu peixinho na beira do rio, e levo alguns para minha familha sim, e não vejo nada demais. O que existe é muita hipocrisia diabo:: diabo:: diabo::

Caro Sr. Antonio concordo em comer um peixe na beira do rio, e o faço, mas redes espinheis dentre outras praticas predatórias ai não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vocês querem comer um peixe, o que vocês fazem? Vai no Supermercado

e compra um defunto congelado, sabe-se lá quanto tempo, 2,3 ou 6 meses, leva

pra casa e comem, as vezes fora de medida, sabe-se lá como...

Não sou um matador contumaz, mas como meu peixinho na beira do rio, e levo alguns para minha familha sim, e não vejo nada demais. O que existe é muita hipocrisia diabo:: diabo:: diabo::

Caro Sr. Antonio concordo em comer um peixe na beira do rio, e o faço, mas redes espinheis dentre outras praticas predatórias ai não.

Boa Tarde Paulo, claro, sou totalmente contra qualquer tipo de pesca que não seja a de caniço. Rede, tarrafa, espinhel e outras armadilhas, devemos rechaçar. Quando encontro alguma rede armada em braços de rios, recolho e queimo mesmo. joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr Paulo Silva, boa tarde, espero que esteja tudo bem com voce, depois do seu post eu e meus companheiro de pesca,Marcelo Terra e Gabriel Pereira iniciamos uma campanha, peixe só na medida e na quantidade permitida por lei, pode parecer uma atitude pequena, porem estamos entrando em contato com os sindicos de condominio na beira do rio para colocar faixas com dizeres de preservação, contatamos alguns amigos e empresarios para apoir esta ideia, ai então que foi a surpresa pois as pessoa estão sedentes por este movimento.

Espero não mudar o mundo, porem quero deixar a minha contribuição.

A sua ideia é totalmente valida e se possivel não deixe morrer a sua indignação. pois ela é capaz de mudar o pensamento de outras pessoa tambem.

::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...